Minimalismo: entenda a ideia por trás da tendência de decoração do momento
Minimalismo: você com certeza já escutou essa expressão por aí. Na moda entre aqueles que querem um estilo de vida mais leve, ele prega o consumo mais consciente e o desapego dos itens desnecessários. Muito mais do que uma tendência moderninha, o minimalismo facilita desde a sua decoração até a limpeza da casa. Quer aprender mais um pouquinho sobre? Confira o que Paulo Biacchi disse essa semana no canal do Casa de Verdade:
Identifique as suas prioridades
De acordo com Biacchi, o primeiro passo essencial para uma decoração minimalista é identificar as suas prioridades. O que é mais importante para você: móveis vistosos? Vários livros, CDs ou DVDs? Closet lotado? Pois é: ao contrário do que muitos pensam, um estilo de vida minimalista não envolve jogar fora todas as suas coisas, mas priorizar o que realmente importa. Algumas das dicas mais famosas a respeito de organização incluem se livrar de tudo aquilo que não é usado há mais de um ano; pelos princípios minimalistas, isso não é exatamente necessário. Objetos com ligação emocional como relíquias de família, por exemplo, podem não ter nenhum valor “prático”, mas são importantes, justificando a sua manutenção.
Saber disso torna o processo mais fácil; mas e aí? Como fazer a medida do que é prioritário ou não? Tente anotar com caneta e papel como é o seu estilo de vida e o que você e sua família gostam – aqui, as coisas não necessariamente têm de ter a ver com decoração. Olhe ao seu redor e pense: que objetos não servem a esse propósito?
Valorize as coisas que você tem
Entrando já na decoração propriamente dita, Biacchi coloca como essencial valorizar tudo que se tem: dessa forma, você terá o essencial a vista. Ter objetos interessantes, como móveis de designers ou quadros muito bonitos é uma excelente dica – tente também destacar tudo com spots de led. Elementos feitos por você mesmo também são bem-vindos, trazendo um clima caseiro.
O minimalismo, aliás, combina bastante com o estilo escandinavo. Baseado no conceito dinamarquês hygge, que significa algo semelhante a bem-estar, essa decoração preza pelo conforto. Mas, obviamente, você pode adaptar o minimalismo até mesmo aos ambientes mais vibrantes – tome cuidado, porém, com a iluminação, que não deve ser muito escandalosa.