Piso claro ou escuro? Prós e contras de cada um
Na hora de escolher o piso de um cômodo, existem várias opções de revestimentos no mercado. Porém, não só o material importa, já que é preciso decidir também entre pisos mais claros ou escuros.
A disputa é acirrada: há quem prefira tons suaves, e quem aprecie o contraste de opções mais intensas. A verdade é que não existe uma escolha melhor que a outra. Tudo vai depender do objetivo que você quer atingir na decoração.
Contam também quem são os moradores da casa. Se você tem pets e crianças, é melhor escolher uma opção mais escura, que vai ajudar a “camuflar” a sujeira.
E então, piso claro ou escuro? Continue lendo para conhecer as vantagens e desvantagens de cada um e escolher qual o melhor para sua casa nova.
Qual escolher: piso claro ou escuro?
A escolha entre um piso claro ou escuro vai depender, principalmente, de fatores pessoais. Antes de tudo, você precisa ter em mente o impacto que quer causar no ambiente.
Afinal, cada tom de piso gera um efeito, junto ao resto da composição. Por exemplo, enquanto um claro pode ser mais suave, um escuro tende a ser mais impactante.
Alguns outros pontos a se considerar:
• Tamanho do ambiente.
• Estilo da sua decoração.
• Cor dos móveis disponíveis.
• Quem vive no local (por exemplo, se tem crianças e pets).
Para ajudar você a decidir qual se adequa melhor à sua realidade e estilo, separamos uma listinha de prós e contras de cada tom de piso. Assim, você poderá colocar na balança quais fatores são mais relevantes para tomar a sua decisão.
Vantagens e desvantagens do piso claro
O piso claro é uma ótima opção para quem possui pets e crianças. Afinal, arranhões, sujeiras ou manchas deixarão sinais sutis, enquanto, em pisos escuros, ficam bem evidentes.
Pisos de madeira clara também duram mais, já que não precisam ser repintados com a mesma frequência que os pisos escuros. Alguns riscos mais profundos na madeira escura revelam rapidamente o desgaste, então precisa de manutenção mais regular.
Além disso, os pisos mais claros tendem a tornar um ambiente maior, então são excelentes para pequenos espaços. No geral, pisos escuros causam a impressão de que o ambiente é menor. Porém, isso pode variar, de acordo com móveis, cores das paredes e demais objetos.
Caso seu mobiliário seja escuro, o piso claro é ainda melhor, porque o contraste dos tons também ampliará e iluminará seu ambiente. Na maior parte dos casos, escolher um tom oposto aos móveis trará resultados mais interessantes.
Decoração com piso claro
O piso claro combina com vários estilos de decoração, dos mais modernos aos mais clássicos. Por isso, confira algumas inspirações a seguir:
1. Piso claro para um quarto tranquilo
Um piso escuro, provavelmente, não criaria essa mesma atmosfera serena e tranquila. Então, se você quer um quarto arejado e leve, o piso claro pode ser uma boa opção.
2. Piso claro em cozinha industrial
O contraste com as paredes mais escuras gera profundidade e amplitude. Pela sutileza do piso claro, a parede de tinta preta fosca também ganhou destaque na decoração industrial.
3. Piso claro para destacar os móveis
Nesse caso, a mobília ganhou ênfase, pelas cores e formatos. O piso claro, então, abre espaço para essas peças, e não rouba o foco na decoração.
4. Piso claro para tons neutros
Não só de contraste se faz um piso claro. Seu objetivo pode ser criar uma decoração mais neutra e minimalista, apenas com tons mais suaves.
5. Piso marrom claro em sala de estar
O piso marrom claro é um bom meio termo entre os pisos muito claros e escuros. Ele também dá leveza ao ambiente, ao mesmo tempo que cria um clima aconchegante.
6. Piso claro em quarto com móveis de madeira
O piso de madeira escuro não dá tanto destaque, quando os móveis já são assim. Por isso, vale investir no contraste, ao apostar em um piso mais claro.
7. Piso claro em ambientes integrados
Em ambientes integrados, o ideal é que o piso seja o mesmo. Ao optar por um tom claro, o espaço poderá ganhar mais amplitude. Nesse caso, os tapetes podem ser bons aliados para demarcar os ambientes.
8. Piso claro para estilo contemporâneo
No geral, pisos claros tendem a ser mais contemporâneos que os escuros, que costumam criar efeitos mais rústicos. Tudo vai depender da decoração, mas apostar em um tom claro pode ser um bom começo, se você busca um estilo moderno ou Nesty Living.
9. Piso claro em espaços pequenos
Como os pisos claros podem dar a sensação de ampliar um ambiente, são ótimas escolhas para pequenas cozinhas, lavabos e banheiros.
10. Piso claro em cantinho zen
Nada melhor que um piso suave em um espaço de relaxamento, certo? Na hora de criar o seu cantinho zen, pense bem nessa escolha.
Vantagens dos pisos claros
Após essas imagens, você pode ter se convencido de que o piso claro é sua melhor opção. Para não sobrar nenhuma dúvida, confira as vantagens desse preferido de tanta gente:
• Dá mais leveza e modernidade para o cômodo.
• Deixa o ambiente com a impressão de ser mais espaçoso.
• É bem versátil e combina com qualquer estilo de decoração.
• Se quiser mudar para um tom mais escuro, poderá alterá-lo com mais facilidade.
• Não deixa marcas e arranhões evidentes (por isso, é adequado para crianças e pets).
• É fácil de limpar e fazer a manutenção.
• No geral, o granulado é maior, então pode criar diferentes texturas interessantes.
• É um piso bem mais sutil e discreto, então pode evidenciar sua mobília ou decoração.
Desvantagens dos pisos claros
Antes de bater o martelo e definir que quer mesmo o piso claro para seu espaço, confira também suas desvantagens:
• Caso seja um piso branco ou bege claro, a dica da limpeza não vale tanto. Afinal, ele pode sujar com mais facilidade que um escuro, ou ficar encardido com o tempo.
• Dependendo do tipo de piso, tons mais claros podem desbotar com exposição intensa de sol. Nesse caso, uma alternativa é utilizar uma cortina, para bloquear a incidência de luz forte.
Não são tantas assim, mas depois não vai dizer que não avisamos, hein?
Vantagens e desvantagens do piso escuro
Os pisos escuros costumam ser os preferidos em decoração mais elegantes e clássicas. Especialmente se forem de madeira, podem deixar o ambiente mais vivo e luxuoso.
Ao contrário dos pisos claros, podem causar a impressão de diminuir um espaço. Então, é preciso tomar cuidado, se esse não for seu objetivo. Em compensação, em ambientes muito grandes, ele pode criar um efeito mais aconchegante.
Outra característica é que os pisos escuros podem deixar marcas e arranhões mais evidentes. Assim sendo, a manutenção precisa ser mais frequente do que o claro.
Confira todas as vantagens desse queridinho de muita gente!
Vantagens dos pisos escuros
• Proporcionam uma decoração mais elegante e sofisticada.
• São menos danificados pela exposição contínua ao sol.
• Causam uma aparência natural. Mesmo se o piso não for de madeira, por ser mais escuro, cria um efeito mais fiel à natureza que os tons claros.
• Proporciona aconchego aos ambientes, especialmente se usado com uma paleta de tons mais quentes.
• Por ser um piso de contraste, pode gerar um ponto de destaque na decoração. Além disso, pode criar efeitos densos ou dramáticos.
Desvantagens dos pisos escuros
• Quanto mais escuro for o piso, mais fácil será de avistar riscados no chão.
• Se você tem animais de estimação, os arranhões obviamente irão acontecer. Então, isso pode ser um problema, ao optar por pisos mais escuros.
• O piso mais escuro pode fazer com que seu espaço pareça menor do que de fato é.
• Pode deixar um ambiente mais escuro, se não for equilibrado com os móveis ou cores da parede.
Decoração com piso escuro
Para não restar dúvidas entre essa disputa acirrada de pisos, selecionamos algumas fotos para inspirar você na escolha.
1. Piso escuro com objetos de cores vibrantes
Nem sempre um piso escuro precisa ser contrastado com móveis claros. A composição de cores na decoração pode criar um efeito dramático e até mais aconchegante para o quarto.
2. Piso escuro com móveis claros, para ambiente mais vivo
O clássico de unir um piso escuro com móveis e objetos de decoração mais claros também é infalível!
3. Piso escuro com móveis claros, para ambiente clássico
Que tal apostar nas paredes e no piso em tons mais escuros, para deixar os móveis e objetos decorativos brancos em destaque?
4. Piso escuro em quarto rústico
Mesmo se você morar em apartamento, o piso escuro pode criar um efeito mais rústico. Basta apostar em elementos naturais, para se sentir como em um quarto no campo.
5. Piso escuro com móveis brancos, para estilo escandinavo
O estilo escandinavo ganhou o coração de muita gente. O piso, normalmente, é de madeira, então você pode apostar em uma clara ou escura, para contrastar com a simplicidade do restante da decoração.
6. Piso marrom escuro com peças vibrantes, para maior impacto
O piso escuro é perfeito para criar espaços luxuosos e no estilo Dandy. Aposte em uma composição com almofadas de veludo e um pendente dourado, que não tem erro!
7. Piso escuro para um estilo loft industrial
Para um estilo industrial, que segue tendência de decoração em 2021, o piso escuro pode criar uma atmosfera mais sóbria.
8. Piso preto em decoração industrial
Outra opção para o estilo industrial é um piso preto, para contrastar com as típicas paredes de cimento queimado ou tijolinho.
9. Piso escuro em banheiro minimalista e moderno
Para um banheiro minimalista, apostar em um piso escuro também pode ser interessante, para contrastar com o resto.
10. Piso e parede escuros, para efeito luxuoso
Além de compor um estilo mais clássico, esse piso escuro deixa o local mais aconchegante, junto da lareira. Ou seja, escolha perfeita para áreas mais frias.
Gostou dessas inspirações? Agora, vai ficar mais fácil decidir entre qual tom escolher no seu ambiente. Comente aqui embaixo se você é time piso claro ou piso escuro!
Leia mais:
Como fazer piso de cimento queimado?
Como colocar piso sobre piso? Veja passo a passo
Como limpar piso vinílico de forma correta?