O que é steel frame, características, vantagens e desvantagens!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Você já ouviu falar em construção steel frame? Se ainda não, esqueça o cimento, a areia, os tijolos, a enxada, a , a betoneira, o carrinho de mão e os entulhos. Ou seja, esqueça tudo o que lembre uma obra convencional.

Isso mesmo, existe um processo mais rápido que é o steel frame, também conhecido como construção a seco.

Se você quer construir uma casa sustentável, com menos desperdício de materiais, mais rapidez e eficiência, essa técnica pode ser sua melhor escolha. Então, descubra o que é o steel frame, um pouco da história, suas vantagens e desvantagens.

Antes de continuar lendo, veja mais detalhes sobre o que é e como funciona o steel frame neste vídeo especial feito pelo canal de YouTube Leroy Merlin:

Leia também:

Construir ou reformar, qual a melhor escolha?

Como calcular material de construção?

Como fazer um cronograma de obras simples

Obras que precisam de autorização da prefeitura

Como calcular metro quadrado? Veja como aplicar a fórmula a diferentes situações!

O que é steel frame?

O steel frame é um sistema construtivo que utiliza estruturas de perfis de aço galvanizado, ao invés de cimento e tijolos. Na prática, isso torna a construção mais rápida, organizada e racionalizada. Além disso, dispensa a necessidade de água, o que proporciona uma construção seca, nome pelo qual esse sistema também é conhecido.

A substituição é simples: as estruturas de perfis de aço galvanizado entram no lugar do concreto armado. Enquanto isso, o gesso acartonado (chapas de drywall) e as placas cimentícias substituem os tijolos.

Além das estruturas de aço galvanizado, uma parede em steel frame é composta por:

• Fechamento externo (placas OSB e placas cimentícias);

Isolamento térmico acústico (lã de pet, lã de rocha);

• Fechamento interno (placas de gesso brancas, ou verdes, caso sejam para áreas úmidas).

Claro, para fixar tudo isso, é necessário uma boa parafusadeira!

Para os telhados de steel frame, existem várias opções de materiais, de cerâmica a metal. Uma opção é a telha Shingle, cuja composição é feita de manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos. Além disso, o telhado ainda é composto por isolante termoacústico, perfis de aço galvanizado e chapas de OSB.

Steel frame: como surgiu e um pouco da história

O conceito de construção seca nasceu nos EUA, em 1830, graças à alta demanda de casas, dado o crescimento da população naquela época. Por lá, o primeiro método utilizado foi Wood Frame, no qual se utilizavam painéis de madeira reflorestados para as bases das paredes.

Já o steel frame surgiu após a Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, nos EUA e no Japão. Esses países precisavam se reconstruir, após os bombardeios, mas não tinham quantidade abundante de madeira (material de que as casas eram construídas antes).

O aço foi a solução encontrada pós-guerra, já que construções de madeira tinham sido uma das causas de alastrar o fogo nas guerras. No Japão, o governo chegou a proibir o uso da madeira, por esse mesmo motivo. Foi então que a indústria de aço para construção civil se desenvolveu bastante.

Além disso, após a Segunda Guerra Mundial, os países precisavam reconstruir as cidades de forma rápida, e o Steel Frame gasta menos tempo na construção. Sem contar que o aço é mais leve para ser transportado, e havia abundância dessa matéria-prima, ao contrário da madeira, que estava em escassez.

Steel frame no Brasil

Já no Brasil, o steel frame passou a ser usado nas construções em meados dos anos 90, com os primeiros projetos voltados para edificações de alto padrão. Ou seja, ainda é bem recente no mercado. A primeira casa no país com essa técnica foi construída precisamente em 1998.

Os primeiros projetos visavam inovar, mas hoje esse sistema construtivo tem se popularizado. Escritórios de arquitetura e construtoras brasileiras têm se especializado no steel frame e, portanto, a expectativa é que cresça ainda mais, como já é o caso dos países vizinhos, Chile e Argentina.

Quais as vantagens do steel frame?

1. Rapidez na construção

2. Obra limpa e sem entulhos

3. Obra sustentável

4. Resistência e durabilidade

1. Rapidez na construção

Por não levar massa e cimento, o steel frame necessita apenas da montagem da estrutura. Inclusive, é possível preparar os painéis das paredes em outro local, antes da obra. Isso otimiza tempo de construção e economiza nos gastos do projeto.

Uma construção à base de steel frame que demora de três a quatro meses, em uma mesma obra convencional levaria de 12 a 18 meses. Muita diferença, né?

2. Obra limpa e sem entulhos

Uma obra com steel frame não gera o tanto de resíduos das obras convencionais, como restos de massa, cacos de tijolo, areia, entre outros itens. Portanto, o desperdício de materiais de construção também é consideravelmente menor.

3. Obra sustentável

Além de não desperdiçar tantos materiais, os que são utilizados no steel frame (aço galvanizado, alumínio, gesso, lã PET, placas OSB) são altamente recicláveis e reutilizáveis.

Por ser uma construção a seco, também não utiliza tanta água, como nas convencionais. O único momento em que necessita do líquido é na limpeza final da obra, e na formação do radier (estrutura de fundação no solo). Outro ponto a favor da sustentabilidade!

Por fim, outra vantagem desse método mais sustentável é a economia de energia. Afinal, as obras de alvenaria utilizam materiais densos, que absorvem calor.

Portanto, as casas convencionais necessitam mais uso do ar-condicionado no verão, enquanto as de steel frame possuem isolamento térmico mais eficiente. Estima-se que a economia seja de 20% a 30%, em relação às casas de alvenaria.

Ou seja, não é à toa que essa tecnologia tem sido adotada por muitos projetos arquitetônicos sustentáveis, que garantem um futuro melhor para o planeta.

4. Resistência e durabilidade

Uma construção feita com steel frame pode durar anos. Afinal, o aço galvanizado, usado no lugar do concreto armado, é uma das matérias-primas mais resistentes e de longa durabilidade que existem no mercado.

Tanto é que uma das casas mais antigas de steel frame, de 1933, na cidade de Chicago, ainda está inabalável. Isso porque os materiais utilizados são extremamente resistentes.

Fonte: Sharon Jenkins The Clio

5. Outras vantagens

Como a listinha de vantagens é bem maior que a de desvantagens, separamos mais algumas, caso você ainda queira ter mais garantias:

• Por usar uma tecnologia mais avançada, reduz a margem de erro na obra;

• A fundação do solo (chamada de radier) é extremamente barata e rápida de fazer;

• Garante maior limpeza no canteiro de obras;

• Versatilidade na hora de reformar. Em qualquer momento da construção, é possível subir uma divisória, aumentar um ambiente, ou fazer reparos;

• A obra tem início, meio e fim definidos, e raramente extrapola o prazo;

• Materiais leves, o que reduz custo com transporte;

• O tempo da obra independe do clima. Chova ou faça sol, a obra não fica parada;

• A facilidade dos perfis de aço nas passagens de hidráulica e elétrica;

• Alto desempenho térmico (aquece menos que uma casa convencional);

• Maior segurança.

Quais as desvantagens do steel frame

1. Pouca mão de obra especializada no país

2. Limitação de pavimentos (andares)

3. Pagamento antecipado

1. Pouca mão de obra especializada no país

Como o steel frame ainda não é tão popular como a construção de alvenaria, pode haver dificuldade de encontrar mão de obra especializada, em algumas cidades. Portanto, esse fator pode encarecer obras grandes, a depender da localização.

2. Limitação de pavimentos (andares)

Outra limitação do steel frame é em relação ao número de pavimentos, já que o recomendado é que a construção tenha, no máximo, cinco andares.

3. Pagamento antecipado

Por fim, outra desvantagem, apontada pela arquiteta Karina Sant’Ana, é a necessidade de pagamento antecipado da obra.

Como o processo é rápido, não acontece como nas construções de alvenaria, em que os pagamentos de materiais e da mão de obra extra podem ser feitos ao longo do processo.

Em compensação, isso garante que, se você fez um bom planejamento com steel frame, a chance de o valor aumentar ao longo da obra é bem menor.

Qual a diferença entre steel frame e alvenaria?

A diferença entre o sistema construtivo em steel frame e a construção convencional em alvenaria é significativa, e já começa nos dias necessários para a execução do projeto. Essa economia de tempo pode ser de até 60%, em comparação com as de alvenaria.

Por exemplo, essa casa da foto, em Londrina (PR), foi construída em apenas 58 dias!

Casa em Steel Frame de Londrina (PR) construída em apenas 58 dias
Projeto de Fernando V. Maragno Instaladora Diviplus Acoustic Solutions

Por ser uma construção inteligente, trabalha com uma precisão milimétrica em paredes, portas e janelas. As passagens de elétrica e hidráulica são bem mais práticas e rápidas, devido à estrutura dos perfis de aço.

Não tem o quebra-quebra de parede, como na construção convencional, o que diminui custos e proporciona melhor acabamento na obra.

No caso de vazamentos, se algum cano estourar dentro da parede, é só desparafusar uma chapa de drywall (ou Placa de Gesso) e procurar o local das fixações. Em seguida, basta fazer o conserto e substituir a placa retirada.

É uma obra toda industrializada e que não gera perda de materiais. Todo o valor do investimento é facilmente calculado diante do projeto. Além disso, o cronograma da obra em steel frame pode ser seguido à risca sem surpresas”, explica Anderson Nunes Machado, gerente comercial de materiais de construção da Leroy Merlin de São Leopoldo (RS), especialista em construção a seco.

A durabilidade é outro fator que também entra nesse comparativo, já que as casas construídas pelo sistema a seco têm uma durabilidade acima de 300 anos, sem grandes problemas com reparo e umidade.

• Leia também: O que são esquadrias, quais os principais tipos e como usar na decoração?

Como é feita a aplicação do steel frame?

A aplicação do steel frame tem seu início com uma boa fundação, que deve ser projetada especificamente para a estrutura que será ali colocada.

Feita a fundação, a armação em aço, chamada perfil, é colocada da forma que se deseja que a casa apresente. Uma vez que a estrutura esteja projetada para esse tipo de obra, sua execução se torna muito mais rápida e simples.

Com os perfis de aço devidamente colocados e acertados os detalhes finais do projeto, é hora de colocar as placas – ou painéis – para que então se possa fechar todas as laterais da casa.

Tão logo os painéis estejam posicionados, começa, então, a fase de criação da estrutura do telhado, que pode receber qualquer tipo de telha, seja em cerâmica ou cimento, seja em laje de aço galvanizado revestida com madeiras ou até mesmo laje já pré-moldada, feita em concreto.

Todas essas etapas da construção são elaboradas rapidamente quando temos pessoal especializado em steel frame trabalhando conosco, garantindo excelente acabamento.

• Leia também: Tipos de telhas: saiba as vantagens e desvantagens de cada

Quais os componentes do steel frame?

O steel frame conta com diferentes estruturas, sendo elas classificadas entre componentes internos e componentes externos.

Componentes das paredes externas

• Estrutura – Os perfis de aço galvanizado que darão à casa a estrutura necessária;

• OSB – O painel feito com tiras de madeira prensada, que são dispostos para dar maior resistência à estrutura;

• Membrana – Necessária para impedir a entrada de umidade, mas que permite, ao mesmo tempo, que a edificação transpire o quanto for necessário, evitando a formação de mofo e, sobretudo, infiltrações;

• Placa feita em cimento – Esse tipo de material é necessário para dar maior planicidade para a estrutura da casa, evitando as deformações que podem ocorrer com a variação de temperatura e o processo de contração e dilatação. Além da massa de cimento, essa placa conta com fibra de vidro em sua composição;

• Base coat – A base coat é o que irá revestir a placa de cimento e será diretamente responsável por toda a impermeabilização da estrutura, fazendo também com que todas as juntas da placa cimentícia sejam ocultadas;

• Acabamento – O acabamento será aquele que for o escolhido pelo arquiteto, seja tinta, porcelanato ou qualquer tipo de revestimento disponível no mercado;

• Isolamento termoacústico – É uma estrutura adicional que pode ser feita tanto em lã de PET ou, ainda, com lã de vidro, a depender do que for mais acessível no momento da obra.

Componentes das paredes internas

Já os componentes das paredes internas são menos numerosos do que aqueles que são fundamentais para a estrutura externa da edificação.

Confira:

• Estrutura – É o mesmo perfil utilizado para compor a estrutura externa da sua casa, que recebe também tratamento anticorrosivo;

• Lã de vidro ou de PET – Necessária para conferir à estrutura isolamento termoacústico, fundamental para ser aplicada entre os painéis;

• Placa de gesso acartonado – Criada a partir de uma mistura de gesso com papel cartão, necessária para conferir a planicidade necessária para o acabamento;

• Massa niveladora – Criada para dar acabamento mais refinado às placas de gesso e que deve ser aplicada em toda a parede, garantindo maior impermeabilização do ambiente e, sobretudo, a unicidade visual necessária para a obra;

• Revestimento para o acabamento – Pode ser qualquer tipo de revestimento que se deseje aplicar, seja tinta, cerâmica, porcelanato ou madeira.

• Leia também: Tipos de impermeabilização: 7 soluções para a sua obra

O que é mais barato: steel frame ou alvenaria?

Os valores de construção steel frame e alvenaria são bastante semelhantes. Segundo a arquiteta Karina Sant’Ana, uma obra em steel frame (padrão médio), custa em torno de R$ 1.900 por metro quadrado finalizado. A mesma construção de médio padrão pronta, em alvenaria convencional, custaria em torno de R$ 1.800 a R $ 2.000.

Ou seja, o steel frame está no meio, com um valor equiparado. Obviamente, a especialista atenta que esses preços podem alterar, de acordo com os revestimentos e materiais.

Porém, ao considerar as vantagens dessa construção sustentável, o gasto pode até sair mais em conta. Afinal, a obra será bem mais rápida (ou seja, menos mão de obra) e com menos desperdício de materiais.

Quanto custa uma casa construída em steel frame no Brasil?

Os preços para construir uma casa em steel frame no Brasil variam, de acordo com os revestimentos e materiais de construção utilizados.

A arquiteta Helena Rodrigues, do canal Dama do Gesso, explica que o steel frame não possui um preço fixo. Afinal, o processo funciona por composições dos sistemas, que incluem parede, teto, telhado, e assim por diante.

Para uma casa de 70 m², por exemplo, ela considera uma média entre R$ 700 e R$ 800 por metro quadrado, apenas de material. Porém, ela alerta que é preciso levar em consideração outros fatores, como a própria localização da obra.

Qual é o preço do Steel Frame por metro quadrado?

Os preços do steel frame por metro quadrado podem variar, de acordo com materiais e revestimentos utilizados. Justamente por isso, é aconselhável preparar um comparativo entre as construtoras, antes de iniciar seu projeto.

Como evitar problemas numa construção em steel frame?

Tanto as construções em steel frame, quanto as convencionais em alvenaria, podem apresentar problemas durante a obra. Portanto, a melhor forma de evitar incidentes não desejados é buscar profissionais especializados, ou com experiência nessa técnica.

Como o steel frame ainda é relativamente novo no Brasil, o cuidado é redobrado. Nesse sentido, tanto profissionais de arquitetura com conhecimento da tecnologia, quanto construtoras com mão de obra especializada, podem garantir melhores resultados.

Inspirações: 15 projetos com steel frame

Agora que já mostramos todas as vantagens desse sistema construtivo que promete ser o futuro da arquitetura, confira algumas inspirações!

Separamos quinze projetos que irão te deixar com ainda mais vontade de ver uma obra de steel frame ao vivo, ou quem sabe até mesmo fazer na sua própria casa.

1. Steel frame em casa integrada

A estrutura da casa com um perfil mais integrado e aberto dá o tom de leveza que o steel frame acaba por proporcionar ao ambiente, possibilitando enchê-lo de iluminação natural e fluidez entre os ambientes.

Foto de Tatiana Plitt via Domino

2. Steel frame em pé direito alto

A construção em steel frame possibilita criar ambientes com pé direito mais alto, permitindo colocar a criatividade a todo vapor no momento de aproveitar esse tipo de estrutura elegante, fluida e leve.

Projeto de Pavonetti Architecture e foto de Amanda Kirkpatrick via Arch Daily

3. Steel frame em casa na natureza

E se você pudesse ter uma casa totalmente integrada com a natureza? A casa em steel frame permite utilizar estruturas de vidro, integrando espaços com o ambiente externo.

Projeto de Ângela Roldão Arquitetura e foto de Jomar Bragança via Arch Daily

4. Steel frame em fachadas com vidro

Quer saber quanto custa uma casa em steel frame? Custa ter uma vida mais integrada com a natureza, receber iluminação natural em seu lar o tempo todo e toda a segurança que qualquer outro tipo de construção tradicional conferiria.

Projeto de Falkenberg Innenarchitektur e foto de Reimund Braun via Arch Daily

5. Steel frame em casa da praia

Em regiões litorâneas o steel frame pode ser utilizado sem medo de que a estrutura seja danificada pela maresia, dada a sua composição em aço.

Projeto de Brigid Arnott e decoração de Vanessa Colyer Tayem via Homes to Love

6. Steel frame em casa de campo

No campo, a casa em steel frame traz maior integração com o ambiente externo, sobretudo por conta da sua estrutura em vidro e madeira, o que faz com que haja equilíbrio na composição como um todo.

7. Steel frame com tijolinho

Além do vidro, a casa construída em steel frame também pode ter sua parede de tijolinho à vista exposta, mantendo uma harmonia perfeita entre o peso dessas peças em estado bruto com o vidro, que é leve e fluido.

Foto de Nicole England e decoração de Sarah Maloney via Homes to Love

8. Steel frame em galpão

O steel frame também pode ser introduzido em áreas comuns, seja de bares, hotéis ou restaurantes, proporcionando um ambiente cheio de luz e de conforto para que se possa aproveitar a vida com familiares ou com amigos.

Foto de Ufl Celander via Arch Daily

9. Steel frame em cozinha

O resultado de uma cozinha em uma casa feita em steel frame é muito encantador, sobretudo por conta da possibilidade de explorar o teto como elemento da decoração.

Projeto de Emerick Architects via Arch Daily

10. Steel frame em casa de dois andares

A casa em steel frame pode receber ares mais complexos, em uma arquitetura mais contemporânea, explorando as suas linhas duras e retas com primor.

11. Steel frame em casa de família

A casa da família pode ser feita em steel frame, que confere toda a segurança e a estabilidade que os seus entes mais queridos precisam e merecem ter, bem como o conforto de morar em uma casa incrível, moldada da forma perfeita para eles.

Foto de Derek Swalwell e decoração de Nicole Bell via Homes to Love

12. Steel frame em casa com varanda

Com os perfis à mostra, a casa feita em steel frame ganha ares mais industriais que enriquecem o projeto.

Foto de Tatiana Plitt via Domino

13. Steel frame em trailer

O trailer em questão assumiu um contorno muito mais moderno e elegante, ainda que com elementos rústicos, com a sua reformulação, quando recebeu as estruturas em steel frame.

Fonte: Tiny House Swoon

14. Steel frame em casa moderna

Mais tradicional e elegante, a casa em tons de branco feita em steel frame foge do industrial e do moderno, ganhando tons muito mais clássicos.

Foto de Carlos Mancini via Galeria da arquitetura

15. Steel Frame em chalé

E que tal levar o aço para a floresta e ter uma casa em meio às árvores?

Projeto de Silvia Acar Arquitetura e foto de André Scarpa via Arch Daily

16. Steel frame em casa pequena

Projeto de Silvia Acar Arquitetura e foto de André Scarpa via

Projeto de CABN via Arch Daily

Conclusão

Inspiração é o que não falta, quando se trata dessa estrutura inovadora, eficaz e sustentável, né? Construir uma casa nesse modelo é um investimento a longo prazo, não só para quem faz a escolha, como para o meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é o steel frame, conta pra gente, nos comentários, o que achou dessa tecnologia, e se vai querer investir nessa aposta do futuro!

Leia Mais:

Reforma de banheiro pequeno: veja 30 dicas!

Descubra como planejar a reforma de cozinha por etapas!

Conheça as 9 principais marcas de cimento do mercado!

15 tipos de piso: conheça as melhores opções para sua casa

Como construir um pequeno telhado em steel frame

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo