Antes e depois: reforma de cozinha antiga com Matheus Ilt

Geralmente, ao escolhermos um apartamento para alugar ou comprar, os imóveis bem conservados costumam agradar mais, certo? Não é o caso do fotógrafo (e rei do DIY) Matheus Ilt e seu marido, o designer Célio Júnior, que sempre buscam imóveis com “coisas por fazer”, para poderem decorar e criar uma história do zero na casa nova.

Quando o casal se mudou para São Paulo, levou tempo até encontrar um cantinho do jeito que queriam. Até que, um apartamento no centro, bem antigo e com consertos por fazer, fisgou o coração deles.

Na hora da reforma, a decisão de começar pela cozinha fez sentido: é o cômodo mais usado da casa e o que mais precisava de mudanças. Os azulejos estavam amarelados, a alvenaria da pia tinha problemas e as pastilhas do chão estavam sujas e cheias de manchas.

Conheça todos os segredos do Matheus para transformar uma cozinha antiga e mal conservada em um espaço moderno, cheio de personalidade, com uma reforma simples e barata. Aproveite!

Mas antes, qual o passo a passo da reforma de cozinha?

Transformar uma cozinha pode parecer desafiador. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é fundamental dividir o processo em etapas detalhadas que vão auxiliar tanto na organização, quanto na economia de tempo e dinheiro. 

As principais são:

  • Estabelecer um objetivo

O primeiro passo é compreender o que você deseja atingir com a reforma de cozinha. Sua meta é ter um cômodo 100% novo ou apenas trocar revestimentos e elementos simples?

Ter isso bem definido norteará as demais fases do processo.

  • Fazer um planejamento financeiro

Com o objetivo mapeado, é o momento de se planejar financeiramente. É aqui que você vai estabelecer um orçamento realista que considere fatores como: o tipo de obra, o tamanho da cozinha, a idade do imóvel, os materiais a serem utilizados e a mão de obra.

  • Pesquisar e elaborar um projeto

A terceira etapa é fazer um esboço visual de como a sua cozinha ficará. Para isso, pesquise referências e inspirações, busque exemplos de antes x depois de reforma de cozinha e utilize aplicativos de projetos online. 

Nesta etapa, você pode contar com o Leroy Merlin Projeta, nosso serviço de projetos de decoração 100% online e prático. Com ele, você tem acesso a um time exclusivo de designers de interiores especializados em planejar e criar projetos personalizados com imagens 3D, considerando todos os detalhes para deixar o ambiente a sua cara. 

Assim, você economiza tempo e elimina preocupações, garantindo uma transformação prática e com o resultado que sempre quis, tudo em um só lugar! 

Banner verde sobre o serviço de projetos de decoração da Leroy Merlin.
  • Escolher materiais de qualidade

O quarto passo consiste em escolher os materiais e produtos que você vai usar, conciliando durabilidade com o seu estilo pessoal. Explore marcas, características, vantagens, desvantagens e resistência. 

  • Preparar o espaço

Em seguida se inicia a fase de preparação do espaço (ou demolição), que envolve a retirada de elementos antigos, como azulejos, pisos ou paredes que precisarão ser modificados. 

Aproveite, também, para selecionar objetos e itens que poderão ser reaproveitados na reforma de cozinha — como foi feito durante a transformação da cozinha antiga de Matheus.

  • Realizar a obra

Aqui é a realização da obra propriamente dita, contando com a instalação e construção de fato. Para esse estágio não se esqueça de contratar profissionais qualificados que sigam o projeto de forma rigorosa e com qualidade. 

Para isso, conte com o serviço de Instalações e Reformas da Leroy Merlin, que garante a montagem e instalação dos móveis e revestimentos com especialistas certificados, oferecendo garantia de 1 ano.

Banner esverdeado sobre o serviço de instalações e reformas da Leroy Merlin
  • Finalizar e decorar

Finalize sua reforma de cozinha adicionando os toques finais, como itens de decoração, eletrodomésticos e artigos de iluminação — lembre-se de utilizar as sugestões fornecidas pelo Leroy Merlin Projeta.

Antes x depois reforma de cozinha antiga

Depois de compreender como organizar sua obra, confira dicas e sugestões da transformação feita pelo Matheus Ilt e tenha uma nova inspiração de antes x depois da reforma de cozinha antiga.

Acompanhe! 

Elimine os buracos da parede

Uma parede cheia de buracos deixa o cômodo com aspecto de mal cuidado. Então, a primeira coisa feita na reforma da cozinha antiga foi o nivelamento da parede com massa corrida.

Depois, uma boa lixada uniformizou a superfície, que levava uma camada grossa de tinta sobre tinta.

Duas imagens de uma cozinha pequena e antiga com revestimentos antigos e uma geladeira azul.

Escolha uma cor que combine com a sua personalidade

A geladeira antiga azul foi o ponto de partida para a escolha da tonalidade que iria para as paredes. “A ideia inicial era pintar a geladeira, mas meus amigos não deixaram”, conta.

Como a tinta precisaria cobrir portas e azulejos também, Matheus optou pela tinta multisuperfície da Suvinil, que pega bem em praticamente qualquer superfície.

Parede de uma cozinha pintada de azul com uma bancada nas cores branca e amadeirada.

Veja se a cozinha tem o número de tomadas que você precisa

Essa dica vale especialmente para reformas em apartamentos antigos. Em geral, eles não têm tomada para o fogão ou, quando têm, pode ser que não seja na voltagem que você precisa.

Por isso, avalie o cômodo e suas necessidades, já que, em alguns casos, pode ser preciso rever todo o sistema elétrico. Se essa for a sua situação, não se esqueça de solicitar auxílio profissional.

Invista em prateleiras para ter mais espaço

As prateleiras são uma solução simples para você ganhar mais espaço de armazenamento e trazem bastante impacto visual no antes x depois da reforma de cozinha. 

Aqui, o Matheus fez prateleiras com tábuas de pinus do zero, mas caso você não seja tão habilidoso com a marcenaria, pode escolher um modelo pronto.

Duas imagens de uma cozinha pequena e antiga pintada, majoritariamente, de azul, branco e com toques amadeirados.

Recupere o piso com uma boa pintura

A princípio, Matheus achou que teria que trocar o piso, mas percebeu que o revestimento não estava em mau estado — estava apenas sem manutenção. “Então, resolvemos dar uma sobrevida para o revestimento com uma pintura”, conta.

Mais uma vez, a tinta epóxi foi a escolhida, por ser bastante resistente. Além disso, a  padronagem do piso também foi refeita com fita dupla face.

Duas imagens de uma cozinha pequena e antiga com pisos de cores claras.

Pense no armazenamento

Em geral, cozinhas muito antigas não dispõem de tantos móveis e a bancada é sempre pequena. Tais problemas podem ser resolvidos com uma marcenaria criativa ou com móveis modulares e planejados, que unem praticidade e funcionalidade.

Bancada branca com acabamentos de madeira de uma cozinha pequena, além de paredes azuladas.

Aposte em uma boa iluminação na reforma da cozinha

A cozinha precisa ser clara e ter uma iluminação boa para as tarefas do dia a dia. Por isso, para finalizar a reforma em grande estilo, Matheus trocou as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED e investiu em uma boa luminária pendente — que, além de iluminar, também ficou ótima como decoração.

Bancada amadeirada de uma cozinha pequena com objetos decorativos, como prateleiras, xícaras, plantas e lâmpadas brancas.

Gostou desse antes x depois de reforma de cozinha antiga? Para mais detalhes, veja o passo a passo completo no vídeo a seguir e conte com a Leroy Merlin para te auxiliar em todas as etapas — do planejamento até a decoração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo