Afinal, como calcular a quantidade de porcelanato?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quem vai construir ou reformar deve calcular corretamente a quantidade de porcelanato por metro quadrado a ser usada. Afinal, esse cuidado evita que o material falte durante a obra, além de idas e vindas às lojas em busca de mais revestimentos. Assim, a calculadora de piso Leroy Merlin vem para ajudar!

Calculadora de piso: sala com Porcelanato Interno Polido Michelangelo

No entanto, como calcular a quantidade de porcelanato a ser comprada com a ferramenta? É isso que ensinaremos no artigo de hoje. Confira a seguir as nossas dicas para não cometer erros no momento de adquirir o revestimento para a sua obra!


Como calcular a quantidade de porcelanato com a calculadora de piso Leroy Merlin?
1 – Calcule a quantidade de porcelanato para o chão
2 – Calcular a quantidade de porcelanato para as paredes
3 – Considere as dimensões do revestimento escolhido



Como calcular a quantidade de porcelanato com a calculadora de piso Leroy Merlin?

Com a calculadora de pisos, você terá todas as informações necessárias para adquirir a quantidade certa de revestimento, evitando desperdícios e garantindo uma obra bem-sucedida.

Um fator que se deve ter em mente para calcular a quantidade necessária de porcelanatos é definir se o revestimento será utilizado como piso ou azulejo, ou seja, no chão ou nas paredes.

Calculadora de piso: quarto com Porcelanato Interno Acetinado Michelangelo Natural

Calcule a quantidade de porcelanato para o chão

Considerando como exemplo um porcelanato medindo 50x50cm, precisamos de quatro peças para cobrir 1 m² do ambiente.

Para saber quanto é o m² do seu espaço, calcule largura x comprimento. Dessa forma, você terá a metragem total da área que receberá o piso ou revestimento.

Na prática, se o seu ambiente tem 5 m de comprimento e 4 m de largura, serão 20 m² a serem cobertos. Ou seja, serão necessárias 80 peças de porcelanato.

Calculadora de piso: Porcelanato Interno Brilhante Bianco Lux Pamesa em sala

Calcular a quantidade de porcelanato para as paredes

No caso do revestimento de paredes, o cálculo deve ser feito de forma diferente. Porém, não é difícil: basta adicionar a altura.

Como as paredes são paralelas, precisamos da área total a ser revestida. Na prática, fica assim: um cômodo de 4 m de largura, 5 m de comprimento e 3 m precisará de 60 m² de porcelanato, uma vez que 4 x 5 x 3 = 60.

Voltando ao exemplo do porcelanato que mede 50x50cm, precisaríamos de pelo menos 240 peças, sem descontar as dimensões de portas e janelas.

Calculadora de piso: banheiro com Porcelanato Acetinado Bianco Satin Biancogres

Considere as dimensões do revestimento escolhido

É essencial verificar o tipo de porcelanato que será utilizado e qual o tamanho da peça. Isso vai influenciar a quantidade a ser comprada, como vimos, e a sensação de amplitude do espaço.

Existem inúmeros tamanhos, inclusive os porcelanatos em grandes formatos, como 120×250 cm, 300×100 cm e assim por diante. Esse tipo de revestimento está em alta e traz renovação para o ambiente.

Ele também dá uma impressão de amplitude ao cômodo, pois evita as quebras na composição entre as peças e exige menos rejunte. O material ainda é versátil e resistente e pode ser aplicado em fachadas e como móveis de porcelanato. Basta usar a sua criatividade!

Dicas para calcular a quantidade de porcelanato

Para calcular corretamente a quantidade de porcelanatos por metro quadrado, o primeiro passo é ter uma planta baixa da obra com todas as medidas corretas. É importante considerar a altura, largura e comprimento das superfícies a serem revestidas.

Além disso, é necessário decidir se o revestimento será colocado de forma reta ou na diagonal, pois isso afeta diretamente a quantidade de peças necessárias. Recomenda-se a instalação na forma reta para evitar desperdícios e reduzir custos. Ao colocar o porcelanato na diagonal, é preciso fazer muitos cortes, o que resulta em perda de material.

Colocar o porcelanato de forma reta evita desperdícios!

Calculadora de piso: cozinha com Porcelanato Interno Nord Cement Portobello

Analise as características do seu projeto

Analise as características do seu projeto considerando alguns pontos essenciais. Primeiro, leve em conta o tamanho e a disposição dos espaços onde o revestimento será instalado. Avalie se há áreas de maior ou menor circulação de pessoas, como corredores ou quartos, para escolher o tipo de piso mais adequado.

Ainda, verifique a umidade do ambiente. Em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, é recomendado optar por revestimentos mais resistentes à água, como porcelanatos. Outro aspecto importante é o estilo e a decoração desejada.

Não se esqueça de levar em conta a durabilidade e a facilidade de manutenção do revestimento. Em áreas de alto tráfego, como salas de estar e corredores, escolha materiais que suportem o desgaste do dia a dia e sejam fáceis de limpar.

Por fim, leve em consideração o seu orçamento. Estabeleça um limite de gastos para a escolha do revestimento e busque opções que ofereçam um bom custo-benefício.

Calculadora de piso: área de piscina com Porcelanato Externo Fosco Parquet D'olivier Portobello

Compre peças a mais de porcelanato

Para o cálculo, também é importante considerar as perdas típicas de processos como transporte, armazenagem e manuseio de peças de porcelanato.

Por isso, é indicado comprar em torno de 10 a 15% a mais do material, caso a aplicação seja de forma reta. Por outro lado, se a opção for utilizar na diagonal, a média de acréscimo é de 30%. Quer calcular corretamente a quantidade de porcelanato para a sua obra sem erros? Então, acesse a nossa calculadora de pisos e projetos!

Calculadora de piso: área externa com Porcelanato Externo Thimos Sabbia Biancogres

Compre aqui seus pisos e porcelanatos. Para não ter dor de cabeça com instalações, conte com a Leroy Merlin Instala — você pode aproveitar a expertise dos profissionais da Leroy Merlin para executar o trabalho de forma segura e eficiente, garantindo o melhor resultado!

Leia mais:

  • Tipos e modelos de cortadores de pisos: aprenda a escolher
  • Porcelanato: preço e qualidade para você escolher o ideal
  • Porcelanato polido: cuidados com limpeza e manutenção
  • Entenda as diferenças entre porcelanato externo e interno
  • Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo