O que é shaft, cuidados e quando deve ser usado em uma obra

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Na hora de construir ou reformar, é normal aparecerem os mais diversos termos durante uma obra. Se você chegou neste artigo, possivelmente, está na dúvida sobre o shaft.

Acertamos? Essa palavrinha até difícil de pronunciar também é conhecida como duto ou mocheta, e trata-se de uma abertura vertical feita na parede para dar acesso às tubulações hidrossanitárias, fiação elétrica e de ventilação.

Se o seu objetivo é evitar o quebra-quebra de paredes e facilitar os trabalhos futuros em uma obra, o shaft é a alternativa ideal. Venha com a gente e entenda mais sobre esse assunto!

Leia também:

O que é Steel Frame? Vantagens, preços e fotos

Como fazer um cronograma de obras simples

Como calcular material de construção: 11 ferramentas gratuitas para evitar desperdício

Obras que precisam de autorização da prefeitura

Conheça as 9 principais marcas de cimento do mercado!

O que é shaft?

Shaft predial é um recurso utilizado para facilitar o acesso às paredes para a instalação de encanamentos, fiações e calhas, como já explicamos logo no início desse artigo.

Para facilitar o entendimento, shaft é um vão interno que tem como objetivo permitir a passagem de instalações verticais e de tubulações em um edifício.

Normalmente, eles são instalados em ambientes como cozinhas e banheiros, ou mesmo em cômodos que possuem revestimentos de painéis de gesso.

Para que serve o shaft?

O shaft na construção serve, como você já deve ter entendido, para agilizar e simplificar o trabalho dos profissionais.

Mas para que o assunto fique mais claro, vamos dar um exemplo fácil de entender: quando ocorre um problema na rede elétrica ou um cano estoura, é preciso contratar um profissional para fazer o reparo. Mas, para evitar aquele quebra-quebra sem fim, o shaft entra em cena para evitar que a estrutura seja completamente quebrada para o reparo.

Ao usar essa técnica, o profissional sabe exatamente onde estão as instalações hidráulica, elétrica e de ventilação, facilitando o trabalho e permitindo que o conserto seja feito no local exato.

Leia também:

Como fazer parede de cimento queimado

Como passar a massa corrida? Aprenda o passo a passo

Como fazer piso de cimento queimado [passo a passo]

Como é um projeto de shaft?

Em um projeto, o shaft precisa ser planejado levando em consideração uma série de questões, como a disposição e também a fixação dos tubos.

O objetivo é garantir que toda a estrutura tenha espaço adequado para acessar as tubulações e, consequentemente, instalar as peças sem causar danos maiores no acabamento das paredes.

Todo esse planejamento facilita os trabalhos na hora de fazer a instalação, manutenção ou substituição dos componentes no interior do vão criado na parede.

Quais são as características do shaft?

O shaft tem características estéticas, ou seja, a proposta dessa técnica é “esconder” essas estruturas e, em caso de reparo, evitar dano maior ao ambiente.

Outra característica é que ele fica saliente na parede após sua instalação. Sendo assim, nesses casos, é bom fixar um painel de gesso para esconder esse detalhe no ambiente.

Como é feita a instalação do shaft modular?

A instalação do shaft predial, de forma geral, é feita em um procedimento muito simples e que não gera transtorno ou qualquer dificuldade para o profissional.

Mesmo que não seja você que fará a instalação, é sempre importante entender não somente o que é shaft, mas como esse recurso é instalado.

O primeiro passo é nivelar e fixar o shaft modular de cimento, usando massa de assentamento. Depois disso, é preciso fazer o graute na peça para possibilitar a fixação das tubulações hidráulicas.

Feito isso, é preciso instalar as demais peças, inserindo argamassa entre elas, sempre observando o nível e o prumo. A próxima etapa é fixar a peça na alvenaria com argamassa e, após isso, as tubulações hidráulicas e elétricas precisam ser fixadas na peça.

A etapa seguinte é dar continuidade à instalação até a altura desejada.

Quais as vantagens do shaft modular?

O shaft modular garante uma série de vantagens em uma obra. Produzido com o uso de concreto, esse recurso surgiu para modernizar esse componente, principalmente no sistema de fechamento.

Uma das vantagens do shaft modular é que a instalação é simples e rápida, dispensando algumas etapas, que são primordiais no uso da alvenaria convencional.

Além disso, esse tipo de shaft possui alta resistência, evita desperdícios e improvisos durante a obra.

Leia também:

Como impermeabilizar a parede? Conheça todos os detalhes do processo!

Como pintar parede chapiscada

Como consertar parede estufada e descascada

Onde o shaft pode ser instalado?

É possível instalar shaft na cozinha, no banheiro, área de serviço, quartos ou salas. Ou seja, em todo ambiente que tem tubulações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias ou até de ar-condicionado.

O mais comum é instalar shafts no banheiro e na cozinha, pois esses ambientes tendem a ter mais tubulações.

Alternativas para o shaft modular

Além do shaft modular, saiba que o mercado oferece outros tipos de shaft, como drywall e o de alvenaria convencional. Confira as principais características de cada uma dessas opções de shaft predial.

Shaft de alvenaria convencional

A forma convencional utiliza a própria alvenaria da obra na fabricação do elemento. A vantagem, nesse caso, é a facilidade de encontrar profissionais que executam esse serviço.

No entanto, o shaft de alvenaria convencional não deve ser usado em grandes edificações, já que ele pode gerar muitos danos no acabamento das paredes na hora de fazer a manutenção.

Shaft drywall (gesso)

O shaft drywall (gesso) é uma tendência em alta na construção a seco, já que as placas de gesso acartonadas podem ser facilmente usadas por conta do seu acabamento.

A diferença do shaft de gesso é que as placas precisam ser muito mais resistentes à umidade. Se possível, impermeabilizadas.

Porta shaft

Outra alternativa ao formato modular, é a porta shaft, que proporciona mais facilidade em manutenções que possam surgir ao longo do tempo, já que o acesso será muito mais simples e funcional.

Shaft em EPS

EPS é a sigla para poliestireno expandido, o famoso isopor, um plástico rígido que é obtido por meio da polimerização do estireno em água.

Ao usar o shaft em EPS, você consegue cortá-lo com mais facilidade, permitindo uma maior adequação aos ambientes. Além disso, esse tipo de shaft não necessita de chapisco, fazendo com que o acabamento possa ser aplicado diretamente sobre a sua superfície.

Sem contar que ele também evita a proliferação de fungos, pois o isopor não estimula o surgimento de seres vivos. Por conta disso, ele é indicado para ambientes úmidos como cozinhas e banheiros.

Leia também:

Como rebocar parede (passo a passo em vídeo)

Tipos de rejunte: confira tudo o que você precisa saber sobre eles!

Quais são os principais erros nas instalações dos shafts?

Ao instalar o shaft, é possível que ocorram erros, gerando muita dor de cabeça. Um deles é a falta de planejamento para a perfuração da laje, ocasionando furos em posições erradas, o que pode gerar retrabalho.

Sem contar que pode ser necessário fazer até a vedação de aberturas feitas de formas incorretas.

Além disso, outro erro muito comum é instalar o shaft na construção em uma posição equivocada ou com o dimensionamento incorreto.

Sendo assim, antes de estabelecer o dimensionamento dos dutos, é necessário entender exatamente a sua necessidade. Vale lembrar que as dimensões diferem para projetos residenciais e industriais.

Uma maneira de evitar esses erros é fazer os cálculos de hidráulica de forma correta, para analisar quantas prumadas serão preciso para fazer a abertura do shaft e suas bitolas, a fim de posicionar corretamente os elementos construtivos.

Leia também:

Betoneira: como escolher o tamanho e o modelo

Conheça as 9 principais marcas de cimento do mercado!

Como fazer a vedação correta do shaft?

O melhor tipo de vedação é com o poliuretano expandido, já que é um material de alta qualidade, que oferece menos riscos e também é mais fácil de remover, em caso de manutenções futuras.

Se optar pelo cimento, por exemplo, lembre-se de que, caso seja necessário fazer manutenção, será preciso quebrar a parede. Por isso, opte sempre por uma vedação eficaz e simples de ser retirada, se necessário.

Como calcular o shaft?

Para calcular corretamente os shafts, o primeiro passo é saber qual a natureza do serviço, como tubulações ou ventilações, por exemplo. Não se esqueça de verificar qual demanda o shaft precisará atender no projeto construtivo.

Isso porque o shaft em banheiro por pavimento, por exemplo, não é o mesmo que o shaft que atende dois banheiros por unidade e faz o compartilhamento do espaço entre os encanamentos. Pense nisso!

Conclusão

Depois de ler o nosso artigo, ficou mais fácil entender para que serve o shaft, o que é, quais as vantagens e como instalar esse recurso em uma parede, não é mesmo?

Para que ele seja instalado de forma adequada, certifique-se de contratar profissionais qualificados e que garantam uma instalação correta.

Na hora de comprar materiais e equipamentos para construir, reformar ou fazer alguma obra na sua casa, saiba que os melhores preços e variedade de peças você encontra na loja virtual da Leroy Merlin, que reúne tudo o que você precisa para fazer uma obra sem dor de cabeça.

Leia mais:

Etapas de uma obra: como planejar do zero

Calhas e rufos: o que são e seus tamanhos

Tipos de telhas: saiba as vantagens e desvantagens de cada

Como calcular telhado? Aprenda o jeito certo

Como calcular quantidade de porcelanato?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo