Como fazerConstrução e Reforma

Quantidade de tijolos por metro quadrado: saiba como calcular!

Normalmente, o cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado em uma obra é uma atribuição do engenheiro ou do arquiteto. Entretanto, muita gente faz pequenas reformas em casa sem o auxílio desses profissionais e fica em dúvida na hora de comprar os materiais.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Aqui neste conteúdo nós vamos mostrar o passo a passo para você fazer um cálculo seguro e garantir a quantidade ideal de material para a sua construção, sem que falte nada do que você precisa e sem que você gaste a mais por isso.

Antes de prosseguir com a leitura, confira este vídeo especial feito pelo canal Casa de Verdade com dicas para você escolher o melhor tipo de tijolo para sua necessidade. Acompanhe!

Leia também:

Como calcular metro quadrado? Veja como aplicar a fórmula a diferentes situações!

Como calcular material de construção?

Qual a quantidade de tijolos ideal por metro quadrado?

A quantidade de tijolos por metro quadrado é uma das primeiras dúvidas que surgem na hora de construir ou reformar. Isso porque esse material é usado na etapa de construção de paredes e outras estruturas, que é uma das primeiras no cronograma.

Só depois dessa fase é que são realizadas outras mudanças, como a colocação de revestimentos, por exemplo.

Antes de fazer o cálculo da quantidade de tijolos, no entanto, é preciso ter algumas coisas em mente. Uma delas é que a quantidade de blocos vai depender, além do tamanho da parede e das medidas do material.

Existem no mercado diversos tipos de tijolo, uns maiores ou mais largos que outro, e isso interfere diretamente na quantidade a ser comprada.

Outra coisa a se ter em mente é que o cálculo deve começar sempre pelos cantos e assentamentos, considerando também o nível do solo — caso haja desníveis, é preciso ter blocos suficientes para compensar.

Por que saber quantos tijolos por metro quadrado?

O cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado faz parte do levantamento dos materiais de construção necessários para a obra. Esse é um passo essencial para que você entenda quanto vai gastar com a sua construção ou reforma e, dessa forma, tenha um planejamento realista.

Já pensou em como seria desagradável descobrir, no meio da obra, que precisa gastar mais do que pensava com materiais?

Além de ajudar você a se planejar financeiramente, o cálculo correto evita atrasos na sua reforma ou construção. Isso porque, caso a quantidade de blocos não seja suficiente, será necessário interromper o serviço até que os novos materiais sejam providenciados.

Como calcular tijolos por metro quadrado?

Agora que você já sabe como é importante calcular a quantidade de tijolos antes de fazer as compras para a sua obra, é hora de partirmos para a prática. A seguir, você confere um passo a passo detalhado!

Calcule a metragem do tijolo

O primeiro passo para o cálculo é conferir as medidas do tijolo que será utilizado. Isso porque cada tipo de bloco tem um tamanho diferente e isso interfere diretamente na quantidade de material necessário.

O ideal é que você vá até a loja e meça o bloco, ou confira a sua medida na descrição do produto caso opte por comprar online.

Mas, para você ter uma noção melhor de quantos tijolos vai precisar por metro quadrado, vamos deixar aqui a medida média dos principais tipos de tijolo cerâmico:

Tijolo de 6 furos: 9 x 14 x 19 cm (0,0252m²)

Tijolo de 8 furos: 9 x 19 x 19 cm (0,0336 m²)

Tijolo de 9 furos: 11,5 x 14 x 24 cm (0,0361m²)

Se você estiver utilizando um tijolo diferente, saiba que, para medir a metragem quadrada do bloco, deve multiplicar a sua altura pelo seu comprimento.

E não se esqueça de fazer a conversão das unidades de medida!

A metragem quadrada deve ser medida em metros, mas muitas vezes medimos a largura e o comprimento do tijolo em centímetros – por isso é importante fazer a conversão antes de multiplicar!

Calcule o rendimento do tijolo por metro quadrado

Agora é a hora de calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado. E isso é possível porque você já sabe quanto cada bloco vai ocupar dentro desse espaço.

O tijolo de 6 furos, por exemplo, ocupa 0,0252 m². Então, quantos blocos desse modelo cabem em um metro quadrado? Para achar a resposta, você deve dividir 1 m² pela metragem do tijolo. Ou seja:

• 1 / 0,0252 = 39,68

Isso quer dizer que são necessários quase 40 tijolos para construir um metro quadrado de parede caso você escolha o modelo de 6 furos para sua obra.

Calcule a quantidade de tijolos necessários

Então, se você vai construir uma parede de 5 metros quadrados, basta multiplicar essa quantidade por 5 para ter o total tijolos para a obra, certo? Mais ou menos.

Para calcular a quantidade exata de material, ainda é preciso considerar algumas variáveis. Uma delas é a área da construção, que deve ser calculada pelo perímetro.

Para uma obra simples, como a construção de um cômodo, você pode somar o comprimento de todas as paredes e multiplicar pelo pé direito, que é a altura do chão até o teto. Depois, deve subtrair a área das aberturas (como as portas e janelas).

Adicione 10% como margem de sobra

Por fim, anote aí uma dica muito valiosa: você deve comprar 10% a mais de tijolos para garantir que não falte material na sua obra. Isso é importante porque acidentes e imprevistos acontecem, especialmente nesse tipo de ambiente.

Por isso, ter alguns blocos a mais vai evitar a falta de material em caso de quebra ou até mesmo de erro de cálculo!

Qual a fórmula certa para calcular a quantidade de tijolos?

Lendo até aqui, você entendeu a lógica por trás do cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado, mas, em outro momento, pode ser que você não queira fazer um raciocínio tão completo e prefira partir para as contas.

Nesse caso, pode aplicar a seguinte fórmula:

• Quantidade total de tijolos = (área das paredes / área de cada tijolo) + 1,1

Exemplo de cálculos de tijolos por metro quadrado

Quer um exemplo para entender melhor como funciona o cálculo da quantidade de tijolos?

Imagine que você vai construir um quarto simples, de 4 m x 4 m, com pé direito de 2,7 m. O quarto vai ter oitão de 80 cm, uma janela quadrada de 1 m x 1 m e uma porta de 90 cm x 120 cm.

O primeiro passo é colocar todas as medidas em metros. Assim, temos:

• Área das paredes (perímetro x pé direito): 16 x 2,7 = 43,2 m²

• Área do oitão: 4 m x 0,8 m / 2 = 1,6 m² cada. Como são dois, o total é de 3,2 m²

• Área da janela: 1 m²

• Área da porta: 0,9 x 2,1 = 1,89 m²

Agora vamos somar a área das paredes e do oitão e subtrair as áreas abertas, que são as portas e janelas. Temos:

• 43,2 + 3,2 – 1 – 1,89 = 43,51 m²

Agora que temos a área total construída, vamos dividir esse valor pelo total de tijolos por metro quadrado. Lá em cima, calculamos que um metro quadrado de parede precisa de 39,68 tijolos de 6 furos. Para 43,51 metros, de quantos tijolos precisamos?

É só multiplicar um número pelo outro:

• 43,51 x 39,68 = 1726 tijolos

Com 10% a mais, temos um total de 1898 tijolos a serem comprados para essa obra!

Qual quantidade de tijolos de 6 furos por metro quadrado utilizar?

Como você já sabe, a quantidade de tijolos por metro quadrado depende diretamente das medidas de cada bloco. O tijolo de 6 furos é um dos mais utilizados em obras aqui no Brasil e ele tem, por padrão, as seguintes medidas: 9 x 14 x 19 cm, o que corresponde a 0,0252 m².

Dividindo um metro quadrado por esse valor, temos:

• 1 / 0,0252 = 39,68.

Ou seja, são necessários 39,68 tijolos de 6 furos para construir um metro quadrado.

Como calcular a quantidade de tijolos de 9 furos?

O cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado usando o bloco de 9 furos segue a mesma lógica. Esse tipo de tijolo costuma medir 11,5 x 14 x 24 cm, o que corresponde a 0,0361 m¹. Assim, temos:

• 1 / 0,0361 = 27,70

São necessários, portanto, 27,70 tijolos de 9 furos para construir um metro quadrado de parede.

Como calcular a quantidade de tijolo baiano de 8 furos?

Por fim, vamos fazer o mesmo cálculo para descobrir quantos tijolos de 8 furos, chamado de tijolo baiano, cabem em um metro quadrado de parede. O tijolo baiano tem 9 x 19 x 19 cm, o que corresponde a 0,0336 m²:

• 1 / 0,0336 = 29,76

Isso quer dizer que, se você optar por esse modelo de tijolo, precisará comprar 29,76 blocos para cada metro quadrado de parede.

Onde comprar tijolo barato?

Como a quantidade de tijolos para uma construção costuma ser grande, é muito importante que você faça a sua compra em uma loja com bom custo-benefício, para conseguir economizar. Mas, além disso, você deve se atentar à qualidade do material, para uma obra segura e uma construção duradoura.

A Leroy Merlin é o melhor lugar para você comprar todos os seus materiais de construção. Além de trabalharmos com produtos de alta qualidade, temos os melhores preços do mercado. Visite a nossa loja online!

Leia mais:

Morando na obra: dicas para organizar a casa durante a reforma

Reforma em apartamento alugado: o que eu posso fazer?

Como calcular telhado? Aprenda o jeito certo

Reforma de apartamento: o que pode e o que NÃO pode fazer

Como calcular quantidade de porcelanato?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo