Como calcular metro quadrado? Aprenda agora!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Imagem de uma pessoa fazendo cálculos em uma planta residencial.

Saber como calcular metro quadrado é algo que pode nos ajudar e muito quando se trata de uma construção, reforma, compra de insumos para a nossa casa ou, até mesmo, no momento em que decidimos adquirir um novo terreno ou qualquer outro tipo de imóvel.

Ainda que existam ferramentas para calcular material de construção que ajudem nesta tarefa, ela pode despertar diferentes dúvidas no momento da sua execução.

Por conta disso, vamos, hoje, desbravar um tanto do tema e aprender como calcular metro quadrado, tornando a nossa vida bem mais descomplicada no momento de fazermos qualquer tipo de aquisição para nossa obra, reforma, compra ou investimento. Confira a leitura para aprender tudo o que precisa!

Antes de prosseguir com a leitura, assista a este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil ensinando o passo a passo das etapas de uma obra:

Leia também:

Etapas de uma obra: como planejar do zero

O que é Steel Frame? Vantagens, preços e fotos

Dicas para planejar obra sem extrapolar: 3 passos para evitar gastos extras

Como fazer um cronograma de obras simples

Obras que precisam de autorização da prefeitura

Como calcular metro quadrado de um terreno

Saber fazer o cálculo do metro quadrado de um terreno é de suma importância para que possamos compreender o valor do nosso patrimônio ou, ainda, para que possamos compreender se o valor de um imóvel que desejamos comprar é realmente compatível com o seu mercado.

Isso é importante de saber pelo seguinte: todas as regiões da nossa cidade têm o que se chama de valor venal, que é um cálculo aplicado pelas prefeituras para precificar um terreno.

Dessa forma, por meio do valor venal e do valor praticado pelo metro quadrado em nossa região, podemos saber com bastante exatidão se o valor de um terreno é realmente compatível com o mercado.

Para que possamos, então, nos certificar desse valor, é preciso levar em conta alguns valores, que dizem respeito, antes de qualquer coisa, às dimensões físicas de um terreno.

Tomemos como exemplo um terreno que conte com 8 metros de largura e com 15 metros de comprimento.

Para que possamos saber a área de um terreno, isto é, quantos metros quadrados esse terreno tem, basta que multipliquemos os dois valores, de largura e de comprimento, sendo, nesse caso, 8×15.

Nesse caso hipotético, o terreno tem 120 metros quadrados de área. A partir dessa informação, conseguimos apurar qual o valor ideal deste imóvel considerando tanto o valor venal quanto o valor de mercado, conforme falamos antes.Ilustração de um terreno regular e ensinando a fórmula para calcular o metro quadrado

Colo calcular de metro quadrado com lados diferentes

Alguns terrenos apresentam dimensões bastante diferentes do que esses mais regulares, em que frente e fundos têm a mesma metragem, bem como lado direito e lado esquerdo também apresentam a mesma metragem.

Em casos em que os lados do terreno são diferentes, o cálculo a ser feito é, igualmente, um pouco diferente, porque temos de conhecer, antes de mais nada, a média entre esses valores para, então, conhecermos a metragem quadrada total.

Para exemplificar, tomemos esse terreno hipotético, que conta com a metragem dos fundos de 32 metros e a da frente de 20 metros.

Nesse caso, precisamos, conforme dissemos, conhecer a média desses dois valores. Para isso, devemos somá-los e, depois, dividimos o resultado por dois. Dessa forma, temos 32+20, totalizando 52 e, então, 52/2, totalizando 26.

Agora, temos de somar os lados. Digamos que o lado direito conte com 53 metros e o lado esquerdo, com 41. Somando os dois valores, temos 94 e, dividindo o valor da somatória por 2, temos 47.

Por fim, temos de multiplicar os dois totais que encontramos, sendo, por fim, 26×47, o que totalizará 1.222 m².Ilustração de um terreno irregular e ensinando como calcular o metro quadrado

Cálculo de tijolos por metro quadrado

O cálculo de tijolos e bloco de concretos por metro quadrado depende, necessariamente, de alguns fatores, como o tipo de projeto que se deseja colocar em prática – vale lembrar, antes de qualquer coisa, que cada tipo de projeto irá requerer um tipo específico de tijolo, que o seu engenheiro civil poderá determinar no projeto da sua casa.

É importante levar em conta o tipo de tijolo, antes de mais nada, porque ele apresentará um tipo de resistência bem específica, sendo indicado, a partir disso, para uma área e não para outra.

Assim, para que possamos aprender qual o cálculo de tijolos por metro quadrado, é preciso, antes, conhecermos quais são as dimensões corretas de cada tijolo que será utilizado, bem como as dimensões da própria estrutura que deverá ser erguida.

Por padrão, temos as seguintes medidas para os tijolos:

  • Seis furos residencial – 9x14x19 cm
  • Oito furos predial – 9x19x19 cm
  • Nove furos residencial e predial – 11,5x14x24 cm

Tomemos como exemplo o caso de um tijolo de seis furos e a necessidade de construirmos uma parede de 10 metros quadrados. Assim, o que temos de informação é que cada tijolo tem 9x14x19 cm, sendo de 0,14 x 0,19 a medida quando convertida para metro, uma vez que precisaremos adequar a unidade de medida, antes de qualquer coisa.

Multiplicando esses dois valores, cada tijolo, isoladamente, consegue cobrir 0,0252m². Assim, para sabermos quantos tijolos precisaremos usar para cobrir 1 m², basta que apliquemos o seguinte cálculo: 1 m²/0,0252m² = 39,68 tijolos.

Agora, considerando que temos de construir uma parede de 10 m², precisamos, então, aplicar a seguinte formulação: 10×39,68 = 369,8 tijolos.

Caso a sua necessidade seja em relação a outros tipos de tijolos, basta aplicar a mesma formulação, substituindo, apenas, os valores. Você também pode simplificar seus cálculos usando a calculadora online da Leroy Merlin. Confira:

Imagem de uma pessoa colocando tijolos em uma estrutura com cimento

Cálculo de pedras por metro quadrado

As pedras, como a brita, por exemplo, são vendidas por metro cúbico, e são itens indispensáveis para a construção de pisos e lajes, por exemplo, ou mesmo para cobrir nosso jardim.

Embora sejam providenciais para a nossa obra, nem sempre é tão simples calcular o volume necessário para que possamos fazer nosso projeto da forma que deve ser feito, proporcionando segurança e conforto para a nossa família ou para nossos clientes.

Assim, para aprender a calcular corretamente a quantidade de pedra que deve ser adquirida, é necessário ter alguns dados preliminares em relação ao projeto.

A primeira delas diz respeito à profundidade de pedras que nosso projeto pede. É providencial termos essa informação por uma razão muito simples: cada centímetro de espessura da cobertura de pedra exigirá uma determinada quantidade, em quilos, do insumo.

Para cada metro quadrado utilizaremos, então, 15 quilos de pedrinhas para cada centímetro de espessura. Assim, para três centímetros de profundidade em um metro quadrado de jardim, por exemplo, precisaremos de 45 quilos de pedrinhas.

5 calculadoras de metro quadrado gratuitas

A Leroy Merlin criou diferentes tipos de calculadoras online que podem ser muito úteis para o seu dia a dia, sobretudo na hora de construir ou reformar.

É bastante simples utilizá-las e, para tanto, é preciso, apenas, informar as metragens que você deve apurar usando uma trena, para, então, sabermos diferentes informações sobre a área.

1. Calculadora de quantidade de piso laminado adequada para o ambiente

Para que possamos saber a quantidade de piso laminado que deverá ser adquirida para ser instalado em um ambiente da nossa casa, é necessário que informemos a metragem do ambiente, informando a largura e o comprimento.

Depois, é necessário que informemos a quantidade de portas que o ambiente está projetado para ter ou já conta com em sua estrutura.

Feito isso, basta que informemos, então, qual será a orientação das réguas do piso laminado. Isto é: como desejamos que seja o acabamento da instalação, se horizontal ou vertical.

Como resultado, teremos um descritivo de quanto será necessário em termos de metros quadrados de piso, rodapé e perfil redutor, quando necessário e, até mesmo, a quantidade de cola que será utilizada caso o perfil do piso não seja de clique.

Quer fazer o seu cálculo? Acesse a calculadora abaixo!

Piso Laminado Carvalho Firenze 136x22cm 7mm Cola Adoro

2. Calculadora de argamassa para fixação de piso ou de revestimento em parede

Outra calculadora criada pela Leroy Merlin é a de quantidade de argamassa necessária para se fazer a colocação de piso, porcelanato ou, ainda, parede.

Para esse cálculo, é necessário que informemos alguns dados, como largura e comprimento do espaço que receberá o piso ou o revestimento, a largura e o comprimento do revestimento e, por fim, o tipo de material e a área que o receberá.

Em um exemplo de uma área de 6 m², úmida, e com peças de 40 cm, teríamos de utilizar 45 quilos de argamassa para a instalação do piso.

Quer saber o quanto de argamassa a sua obra requer? Confira no link abaixo.

Imagem de uma espátula de construção em cima de uma estrutura de argamassa molhada

3. Calculadora para saber quantos cobogós é necessário comprar

Os cobogós são elementos vazados, que normalmente são aplicados em áreas em que se deseja um pouco mais de discrição ou, ainda, para dividir ambientes, enchendo-os de charme e luminosidade.

No entanto, nem sempre é simples saber quantos devemos comprar para conseguirmos, por exemplo, criar uma estrutura em suas mais perfeitas condições.

Diante disso, a Leroy Merlin criou uma calculadora de cobogós para sabermos quantas peças é necessário adquirir para cada tipo de estrutura que desejemos criar.

A primeira informação que a calculadora pede é a metragem da parede que irá receber os elementos vazados e, depois, qual o tamanho, em altura e largura, de cada cobogó.

De acordo com as informações trazidas pelo usuário, a calculadora retorna informações bastante importantes para o nosso projeto.

Tomando como exemplo uma parede de 3 x 2 m, totalizando 6 m², que receberá cobogós de 14 x 14 cm, precisaríamos de 307 elementos, de 246 quilos de argamassa e, ainda, 430 espaçadores.

Imagem de uma mesa e cadeiras de madeira iluminadas por uma parede de cobogós.

Elemento Vazado Cobogó Branco Esmaltado 25×7,5x25cm Cerâmica Martins

4. Calculadora para saber a quantidade de pastilhas necessárias para cobrir parede

O charme que o revestimento em pastilha entrega para a nossa casa é realmente impressionante e utilizá-las é uma das soluções mais simples no momento de decorar a nossa casa, tornando-a ainda mais bonita.

No entanto, saber a quantidade de pastilhas para aplicar em uma parede nem sempre é das atividades mais simples. Diante disso, para te ajudar, a Leroy Merlin criou uma calculadora de quantidade de pastilhas que são necessárias para aplicar em diferentes ambientes e situações.

Para utilizá-la, é necessário, antes de mais nada, informar em qual ambiente você deseja fazer a aplicação das pastilhas e, depois, o tipo de pastilha que será utilizada. Por fim, basta informar a metragem da aplicação.

Quer fazer o cálculo para a aplicação de pastilhas em sua casa e ainda receber dicas do seu produto favorito?

Imagem de uma cozinha com paredes cobertas por revestimento de pastilha.

Pastilha Autoadesiva Orleans 30x30cm Artens

5. Calculadora de tinta para parede

A aplicação de tinta para parede depende bastante do local que será pintado, o que pode gerar bastante confusão no momento de fazer a aquisição da quantidade certa de material. Para te ajudar nisso, a Leroy Merlin criou uma calculadora específica para tintas.

A primeira informação que a calculadora solicita é o ambiente em que a tinta será aplicada. Logo depois, você deverá informar a superfície que receberá a tinta, tendo muitas possibilidades de resposta. Feito isso, basta que você informe as especificações do ambiente, como altura da parede e sua largura, bem como das portas e janelas.

Tão logo você dê essas informações à calculadora, será necessário analisar quantas demãos de tinta você precisará aplicar até ter o resultado desejado. Assim, você terá como resultado não só a quantidade de tinta a ser comprada, mas diferentes sugestões de produtos para a sua melhor escolha!

Imagem de um quarto contendo uma cama de lençóis brancos e estrutura de madeira. Além disso, as paredes estão pintadas nas cores branco e azul.

Esmalte Base Água Brilhante Azul França 3,6L Luxens

Como calcular metro quadrado de um terreno 15 x 30?

Para saber qual a metragem quadrada de um terreno de 15 x 30 m é necessário fazer a multiplicação dessas duas informações.

Assim, temos um resultado de 450 m², que estarão, então, prontos para serem analisados a partir do que você deseja saber a respeito deles, como valor venal, valor de mercado ou mesmo qual o tamanho da casa que é possível construir ali.

Como calcular metro quadrado de um quarto?

Quer saber como calcular metro quadrado do seu quarto?

O primeiro passo para sabermos como calcular metro quadrado é analisarmos o espaço, utilizando, para isso, uma trena.

Basta prendê-la em uma extremidade e, depois, deslizá-la até a outra. Feito isso, basta repetir a mesma ação em outra face do quarto.

Com base nas duas informações que você obteve, então basta aplicar o seguinte cálculo:

Largura x Comprimento = Metro quadrado do quarto

Na prática, funciona assim:

3 metros de largura x 2,5 de comprimento = 7,5 m².

Imagem de um quarto infantil de cores claras.

Como calcular metro quadrado de piso?

Chegou a hora de construir ou reformar e você quer saber qual a quantidade certa de piso para comprar e instalar sem sobras ou sem faltas? Aproveite o momento, então, para saber como calcular metro quadrado de piso!

O primeiro passo é o seguinte: descobrir quais as especificações do piso que você deseja adquirir. Tomemos como exemplo um de 45 x 45 cm, quadrado, portanto. Agora, para termos sempre a mesma unidade de medida, devemos converter esse valor para metros, uma vez que vamos trabalhar com metros quadrados. Para isso, basta dividir o valor por 100, totalizando, então, 0,45 x 0,45 m.

O ambiente que irá receber o piso, já sabemos, tem 25 m². É um ambiente cuja largura é de 5 metros e o comprimento é de 5 metros também.

De posse, então, dessa informação, aplicamos a fórmula do metro quadrado para o piso, totalizando, então, cada unidade de piso, 0,2025 m². Então, dividimos o valor total do ambiente, que é 25 m² por 0,2025 m², o que totaliza 123 peças de revestimento.

No entanto, como podemos ter perdas no caminho, devemos acrescentar, ainda, 10% desse valor à quantidade que será adquirida de piso. Dessa forma, teremos 135 unidades a serem compradas. Para facilitar suas contas, não deixe de conferir a calculadora de piso cerâmico online que a Leroy Merlin disponibiliza gratuitamente!

Imagem de uma sala de estar contendo um sofá verde e vasos de flores também verdes

Piso Cerâmico Interno Madeira Esmaltado Borda Arredondada Viseu Plus 61x61cm Artens

Como calcular metro quadrado de uma parede?

Para que saibamos quantos metros quadrados tem uma parede é necessário que tenhamos uma trena para nos ajudar e, preferencialmente, uma ajudinha extra, para manter a trena bem posicionada.

Então, basta segurar a trena para tirar a medida da altura e, novamente, segurá-la para tirar a medida da largura da parede.

Feito isso, multiplique o resultado do cálculo, um valor pelo outro.

Esse cálculo é necessário para que possamos, por exemplo, calcular a quantidade de tinta que será utilizada para cobrir uma parede, ou mesmo para que possamos adquirir a quantidade certa de um revestimento, como pastilhas, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Calcular metro quadrado para o seu projeto é fácil usando as calculadoras grátis online da Leroy Merlin!

Imagem de um homem negro sorrindo enquanto mexe em seu notebook.

Leia mais:

Morando na obra: dicas para organizar a casa durante a reforma e não deixar a bagunça atrapalhar a rotina

Reforma em apartamento alugado: o que eu posso fazer?

Como calcular telhado?

Conheça as principais etapas de uma reforma de apartamento!

Afinal, como calcular quantidade de porcelanato?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo