Fazer um reboco bem feito na parede é uma etapa importante da sua obra ou reforma, já que garante a impermeabilização do local e evita infiltrações no futuro. Além disso, um reboco bem estruturado protege o local contra rachaduras e mofos.
Para ajudar você nessa missão e garantir que nenhuma etapa importante seja esquecida, convidamos a Paloma Cipriano para o ensinar o passo a passo completo de como rebocar parede, já deixando-a impermeabilizada para evitar qualquer infiltração.
Caso a sua parede já esteja rebocada e apresente infiltração, o ideal é que você descasque tudo e refaça o reboco seguindo todas as dicas abaixo. Só que dessa vez utilizando o impermeabilizante na massa.
Caso prefira, dê play no vídeo abaixo, para acompanhar todo o tutorial de como rebocar parede:
• Leia também: Como impermeabilizar parede? Conheça todos os detalhes do processo!
Como rebocar parede passo a passo
Confira a seguir como fazer reboco de parede passo a passo, utilizando a base de argamassa, e já deixando a superfície impermeabilizada. Veja os materiais que serão necessários:
• Prumo;
• Areia;
• Cimento;
• Trincha;
• Espuma.
Passo 1: faça uma mestra
O primeiro passo para rebocar parede com argamassa é fazer uma mestra. Para isso utilize uma talisca para nivelar a espessura do reboco.
Mestra nada mais é que a marcação feita com argamassa e taliscas, visando a delimitar a espessura e garantir a uniformidade da massa.
É só você pegar um pedaço de piso e fixar na parede com massa, deixando mais ou menos dois centímetros.
Passo 2: nivele a talisca de baixo
Para nivelar a talisca de baixo, você vai utilizar um prumo. Basta posicionar a parte móvel do prumo na talisca de cima.
Passo 3: posicione o prumo na talisca de baixo
Em seguida, posicione o corpo do prumo na talisca de baixo. Preste muita atenção, porque ele não pode ficar nem muito encostado e nem muito afastado do pedaço de piso que nós colocamos.
Passo 4: preencha o espaço entre as taliscas
Quando tudo estiver nivelado, preencha o espaço entre as taliscas com a argamassa pronta e sarrafeie até ficar bem certinho.
Passo 5: faça mais colunas de massa
Repita o processo e faça mais uma coluna de massa com duas taliscas e o prumo. A distância entre as colunas vai depender do tamanho da sua régua de pedreiro, a qual precisa ir de uma até a outra.
Faça várias ao longo da parede que você for rebocar. O ideal é manter uma distância de mais ou menos 1,5 metro entre uma e outra.
Passo 6: prepare a massa
Prepare a massa do reboco de parede, misturando a argamassa, a areia, o cimento e o aditivo. Esse aditivo ajuda a dar liga à massa, fazendo com que a parede não rache.
Passo 7: adicione o impermeabilizante na massa
Agora, o mais importante: adicione o impermeabilizante na massa. Ele é extremamente importante para evitar infiltrações, mofos e demais problemas com umidade. A quantidade é de acordo com as instruções do fabricante.
Escolha o impermeabilizante de acordo com o local em que está a sua parede, ou seja, se é de área interna ou área externa.
• Leia também: Como tratar mofo, bolor e manchas de umidade
Passo 8: aplique a massa com uma colher de pedreiro
O próximo passo é preencher o espaço entre as colunas que vão servir como guias. Assim, preencha os espaços entre as mestras aplicando a massa preparada com uma colher de pedreiro. O ideal é ir pressionando a massa para fixar bem.
Passo 9: sarrafeie com a régua de pedreiro
Depois de aplicada a massa, espere alguns minutos para a parede absorver um pouco e sarrafeie com a régua de pedreiro.
E não esqueça que, na hora de sarrafear, a gente precisa seguir o nível das mestras.
Se for necessário, reaplique a massa onde ficaram alguns buraquinhos e nivele novamente.
Passo 10: faça o acabamento
Para finalizar o passo a passo de como rebocar parede, molhe a superfície com uma trincha e dê o acabamento com uma desempenadeira de plástico, fazendo movimentos circulares.
Depois da desempenadeira, se você quiser, pode passar a espuma e ainda finalizar aplicando uma tinta impermeabilizante para ficar ainda mais garantido.
Pronto! O resultado de um reboco bem feito é esse. A parede fica retinha e bem alinhada com a régua. Agora sua parede está prontinha e impermeabilizada!
Como fazer reboco rápido de parede
Não tem segredo para saber como fazer reboco rápido de parede. Segundo os profissionais da área, basta misturar a proporção de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água, respectivamente, para a obtenção de um reboco de qualidade.
Contudo, caso você não queira ter esse tipo de trabalho é possível encontrar no mercado argamassa pronta, a qual exige apenas a adição de água em sua composição para uso.
É possível complementar essa mistura com impermeabilizante e aditivos para melhorar o acabamento do seu reboco de parede.
No mais, é essencial utilizar os materiais e equipamentos específicos, a fim de garantir a qualidade do serviço realizado de como rebocar parede.
Como lixar parede rebocada
Para saber como lixar parede rebocada adequadamente, é preciso utilizar uma lixa específica. O ideal é que se use uma lixa de alvenaria nº 80 a 100. Assim, com a parede já rebocada, lixe a superfície antes da aplicação da massa corrida.
Depois, é só limpar a parede lixada com uma vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento e, em seguida, dar o acabamento que você deseja: tinta, revestimento, textura etc.
• Leia também: Como pintar uma parede perfeita?
Tipos de reboco de parede
Sabia que existem vários tipos de reboco de parede? Pois é! A sua escolha está intimamente ligada ao investimento que será feito na obra, bem como na qualificação da mão de obra. Veja quais são os principais!
Reboco de argamassa
O reboco de argamassa é o mais tradicional. Ele é composto de ligantes minerais, como cimento, areia, água dosada e aditivos ligantes. Sua resistência é alta e ele pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
Além disso, seu preço é acessível e proporciona uma superfície lisa, ideal para ser complementada com acabamentos em diferentes tipos de pinturas e/ou revestimentos.
Reboco de gesso
O reboco de gesso é uma excelente opção para quem quer economizar, já possui finalização rápida, preço acessível e requer pouca mão de obra.
Além de que seu acabamento é bem bonito, proporcionando um visual leve e elegante. O único ponto negativo é que ele é menos resistente que os demais, ou seja, é mais propício a rachaduras e não pode ser utilizado em ambientes molhados, como banheiros, cozinhas e área externa.
Chapisco convencional
O chapisco convencional é o tipo mais comum de reboco de parede. Ele confere uma superfície mais áspera na parede, garantindo um revestimento mais rústico. Por isso, ele deve ser sempre complementado por um acabamento mais liso para a sua parede, como as tintas.
A resistência desse tipo de reboco é excelente, podendo, inclusive, ser utilizado em ambientes internos e externos, sem muitas restrições. Sem contar que sua aplicação é muito simples, sendo bem fácil saber como rebocar parede com ele.
• Leia também: Como pintar parede chapiscada
Revestimento em camada única
Já o revestimento em camada única é utilizado quando não há necessidade de fazer um acabamento totalmente liso e “perfeito” para a parede, uma vez que esse tipo de reboco confere uma camada mais rústica, áspera e efeito camurça.
Ele é feito basicamente pela mistura do reboco de chapisco e emboço, formando uma massa mais densa e consistente para aplicar na parede. Ele pode ser utilizado tanto em ambientes externos, como internos.
Chapa de drywall (ou gesso acartonado)
Existe ainda a opção de rebocar a parede com chapa de drywall, também conhecido como gesso acartonado ou placa de pladur.
As chapas de drywall nada mais são que placas secas, feitas de papel cartão e gesso, que promovem um acabamento suave, liso e muito bonito para as paredes. Esse tipo de reboco é ideal para obras que precisam de acabamentos rápidos e secos.
No mais, ele é muito eficiente e proporciona um resultado estético bem bonito, além de proporcionar efeitos de termoacústica, através do isolamento do som e manutenção de temperatura agradável. Todavia, ele não é indicado para ambiente externos ou muito úmidos.
Por que cachorro come reboco de parede?
Os motivos que levam seus pets a comerem reboco de parede são inúmeros. Os mais comuns estão ligados à ansiedade e nervosismo, ou até mesmo alguma deficiência nutricional, como deficiência de minerais, episódios de má nutrição, gastrite crônica, entre outros.
Entretanto, para entender de fato quais são as reais causas que estão levando o cachorro a comer reboco de parede é fundamental levá-lo ao veterinário. Ele é o profissional adequado para fazer o diagnóstico correto e fornecer as orientações adequadas para que seu cãozinho esteja sempre saudável.
Leia mais:
Como passar massa corrida? Aprenda o passo a passo
Como aplicar textura na parede com rolo de espuma