Como montar um cantinho zen em casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Para montar um cantinho zen em casa você não precisa de muito espaço e sim que ele esteja em um lugar mais reservado. E, claro, alguma criatividade para decorar e elementos para te ajudar a relaxar, praticar ioga, ler um livro ou mesmo meditar tranquilamente.

O mais bacana de ter um espaço zen em casa é que ele, aos poucos, começa a funcionar como seu oásis particular, onde você pode se refugiar para aliviar o stress e sair um pouco da rotina agitada do lar. Você pode ficar ali o tempo que precisar para limpar a mente e recuperar as energias antes de voltar para os seus afazeres.

Por aqui, vamos te dar algumas inspirações para você montar o seu cantinho zen no quarto, no quintal ou em qualquer espaço que você tenha no seu apartamento ou casa.

Como montar um cantinho zen?

Para conseguir relaxar e acalmar a mente, você precisa escolher o lugar. O ideal é que espaço fique mais afastado das “rotas de circulação” da casa. Assim, você não será interrompido pelas pessoas ou ruídos naturais da rotina do lar, como barulho de descarga, panelas e crianças brincando.

1 – Como você pretende usar o espaço?

Você já sabe mais ou menos como gostaria de usar o seu cantinho zen? Se for apenas para meditar ou relaxar, o espaço pode ser menor, já que ele basicamente precisa caber você deitado. Agora, se a ideia é praticar ioga, o ideal é sair em busca de um lugar com metragem um pouquinho maior para que você não tenha que ficar arrastando móveis na hora da prática.

2 – Onde montar um cantinho zen?

Existem vários cantinhos inutilizados do apartamento que podem perfeitamente se transformar em seu espaço de relaxamento particular. Caso queira montar seu cantinho zen no quarto, você pode aproveitar o espaço entre o criado e a parede, por exemplo. O bom é que você poderá usar o móvel para apoiar itens como velas, pedrinhas e porta-incenso.

O espaço entre a cama e a parede é perfeito para montar um cantinho de relaxamento e medição

3 – Como fazer a decoração do cantinho zen?

A chave para ter um espaço zen que funcione de verdade é deixá-lo bem confortável. Por isso, vale escolher alguns futons ou tatames e almofadas para espalhar no chão. Eles são perfeitos para meditar, tirar um cochilo e, simplesmente, ficar ali por alguns minutos relaxando. Para evitar o estímulo visual, prefira cores mais neutras.

Futons e tatames deixam o espaço confortável para meditar, ler um livro ou tomar uma xícara de chá tranquilamente. Os tons mais neutros e naturais são chaves para ajudar no relaxamento

Se a ideia é relaxar de verdade, vale investir em um max puff, puff dobrável ou max futon. Com 75 x 75 cm, ele tem o tamanho ideal para acomodar as pernas, mesmo durante a postura de lótus. O único risco é você não querer sair nunca mais do seu cantinho zen. As cores mais escuras vão sujar menos e, consequentemente, te dar menos trabalho com manutenção e limpeza.

Max puff, puff dobrável e max futon ajudam a relaxar de verdade: o risco é você não querer sair nunca mais do seu cantinho zen

Caso não queira colocar os futons, almofadas e puffs, direto no chão, use um tapetinho como base. Ele também irá ajudar a delimitar o espaço do seu cantinho zen e deixar o chão quentinho e confortável para apoiar os pés. Os praticantes de ioga deverão escolher um mat, que é o tapete próprio para a prática. Busque um modelo que dê mais firmeza aos pés para facilitar a execução das posturas.

Apesar de serem feitos para cozinha, os tapetes tipo passadeiras funcionam bem para quem não tem muito espaço. E em geral vem com antiderrapante embaixo.

As almofadas complementarão a decoração e darão ainda mais conforto ao seu cantinho. Encostadas na parede, viram o apoio perfeito para ler um livro. As almofadas de crochê são super versáteis e foram a escolha da Karla Amadori para montar o seu cantinho zen no canal Casa de Verdade.

A Karla Amadori ensinou a fazer um cantinho zen multiuso: dá para tomar uma xícara de chá, ler, meditar. Confira o passo a passo neste vídeo do canal Casa de Verdade.

Investir em uma poltrona, tornará seu cantinho zen mais útil, já que nela você estará mais confortável para ler um livro ou tomar uma xícara quentinha de chá. A Karla Amadori ensina a fazer um modelo de madeira com pés baixinhos e futons. Como manda o figurino zen.

Para deixar o espaço com climinha mais zen decore-o com algumas velas, incensos e pedrinhas. Lembre-se de colocar algumas plantas também, que ajudam na conexão com a natureza.. A família Sansevieria, mais conhecida pela espada de São Jorge, ajuda a neutralizar a energia negativa e substâncias tóxicas – liberadas por madeiras, eletrônicos e tecidos sintéticos – do ambiente.

Velas, pedrinhas e imagem de buda ajudam a deixar o espaço com climinha zen

Inspirações de cantinho zen

A melhor maneira de bolar um ambiente zen é se inspirando em outros. Por isso, fizemos uma seleção com os cantinhos zen mais bacanas do Pinterest para você pegar ideias antes de colocar a mão na massa para montar o seu. Aqui você aproveita também para pegar ideias de onde montar o seu oásis particular.

O combo futon + tapetinho + velas + Espada de São Jorge é infalível. Uma ideia bacana para se copiar são os cachepots de fibra para guardar o mat de yoga.

Reprodução: Pinterest/delightfull.eu

Para montar um cantinho zen com decoração escandinava e minimalista, como esse da foto, não precisa de muito espaço ou mesmo de muitos itens. Tapete de pelo sintético, almofadas e uma escadinha de madeira para apoiar as velas.

Reprodução: Pinterest/averamarques.blogspot.com

Combinadas em 90 graus, as max almofadas formam um sofazinho sem pé super simpático. Uma janela com bastante luz natural e pilhas de livros como suporte para as plantas. Ideal para ouvir música relaxante e ler um livro com toda a tranquilidade. Na inspiração ao lado, o sofá foi montado com dois futons.

Reprodução: Pinterest/livingly.com e salep.biletiptal.com

Delicadeza no cantinho zen decorado com rosa pálido e bege. Nele, a simplicidade prevalece e o duo tapete com almofadas cria uma atmosfera super gostosa para dar uma parada na rotina.

Reprodução: Pinterest/apartamento203.com.br

Lembra que falamos do puff lá em cima? Ele é a estrela deste espaço zen super clean e com pegada mais moderna. Uma prateleira de madeira foi usada como aparador para as plantas e porta-retrato.

Reprodução: Pinterest/instagram.com

Nesse cantinho zen, o espelho redondo grande ajuda a corrigir as posturas durante a prática de ioga.

Reprodução: Pinterest/compare.dizih.com

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo