Qual a diferença entre piso bold e retificado?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se você está em um momento de reforma, na hora de escolher revestimentos e pisos, irá se deparar com uma variedade enorme de produtos, com cores, texturas, materiais e acabamentos existentes.

E, provavelmente, vai ter alguma dificuldade na hora de escolher algumas características, como a borda. Afinal, você sabe bem a diferença entre o piso com borda bold e o retificado?

• Borda Bold: são conhecidas como bordas ou acabamentos arredondados de pisos, porcelanatos e revestimentos.

• Borda Retificada: são as bordas ou acabamentos retos de pisos, porcelanatos e revestimentos.

Além da estética, a funcionalidade do acabamento também deve pesar na hora da escolha. O revestimento retificado, por exemplo, apesar de ser mais caro, leva menos rejunte e, por isso, o preço final da obra pode acabar saindo mais em conta.

Bora desvendar esse mistério? Te damos todas as dicas aqui.

• Leia também: Como limpar porcelanato?

Qual a diferença entre piso retificado e bold?

O piso bold tem as bordas arredondadas, que é o acabamento mais tradicional. Já o piso retificado tem as bordas retas ou lapidadas, que trazem um acabamento mais moderno e clean.

O que é revestimento retificado?

O revestimento retificado possui acabamento reto e preciso, pois suas bordas são cortadas por discos de diamante. O que acaba deixando a superfície mais lisa também. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.

Vantagens do revestimento retificado

Utiliza menos rejunte

Por utilizar menos rejunte, o revestimento retificado tem um acabamento mais regular e sem a necessidade de retoques, o que causa um efeito visual agradável, moderno e sofisticado ao ambiente.

Menor custo da obra e menos sujeira

Usando menos rejunte, o custo da obra é menor, além de causar menos sujeira. O indicado é que as peças sejam aplicadas com menos espaço entre elas: entre 0,5mm a 2mm.

Alguns pisos retificados podem ser aplicados sem rejunte

Alguns fabricantes possuem produtos retificados que podem ser aplicados com junta seca, ou seja, sem nenhum espaçamento entre as peças.

Nesse caso, em áreas secas, o uso do rejunte é opcional; já em áreas molhadas ou úmidas, como banheiro, por exemplo, é aconselhado o uso do rejunte acrílico ou epóxi para evitar qualquer tipo de infiltração.

Possui maior vida útil

O revestimento retificado possui uma vida útil longa, por conta de seu elaborado processo de fabricação, por isso dificilmente causará algum problema depois de aplicado.

Desvantagens do revestimento retificado

Preço

O revestimento com borda retificada costuma custar mais caro que o bold, assim como sua instalação.

Mão de obra especializada

É essencial contar com mão de obra especializada na hora de instalar o revestimento com acabamento retificado, pois as peças s ão colocadas muito próximas uma das outras.

Além disso, o profissional contratado deve usar niveladores de piso e ferramentas específicas para garantir um bom assentamento das placas.

Para quais ambientes o revestimento retificado é indicado?

O revestimento retificado é indicado para qualquer ambiente, seja ele interno ou externo, amplo ou compacto: sala, quartos, cozinha, banheiro, escritório, varanda, área de lazer.

Para quem busca uma decoração clean, moderna, com aparência certinha, revestimento retificado também é a solução certa!

Sua manutenção é simples e por conta do pequeno espaçamento e menores áreas de rejunte, acumula menos sujeira.

Modelos de revestimento retificado

Têm modelos de revestimento, porcelanato e pisos retificados para todos os gostos.

De cores, texturas e tamanhos diferentes, esse tipo de revestimento possui um acabamento clean e dá uma sofisticação a mais em qualquer espaço.

Reunimos aqui alguns modelos de porcelanatos, pisos e cerâmicas com acabamento retificado.

Sala

Esse modelo de porcelanato retificado imita mármore e dá um charme a mais nessa sala de estar.

Cozinha

Esse modelo de piso cerâmico retificado em cinza trouxe sofisticação para a cozinha.

Banheiro

O revestimento retificado também pode ser uma opção para o banheiro. Neste exemplo, um mix de cores claras trouxe leveza e beleza para o banheiro.

Varanda

Piso com borda reta traz sofisticação para o ambiente, além de ser fácil a limpeza. É ideal para varandas e espaços grandes.

O que é revestimento bold?

O revestimento bold é um produto com acabamento tradicional em que as bordas são levemente arredondadas.

Por esse motivo, quando este produto é aplicado, as peças precisam de uma distância entre uma e outra maior de 3mm podendo chegar a 10mm. Sendo assim necessário uma quantidade maior de rejunte.

Esse tipo de acabamento arredondado é o mais comum e conhecido das cerâmicas.

Vantagens do revestimento bold

Preço mais barato

O revestimento com acabamento bold é mais barato do que o revestimento retificado. Além disso, a instalação é mais em conta também.

Desvantagens do revestimento bold

Utiliza mais rejunte

Uma desvantagem no acabamento bold está relacionada ao rejunte. Por conta do espaçamento maior entre as peças quando aplicadas, é necessário utilizar uma quantidade superior de rejunte. Com isso, o custo é maior de rejunte e faz mais sujeira na obra.

Mais sujeira

Outro ponto negativo é que o revestimento bold acumula mais sujeira devido ao espaçamento maior entre as peças. Com isso, a limpeza e manutenção precisam de mais cuidado e atenção.

Para quais ambientes o revestimento bold é indicado?

Assim como o revestimento retificado, o revestimento bold é indicado para qualquer ambiente, seja interno ou externo de residências e projetos comerciais.

Além disso, o acabamento bold pode ser a solução de decorações pontuais como em cozinhas e banheiros com revestimentos decorativos.

Modelos de revestimento bold

Existe uma grande variedade de tamanhos e acabamentos em revestimentos bold.

Seja em porcelanato ou cerâmica, os revestimentos com acabamento arredondado podem ser utilizados em paredes e pisos de residências, escritórios e áreas externas.

Sala

Esse porcelanato bold imitando madeira é ideal para salas e quartos.

Banheiro

Esse porcelanato com borda arredondada trouxe um charme para a parede do banheiro.

Cozinha

O revestimento decorativo em bold é ideal para dar vida à cozinha.

Varanda

Piso com borda arredondada é uma ótima opção para quem não quer gastar muito. Em áreas grandes como varandas, pode ser a solução certa!

Qual o melhor piso: retificado ou bold?

O melhor piso, retificado ou bold, irá depender do produto que combina com o seu estilo, ambiente. Além é claro, do quanto quer gastar.

Existem no mercado uma quantidade enorme de opções de pisos, porcelanatos e cerâmicas com acabamento retificado e bold.

E para todos os ambientes, seja interno ou externo, a escolha é sua! Na Leroy Merlin, você encontra inúmeras opções de pisos, cerâmicas e porcelanatos com acabamento em bold ou retificado.

Como limpar piso retificado e bold

A limpeza de um piso retificado e bold é a mesma. Veja as recomendações:

• diariamente: para tirar o pó, use vassoura ou aspirador. Depois, passe um pano umedecido com detergente neutro e finalize com um pano seco

• limpeza pesada: use saponáceo cremoso ou líquido ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante

• manchas: se não conseguir tirar com água e detergente, passe água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície do piso. Sempre utilize panos macios

• não utilize: solventes, materiais que possam riscar o piso (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos

Conclusão

Os pisos, porcelanatos e revestimentos possuem diferentes acabamentos de borda.

Há dois tipos de acabamentos de borda: bold e retificado.

O produto bold é um produto com acabamento tradicional em que as bordas são levemente arredondadas.

Já o piso retificado ou com borda reta passa por um processo a mais na linha de produção. Ele recebe um acabamento em todas as bordas, deixando-as completamente retas, possibilitando um aspecto visual mais bonito e moderno para o ambiente.

Agora que você já sabe a diferença entre piso retificado e bold, qual produto combina mais com o seu estilo e ambiente? Conte para a gente!

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com amigos e familiares.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo