15 tipos de piso: conheça os melhores para sua casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Na hora da reforma, é normal ter dúvida sobre o melhor tipo de piso para revestir cada ambiente. Isso porque além do fator beleza, contam também o investimento, o número de moradores da casa (e quem são eles) e a funcionalidade do piso.

É fácil de limpar, ajuda a manter o ambiente quentinho, derrapa muito, faz o ambiente parecer maior? E, para cada quesito, tem um tipo de piso que vai entregar mais.

Então, se você está no comecinho da reforma e ainda tem dúvida sobre que revestimento escolher, acompanhe esse listão que fizemos com os 15 principais tipos de pisos que você encontrará no mercado.

Claro, com os prós e contras de cada um, para ajudar na sua escolha. Vamos nessa?

Antes de continuar a leitura assita a este video que vai te explicar os prós e contras dos principais tipos de pisos:

Tipos de piso: 15 opções para sua casa

1. Piso cerâmico

Os pisos cerâmicos são produzidos com argila e são opções para quem busca um material durável e bonito. Versáteis, disponíveis em diversas cores, formatos, estampas e texturas, podem ser usados em qualquer ambiente da casa. Além disso, tem um ótimo custo benefício.

Piso Cerâmico Interno Esmaltado Borda Arredondada VPC46102 46x46cm Viva Cerâmica

Vantagens do piso cerâmico

Ótimo custo benefício, fácil manutenção e limpeza e não mancham com facilidade.

Desvantagens do piso cerâmico

Podem lascar com mais facilidade. Deixam o ambiente mais frio, não indicado para ambientes que precisam da sensação de aconchego, como os quartos.

Ambientes recomendados para piso cerâmico

O piso cerâmico de textura áspera é indicado para cozinha e banheiro. Já o liso é indicado para sala.

2. Porcelanato

O porcelanato é um revestimento nobre, que pode ser instalado em piso, revestimento de parede e até bancada. É um material altamente resistente e durável, que permite o uso de rejuntes menos espessos, principalmente no caso do porcelanato retificado, criando um visual incrível e dando uma sensação de amplitude no ambiente.

Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Polido Borda Reta Chloe 120x120cm Biancogres

Vantagens do porcelanato

Baixa absorção de água, resistente, fácil de limpar, além de muitas opções de cores, estampas e texturas.

Desvantagens do porcelanato

A versão acetinada mancha e risca com facilidade, além de ser escorregadio em contato com água.

Ambientes recomendados para porcelanato

Áreas internas como sala, quarto, banheiro e cozinha. E externas, quintal, área de serviço, churrasqueira. Tudo depende do tipo de porcelanato escolhido para cada um.

Não consegue decidir entre o porcelanato e outros tipos de piso? Confira o vídeo da nossa colaboradora Leroy Merlin, para tirar suas dúvidas:

3. Cimento queimado

O cimento queimado nada mais é do que uma argamassa feita de cimento, areia e água. O revestimento é criado no próprio piso, e sua espessura é de aproximadamente 2 a 3 cm.

A diferença dessa técnica é que, após aplicar a argamassa no chão, é necessário polvilhar cimento por cima dela, para criar mais resistência e evitar trincas. Esse processo, chamado de “queimar o cimento”, cria a estética mais manchada e natural do piso.

Apesar de não ser difícil fazer o piso de cimento queimado em casa, o mercado percebeu o sucesso desse material e criou massas prontas e tintas para imitar esse efeito. Os produtos ainda não causam as famosas trincas, além da praticidade na aplicação.

Piso Vinílico Em Régua (cimento Queimado) Sincenet

Vantagens do cimento queimado

De fácil aplicação é mais barato e dispensa mão de obra especializada. Aceita bem a técnica do piso sobre piso e está em alta para ambientes no estilo industrial, rústico, escandinado.

Desvantagens do cimento queimado

De característica porosa, absorve mais líquidos e pode manchar com facilidade. Pode trincar e criar fissuras com o tempo.

Por ser um piso frio, não é recomendado para ambientes que necessitam da sensação de conforto e aconchego, como quartos. Porém, pode ser composto com objetos decorativos com texturas, como almofadas, para criar balancear a frieza do material.

Ambientes recomendados para cimento queimado

Pode ser usado em quase todos os ambientes como sala, cozinha, quarto. Evitar em interno de box e áreas perto de piscinas, pois em contato direto com a água torna-se bastante escorregadio.

4. Piso vinílico

O piso vinílico (PVC) é composto por minerais e aditivos, que podem vir em mantas, placas ou réguas. Além de ser muito resistente, colabora com o isolamento térmico e, por isso, mantém as temperaturas agradáveis nos ambientes.

Esse tipo de piso tem ganhado lugar em muitas casas, por causa da versatilidade, custo-benefício e estética. A instalação limpa, sem quebra-quebra, faz com que ele transforme um cômodo rapidamente e sem obras.

Piso Vinílico em Manta Preto e Branco Bello Piso

Vantagens do piso vinílico

Possuem proteção hipoalérgica, preço acessível, flexível, fácil manutenção e limpeza e ótimo isolamento acústico.

Desvantagens do piso vinílico

Risca com facilidade, média resistência à abrasão. Quando exposto ao sol e usado em ambientes externos pode perder a cor original.

Ambientes recomendados para o piso vinílico

Áreas internas como salas, quartos. Evite usar em ambientes molhados.

• Leia também: Como limpar piso vinílico de forma correta?

5. Piso laminado

O piso laminado substitui a madeira de forma mais natural, criando um efeito decorativo semelhante, podendo ter as mesmas tonalidades de madeira de carvalho, ipê, acácia e nogueira, por exemplo. Além disso, eles têm uma textura bem lisa e confortável para o toque.

Esses tons de madeira podem ser escuros, para garantir aconchego e um efeito mais clássico. Uma alternativa é apostar no piso laminado claro, que é uma versão atemporal e mais moderna. Em ambos os casos, esse tipo de piso tem uma textura bem lisa e confortável para o toque.

Piso Laminado Goiânia Jaó 120×21,5cm 6,5mm Click Artens

Vantagens do piso laminado

É ecologicamente correto e possui ótimo custo-benefício, em relação à madeira maciça. Tem alta durabilidade e resistência em ambientes de alto tráfego.

Por fim, destaca-se a sua versatilidade, já que há diferentes marcas de piso laminado que oferecem texturas variadas, tons claros e escuros.

Desvantagens do piso laminado

Não resiste à umidade, então a água pode infiltrar e inchar o piso. Além disso, não dá para trocar uma peça isolada sem desmontar todo o ambiente.

Ambientes recomendados para piso laminado

Salas, quartos, escritórios, corredores e outros cômodos internos.

• Leia também: Como escolher piso laminado

6. Piso de madeira

Opiso de madeira é denso e sem muita flexibilidade, o piso de madeira é a busca para quem quer dar um toque ‘quente’ e acolhedor para o ambiente. Lembrando sempre que ele pode manchar com facilidade e é sensível à água.

A madeira pode levar um pouco de natureza para dentro de casa e criar um clima de chalé ou casa de campo. Isso não só irá beneficiar o visual rústico, como garantir mais conforto térmico, especialmente em locais que atingem temperaturas mais baixas.

Porém, esse material também fica lindo em decorações modernas, especialmente para equilibrar as cores mais frias da cidade. Por causa dessa versatilidade, o piso de madeira é um dos preferidos de arquitetos e consumidores, mesmo com o preço mais elevado.

Vantagens do piso de madeira

Durável, atemporal e elegante, combina com todos os estilos de decoração, O piso de madeira é natural e hipoalergênico.

Desvantagens do piso de madeira

Alto custo e baixa resistência à umidade. A manutenção é mais trabalhosa, para deixar a madeira sempre bonita e com brilho.

Ambientes recomendados para piso de madeira

Preferencialmente em áreas secas como quartos, salas, corredores e escritórios.

• Leia também: Banheiro com piso madeira: 17 ideias para você se inspirar

7. Ladrilho hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos têm esse nome pois em seu processo de produção ficam durante oito horas na água, em um processo totalmente artesanal.

Na sua composição, está presente cimento branco ou cinza, areia fina, pó de mármore e pigmentos corantes. Isso torna o material resistente e muito versátil, o que permite utilizá-lo em diferentes estilos de decoração.

Ladrilho Hidráulico Quadrado Vinca Amarela 20x20cm Oficina Yby

Vantagens do ladrilho hidráulico

Alta durabilidade e resistência, além do design, rico em detalhes e cores. São versáteis, por se adaptarem a diferentes ambientes e terem diferentes modelos que combinam com vários estilos de decoração, da rústica à industrial.

As peças também são ecologicamente corretas, pois dispensam o uso de energia durante sua produção. São antiderrapantes e não absorvem muito calor, o que torna o piso frio e interessante para áreas com altas temperaturas.

Desvantagens do ladrilho hidráulico

Ele é bastante poroso, então pode manchar com mais facilidade. Portanto, não é tão recomendado para ambientes com alto tráfego de pessoas. Outra desvantagem é a irregularidade das peças, por serem artesanais.

Ambientes recomendados para ladrilho hidráulico

Cozinha, banheiro, paredes, fachadas, varanda gourmet, na área externa (por ser antiderrapante) ou interna.

8. Piso para piscina (antiderrapante)

O piso para piscina precisa ser antiderrapante, para garantir mais funcionalidade ao espaço. Com diferentes modelos, ele também pode oferecer um acabamento mais estiloso a esse ambiente da casa, que é uma importante área de lazer.

Bordas de piscina e cantos de piscina, assim como pastilhas e azulejos para piscinas, são revestimentos indispensáveis para promover beleza e resistência à estrutura.

Porcelanato Externo Pedra Natural Borda Arredondada Element Gd 59,5×59,5cm Portinari

Vantagens do piso para piscina

Variedade de cores, estampas e acabamentos e função antiderrapante e atérmica.

Desvantagens do piso para piscina

Dependendo do material, principalmente pedras naturais, exige mais esforço na hora da limpeza.

Ambientes recomendados para piso de piscina

Áreas externas, quintal, jardim.

9. Piso para área externa

Os pisos para área externa são os que apresentam maior resistência a fatores climáticos, absorvem grande fluxo de pessoas e possuem função antiderrapante.

Os mais indicados são: pisos cerâmicos, pedras naturais e porcelanato.

Piso Cerâmico Externo Decorado Esmaltado Borda Arredondada Triton 61x61cm Rosagrês

Vantagens do piso para área externa

Durabilidade, resistência às intempéries climáticas, pouco escorregadios e não desbotam com facilidade.

Desvantagens do piso para área externa

Limpeza mais trabalhosa, principalmente nos espaços de rejunte.

Ambientes recomendados para piso de área externa

Garagem, áreas de piscina e churrasqueira.

• Leia também: Proteja seu piso com suporte antiderrapante

10. Piso para área interna

Os pisos para áreas internas são os que promovem maior conforto térmico e acústico, possuem resistência a água, hipoalergênicos, além de serem de fácil manutenção e limpeza.

Alguns exemplos são: pisos de madeira, emborrachados e vinílicos.

Porcelanato Interno Madeira Esmaltado Borda Arredondada Parquet Caramelo 60x60cm

Vantagens do piso para área interna

Sensação de conforto térmico e acústico, fácil manutenção e limpeza.

Desvantagens do piso para área interna

Cuidado com ambientes molhados, como a área interna do box de banheiro.

Ambientes recomendados para piso de área interna

Sala, quarto, corredor, cozinha e banheiro.

• Leia também: Qual o porcelanato ideal para sala, cozinha e quarto?

11. Porcelanato Líquido (Epóxi)

O porcelanato líquido é um piso monolítico, feito à base de epóxi, que é um composto utilizado em resinas e adesivos. Altamente brilhante, ele é bem semelhante ao porcelanato tradicional, então pode criar um efeito mais elegante no ambiente.

Porcelanato Líquido Autonivelante Cinza

Vantagens do porcelanato líquido

Decorativo, boa resistência, variedade de cor e desenhos, dispensa o uso de rejuntes ou emendas.

Desvantagens do porcelanato líquido

Necessário mão de obra especializada para aplicação, alto custo, mais suscetível a riscos e arranhões.

Ambientes recomendados para porcelanato líquido

Sala, cozinha, lavanderia, banheiro, lavabo.

Para conhecer mais sobre esse tipo de revestimento, confira o vídeo com nossa colaboradora Leroy Merlin:

12. Piso emborrachado

O piso emborrachado é garantia de conforto e segurança. Bastante resistente e antiderrapante, ele é impermeável, de fácil limpeza e aplicação.

Esse tipo de piso está disponível em formatos tanto quadrados, quanto retangulares. Por serem ótimos na absorção de impactos e isolamento acústico, são comuns em academias, estacionamentos e parques infantis.

Placa Emborrachada Moeda Alta 50x50cm Preto

Vantagens do piso emborrachado

Podem ser aplicadas diretamente sobre o piso ou contrapiso. Ótimos na absorção de impactos e isolamento acústico. Por isso, eles são recomendados para espaços em que haja um fluxo grande de pessoas.

Desvantagens do piso emborrachado

Um pouco mais trabalhoso para manutenção, já que não podem ser lavados com água (apenas um pano umedecido). Além disso, a estética deixa a desejar, então costuma ser mais utilizado em áreas comerciais.

Ambientes recomendados para piso emborrachado

Box, banheiros, área de serviço e piscina, estacionamentos e espaços infantis.

13. Pisograma

Os pisogramas, normalmente feitos de concreto, são os pisos feitos para mesclar-se com a grama de jardins e áreas externas, facilitando o tráfego. Se utilizado em quintais, calçadas e estacionamentos, contribui para o visual e a decoração do ambiente.

Pisograma MG01 50x50cm Blocos Cabral

Vantagens do pisograma

Decora os ambientes externos e permite que a água da chuva seja absorvida e drenada, evitando alagamentos e formação de lama.

Desvantagens do pisograma

Não é indicado para terrenos desnivelados. Ter atenção com acidentes dependendo do tipo de calçado que a pessoa estiver usando.

Ambientes para pisograma

Áreas externas como jardins, quintais e calçadas.

14. Pastilhas

As pastilhas são comumente usadas em ambientes menores com contato com água, como banheiros e lavabos. Disponíveis em diferentes tipos de material, elas dão um toque de criatividade aos espaços internos e externos da casa.

É possível utilizar pastilhas em todo piso do cômodo, ou apenas como decoração na parede. Por exemplo, você pode criar um retângulo ao redor do espelho do banheiro, para um efeito tipo de moldura.

Pastilha MT711 29x29cm Artens

Vantagens das pastilhas

Versátil, podendo ser usada tanto no piso quanto em parede, diferentes modelos, cores e materiais.

Desvantagens das pastilhas

Baixa absorção de umidade e alto custo.

Ambientes recomendados para pastilhas

Cozinha, lavanderia, banheiro, lavabo e piscina.

15. Pisos de pedra

Se você busca mais elegância e sofisticação, o piso ideal para o seu ambiente pode ser de pedras naturais. Apesar do material mais rústico, assim como a madeira, esse tipo de piso tem ganhado mais força em decorações modernas.

Alguns tipos de pedra que garantem uma estética mais sofisticada são: mármore, granito ou granilite (que, inclusive, está em alta), silestone e ardósia. Existem opções tanto em tons escuros, quanto claros, que combinam com diferentes estilos e cômodos.

Vantagens dos pisos de pedra

São duráveis e versáteis: podem compor decorações mais modernas às rústicas. Além disso, garantem mais elegância e requinte aos ambientes. Eles também apresentam ótima resistência contra abrasões.

Desvantagens dos pisos de pedra

As pedras estão entre os revestimentos com maior preço no mercado. Por isso mesmo, garantem maior sofisticação, mas podem encarecer bastante uma obra.

Ambientes recomendados para pisos de pedra

Áreas internas, como salas, cozinhas, banheiros e até quartos.

• Leia também: Como usar mármore na decoração da sala

Qual é o tipo de piso mais barato?

Os pisos cerâmicos possuem diferentes opções acessíveis e lindas, além da alta durabilidade que resiste durante anos e ainda economiza na manutenção. Porém, existem outros pisos com ótimo custo-benefício. Entre eles, alguns queridinhos são: cimento queimado, laminado e vinílico.

• Leia também: 25 opções de pisos baratos (e lindos!)

Tipos de piso vinílico

Na hora de decidir pelo revestimento, saber como escolher piso vinílico é uma dúvida bastante comum. Afinal, são vários modelos, tanto em relação a cores e estampas, quanto locais de uso e forma de instalação.

A boa notícia é que todos têm em comum a alta resistência à água e ao sol, ótimo conforto térmico e acústico, além da facilidade de limpeza. Os principais tipos de piso vinílico são:

Em relação ao tráfego de pessoas

• Piso vinílico para tráfego leve: ideal para qualquer ambiente interno da casa, exceto dentro do box, por causa da água.

• Piso vinílico para tráfego moderado: podem ser usados nos ambientes internos da casa, além de clínicas e consultórios.

• Piso vinílico para tráfego intenso: recomendado para locais de fluxo intenso de pessoas, como escritórios, escolas e até academias.

Em relação ao tipo de instalação

• Piso vinílico colado: como o nome indica, ele é instalado com uma cola no piso (já nivelado) da sua casa.

• Piso vinílico clicado: um dos que faz menos sujeira no processo de instalação, ele possui um sistema de click, em que as peças se encaixam com facilidade.

• Piso vinílico autoadesivo: esse tipo vem com uma película adesiva e, para instalar, basta retirá-la e colocar no local desejado.

Em relação às cores e estampas

• Piso vinílico de madeira: o mais comum e queridinho de muita gente, combina com quase qualquer estilo e deixa o ambiente mais aconchegante e confortável, com a vantagem de ser resistente à água.

• Piso vinílico decorado: com estampas diferentes, são ótimos para decorar cozinhas ou compor o estilo rústico.

• Piso vinílico de cimento queimado: uma alternativa para quem quer usar esse estilo, por exemplo, em uma decoração industrial.

• Piso vinílico que imita mármore: se sua decoração é moderna e contemporânea, essa pode ser sua escolha preferida!

Se ainda ficou alguma dúvida, confira o vídeo completo com a especialista da Leroy Merlin:

Tipos de pisos para sala

A sala é um dos principais cômodos da casa, então merece uma atenção especial, na hora de ser decorada. Como o piso chama bastante atenção no local, vale a pena um cuidado extra na hora de escolher.

Nossa primeira dica é em relação ao tom do piso, que pode ser claro ou escuro. Em resumo, se deseja criar mais amplitude no ambiente, aposte em um piso claro. Se possui um pé direito alto, ou quer deixar o espaço mais aconchegante, opte por um escuro.

Para as salas integradas, não se esqueça de usar o mesmo tipo de piso. Assim, você garante maior coerência e harmonia, além de também criar sensação de que o espaço é maior.

Em relação ao revestimento, esse são alguns dos melhores tipos de piso para sala:

• Madeira

• Cerâmica

• Porcelanato

•Vinílico

• Piso de pedra: granito ou mármore

Tipos de pisos para casas modernas

Que o cimento queimado é ótimo para uma decoração estilo industrial e a madeira fica linda no estilo rústico, você já deve saber. Porém, para quem tem uma casa moderna e não sabe qual revestimento escolher, confira nossos pisos preferidos para deixá-la linda e estilosa:

• Mármore

• Granito

• Porcelanato

• Porcelanato líquido

• Cerâmica

• Cimento queimado

Gostou das nossas dicas? Apesar da grande variedade de opções, não precisa ser tarefa difícil escolher o revestimento para a casa. Comente aqui embaixo qual é o seu tipo de piso preferido!

Leia mais:

Pisos modernos: 50 tendências para se inspirar

25 opções de pisos baratos (e lindos!)

Tipos de porcelanato: os 15 modelos mais buscados

Piso claro ou escuro? Prós e contras de cada um

Piso laminado ou porcelanato: qual o melhor para a sua casa?

Piso laminado: um guia completo de como escolher

O que é porcelanato líquido e como aplicar?

Como fazer piso de cimento queimado?

Como limpar piso vinílico de forma correta?

Banheiro com piso madeira: 17 ideias para você se inspirar

Qual o porcelanato ideal para sala, cozinha e quarto?

Descubra quais pisos deixam a casa com uma temperatura agradável

O que é PEI do piso?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo