Aprenda como impermeabilizar parede contra umidade!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quer aprender como impermeabilizar parede, mas não sabe por onde começar? Então, não se preocupe, pois nesse artigo vamos apresentar um passo a passo simples para deixar as paredes livres de infiltração ou umidade.

Saiba que preparar a parede é um dos primeiros e mais importantes passos para qualquer tipo de aplicação posterior que você irá fazer.

Esse processo é o que irá garantir que a tinta ou a textura aplicada será duradoura e se manterá perfeita por muitos anos. Por conta disso, não podemos pular qualquer etapa nesse processo.

Buscar opções no mercado de impermeabilizante para parede pode até parecer complicado, mas, na verdade, não é.

Isso porque, atualmente, existem opções incríveis e fáceis de preparar e utilizar. Os melhores impermeabilizantes para parede não requerem muita mão de obra para ter um resultado perfeito e, sobretudo, ter um uso mais inteligente dos seus recursos financeiros.

É importante sabermos quais são as opções disponíveis no mercado para aprendermos tudo sobre como impermeabilizar parede interna com umidade, ou mesmo como fazer uma excelente preparação para a pintura das paredes da sua casa.

Todo esse cuidado é essencial para mantê-las em bom estado de conservação, deixando-as sempre livres de qualquer problema relacionado à umidade, como mofo, bolor, manchas e, até mesmo, para proporcionar um melhor equilíbrio térmico da sua casa.

Vamos lá? Antes de prosseguir com a leitura assista também ao vídeo do canal Leroy Merlin Brasil, que vai explicar as diferenças entre dois dos tipos de impermeabilização mais usados no mercado: a manta líquida e a manta asfáltica. Confira:

Leia também:

Como impermeabilizar laje?

Conheça os 5 melhores impermeabilizantes para laje exposta

Por que devemos aprender como impermeabilizar parede e qual a importância disso em nossa casa?

A impermeabilização de parede é o que garante que a sua casa sempre terá ambientes com excelente qualidade, livres da ação da umidade e do aparecimento do mofo, do bolor e de outros problemas relacionados, até mesmo, com estufamento ou descascamento de tinta.

Além disso, aprender como impermeabilizar parede contra a umidade também garante que você e sua família desfrutarão de maior bem-estar e qualidade de vida, visto que problemas relacionados à nossa saúde respiratória tendem a surgir ou, até mesmo, se agravar quando não fazemos a impermeabilização de paredes de forma correta.

Rinite, asma e alergias estão muito relacionadas com os problemas ligados à umidade. Por isso, é importante garantirmos que a nossa casa será um ambiente seguro em todos os aspectos, permitindo que todos possam viver com qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Portanto, vamos conhecer agora, passo a passo, tudo sobre como passar impermeabilizante na parede da forma correta, garantindo resultados de excelência para a nossa casa.

Quais são as possíveis origens da umidade?

Aprender como impermeabilizar parede é um cuidado importante, mas entender quais são as origens da umidade também é fundamental para que você possa identificar rapidamente essas condições, evitando, assim, problemas ainda maiores.

Confira!

Água que desce do teto

Uma das origens da umidade é a infiltração que desce pelo teto, que pode ser tanto na laje quanto no telhado.

Esse problema pode surgir, principalmente, quando a estrutura não é bem-feita, surgindo trincas ou fissuras, que favorecem a descida de água pelo teto, tornando-o um receptor de umidade.

A vantagem é que esse problema pode ser facilmente identificado por meio de manchas que surgem na parte superior da parede.

Nesse caso, é preciso avaliar as condições do telhado e da laje. Em caso de trincas ou telhas quebradas, é necessário fazer o reparo antes de impermeabilizar a parede.

Uma dica é usar um produto vendante para evitar que a umidade se alastre pela estrutura.

Água que surge do chão

Outro problema muito comum que favorece a umidade é a água que surge do chão. Nesse caso, esse problema pode dar ainda mais dor de cabeça, já que, normalmente, a água infiltra pela fundação do edifício, o que torna o acesso para o reparo ainda mais difícil.

É possível identificar esse problema por meio de manchas que podem ser vistas no chão do imóvel. O ideal é impermeabilizar as vigas baldrames no processo de construção da casa.

Água da chuva sobre as paredes

Antes de aprender como impermeabilizar a parede, é importante entender que a umidade também pode ser decorrente de água de chuva que pode cair diretamente nas paredes.

Esse problema costuma surgir em muros e também em casas que não possuem uma proteção de beiral. Nesse caso, fazer a impermeabilização da parede é um cuidado obrigatório.

Vazamento nas tubulações

O vazamento de tubulações também é outro fator que causa a umidade, sendo muito comum ocorrer em paredes que dividem ambientes, como banheiro, área de serviço ou mesmo cozinha.

Nesses casos, a umidade pode ser observada no centro da parede, com expansão para as laterais.

Quais os produtos impermeabilizantes para parede?

Entre as boas práticas de como impermeabilizar a parede, uma delas é comprar os produtos certos. Porém, hoje em dia, o mercado oferece as mais diversas opções, o que torna a escolha mais difícil.

Para encontrar o produto certo, você precisa levar em consideração a origem da umidade, que determinará a opção mais adequada.

Para a vedação de fissuras e trincas, por exemplo, o mais indicado é usar massa acrílica para vedação, como veda trinca ou sela trinca, produtos que têm textura emborrachada e elástica, que se ajustam no interior das trincas, evitando que a água percorra essas pequenas aberturas.

É possível usar ainda tinta elástica ou tinta impermeabilizante na parede. Há ainda outros produtos, como tinta asfáltica e manta, que são indicados para fazer a vedação das estruturas no processo de construção, na fase da fundação e da instalação da laje.

Como impermeabilizar parede com umidade (passo a passo)

Quer saber como passar impermeabilizante na parede que apresenta umidade? Listamos tudo o que você precisa fazer, passo a passo!

Passo 1 – Analise a origem da umidade

Antes de fazermos qualquer coisa em relação à impermeabilização de parede com umidade é fundamental estudar de forma cuidadosa a origem da umidade e, a partir disso, corrigir o que for necessário – sobretudo quando se tratar de uma infiltração!

• Leia também: Aprenda como descobrir vazamento de água e evite problemas maiores

Passo 2 – Comece a preparação da parede

Um dos primeiros passos sobre como impermeabilizar a parede com umidade é raspar toda a tinta que estiver aplicada na superfície ou, ainda, fazer a retirada dos revestimentos que estiverem instalados sobre ela.

A partir disso, é necessário fazer a correta seleção do produto que será aplicado. Para te ajudar na seleção, confira a este vídeo no qual nossa colaboradora ensina o passo a passo de como escolher impermeabilizantes:

• Leia também: Como reparar trincas na parede

Passo 3 – Prepare os materiais que serão utilizados

Cada tipo de impermeabilizante requer uma preparação específica e é necessário levar em conta as informações da embalagem antes de fazer a aplicação. Explicaremos melhor sobre os tipos de impermeabilizantes nos parágrafos abaixo.

Uma vez que você já tenha selecionado o impermeabilizante correto para a sua parede, basta começar a sua aplicação, seguindo de forma minuciosa o manual de instruções do produto.

Nesse passo da aplicação também é necessário que sejam respeitados os tempos de secagem e a quantidade de demãos a serem aplicadas na superfície. Confira o processo completo de preparação e impermeabilização de parede neste vídeo com Paloma Cipriano:

Tipos de impermeabilização de parede

Para atender às mais diferentes demandas do mercado, atualmente existem diversos tipos de impermeabilização.

Cada um, com as suas próprias características e voltados para necessidades específicas da sua casa, irá garantir resultados diferentes.

Por conta disso, antes de aprender como impermeabilizar parede, é preciso adquirir os produtos de que você precisa para fazer a correta impermeabilização, é importante que você conheça quais são os tipos de impermeabilizantes e as funções específicas de cada um deles.

Impermeabilizante hidrofugante

O impermeabilizante hidrofugante tem a função de repelir a água, mantendo a estrutura da sua casa sempre íntegra e livre da ação da umidade, que pode comprometer a sua casa ao longo do tempo.

A principal característica desse, é a possibilidade de aplicá-lo diretamente sobre superfícies minerais, como tijolo ou concreto, cerâmicas porosas e até mesmo sobre a telha de cerâmica.

Aditivo Impermeabilizante Hidrofugante Nanotécnico 4kg Rebotec

Emulsão acrílica

Esse tipo de impermeabilizante é composto por uma base acrílica que tem como aditivo impermeabilizante o elastômero, criando, juntos, uma membrana líquida que pode ser aplicada em áreas de difícil acesso, garantindo a proteção das mais diferentes superfícies, sejam elas expostas ou não.

Aditivo Impermeabilizante Concreto e Argamassa 18kg Vedacit

Argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um tipo de biocomponente que tem em sua formulação cimento, polímeros, aditivos e outros agregados, que formam uma massa impermeável, especialmente utilizada para revestimentos.

Você poderá utilizar esse tipo de argamassa impermeabilizante em locais úmidos, tais como piscinas, rodapés, cozinhas, banheiros, áreas de serviço, subsolos, poços de elevadores e, até mesmo, em caixas d’água.

Argamassa Polimérica Impermeabilizante Reservatórios 18kg Cinza Axton

Emulsão asfáltica

Esse tipo de impermeabilizante asfáltico é um monocomponente que pode ter a sua aplicação feita a frio, tal como se fosse uma pintura. No entanto, ela requer algum tipo de proteção mecânica, dada a sua baixa resistência.

Você pode aplicar a emulsão asfáltica em áreas frias, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, bem como em terraços e lajes, que ficarão expostos à chuva.

Emulsão Asfáltica Ecol 2 18L

Manta asfáltica

O impermeabilizante de manta asfáltica é pré-fabricado e é composto por um tipo de asfalto modificado, que conta, em sua estrutura, com diferentes tipos de polímeros.

Esse tipo de impermeabilizante tem alta resistência às variações térmicas, até mesmo aquelas mais bruscas, e tem diferentes aplicações, como áreas frias, piscinas e áreas muito úmidas, como lajes, por exemplo.

Manta Asfáltica Poliéster Manta Tipo III 4mm Rolo de 10m Sika

Hidrorrepelente

O impermeabilizante hidrorrepelente tem uma função muito simples: repelir água sem fazer com que seja formado um filme ou mesmo que se tenha alterada a aparência do substrato em que ele foi aplicado.

Esse tipo de repelente aumenta muito a vida útil da superfície em que é aplicado, tornando mais eficiente a sua obra. No entanto, não deve ser aplicado em locais em que será feita uma aplicação de outro material sobre o impermeabilizante.

Ele pode ser utilizado em cerâmicas porosas, fachadas feitas em pedras, telhas de cerâmica, concreto e tijolo aparentes.

Resina Hidrorepelente Hidrofugante 18L Montana

Calafetador

O impermeabilizante calafetador é utilizado para que juntas possam ser preenchidas, sejam elas internas ou externas e em qualquer posição em que estejam, horizontal ou vertical.

Como característica fundamental desse impermeabilizante, temos a sua alta durabilidade e resistência. Ele pode ser aplicado nas mais diferentes vedações, como de móveis e até mesmo de caixilhos de portas, internas ou externas.

Calafetador Bisnaga Híbrido 400g Santa Luzia

Como impermeabilizar parede pintada

A impermeabilização de parede pintada deve sempre começar pela raspagem da tinta na área em que está ocorrendo o problema com a umidade. Nessa etapa, você deve ter bastante atenção, avançando um pouco em áreas em que não há o problema, para a correta uniformização do procedimento.

Uma vez que a sua parede já esteja raspada, é necessário, então, lixá-la. Isso irá garantir a correta aderência do impermeabilizante.

Tão logo você faça isso, é necessário aplicar as camadas do produto, respeitando o tempo de secagem de cada uma e o limite de aplicações. Feito isso, basta lixar tudo novamente para, então, aplicar a tinta escolhida!

Agora que você já conhece o procedimento, mãos à obra na impermeabilização e inicie a preparação de sua parede!

Quais soluções o mercado oferece para impermeabilizar a parede?

Como já mencionamos, há muitas soluções que te ajudam a impermeabilizar a parede e evitar o surgimento de umidade, mofo e até fungos. Confira os produtos mais indicados para diferentes estruturas.

Parede interna

As paredes internas são aquelas mais suscetíveis para o surgimento da umidade, principalmente aquelas que ficam em áreas externas.

No caso de paredes que ainda serão construídas, use impermeabilizantes no baldrame. No caso de paredes proteínas, o mais recomendado é usar impermeabilizantes específicos para pressões negativas da água, já que esses produtos suportam a força da água.

Reboco externo

No caso dos impermeabilizantes para reboco externo, opte por impermeabilizantes para cobrir fissuras ou trincas da parede. Após aplicar o produto, é recomendada a utilização de tinta acrílica ou látex.

Parede de tijolo aparente

Em paredes de tijolo aparente, que são mais suscetíveis à umidade, use produtos como silicones hidrofugantes, que não mudam a cor ou o brilho da superfície. Nas juntas de dilatação e vedação de janelas, aplique selantes específicos.

Conclusão

Agora que você já sabe como impermeabilizar parede contra umidade, chegou a hora de colocar a mão na massa e evitar infiltrações, mofo, bolor ou manchas.

Saiba que os melhores produtos para impermeabilizar a parede estão no site da Leroy Merlin. Encontre os itens certos para a sua obra, com os menores preços e as condições de pagamento mais facilitadas.

Leia mais:

Como consertar parede estufada e descascada

Truques para pintar muro chapiscado (Broxa ou Pistola)

Como fazer parede de cimento queimado

Como fazer parede de drywall com Paloma Cipriano

Como pintar uma parede perfeita? (passo a passo)

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo