As principais tendências de decoração para 2021
O ano de 2020 foi marcado por grandes transformações e uma das principais foi a de que a nossa casa transformou-se no centro de tudo.
Nesse cenário, fica a expectativa de quais serão as principais tendências de decoração de 2021, não é mesmo?
Prepare-se para trazer o naturalismo, minimalismo, sustentabilidade e uma celebração ao uso de materiais para a decoração. São eles que darão o tom aconchegante e de beleza para o seu lar!
Leia também:
1 – Mix and Match de estilo
Reaproveite materiais e estilos que estiveram em alta na temporada passada.
“Aposte em uma compilação do que surgiu de melhor no ano passado e comecinho de 2020. Da arquitetura híbrida a vernacular, até a estética mais naturalista, além do minimalismo com referências rústicas. A ideia é deixar a casa com menos cara showroom possível”, indica a arquiteta Carol Bezerra, da @caroldecora.
Falando nos hits que poderão entrar nessa onda o reaproveitamento sustentável, estão:
2 – Naturalismo
Trazer a natureza para dentro de casa! O naturalismo é a grande tendência de decoração de 2021. Repaginado, recebe a influência dos estilos provençal, contemporâneo, vintage e elementos que remetam à natureza, como:
• Padrão floral
• Desenhos de pássaros e insetos
• Elementos botânicos
Renan Pinotti, arquiteto da @fibraarquitetura, conta que o naturalismo com certeza se mantém em alta em 2021, como mostra o lançamento da Decortiles com o tema Do universo infinito ao oásis particular.
“É possível ver a força do estilo pela #maedeplanta e conceitos como Urban Jungle. Além disso, é previsível que as pessoas busquem uma conexão maior com a natureza em momentos de estresse e isolamento social, como o que estamos passamos”, explica.
3 – Nesty Living
A busca pela sensação de alegria e conforto com espírito moderno.
Esse é o clima da tendência Nesty Living, uma versão repaginada do estilo escandinavo e que em 2021, traz algumas diferenças.
“Em 2021 ele deve sofrer uma mescla com estilo Hygge, mantendo as cores claras e formas geométricas, mas trazendo texturas e elementos naturais. Afinal uma ‘vida bonita’ também tem que ser aconchegante. E são essas texturas que vão trazer o aconchego, permitindo manter o minimalismo”, pontua o arquiteto da Fibra Arquitetura.
Na prática, o estilo Nesty Living, cai muito bem em:
• Cozinhas minimalistas com cores claras
• Salas e quartos com linhas geométricas
• Objetos ligados à tecnologia
4 – Origem
A combinação entre acabamentos imperfeitos, texturas ásperas, materiais brutos. Esse conjunto somado ao naturalismo formam a tendência mais orgânica de todas. “As pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente, com a sustentabilidade, em ter ambientes agradáveis, aconchegantes e próximos dos elementos naturais como madeira, tijolo, pedra”, comenta a arquiteta Pati Cillo, da Pati Cillo Arquitetura.
• Formas orgânicas
• Textura tátil no têxtil
• Madeira trabalhada com palhinha
5 – Japonismo
O apego à simplicidade, estampas decorativas, toques geométricos. Esse é o Japonismo que vai brilhar em 2021.
“Os ambientes decorados com estilo oriental precisam trazer a harmonia em primeiro plano, contando com equilíbrio de formas e elegância. Isso porque esse tipo de decoração deve proporcionar a sensação de tranquilidade e paz aos ambientes. Entre os itens orientais preferidos pelos brasileiros estão o biombo, a cama-futon, e elementos decorativos que trazem a árvore cerejeira, símbolo da cultura japonesa que traz como simbolismo a vida, o amor e a felicidade”, indica a arquiteta Cristiane Schiavoni @cristianeschiavoni.
6 – Papel de parede em alta
Em 2021 o papel de parede estará em alta, com padronagens geométricas, patchwork, cores aconchegantes e texturas naturais.
Todos esses elementos que aparecem nas tendências de 2021 para decoração, vão direto para a parede. E a praticidade dos papéis de parede entra como elemento fundamental!
7 – Formas curvas e arredondadas para móveis
As linhas curvas e arredondadas aparecem na tendência de origem e no japonismo, mas tem força em praticamente todos os estilos. A sua principal função é abraçar o ambiente e as pessoas que vivem nele.
8 – Cores que acalentam
Cor do ano apontada pelo líder mundial de tendências, WGSN, o Aqua, é um tom de azul emocional e imersivo, que traduz bem a sensação de tranquilidade que todos buscam para 2021. Além disso, cores neutras, cartela de cinzas, verdes e terrosos, estarão em alta.
Conclusão
A nossa casa é o nosso refúgio e centro da felicidade. Tudo dentro do acolhimento, respeito à natureza, sustentabilidade e objetos que nos remetem à lembranças e laços de afeto. Quando falamos em decoração nada é descartável. Uma mistura entre as principais tendências da estação irá contribuir para a originalidade e beleza do seu lar doce lar!
Leia também:
Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta