Como fazer

Como consertar parede estufada e descascada

Qualquer casa, em algum momento, vai apresentar algum problema na parede. Se esse é o seu problema, fique calmo. Muitos deles são simples de serem resolvidos e você consegue fazer sem precisar de ajuda profissional.

O mesmo vale para paredes atingidas pela umidade e que começaram a estufar e descascar. Para te dar uma mão com essa tarefa, chamamos a Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade, que fez um passo a passo fácil, e sem gastar muito, sobre como reparar uma parede estufada ou descascada.

• Leia também: Como impermeabilizar parede? Conheça todos os detalhes do processo!

Afinal, por que minha parede ficou estufada?

Na maioria das vezes, as paredes estufam ou descascam justamente porque receberam muita umidade. É muito comum isso acontecer em paredes que são a extensão de áreas molhadas, como banheiros.

Na maioria das vezes, isso acontece porque as paredes em questão não foram impermeabilizadas corretamente durante a construção. Então, a umidade consegue atravessá-la e o desastre acontece. 😒

Paloma alerta que antes de arrumar a parede descascada, é preciso consertar a infiltração causadora da umidade. Muita gente utiliza apenas uma tinta antimofo, mas ela não faz milagre. Sua função é apenas auxiliar na manutenção da parede mofada, caso ela já tenha sido impermeabilizada antes.Você vai ver que depois da reforma sua parede vai parecer nova de novo. Bora ver como faz?

Como consertar parede estufada e descascada passo a passo

▪️ Antes de começar, proteja o chão da área a ser trabalhada com uma lona plástica para evitar que o piso suje ou ganhe algumas manchas de produtos. Lembre-se de utilizar equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e óculos para evitar que a poeira da parede descascada ou dos produtos entre em contato com seus olhos e pele.

▪️ Com a ajuda de uma espátula raspe toda a parte da parede que está descascando! Capriche nesta etapa, pois a parte danificada precisa sair toda.

▪️ Depois disso, despeje o adesivo líquido em uma bandeja para pintura.

▪️ Com a ajuda de um rolo de tinta, passe o adesivo líquido na parede. Ele funciona como uma espécie de cola que ajudará a argamassa a fixar melhor na parede.

▪️ Enquanto o adesivo líquido termina de secar, faça uma mistura de argamassa e impermeabilizante. Você pode utilizar tanto a argamassa pronta quanto em pó. Se for utilizar a em pó, siga as instruções da embalagem para fazer a mistura.

▪️ Aplique a mistura com a ajuda de uma desempenadeira, ou de uma espátula mesmo. A camada não precisa ficar muito grossa, então pode colocar um pouquinho de força na hora de aplicá-la na parede.

▪️ Com uma desempenadeira, ou espátula, retire o excesso de argamassa da parede.

▪️ Lixe a parede para deixá-la lisinha e nivelada. Dê preferência para uma lixa com numeração acima de 150.

▪️ Depois que a parede já estiver seca, você pode usar a massa corrida ou pintar sua parede.

E se você quiser aprender a como pintar a parede de sua casa, a Paloma também fez um vídeo sobre o assunto. Nele, ela te ensina todos os truques e dicas para que pintura fique lisinha e perfeita.

Materiais que você usará para consertar a sua parede estufada

Confira a lista de materiais que serão usados para deixar sua parede nova de novo:
Espátula de metal
Lona plástica
Argamassa acrílica
Desempenadeira
Massa corrida
Lixas
Kit de pintura
Tinta Látex

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo