Decoração escandinava: formas simples de adequar o estilo ao seu apartamento

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Estilo rústico de decoração ganhou espaço em salas de países tropicais

Uma decoração que vem ganhando destaque de alguns anos para cá é, sem dúvida, a escandinava. Apesar de morarmos em um país tropical, o estilo que traz móveis rústicos combinados com elementos sóbrios e minimalistas faz sucesso entre os apaixonados por arquitetura de interiores, que se inspiram nos países nórdicos para fazer um ambiente clean e aconchegante, sem perder o toque de modernidade.

A Escandinávia é uma região do norte da Europa composta por Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. As paredes brancas são a marca registrada dessa decoração, pois trazem sensação de amplitude, principalmente, quando recebem luz natural – outra característica importante desse estilo. Nós garantimos que é possível adaptar essa décor no seu apartamento sem gastar muito e usando a criatividade!

Na decoração escandinava: menos é mais! Almofadas, quadros e tapetes são itens decorativos que fazem a diferença

Nada de uma sala lotada de móveis e cheia de informações! A decoração escandinava preza pela simplicidade, justamente para se ter a sensação de amplitude e mais espaço livre para a circulação. Além do branco, as cores predominantes do estilo são o preto, cinza, bege e marrom.

Para os sofás de cores sóbrias, por exemplo, colocar algumas almofadas com estampas coloridas é uma solução prática e barata para dar mais vida ao estofado. Para quem não é fã de cores vibrantes, estampas geométricas também são as queridinhas do estilo escandinavo. Quadros em cores neutras podem ser espalhados pela sala e nem precisam estar pendurados na parede, basta deixá-los encostados em prateleiras ou até mesmo no chão ao lado de uma planta para dar um toque moderno.

O tapete é outro item que tem lugar cativo no coração dos entusiastas da decoração escandinava. O acessório deixa a sala mais harmônica, além de trazer aconchego ao espaço. O liso na cor cinza é o que predomina na lista de inspirações do estilo, mas o listrado preto e branco ou com estampa chevron também entram em cena.

Móveis funcionais e estantes minimalistas dão o toque especial para a decoração escandinava

As linhas retas estão sempre presentes na decoração escandinava. Seja em estantes, luminárias ou aparadores, isso porque o design favorece criar um ambiente minimalista. Estantes simples podem servir para acolher livros e acessórios decorativos. Já os aparadores são ótimos para ganhar vasos de plantas e aquele abajur moderno.

Os móveis de madeira trazem o rústico para o estilo e servem para quebrar um pouco a sobriedade das paredes brancas e objetos neutros. Para quem gosta de mesclar o tradicional com o moderno, não faltam opções de mobília que misturam texturas. Outro ponto importante são os móveis funcionais. Para deixar o ambiente o clean, o ideal é optar por mobiliário que não se restringem apenas à uma função. Racks para sala com gavetões ou compartimentos são ideais para colocar a TV e guardar aqueles objetos que a gente não quer deixar à mostra para não poluir o visual.

Iluminação natural é o ponto forte da decoração escandinava

A decoração escandinava prioriza a iluminação natural. Se seu apartamento é contemplado com janelas generosas, aproveite ao máximo a entrada de luz. Evite colocar cortinas escuras ou com tecidos pesados para não interferir nesse quesito. Objetos espalhados pelas bordas das janelas podem atrapalhar neste caso, portanto, é melhor escolher outro lugar para colocá-los na casa.

A iluminação artificial também é bem-vinda! Luminárias pendentes no estilo industrial reinam na decoração escandinava, seja em cima da mesa de jantar, na bancada da cozinha ou ao lado do sofá para dar aquele toque especial. Outra ideia é colocar uma mão francesa na parede e pendurar uma lâmpada com fio, no melhor estilo minimalista.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo