Como fazerConstrução e Reforma

Como calcular telhado?

Quem planeja, economiza! Se está na hora de fazer a cobertura da sua casa ou substituir telhas antigas, que tal aprender como calcular telhado?

Existem diferentes tipos de telhas no mercado, como telhas de PVC, telhas galvanizadas, telhas de concreto, telhas de cerâmica, telhas de vidro, telhas de pet, entre muitas outras, cada uma com seu custo-benefício.

Agora, antes de comprar a telha, existem alguns fatores que precisam ser considerados. Para fazer o cálculo do telhado é necessário saber o tipo de cobertura que será usada e a inclinação.

Mas não se preocupe, vamos te mostrar como fazer os cálculos necessários para você acertar na escolha e acabamento do telhado da sua casa!

Antes de prosseguir com a leitura, não perca este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil que vai te explicar um pouco sobre os principais tipos de telhas do mercado e como esta escolha influencia no cálculo do seu telhado. Confira!

• Leia mais: Tipos de telhas: descubra as vantagens de cada uma

Como calcular telhado?

Segundo Rafael Mardson, gerente de marketing e divisão técnica da Eternit, o cálculo do telhado contempla desde o madeiramento ou estrutura metálica, escolha do tipo de telha, até os acessórios para toda a cobertura.

“O cálculo da estrutura deve ser realizado por um profissional habilitado, que determinará o tipo de madeira ou perfil metálico, dimensões, bitolas e espaçamentos. Já as quantidades de telhas, complementos e acessórios podem ser determinadas a partir da interpretação da planta de cobertura ou até mesmo extraindo as dimensões do telhado in loco com auxílio de uma trena.”

Como calcular a quantidade de telhas?

Cada modelo de telha tem um consumo de peça por metro quadrado (pç/m²) diferente. Você consegue verificar essa informação segundo orientações do fabricante.

Para calcular a quantidade de telhas, você precisa saber:

• Quais áreas serão cobertas

• Tamanho do beiral

• Tipo de telhado (aparente ou platibanda)

• Inclinação

• Quantidade de águas (panos de telhado)

Existem duas maneiras de descobrir as informações necessárias para calcular a quantidade de telhas. As dimensões podem ser extraídas diretamente no projeto da planta de cobertura ou no próprio telhado com auxílio de uma trena.

Para obter a quantidade de telhas por meio da planta de cobertura será necessário fazer algumas conversões. Em uma planta é possível obter as dimensões da área plana do telhado, ou seja, sem a influência da inclinação.

Já com a área plana que será coberta, é preciso considerar a inclinação (cada inclinação tem um fator diferente). “A quantidade de telhas é determinada pela multiplicação da área inclinada pelo consumo de telhas por metro quadrado (pç/m²), explica Rafael Mardson, da Eternit, indicando um exemplo prático dos elementos necessários para fazer o cálculo:

• Tipo de telha: Tégula Tradição – 10,4pç/m²

• Fator inclinação para 30%: 1,044

• Área Plana = 1 0m x 7 m = 70 m²

• Área Inclinada = Área Plana x Fator Inclinação

• Área Inclinada = 70 m² x 1,044 = 73,08 m²

• Quantidade de telha = Área Inclinada x Consumo de telhas por m²

• Quantidade de telha = 73,08 m² x 10,4 pç/m² = 761 pç

“Geralmente quando são extraídas as dimensões no próprio telhado com uma trena, as medidas são feitas nos panos já inclinados, então basta multiplicar a área encontrada pelo consumo de telhas por metro quadrado (pç/m²), como no exemplo abaixo”, sinaliza Rafael.

Atenção: A medida de cada pano já inclinado é de 3,65m, diferente da medida em planta que é de 3,5 m.

• Área do pano 1 = 10 m x 3,65 m =36,5 m²

• Área do pano 2 = 10 m x 3,65 m = 36,5 m²

• Área total dos 2 panos = 36,5 m² + 36,5 m² = 73 m²

• Quantidade de telha = área total dos panos x consumo de telhas por m²

• Quantidade de telha = 73 m² x 10,4 pç/m² = 760 pç

Fique ligado (a)! A variação de 1 pç ocorre devido aos arredondamentos. Também é aconselhado incluir uma margem de 5% a 10% a mais para possíveis quebras no transporte e manuseio das telhas.

O que fazer para calcular a inclinação do telhado?

Uma das formas para calcular a inclinação do telhado é por meio da medida da distância horizontal do beiral até o ponto mais alto do telhado (A) e a distância vertical (pé direito) da altura do telhado (h).

Basta dividir a altura (h) pelo vão (A), o quociente deve ser multiplicado por 100 e o resultado final é a inclinação em porcentagem (%).

A outra maneira é feita com a ajuda de uma calculadora virtual que mede a inclinação do telhado.

Como calcular madeiramento de telhado (ripamento)

O ripamento é influenciado pelo tipo de modelo de telha escolhido. Cada modelo de telha tem a especificação do espaçamento entre o eixo de cada ripa (galga).

“Após definir qual a galga do telhado, permite-se ter a quantidade de fiadas de ripas em cada pano, assim, para obter a quantidade de metros de ripas, deve-se multiplicar o número de fiadas pelo comprimento horizontal do pano (paralelamente ao beiral)”, ensina Mardson.

Como calcular mão francesa para telhado

A confecção da mão francesa para telhado requer um cálculo relacionado às estruturas de madeira ou metal que serão usadas. As duas são indicadas para sustentar maior quantidade de peso.

Então, para determinar a medida do tamanho da mão francesa é necessário usar as medidas da cumieira e do pontalete, e calcular o tamanho da hipotenusa, por meio do teorema de pitágoras: cumieira²+ pontalete² = mão francesa².

Forro e isolamento

Proteção, conforto e iluminação são algumas das vantagens do uso do forro e isolamento. O forro é um revestimento que fica abaixo da cobertura com função termoacústica e também para não deixar à vista os sistemas elétricos e hidráulicos.

Além do forro, existem produtos para a subcobertura que têm função de isolamento térmico e contra vazamentos, como as mantas térmicas e acústicas.

Como calcular o forro do telhado?

Se o forro for acompanhar a inclinação do telhado, é só considerar a mesma área inclinada do telhado. Agora, se o forro for instalado de maneira horizontal, sem considerar a inclinação, é necessário fazer a soma das áreas dos pisos de cada cômodo da casa.

Para facilitar a operação, é possível descobrir a quantidade de forro necessário com a ajuda da calculadora.

Como calcular o isolamento do telhado?

Para descobrir a quantidade de isolamento necessária para cobrir o telhado, no caso das mantas de subcobertura, deve-se considerar a área inclinada do telhado, pois a manta é instalada logo abaixo das telhas ocupando a mesma área.

Sendo assim, a quantidade de m² necessária de manta é a mesma que a da área que será coberta com telhas.

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre a importância do isolamento para o seu telhado, e até como instalá-lo da maneira correta, é só assistir ao vídeo do Casa de Verdade!

BÔNUS: Como calcular teto de drywall

Para calcular teto de drywall de uma forma fácil é só inserir na calculadora da Leroy Merlin o tamanho total da área do teto: soma da largura e comprimento em metros.

Mas, além das placas de gesso, é necessário comprar também todas as ferragens necessárias para construir a estrutura que irá sustentar o teto de gesso.

Essas quantidades também são fornecidas pela calculadora. Assim que você inserir o tamanho total da área do teto você terá:

• A quantidade de placas de gesso necessárias para fazer o teto de drywall

• O número de perfis, conectores e niveladores

• A quantidade de caixas de parafusos

• A quantidade de baldes de massa

• A quantidade de rolo de fita para junta

• A quantidade de tabica ou perfil em L

Conclusão

Antes de escolher o modelo da cobertura do telhado é preciso levar em consideração alguns fatores para que não haja desperdícios de material no meio do caminho. Existem diversos recursos para calcular o telhado, forro e isolamento, que vão facilitar sua vida. O melhor exemplo: as calculadoras virtuais. Conhecendo a dinâmica certa e quais medidas é preciso saber para usá-las, você vai ter sucesso tanto no acabamento, quanto no bolso!

Leia mais:

Tipos de telhas: descubra as vantagens de cada uma

Afinal, telha ecológica é boa?

Como cobrir um pequeno telhado com telha shingle

Telhado verde: como fazer um telhado vivo e as vantagens dessa arquitetura sustentável

Como construir um pequeno telhado em steel frame

Coberturas e telhas transparentes: mais luz natural para a sua área externa

Telhas de fibrocimento: o que são e quais as melhores

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo