BanheiroComo fazerConstrução e Reforma

Como fazer reforma de banheiro pequeno?

Os banheiros são cômodos onde o bem-estar e o relaxamento devem reinar. Por isso, se esse ambiente da sua casa não está refletindo essas premissas básicas e só lhe dá dor de cabeça, a reforma do banheiro pequeno é um investimento que vale a pena!

Aliás, nada como um espaço bem decorado, que reflete sua personalidade, com acessórios novos, práticos e funcionais para a paz ser instaurada no dia a dia.

Mas, para alcançar o resultado dos sonhos na reforma do banheiro pequeno, é necessário preparar todo o seu projeto antes, fazendo as perguntas certas e evitando erros comuns.

• Quais são as etapas da obra em uma reforma do banheiro?

• Onde encontro dicas, ideias e inspirações para a reforma do banheiro?

• Quanto custa uma reforma de banheiro?

• Como reformar o banheiro sem quebrar e gastando pouco?

Se você costuma se perguntar como fazer reforma de banheiro pequeno sem gastar muito, hoje é seu dia de sorte! Respondemos todas essas perguntas e damos várias dicas para que sua reforma de banheiro seja um sucesso. Confira!

Leia também:

Banheiro pequeno: 45 ideias para decorar o seu

Cuba para banheiro pequeno: 21 ideias para se inspirar

35 modelos de gabinete para banheiro pequeno

Qual o melhor tipo de box para banheiro pequeno

Armário para banheiro pequeno: 31 ideias e como escolher

30 ideias de reforma de banheiro pequeno

Para ajudar você a ter mais sucesso na reforma para banheiro pequeno, separamos as 30 ideias úteis, práticas, acessíveis e muito decorativas para renovar esse cômodo. Confira a seguir!

1. Reforma de banheiro pequeno simples e barato

No vídeo abaixo, a Nathalia e o Henrique, do Apartamento 203, detalham como fizeram a reforma de um banheiro pequeno e simples. O banheiro precisava de uma boa reforma estética e decidiram fazer isso, sem precisar mexer na parte estrutural.

Que tal começar a transformar o espaço aos poucos, pintando os azulejos e trocando os acessórios? Você pode retirar louças e itens como bacia, cuba, chuveiro e box, e aproveitar toda a parte hidráulica e elétrica. O batente e a porta estavam cheios de cupins e foram trocados por novos.

É possível unificar as cores dos azulejos, pintando dentro do box com uma tinta epóxi branca à base de solvente, e utilizar um lavatório móvel, em que a cuba é apoiada numa estrutura de metal.

Essa é uma ótima dica para quem mora em apartamento alugado. Esse tipo de reforma é muito simples e é um bom exemplo de como pintar paredes e trocar elementos pode fazer toda a diferença na decoração do ambiente.

A tinta epóxi é uma mão na roda para quem quer transformar o banheiro sem quebra-quebra

• Leia também: Como pintar azulejo de banheiro e que tinta usar?

2. Reforma de banheiro com pastilha

Práticas e versáteis, as pastilhas são uma excelente alternativa para usar como revestimento de parede na reforma do banheiro. Entre os motivos para se investir em pastilha estão a boa resistência e durabilidade, o visual impactante na decoração e a proteção da parede.

Há diferentes tipos de revestimento de pastilha para parede, de acordo com o material de fabricação. Os modelos de pastilha para banheiro se dividem em opções para áreas secas e úmidas, como é o caso da área do box. Por isso, é importante verificar as especificações do fabricante.

Pastilha Grieta 30x30cm Artens

Disponível em diferentes formatos e cores, a pastilha deixa esse ambiente mais sofisticado e garante personalidade.

As pastilhas também são versáteis quando o assunto é estilo de decoração. Seja num ambiente mais moderno ou vintage, elas se encaixam muito bem em diferentes propostas. Por isso, atente-se para a tonalidade.

As pastilhas neutras, em bege ou cinza, criam uma atmosfera clean e são interessantes nos banheiros e lavabos modernos. Já as coloridas, em amarelo, laranja, lilás e azul, trazem personalidade ao ambiente. Enquanto as pastilhas metálicas, em bronze, cobre e dourado, são sofisticadas e ficam incríveis em ambientes contemporâneos.

Pastilha AX11 29,8×29,8cm Glass Mosaic

• Leia também: Como colocar pastilha autoadesiva na cozinha (passo a passo)

3. Projeto de reforma de banheiro gastando pouco

No vídeo do canal Casa de Verdade, Beto Siqueira mostra seu projeto de reforma de banheiro gastando pouco e, o melhor, concretizando a reforma em apenas um dia. Confira abaixo.

Nesse projeto, o arquiteto aconselha trocar as torneiras, chuveiro, registro, bem como acessórios de banheiro úteis, como porta-toalha de rosto, banho e papel higiênico.

Ele escolhe uma cuba de apoio quadrada para compor a estética do ambiente, assim como um espelho de banheiro inclinável. Além disso, dá dicas sobre a tinta acrílica premium com acabamento fosco escolhido.

O toque final fica por conta dos pendentes, tapete antiderrapante, lixeira de ferro preto, prateleira de metal preta, trilhos eletrificados, spot de luz e vasos em cerâmica.

• Leia também: Tipos de cuba para banheiro: + 21 modelos para você escolher

4. Ideia de reforma de banheiro gastando pouco

Paulo Biacchi​ também foi ao Casa de Verdade para apresentar sua ideia de reforma de banheiro gastando pouco e dando dicas de como decorar esse ambiente. Fato é que são ideias incríveis de decoração, sem gastar muito, e funcionam principalmente para casas alugadas. Confira:

A primeira dica é pintar as paredes e o teto. Use sua imaginação e criatividade, faça meia parede, pinte apenas o teto, divirta-se. A tinta ideal para pintar azulejo é a tinta epóxi à base d’água.

Se você não quiser mais ver a marcação do rejunte, use massa acrílica para nivelar os azulejos, deixando-os com cara de parede de alvenaria e depois, pinte usando tinta epóxi à base d’água.

Para dar uma renovada no banheiro você também pode pintar o piso, utilizando uma tinta específica para essa finalidade. Caso prefira algo mais simples e prático, pode cobrir todo o chão com minidecks de madeira.

As bancadas de banheiro também são um elemento chave na decoração. Invista nisso. Existem opções muito práticas, sem quebra-quebra. Outra ótima opção é trocar o box de acrílico por um de vidro ou por um box de ducha. Ambas as opções você pode encomendar no tamanho que precisar. Você também pode trocar o box tradicional por cortinas de banheiro.

Se você gosta de banheiro bem decorado, uma ótima dica é investir na organização do ambiente. Abuse de caixas, cestos e outros elementos que também podem complementar a decoração do seu banheiro. O cesto de roupa suja também pode ser utilizado para organizar e decorar seu banheiro. Escolha um modelo estiloso e veja a diferença!

O elemento que pode complementar a decoração é a instalação de cabideiros. Para dar um toque especial, você também pode trocar os metais e louças sanitárias do banheiro. Invista em objetos do mesmo material e cor. Você vai ver como fazem muita diferença!

Pendente 5 Lâmpadas Bege Madeira Holz Espaço Luz

Outra dica para transformar seu banheiro, é investir na iluminação do banheiro. Se você preferir iluminação direta, opte por instalar plafons. Se você gostar de iluminação indireta, escolha arandelas e instale-as ao lado do espelho.

• Leia também: 14 dicas de iluminação para banheiro

5. Banheiro com parede em cimento queimado, cerâmica e acessórios pretos

A madeira é a melhor parceira do cimento queimado se seu desejo é reformar o banheiro no estilo moderno e/ou industrial, já que ajuda a trazer aconchego para o ambiente e quebra a frieza do cinza.

O resultado da reforma de um banheiro com uma parede revestida em porcelanato imitando cimento queimado é superatual e muito decorativo.

Porcelanato Interno Cimento Esmaltado Borda Reta Flat 90,2×90,2cm Eliane

Complementam o ambiente os metais e porcelanas em preto fosco assim como o box de correr minimalista, com linhas retas.Inspire-se nesse projeto para reformar seu banheiro!

• Leia também: Tipos de box para banheiro: conheça os melhores modelos

6. Banheiro reformado com parede de tijolinhos

Você já viu reforma de banheiro com parede de tijolinho aparente? Depois de dar as caras por salas e varandas, ele estreia no banheiro, conferindo um charme rústico ao espaço.

O espelho para banheiro maior funciona também para corpo inteiro e ajuda a quebrar a rusticidade do tijolo. Já o lavatório em madeira de demolição faz uma releitura do estilo industrial no espaço.

Se sua intenção é poupar tempo e dinheiro, é possível conseguir esse mesmo efeito com o papel de parede de tijolinhos. Apenas certifique-se de escolher um modelo que possa ser usado em ambientes úmidos.

Ou seja, o papel de parede para banheiro é uma ótima alternativa para reformar e renovar esse ambiente. Afinal, já existem papéis de parede com camada plástica que podem ser usados nesse espaço, pois resistem à umidade e se mantêm perfeitos por muito tempo.

Assim, você transforma o seu banheiro de um jeito rápido e simples. E o melhor: pode escolher entre várias opções de cores de tijolinhos para combinar com o estilo que você preferir.

• Leia também: Papel de parede para banheiro (e que pode molhar)

7. Banheiro reformado e decorado no estilo Dandy

O estilo dandy para o design de interiores é uma tendência com um perfil clássico renovado e toque glamouroso com inspiração dos anos 20 aos 40. O espírito construtivista com sua geometria e extravagância remete aos ambientes uma decoração elegante.

Pode-se dizer que a tendência de décor Dandy conjuga elementos elegantes, refinados, intensos, marcantes e suntuosos.

Uma reforma de banheiro que tenha a intenção de aderir ao estilo Dandy deve priorizar por cores vivas e intensas, como nesse banheiro com parede azul e detalhes em dourado seguindo tal estilo, como torneiras de banheiro, armário, lixeiras, pendentes e demais acessórios de banheiro.

A pastilha decorada separando a tinta azul acrílica do porcelanato marmorizado confere um acabamento final e dá um toque de elegância extra. Inspire-se nessa tendência decorativa ao reformar seu banheiro.

• Leia também: 15 tipos de torneira para cuba de banheiro

8. Banheiro revestido de madeira

Outra dica decorativa para reformar banheiros é apostar em revestimentos amadeirados em todo o cômodo. A madeira em todo o ambiente emprega o estilo naturalista e campestre ao cômodo, além de conferir aconchego e elegância.

Ao optar por deixar apenas uma das paredes livres, pintada em tons neutros, o equilíbrio decorativo e estético é alcançado.

Os detalhes em dourado – torneira, porta-toalhas, lixeira –, as louças e armário em branco e o quadro tropical complementam o visual desse projeto de reforma de banheiro.

• Leia também: Os melhores revestimentos para banheiro, que podem molhar e não escorregam!

9. Banheiro com revestimento granilite

O banheiro com revestimentos granilite resgata a originalidade do material conhecido como terrazo, criado na Itália na década de 40 e inspirado nos palácios venezianos do século XVIII. Aqui, o revestimento em granilite assume a tonalidade de cinza e cobre todo o box, bem como o piso do banheiro, trazendo uma atmosfera vanguardista e sóbria para o ambiente.

Entra na composição dessa ideia de reforma de banheiro o revestimento estilo metrô em azul candy color na parede. Ele faz um jogo interessante e traz delicadeza para o espaço, quebrando a frieza do granilite cinza.

O gabinete, a cuba e os acessórios em branco compõem o ambiente trazendo leveza e suavidade. A madeira da bancada do gabinete, combinada com o tapete de deck em madeira, conferem estética. Por fim, as plantas e o espelho oval caem como uma luva muito decorativa nesse projeto de reforma de banheiro.

• Leia mais: Piso granilite: 5 inspirações para aderir a essa tendência

10. Reforma de banheiro com ladrilho hidráulico

Muito utilizados no início do século 20, os ladrilhos hidráulicos são tendência novamente. E se antes eram peças comuns em palácios e casarões, hoje eles fazem parte de projetos contemporâneos, conferindo estilo e elegância a vários ambientes.

Ladrilho Hidráulico Hexagonal Raio de Sol Azul 15x17cm Oficina Yby

Os ladrilhos hidráulicos têm esse nome pois em seu processo de produção ficam durante oito horas na água, em um processo totalmente artesanal. Entre suas vantagens, estão a alta durabilidade e resistência, além do design, rico em detalhes e cores. As peças também são ecologicamente corretas, pois dispensam uso de energia durante sua produção.

Por isso, os ladrilhos hidráulicos são perfeitos para adicionar na lista de compras e no projeto de reforma dos banheiros. A versatilidade desse revestimento também é destaque: vários são os formatos, estampas e cores de ladrilho hidráulicos disponíveis no mercado. Basta escolher aquele (ou aqueles) que faz seu estilo.

Ladrilho Hidráulico Hexagonal Branco 21x18cm Oficina Yby

11. Dica de reforma de banheiro pequeno

Além de investir em revestimentos e ladrilhos, agregue prateleiras de madeira, plantas, tapetes de banheiro e um piso neutro para compor a reforma de seu banheiro novo. O resultado será incrível, pode apostar!

Tapete para Banheiro 40x60cm Look Good Mabruk

12. Banheiro pequeno simples e neutro

Quem disse que reforma precisa dar trabalho e custar muito dinheiro? Você pode utilizar o neutro a seu favor combinando itens decorativos neste tom. Neste ambiente, os nichos embutidos foram combinados com o gabinete para otimizar o espaço e a decoração do ambiente.

Nicho para Banheiro Bege Neve NBP604000 30x60x11cm

13. Azulejos diferentes

Assim como usar papel de parede pode fazer toda a diferença na parede de um cômodo, azulejos diferentes são mais fáceis de serem encontrados e geram uma personalidade especial ao espaço.

Revestimento para Parede Interna Acetinado Borda Reta Samba Mix 46x93cm Itagres

14. Reforma de banheiro pequeno moderno

Se tudo o que você precisa para reformar o seu banheiro é só de um toque de estilo, o revestimento hexagonal é a pedida ideal.

Porcelanato Interno Cimento Esmaltado Borda Arredondada Nord Cement 20x20cm Portobello

15. Banheiro com um toque de decoração

Caso o seu banheiro tenha um espaço muito reduzido e atualmente você não esteja com condições financeiras de fazer uma reforma, a dica é investir em pequenos itens, como: banco de madeira, lixeira colorida e tapete com uma frase divertida.

16. Banheiro com nicho embutido

Os nichos embutidos proporcionam diversos benefícios, e o principal deles é dar mais espaço ao ambiente, além de trazer um ar de sofisticação ao cômodo.

Nicho para Banheiro Antique Wood Carvalho 30x30x10cm Artens

17. Mármore texturizado

Uma pequena mudança que altera todo o ambiente! É assim que nós gostamos. Olha só esse banheiro revestido com mármore texturizado no estilo Island Dream.

Mosaico Mármore Acetinado Cunha Spacato 28x28cm Trento Marmi

18. Cores e texturas

O banheiro também pode ser um lugar em que é possível brincar com a decoração, deixando o espaço mais divertido. Por que não apostar em cores, texturas e materiais diferentes para fazer uma bela composição?

19. Plantas, espelho grande e prateleiras

O trio do sucesso que pode transformar positivamente qualquer reforma de banheiro pequeno simples e barato: plantinhas, espelho grande e prateleiras para ampliar o espaço e melhorar a decoração.

20. Bancada decorada e funcional

Contar com um kit de acessórios de bancada pode facilitar bastante a sua rotina. Vale a pena pensar em formas de dispor tudo o que você precisa na hora de reformar e decorar, a fim de atender suas necessidades.

Kit de Acessórios de Bancada 3 Peças em Cerâmica Classic Importado

21. Banheiro pequeno e aconchegante

Com uma bancada de madeira, gavetas e um cesto organizador, é possível garantir mais organização e aconchego.

22. Tranquilidade

Se o banheiro é o seu lugar preferido para relaxar a mente e ter boas ideias depois de um dia estressante, a dica é focar em tons de verde para gerar mais calma e inspiração nesse espaço.

23. Iluminação

Outro ponto que vale a pena prestar atenção na hora de arrumar o seu banheiro é a iluminação. Vale apostar em luzes brancas ou amarelas para ter um espaço mais aconchegante e nítido em diferentes momentos.

24. Detalhes dourados

Você pode ter uma decoração mais neutra e, ainda assim, dar pequenos toques de brilho e dourado nos acessórios, na torneira da pia, em quadros, entre outros.

25. Minimalismo

Uma dica para reformar de forma mais acessível é investir na decoração minimalista: escolha uma cor e pequenos elementos para compor o seu espaço.

Kit Acessórios de Bancada 2 Peças de Cerâmica Areia Mart Collection

26. Delicadeza

Que tal se inspirar no estilo Comfort Zone para decorar o seu banheiro pequeno com cores mais doces e itens delicados?

27. Parede menta e tijolinhos

Veja só que combinação linda: parede menta com tijolinhos brancos para gerar mais inspiração no momento de ir ao banheiro durante a rotina.

28. Preto e branco

Simplicidade, modernidade, inspiração e conforto: os tons preto e branco sempre acertam em qualquer ambiente.

29. Banheiro pequeno de escritório

Olha essa ideia simples e moderna para banheiro de escritório. Com tons sóbrios, uma boa iluminação e uma decoração clean você já consegue uma ótima transformação no espaço.

30. Espelho de LED

Espelhos amplos e uma boa iluminação são a combinação perfeita para quem deseja fazer uma reforma de banheiro pequeno com melhores resultados. A dica é investir em um espelho de LED para deixar o local mais moderno, prático e bonito.

Etapas da obra em uma reforma de banheiro pequeno

É muito importante saber todas as etapas da obra em uma reforma do banheiro para que nada passe despercebido e tudo saia conforme você idealizou. Para ajudar você, separamos as 10 etapas básicas da obra em uma reforma do banheiro. Confira!

Etapa 1: esvazie e limpe seu banheiro pequeno

Antes de iniciar a reforma do banheiro, é imprescindível que você esvazie o cômodo e faça uma boa limpeza. Tire o máximo possível de móveis, louças e acessórios e limpe todas as superfícies.

Em um ambiente vazio, é possível trabalhar com mais conforto e visualizar melhor qual será o resultado final. Além disso, desengordurar e lixar as superfícies sobre as quais novos revestimentos serão aplicados garantirá uma melhor aderência e estética ao seu banheiro.

Etapa 2: estabeleça seu projeto de reforma do banheiro

Tenha definido o estilo de design que você deseja para o banheiro. Existem tantas maneiras diferentes de abordar uma reforma de um banheiro, desde trocar apenas o gabinete até remover todos os elementos e começar do zero.

Todos esses fatores influenciam no tempo, nos custos e nas expectativas que você nutre acerca do resultado final da reforma. Por isso, antes de botar a mão na massa, defina todo o seu projeto.

Etapa 3: reúna suas ferramentas para a reforma

Separe todas as ferramentas que você vai usar na renovação de seu banheiro. Assim, você economiza tempo na hora de reformar seu banheiro já que terá tudo à mão de maneira fácil.

Algumas ferramentas essenciais são: máscara de segurança; luvas; óculos de proteção; pincéis de tinta; martelo; fita métrica; espátula; fita adesiva; furadeira elétrica; nível; balde; chave de boca; chave de fenda; serra; cabo de extensão de energia; furadeira etc.

Etapa 4: troque o revestimento de parede

A dica é escolher revestimentos fáceis de aplicar. Entre todos os tipos de revestimentos existentes, certamente existe aquele que atende às suas expectativas, em termos de estampa, cores, materiais, formas e tamanhos.

Porém, priorize revestimentos práticos e simples de aplicar para otimizar sua reforma. A tinta epóxi para banheiro é própria para ambientes úmidos e confere um resultado surpreendente.

Além disso, os ladrilhos hidráulicos também são muito disputados nas paredes dos banheiros. Por serem de material resistente e ecológico, esses revestimentos são uma alternativa atraente para uma reforma rápida e prática do banheiro.

É possível colocar papel de parede no banheiro, desde que você escolha aquele adequado para ambientes úmidos. Ele deve ser recoberto com uma camada de vinil ou PVC, que facilitará sua manutenção e promoverá sua resistência à umidade.

Não vamos nos esquecer dos revestimentos decorativos em cerâmica ou porcelanato. Eles são produtos resistentes e duráveis, podendo ser utilizados em locais que têm contato direto com água. Além de possuírem variações de estampa, possibilitando a personalização do projeto.

Etapa 5: substituir o revestimento do piso

Os revestimentos para piso de banheiro devem ter resistência à umidade, assim como facilidade de manutenção. Mas, no caso de reformas simples de banheiro, a dica é procurar revestimentos que sejam fáceis e práticos de instalar.

O piso vinílico click é resistente à umidade e muito fácil de instalar, já que seu sistema de instalação do tipo click garante maior agilidade na aplicação e liberação do ambiente.

Além disso, os decks de madeira impermeabilizados são outra dica preciosa. Eles ficam incríveis quando instalados no box do banheiro, agregando estética e aconchego na hora do banho.

• Leia também: Melhor piso para banheiro: O que levar em conta na hora de escolher

Etapa 6: instale novos chuveiros, box e vaso sanitário

O chuveiro, o box e o vaso sanitário são algumas das coisas que você deseja alterar? Perfeito. Realmente novos chuveiros, box e vasos sanitários conferem destaque à reforma do banheiro. As opções são variadas.

Porém, tenha cuidado ao fazer tais instalações para não queimar seu chuveiro e nem estragar sua instalação hidráulica, muito menos danificar seu box na hora de instalar. Nesse caso, não se esqueça de desligar o padrão elétrico, bem como o abastecimento de água do banheiro para evitar acidentes. Um profissional pode ser de grande valia nessa etapa da reforma do banheiro.

• Leia também: Chuveiro elétrico ou eletrônico? Descubra o melhor!

Etapa 7: escolha os móveis do banheiro

Ao escolher os móveis para seu banheiro leve em consideração o tamanho do cômodo e prefira sempre as melhores opções para a otimização do espaço. Tudo para que você possa se movimentar livremente no cômodo.

Então, prefira gabinetes e armários de banheiro proporcionais ao tamanho no espaço, buscando a harmonia do ambiente. Além disso, o estilo do armário de banheiro irá anunciar o estilo de seu cômodo. Portanto, é necessário pensar duas vezes antes de escolher esta ou aquela opção, dando prioridade aos que combinam com seu estilo de décor.

Pense também no armazenamento. Se você tiver muitos produtos, escolha uma unidade de gaveta onde você possa guardar, assim como nichos embutidos, caixas e cestos organizadores.

Mobilize grandes espaços fixando prateleiras no banheiro. Há no mercado vários tipos e modelos de prateleiras. Além de decorativas são bastante práticas e ajudam na organização dos itens do banheiro. Uma dica é instalar suas prateleiras no espaço da parede acima dos vasos sanitários.

• Leia também: Top 15 modelos de gabinete de banheiro de madeira para se inspirar

Etapa 8: instale novas pias, bancadas, cubas e torneiras

O combo de uma nova pia de banheiro que inclui bancadas, cubas e torneiras novas também anuncia qual estilo de décor você buscou integrar ao ambiente. Por isso, escolha com cautela tais itens.

Além disso, pesquise qual torneira é mais adequada para a cuba de banheiro que você deseja instalar, bem como qual tipo de bancada você prefere.Lembre-se de harmonizar o estilo das torneiras, bancada e cuba com toda a decoração do banheiro.

Etapa 9: troque a iluminação do seu banheiro

Depois de reformar o chão, as paredes e terminar a instalação do equipamento do banheiro, pense na iluminação do seu banheiro.

Muito mais do que um simples detalhe, a iluminação faz toda a diferença em um ambiente. Seja para passar a impressão de espaço mais amplo ou para tornar o cômodo mais aconchegante e confortável. Por isso, é importante investir num projeto de iluminação para seu banheiro.

Aqui as opções são inúmeras, como spots, lustres, cordão de luz… quanto mais claro o seu banheiro for, melhor. A única ressalva aqui, na iluminação para banheiro, é escolher lâmpadas de luz fria e LED, que não esquentam.

• Leia também: Tipos de iluminação: guia completo

Etapa 10: toques finais

Para finalizar a reforma de seu banheiro e integrar um layout de destaque, coloque os acessórios finais que foram cuidadosamente selecionados por você.

Escolhas plantas, velas, espelhos, tapetes, acessórios e nichos de armazenamento, ganchos e suportes para toalhas, cestos de roupa, lixeiras, saboneteiras e demais acessórios de decoração para colocar no seu novo banheiro. As opções são infinitas, dê asas à imaginação, decore seu banheiro e o transforme em um local acolhedor!

São esses pequenos detalhes úteis que podem fazer toda a diferença no resultado final da reforma de seu banheiro. Mas, tenha cuidado para não sobrecarregar o espaço para que permaneça funcional em todas as circunstâncias.

Dicas para planejar a reforma do banheiro (e economizar)

Existem alguns truques práticos que ajudam muito antes de começar qualquer reforma e otimizar a obra de uma maneira geral. Fato é que tendo em mãos algumas dicas para planejar a reforma do banheiro é possível economizar bastante. Veja algumas delas:

• Antes de embarcar nesse projeto, você precisará definir suas necessidades e seu orçamento;

• Faça os cálculos corretos dos materiais e medições precisas de onde cada item será instalado. Se precisar de ajuda, você pode consultar as calculadoras online da Leroy Merlin;

• Planeje sua reforma para saber o que você realmente deseja mudar antes de começar a comprar os itens da reforma no banheiro;

• Conte com a ajuda de um arquiteto para avaliar a viabilidade de sua reforma;

• Leve em consideração as necessidades das pessoas que usarão o banheiro;

• Observe a localização da janela, da porta, do encanamento e da rede elétrica;

• Escolha os pisos e revestimentos mais adequados;

• Compre móveis e acessórios de banheiro nas dimensões corretas e proporcionais ao cômodo;

• Priorize decorações atemporais que vão durar muito mais tempo;

• Faça o cartão fidelidade da loja onde as compras serão feitas para se beneficiar de descontos;

• Pesquise os diferentes modelos e tipos de chuveiro, torneira, cuba, vaso sanitário, tintas e demais itens para saber quais são os mais adequados ao seu projeto de reforma do banheiro;

• Quando se trata de cor, tome cuidado para não exagerar, preferindo tons claros e suaves no banheiro, que reflitam a luz o máximo possível e que proporcionem um efeito calmante a longo prazo. Porém, se você deseja dar um toque ousado na décor de seu banheiro, combine tonalidades escuras na medida certa;

• Reserve cerca de 10 a 15% do valor total do investimento da reforma do banheiro para ser usado em caso de imprevistos que possam surgir durante a reforma. Assim, você não é pego desprevenido.

Quanto custa para arrumar um banheiro pequeno?

Para saber quanto custa uma reforma de banheiro pequeno deve-se ter em mente a medida exata de todo o cômodo. Se o banheiro for médio (3,00 m x 1,20 m) e não forem feitas alterações estruturais, o orçamento de uma reforma simples de banheiro fica em torno de R$ 2.000,00.

Ou seja, se a reforma se basear apenas na pintura com tinta epóxi, instalação de piso sobre piso, troca de louças, acessórios e mobiliário. Agora, se a reforma for além e pretender alterações estruturais como, por exemplo, troca de encanamentos, pisos, revestimentos, fiação e demais acessórios, o orçamento pode chegar até R$ 15.000,00.

Vários fatores irão determinar o custo da reforma de seu banheiro e variar o orçamento: o tamanho, o projeto em si (é uma reforma parcial ou total?), substituição de revestimentos de piso e parede, preços dos materiais escolhidos, mão de obra etc.

Fato é que quando se trata de reformas, não existe um envelope de orçamento fixo e único.

Como reformar um banheiro com baixo custo?

Além das nossas dicas de reforma de banheiro pequeno, é importante também entender alguns cuidados que você deve ter para economizar tempo e dinheiro. Confira, a seguir, os principais passos para evitar prejuízos financeiros nesse processo.

Economize nos materiais

Antes de comprar os materiais, pesquise as possibilidades e tendências de decoração e reforma de banheiro pequeno simples e barato, defina o que você pretende fazer, analisando as suas preferências e necessidades, e avalie os preços de cada material para acertar na quantidade e qualidade.

Pinte o piso em vez de trocar

Hoje é possível mudar totalmente o visual do piso sem precisar trocá-lo. Você pode fazer isso por meio de resina epóxi, tinta epóxi ou aplicação de piso vinílico.

Invista em acabamentos

Por mais que o acabamento seja mais uma etapa na reforma, ele é o passo ideal para garantir que as mudanças realizadas vão durar mais e apresentar uma qualidade melhor a longo prazo, economizando tempo e dinheiro previamente com mais segurança.

Como reformar banheiro sem quebra-quebra?

Para reformar o banheiro sem quebrar, as principais dicas são:

• Pintar azulejos com tinta epóxi;

• Utilizar papéis de parede adequados para ambientes úmidos;

• Preferir pisos de instalação piso sobre piso, como os pisos vinílicos click ou ainda decks de madeira impermeabilizada;

• Fazer uso de gabinetes soltos, prateleiras, espelhos e nichos com fitas autoadesivas;

• Trocar o assento do vaso por outro mais novo e moderno;

• Investir em acessórios de banheiro, como plantas e tapetes.

Acompanhe a reforma de um banheiro pequeno sem quebrar e sem gastar muito

Cami, Pablo e Lu Cesetti, do Apartamento 21, estão reformando uma casa construída no início dos anos 90. O imóvel tem cerca de 300 m², um quintal grande e um banheiro de visitas que já havia perdido a graça há tempos.

Tinha azulejos com florzinha anos 90 até o teto, louças em tons de bege e lustre e espelho muito antigos.

Os donos são os pais de Pablo, que se mudaram há pouco tempo para Águas de Santa Bárbara, cidade no interior de São Paulo. Eles curtem um estilo mais bucólico e rústico, bem na pegada “casa de campo”.

O desafio? Reformá-lo sem fazer quebra-quebra e deixá-lo com uma cara mais moderninha, mas mantendo a identidade da casinha de campo.

E a gente vai mostrar aqui como foi a milagrosa transformação que a turma do Apartamento 21 fez no banheiro de 2,25 x 1,60 m. A reforma durou apenas três dias e foi feita entre choradas e mamadas de Liz, a bebezinha de 2 meses de Cami e Pablo.

A escolha das cores para a reforma

Quando as pessoas vão para essa casa, elas querem relaxar, esquecer a agitação da cidade e entrar em contato com a natureza. Por isso o banheiro ganhou tons orgânicos, de verde e azul, além da madeira. Praticamente todas as peças foram substituídas, das louças sanitárias ao gabinete, pia e torneira.

Reforma de banheiro pequeno sem quebrar e sem gastar muito

A grande sacada dessa reforma é que ela traz ideias que você consegue reproduzir em casa sem gastar muito. Para não fazer quebra-quebra nos revestimentos, os azulejos foram pintados com tinta epóxi.

A parte superior do revestimento foi emassada e recebeu uma primeira demão também de epóxi, que serviu como um adesivo, para receber depois a massa corrida.

Para fazer o acabamento da meia parede, a solução foi massear a metade de cima do revestimento para não deixar o banheiro com azulejo até o teto. Para trazer uma textura natural e deixar o espaço mais aconchegante, optou-se por cimento queimado na cor selva de pedra, da Suvinil.

Para fazer a transição entre o azulejo e o cimento queimado, foi utilizada uma ripa de madeira envernizada com verniz marítimo, que circulou todo o banheiro como um rodameio, deixando tudo muito aconchegante.

Solução inteligente para o piso do banheiro

Outro problema a ser resolvido foi o piso, que também não agradava nada aos donos da casa. “A gente não quis simplesmente quebrar ou apagar o piso, mas trazê-lo para a cena”, explica Cami.

A solução subiu pelas paredes, onde eles decidiram pintar uma faixa da cor talismã, da Suvinil, que puxa para o tom do piso, como se ela já fizesse parte da cena. As demais cores usadas no banheiro também foram pensadas para combinar com o piso, de forma a harmonizar com ele.

O deck é o grande charme do box nesta reforma de banheiro pequeno

O box ganhou um deck, feito com madeira de pinus, cortada na Leroy Merlin e parafusada. O pinus é uma madeira mais leve e a ideia do deck foi trazer um pouco mais de aconchego e conforto térmico, eliminando a sensação do piso frio quando você está no banho. Ah! Na real? A principal função do deck foi mesmo disfarçar o piso.

“Mas, afinal, pode usar deck no box?”, você deve estar se perguntando. O grande segredo aqui é usar verniz marítimo para selar e proteger a madeira da água. A turma do Apartamento 21 recomenda de três a cinco demãos, e eles usaram aqui o tom de verniz avermelhado.]

Gabinete azul: a peça-chave da reforma

O gabinete Mazzu escolhido para esse projeto foi uma peça-chave para direcionar todas as outras escolhas. Nesse banheiro, ele foi montado com uma cuba oval branca Icasa e uma torneira de bronze envelhecido.

Outro detalhe bacana é que ele tem uma prateleira embaixo, além do armário fechado, onde você pode deixar objetos fofinhos, toalhas ou tapetinhos à mostra.

As louças beges foram substituídas por louças brancas. O vaso sanitário escolhido tem as laterais retas, o que facilita muito a limpeza. Cami acredita que às vezes vale a pena investir um pouquinho mais, como nesse caso, se é para ter um produto que traz praticidade ao seu dia a dia.

O espelho redondo com borda de madeira trouxe uma pegada orgânica e natural. O porta-escovas de cerâmica Osaka ajudou a deixar a bancada do gabinete organizada e charmosa.

Pra terminar, uma tora de madeira, que serve de banquinho ou apoio, trouxe ainda mais natureza para o ambiente. E o tapete Jolitex, antiderrapante, com a frase get naked (“fique nu”, em português), deu o toque divertido que a turma do Apartamento 21 adora.

O brilho nos olhos é a melhor parte da reforma

O mais legal foi que os pais do Pablo ficaram realmente emocionados com o resultado. “Dava para ver o brilho no olho deles”, conta Cami.

Eles não esperavam que o banheiro pudesse se transformar tanto em pouco tempo, e se empolgaram até para mexer no lavabo e no banheiro da suíte. Pelo jeito, vem aí mais transformação na casinha do interior. É esperar pra ver!

Gostou das dicas? Esperamos com com este manual a reforma para seu banheiro fique mais clara e prática. Tudo para reforma da sua casa você encontra na Leroy Merlin! 💚

Leia mais:

Vaso Sanitário em Promoção na Semana do Consumidor

50 modelos de banheiros para você se inspirar

Conheça os diferentes modelos de vaso sanitário

9 Dicas para montar um banheiro acessível

Banheiro com piso madeira: 17 ideias para você se inspirar

Espelhos para banheiro: 35 modelos que irão te inspirar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo