Como passar massa corrida? Aprenda o passo a passo

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Aprenda como passar massa corrida na parede com passo a passo simples e transforme sua casa!

Você sabe como passar massa corrida na parede? A massa corrida é um produto usado para preparar paredes que receberão pintura. Além de ajudar a corrigir as imperfeições, ela também sela a parede, reduzindo o consumo de tinta.

A massa é um material cremoso, perfeito para ser usado sobre concreto e alvenaria. Por isso, ela é indicada para uso em ambientes tanto internos quanto externos. No entanto, vale lembrar sempre que para cada um deles você terá um produto certinho para ser aplicado, visto que alguns são mais indicados para área externa ou molhável, enquanto outros são indicados para áreas secas.

Quer saber mais? Vem ver! Antes de prosseguir com a leitura, assista a este vídeo explicativo com Paloma Cipriano:

Como passar massa corrida na parede (como aplicar massa corrida com rolo)

Antes de pensar em como aplicar massa corrida , é importante separar os materiais necessários, como: espátula, selador, desempenadeira lisa e lixa (150 e 220).

Passo 1: preparação da parede

Após separar as ferramentas, inicie a preparação da parede limpando-a.Se houver mofo, use uma espátula e vá raspando as áreas. Para sujeiras simples, use buchas e detergente neutro.

• Leia também: Como tratar mofo, bolor e manchas de umidade

Passo 2: lixe a parede

Na sequência, é hora de lixar a parede. Use a lixa mais grossa – quanto menor o número do grau da lixa, mais grossa ela é.

Essa etapa é importante para retirar as impurezas e garantir que o selador vai aderir bem. Finalize passando uma vassoura ou um pano para retirar o excesso de poeira.

Passo 3: aplicação de selador/preparador na parede

Para fazer a diluição do selador, siga a proporção de água indicada na embalagem. Use um rolo para facilitar a aplicação do produto.

O selador é responsável por criar uma barreira, de modo que a parede não absorva muita massa corrida. Ele prepara a parede para a primeira pintura, aumenta o rendimento da tinta e preenche os poros da parede.Deixe a parede descansar por, no mínimo, 2 horas.

Passo 4: preparo da massa corrida

Nessa etapa, é importante lembrar que não é necessário fazer a diluição da massa corrida, porque ela já vem pronta para o uso.

Caso o produto esteja duro ou ressecado, é possível adicionar 1,5L de água por lata de 28 kg e misturar bem até ficar cremoso.

Passo 5: aplicação da massa corrida

A primeira demão da massa corrida deve ser aplicada para cobrir buracos maiores e outras possíveis imperfeições.

Para evitar desperdício, use a mesma quantidade de massa em todas as aplicações. Você pode fazer a aplicação pegando a massa corrida com a espátula e espalhando pela parede com a desempenadeira ou então usando o rolo de pintura.

Muitas pessoas não sabem como aplicar massa corrida com rolo, mas o processo é simples. Para evitar que a massa endureça, primeiro passe a massa e alise-a em uma parte da parede; depois, faça o procedimento em outra parte.

A dica é usar um rolo de textura, porque ele acumula um pouco mais de massa corrida do que o rolo tradicional.

Após espalhar a massa com o rolo, alise a superfície usando uma desempenadeira ou um rodo. Se o espaço for pequeno, remova o cabo do rodo – para áreas grandes, é possível usar com o cabo mesmo.

Repita o procedimento em outra parede, até finalizar o cômodo. Espere secar conforme o tempo indicado na embalagem (geralmente 3 horas) e aplique a segunda demão, fazendo o mesmo procedimento.

Ao final do tempo de secagem, use a lixa mais fina para dar acabamento. Passe um pano para retirar o pó e pronto! A parede está pronta para receber pintura.

Passo 6: texturização

Se você deseja deixar sua parede diferenciada, a dica é fazer uma textura em parede com massa corrida. Nesse caso, você precisará de: desempenadeira de aço, espátula de aço, balde com água, pano e rolo de espuma para textura.

Rolo Para Textura 22cm Dexter

Passe a massa corrida com a espátula e deixe a massa no mesmo nível, retirando os excessos. Use o rolo de espuma para fazer o efeito desejado na parede (reto, cruzado, riscado, jogo da velha, bagunçado etc.).

Repita esse processo até completar toda a parede. Finalize com o acabamento em gel ou tinta acrílica, caso deseje.

O que é massa corrida?

A massa corrida é um produto que tem propriedades selantes, capazes de tornar uma superfície irregular preparada para receber a tinta, o gesso ou outra aplicação que tenha por objetivo dar acabamento ou finalização a um projeto.

Você encontra no mercado diversos tipos de massa corrida e cada uma tem uma função específica.

Atualmente, no mercado, você pode encontrar algumas variações da massa corrida, como a massa acrílica e, ainda, a massa corrida PVA. Embora a função de cada uma seja a mesma, dar o fundamento para a preparação final de um projeto, cada uma tem uma indicação específica. Em linhas gerais, para a aplicação externa usaremos sempre a massa acrílica, enquanto para aplicações internas usaremos sempre a massa PVA.

A primeira delas, a massa acrílica, é indicada para a utilização no acabamento de áreas externas ou, ainda, para áreas úmidas ou molháveis. Já a massa PVA é indicada para áreas internas, em que, embora possa haver umidade, não será tão intensa quanto encontramos em áreas expostas às chuvas ou, até mesmo, em banheiros, cozinhas ou lavanderias.

No geral, a massa PVA costuma ser a mais barata do mercado – o que não tem nada a ver com a sua qualidade, veja bem. Isso se dá porque esse tipo de massa não tem tanta resistência à umidade e nem mesmo às chuvas ou ação da água mais “abundante”, por assim dizer.

Já a massa acrílica precisa ter propriedades que tornem a sua finalização mais segura, resistente e, sobretudo, duradoura, mesmo em áreas em que a água é abundante. Dessa forma, ela costuma apresentar valor mais elevado em relação à PVA.

Outro ponto que traduz bem a diferença entre esses dois tipos de massa corrida diz respeito à vedação que cada uma delas oferece. A acrílica acaba por ganhar nesse ponto, já que oferece uma vedação completa à umidade.

Para que serve massa corrida

A massa corrida possui diversas utilidades e é importante conhecer cada uma delas, buscando, assim, adaptá-las às suas necessidades em suas obras, reformas, decorações ou repaginações de ambientes.

Certamente, a primeira delas diz respeito ao preparo de uma parede, a fim de receber a tinta ou qualquer outra textura que será a ela aplicada. Aplicar massa corrida em parede costuma ser um dos primeiros passos de todo acabamento que podemos encontrar em diversas técnicas.

Para passar massa corrida é importante, primeiramente, que você já tenha preparado a estrutura final da sua parede. Isso quer dizer, na prática, que ela estará pronta para o acabamento. A partir disso, você aplicará a massa corrida em toda a parede, deixando-a pronta para receber a tinta. Nesse caso, a massa corrida pode ir em todas as paredes e no teto.

Outra função da massa corrida está ligada à restauração de paredes, sobretudo aquelas que por qualquer motivo tiveram de ser furadas. A massa corrida serve para tapar esses furos e cada demão de massa corrida acaba aproximando a parede do seu estado original.

Assim, você pode deixar a sua parede novamente perfeita, e passar a massa corrida contribui para ter, portanto, uma casa mais bem acabada, bonita e harmoniosa.

Por fim, outra função da massa corrida no teto e na parede está ligada à sua propriedade seladora, o que impede, por exemplo, que o revestimento se infiltre com a umidade e acabe por se desprender da sua parede. Dessa forma, aplicar a massa deve ser uma das suas etapas obrigatórias de acabamento quando você utilizar qualquer tipo de revestimento, seja em área interna ou externa da sua casa.

Como aplicar massa corrida em parede irregular

A massa corrida é um produto que deve ser utilizado na sequência do chapisco e do impermeabilizante. No entanto, sabemos que as paredes mais desniveladas e irregulares tendem a ser mais complicadas de deixar com um acabamento bacana.

Por conta disso, o primeiro passo é sempre lixar a parede que irá receber a massa corrida. Essa parte do lixamento contribui com o nivelamento da parede, diminuindo o número de demãos de massa corrida que terão de ser aplicadas.É necessário, também, que você analise preliminarmente o estado da sua parede, que, muitas vezes, necessitará de uma camada de argamassa, que fará com que a sua parede fique nivelada de forma mais simples. No entanto, esse tipo de procedimento requer técnica e, certamente, uma etapa a mais no processo, que é a de lixamento antes de aplicar a massa corrida.

Assim, é fundamental que você conte com bons equipamentos para esse projeto, optando até mesmo por uma lixadeira profissional. Com esses equipamentos você terá um trabalho mais facilitado e, certamente, de maior qualidade.

Entre cada demão de massa é importante também respeitar o tempo de secagem do produto, que geralmente está indicado em sua embalagem. Isso vai fazer com que o seu projeto tenha maior durabilidade, além de aproveitar todos os benefícios de aplicar a massa escolhida por você.

Embora pareça ser um procedimento complicado, nivelar paredes é totalmente possível quando utilizamos massa corrida de qualidade, respeitamos o tempo entre cada demão de massa e a segunda demão e fazemos a aplicação do produto conforme todas as instruções do fabricante.

• Leia também: Como pintar parede chapiscada

Como aplicar massa corrida no teto

Aplicar massa corrida no teto não tem muito mistério e é possível fazer esse procedimento utilizando tanto o rolo quanto a espátula – a depender da sua necessidade e da sua preferência.

No começo, não tem segredo: é necessário colocar a massa corrida que será utilizada em um recipiente – tal como uma bandeja para tinta – e coletá-la utilizando a espátula ou o rolo de pintura.

Faça com que a massa corrida fique bem aderida ao rolo ou à espátula e, aí então, comece a fazer a aplicação do produto no teto, preferencialmente limpo e já lixado.

Conforme você fizer a aplicação, é importante notar que é fundamental não passar o rolo ou a espátula várias vezes no mesmo lugar, o que pode fazer com que a massa recém-aplicada se desprenda.

Passe de forma rápida, como se estivesse fazendo a primeira aplicação de uma demão de tinta, preparando para a segunda demão.

Depois que você fizer a aplicação da primeira demão de massa corrida no teto, seja utilizando espátula, seja utilizando rolo, você precisará de um rodo limpo e preferencialmente de uso exclusivo para essa tarefa para passar em toda a camada aplicada, nivelando-a perfeitamente. Isso vai fazer, também, com que a massa corrida fique mais uniforme e, ainda, com que você tenha um rendimento muito melhor do produto.

Tão logo a secagem da primeira demão esteja completa, é hora de fazer a segunda aplicação da massa corrida. Essa segunda aplicação deve ser feita exatamente como a anterior, respeitando todos os passos.

Se estiver do seu agrado, tão logo a segunda demão estiver seca, é hora de lixar tudo e preparar a pintura. Caso não esteja, mais uma camada é sempre bem-vinda!

Gesso ou massa corrida? O que é o melhor?

A resposta não poderia ser mais simples: depende do seu objetivo e do acabamento que você pretende dar ao espaço que receberá um ou outro material.

Basicamente, tanto o gesso quanto a massa corrida servem para preencher as imperfeições das superfícies, sejam elas tetos ou paredes, deixando-os totalmente nivelados e prontos para que recebam o acabamento desejado.

Tanto um quanto o outro tem aplicações bastante parecidas e podem ser aplicados, preferencialmente, com uma espátula apropriada. Por fim, os dois também requerem a etapa de lixamento e retirada do pó para, então, estarem prontos para receber a tintura ou qualquer outro tipo de acabamento.

De forma geral, o gesso é mais utilizado quando a parede de alvenaria foi bem preparada e já está bem nivelada. Financeiramente, esse material também costuma ser mais barato que a massa corrida e, a depender da qualidade da preparação da parede, o gesso pode até mesmo dispensar o reboco. No entanto, esse produto está completamente vetado para aplicação em áreas úmidas, onde não apresenta qualquer benefício.

Por sua vez, a massa corrida é a alternativa mais versátil, que tem maior poder de nivelamento e, ainda, pode ser, a depender do seu tipo, conforme vimos antes, aplicada em áreas externas ou internas.

Ela é recomendada para aquelas paredes que necessitam de reboco, como aquelas que receberão, por exemplo, estruturas mais pesadas, como armários.

Entre gesso e massa corrida? Bom, a resposta sempre estará guiada pelo seguinte: quão complexa é a estrutura que essa parede ou esse teto receberá? Quanto mais simples, gesso. Quanto mais complexa, massa corrida.

Por que utilizar a massa corrida?

A massa corrida para parede é ideal para nivelar as superfícies interiores, removendo trincas, bolhas, desníveis e outras imperfeições. Por isso, é perfeita para consertar parede estufada, por exemplo.

Esse material ainda apresenta inúmeras vantagens, como a facilidade de aplicação, já que não exige mão de obra profissional, e o isolamento acústico.

Além disso, favorece também a economia, porque a massa corrida consegue reduzir a porosidade das paredes, fazendo com que haja um menor consumo de tinta e ajudando a economizar.

Por isso, se você não sabe como pintar parede, lembre-se que o primeiro passo é a aplicação da massa corrida.

Agora você já sabe como passar a massa corrida na parede? Encontre tudo o que precisa para transformar as paredes da sua casa na Leroy Merlin!

Leia mais:

Como pintar uma parede perfeita?

Como consertar parede estufada e descascada

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

Como pintar o teto como um profissional (sem ser um)

Como pintar com pistola pulverizadora elétrica?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo