Como cuidar de suculentas (adubo, rega, melhor vaso, etc)
Fofinhas, delicadas, gordinhas, exóticas e até engraçadinhas, com formas e cores surpreendentes! Essas são as suculentas, plantas que são capazes de armazenar água em suas folhas, e por isso mesmo não exigem rega frequente. Mas, afinal, você sabe como cuidar das suculentas?
Pela facilidade de cuidar das suculentas (elas são pouco exigentes quanto à rega, e você saberá mais sobre isso daqui a pouco), tem gente que coleciona várias delas e, com isso, recheia de verde qualquer cantinho da casa. Você pode cultivar cada tipo de suculenta individualmente, em um vasinho, ou criar terrários com um mix de espécies. Fica um charme!
Existem cerca de 22 mil espécies catalogadas, o que inclui cactos, arbustos e trepadeiras. Elas são provenientes das mais diversas regiões do planeta, sejam elas mais secas ou menos secas, e isso vai determinar a quantidade de água que elas armazenam, em condições naturais, para a sua sobrevivência.
Mesmo sendo fácil de cuidar das suculentas, como todo ser vivo, elas exigem minimamente uma dose de atenção às questões de incidência de luz, frequência de rega e substrato.
E, sim, mesmo resistentes, elas podem morrer, mais facilmente pelo excesso do que pela falta de água. Conhecer a sua origem vai ajudar você a saber se elas gostam de mais ou menos água, e a reproduzir em casa as condições em que elas se encontram na natureza.
A seguir, confira alguns cuidados básicos para você tomar no cultivo das suculentas e mantê-las lindas de verdade.
E com a ajuda do arquiteto Daniel Melo, sócio proprietário do ateliê Vento Verde, preparamos as dicas de como cuidar de suculentas, entre raras, pendentes e miniaturas, para você turbinar sua coleção.
Antes de continuar, inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
Leia também:
Como plantar suculentas, passo a passo?
1. Coloque argila expandida ou pedra brita no fundo do vaso.
2. Complete com areia média ou grossa, para facilitar a drenagem da água.
3. Acrescente o substrato no vaso – pode ser terra vegetal – , mantendo-a fofinha.
4. Coloque a suculenta na terra e acomode-a, cercando-a de terra para não tombar.
Como cuidar de suculentas?
Suculentas são geralmente plantinhas muito resistentes. Confira a seguir como cuidar de suculentas quanto à luz, rega, adubação e vaso.
Luz
As suculentas gostam de luz solar para se desenvolverem. Porém, evite deixá-las direto no sol, pois pode causar queimaduras nas suas folhas.
Se você irá cultivá-las dentro de casa, elas vão se dar bem em locais iluminados, perto das janelas, onde possa receber a luz natural durante o dia.
Rega
Os caules e folhas das suculentas armazenam água por mais tempo do que outras espécies, por isso exigem pouca rega, bastando você regar uma vez por semana.
É importante não encharcar o solo. Ele precisa drenar bem a água da rega para não apodrecer as raízes e folhas.
Antes de regar sua suculenta, encoste o dedo na terra para sentir se ela está realmente seca e precisando de água. Caso contrário, você pode encharcar demais a terra e até matar a planta, pelo apodrecimento de suas raízes.
A Leroy Merlin tem uma variedade enorme de modelos de regadores. Escolha um para regar sua coleção de suculentas.
Adubo
Suculentas exigem pouca água, gostam de iluminação natural e têm crescimento lento. Algumas gostam mais de sol do que outras. E como toda planta que tem crescimento lento, elas necessitam de pouco adubo. Então você não precisa adubar muito, nem com muita frequência.
Você pode utilizar adubo orgânico ou químico para favorecer o crescimento das folhas das suas suculentas.
Uma dica de adubo orgânico é o Adubo Para Suculentas Ziplock – Bosta Em Lata. O nome é engraçado e pode assustar quem ainda não conhece o produto, mas a qualidade é o grande diferencial desse adubo orgânico. Leia as instruções do fabricante quanto à quantidade, diluição e frequência.
Outra dica de adubo orgânico, e você certamente terá em casa, é a casca de ovo lavada, seca e triturada, que é rica em cálcio, e pode ser simplesmente misturada na terra.
Se optar pelos adubos químicos, você pode aplicar Fertilizante Mineral Misto 4-14-8 Npk, uma vez por mês ou a cada dois meses, que a planta vai responder muito bem.
E lembre-se: menos é mais. Se precisar diluir a solução, deixe-a fraquinha, para não correr o risco de queimar e matar a planta.
Vaso
A Leroy Merlin dispõe de uma variedade enorme de vasos para plantas, em diferentes tamanhos e materiais como cerâmica, barro, plástico, entre outros. Vários deles são ideais para sua coleção de suculentas.
Os vasos de cerâmica são um dos mais tradicionais e garantem temperatura e umidade ideais para a maioria das plantas. Além disso, são fáceis de serem encontrados, possuem vários tamanhos e formatos e oferecem preços acessíveis.
Os vasos de cimento são resistentes e estilosos, comuns em cômodos com estilo urbano, por exemplo. Semelhante a este, existe o vaso de pedra, que também é resistente e muito utilizado em áreas externas.
Os vasos de plástico também são muito populares e oferecem diversas vantagens, como custo acessível, resistência, leveza, facilidade de encontrar e opções em diferentes tamanhos, formatos e cores, para combinar perfeitamente com a sua decoração.
Como fazer muda de suculentas?
1. Escolha a espécie que você quer reproduzir.
2. Prepare uma bandejinha com areia.
3. Destaque algumas folhinhas do seu vaso de suculenta e coloque-as na bandeja de terra, sem afundar ou enterrar. Isso é muito importante: não enterre a folhinha.
4. Pulverize a areia com água e coloque o recipiente em um local iluminado e arejado, mas protegido do sol forte e da chuva. Espere alguns dias ou semanas, dependendo da espécie. Logo surgirão raízes na base das folhas e, dependendo da espécie, poderão surgir folhinhas ou um caule.
5. Retire as folhinhas com a nova raiz que despontou e coloque-as num vasinho com substrato.
6. Regue a plantinha e espere só para ver o bebê crescer nas próximas semanas.
Como replantar suculentas?
Você já sabe como cuidar de suculentas, e agora é hora de ver como replantá-la. Isso irá ocorrer quando você quiser trocar de vaso para variar o visual, ou quando a planta cresceu demais e você precisa dar a ela mais espaço para se desenvolver.
Para replantar sua suculenta, você irá precisar de: 1 vaso de sua preferência, substrato e cacos de cerâmica.
Proceda da seguinte maneira:
• Retire a suculenta do vaso anterior
• Abra um pouco o torrão e retire a terra velha
• Coloque no vaso novo, com cacos de cerâmica no fundo, para permitir a drenagem da planta
• Complete com substrato novo
• Aperte de leve, apenas para acomodá-lo
• Regar só no dia seguinte, sem prejuízo à planta, porque a suculenta não é exigente nesse aspecto
Qual o melhor adubo para suculentas?
Suculentas necessitam de pouco adubo. Então você não precisa adubar muito, nem com muita frequência.
Você pode utilizar adubo orgânico ou químico para ajudar no crescimento das folhas das suas suculentas.
Dentre os adubos orgânicos, você pode optar pelo Adubo Para Suculentas Ziplock – Bosta Em Lata. Leia as instruções do fabricante para saber a quantidade e a frequência de uso.
Se optar pelos adubos químicos, uma dica é o Fertilizante Mineral Misto 4-14-8 Npk, uma vez por mês ou a cada dois meses.
Outra opção é adubar sua suculenta a cada três meses com NPK 10-10-10. Com relação ao substrato e terra, utilize um específico para suculentas.
Você pode também usar adubos orgânicos como o bokashi, seguindo as instruções da embalagem.
Como preparar a terra para plantar suculentas?
Há diferentes tipos de substratos para plantas e jardim. A regra básica é: substratos para suculentas devem ser porosos e garantir a boa drenagem da água da rega.
Você pode utilizar o produto pronto substrato para suculentas, por exemplo.
Ou pode usar a terra vegetal. Basta misturar uma parte de terra vegetal com uma parte de vermiculita, ou areia média ou areia grossa de construção, que ajuda a melhorar a porosidade do substrato.
Na Leroy Merlin você encontra também o Terral Suculentas, um produto desenvolvido à base de turfa e casca de pinus carbonizada. Segundo o fabricante, “seus componentes garantem uma boa drenagem e um meio pouco propício para proliferação de fungos e bactérias. A alta granulometria evita a compactação radicular da planta”. E ainda: “O substrato é um composto orgânico que proporciona a sustentação às plantas, é utilizado para substituir a terra por um período curto, pois são porosos e não retém umidade. O substrato auxilia na redução de ervas daninhas no seu vaso ou jardim”.
Como regar suculentas?
Saiba como cuidar de suculentas quanto à rega:
1. Encoste o dedo na terra para sentir se ela precisa de rega.
2. Se a terra estiver seca, regue com um regador de bico fino molhando apenas o solo, sem molhar as folhas.
3. Deixe a água escorrer bem para não encharcar o solo nem apodrecer as raízes da planta; para isso, garanta que o substrato proporcione ótima drenagem
Quais as principais doenças das suculentas?
As pragas mais temidas em suculentas são a cochonilha e o pulgão. Então, saiba como cuidar de suculentas e defendê-las dessas pragas.
As cochonilhas são pequenos insetos que aparecem principalmente por causa do excesso de água e de adubação.
A Leroy Merlin dispõe de inseticidas mata cochonilhas e pode ajudar você a controlar essa praga.
Os pulgões, insetos pequenos e gordinhos, também podem atacar os cactos. Fique de olho nas suas plantas e conheça as opções disponíveis para o combate de pulgões nos seus cactos.
Qual o melhor ambiente para suculentas
Suculentas gostam da luz do sol e não gostam de ambientes úmidos. Dentro de casa, elas vão bem em varandas e perto de janelas.
Como cuidar de suculentas no banheiro
Toda planta – incluem-se aí as suculentas – precisa de ambientes arejados e iluminação natural para se desenvolver.
Portanto, se no seu banheiro não entra luz natural, será mais difícil de as suculentas se adaptarem e se desenvolverem.
Outra coisa: as suculentas não gostam de umidade. Isso significa que um banheiro arejado irá favorecer o cultivo de suculentas nesse ambiente.
Como cuidar de suculentas no frio?
No frio, deixe a sua suculenta exposta à luz natural. Evite mudar de vaso ou podá-la, evite adubação nesse período e só regue se o solo estiver seco.
Qual suculenta gosta de sombra?
Várias suculentas podem ser cultivadas na sombra. Listamos algumas para você:
Sedum Burrito
Essa fofura de suculenta, também conhecida como Rabo de Burro, gosta de luz, mas não gosta do sol direto. Prefira cultivá-las em locais de sombra. Mantenha a terra bem aerada, e isso você consegue misturando húmus de minhoca, na proporção de 1 porção de húmus para 4 de terra, pedacinhos de isopor ou areia de construção para garantir boa drenagem.
Sedum Pachyphyllum
Dedinho de moça e jujuba são alguns nomes populares dessa graciosa espécie de suculentas. Garanta um lugarzinho para ela na sua coleção. Ela é fácil de cultivar e topa qualquer parada: sol, sombra, solos úmidos ou solos secos. Gosta de muita luz, o que faz realçar suas cores. E solo com boa drenagem, para escoar a água da rega.
Echeveria Carnicolor
Essa espécie de suculenta gosta de boa luminosidade e da luz do sol só até 11 horas. Quando exposta ao sol, suas folhas ficam em tons avermelhados ou arroxeados. O solo deve ser bem aerado para drenar bem a água da rega e não apodrecer as raízes. No verão, regue até três vezes por semana. No inverno, a cada 15 dias. Para tirar mudinhas, coloque as folhas no substrato.
Quantas vezes molhar as suculentas?
No inverno, a cada quinze ou 30 dias. No verão, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Um truque que vale a vida da sua suculenta: toque na terra com seu dedo para sentir se está sequinha ou molhada, e providenciar a rega no momento certo. E evite molhar as folhas.
Quais suculentas podem tomar sol?
Haworthia Fasciata
Suculenta de crescimento lento, possui folhas verdes pequenas, com menos de 10 cm de comprimento, com a ponta triangular na cor verde e faixinhas brancas com cristas na parte externa. No final da folha existe uma espinha não aguda. As flores de verão aparecem em outubro e novembro, no final de uma inflorescência.
Gosta de boa iluminação e sol direto. Encoste seu dedo na terra para perceber se ela precisa de água, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Evite molhar as folhas.
Sedum Carnicolor
Essa suculenta perene tem hastes longas que chegam a mais de 1 metro de comprimento e produz flores amarelas e delicadas, que brotam de março a setembro. Ela se adapta a clima ameno ou quente e gosta de sol com sombras à tarde ou meia sombra. Deve ser plantada em terra bem aerada, misturada com areia e húmus de minhoca ou adubo orgânico.
Crassula Ovata Gollum
Também conhecida como Orelha de Shrek, por causa do formato tubular de suas folhas, e com “ventosas” nas pontas, em tom avermelhado. Esta espécie é originária da África do Sul e pode atingir 80 cm. Suas flores dão em cachos e têm formato de estrela, branca ou rosada, com estames cor de rosa.
Crassula Ovata
Espécie também conhecida como Planta Jade, essa suculenta originária da África do Sul possui folhas verde escuro ovaladas e pequenas flores brancas e pode chegar a 2 metros de altura. Não requer poda e necessita de rega a cada 15 dias.
Haworthia Cuspidata Variegata
Originária do continente africano, possui folhas grossas, firmes e “gordinhas”. Gosta de sol, mas nada de solão de verão direto nela. Tolera baixas temperaturas de inverno, mas nessa estação cuidado com o excesso de água, que pode matá-la facilmente. O solo deve ser poroso e rico em nutrientes. Garanta uma boa drenagem.
Echeveria Purpusorum
Muito tolerante à seca, essa Echeveria requer pouca égua, portanto, espere o substrato secar por completo para regar novamente. No verão as regas podem ser um pouco mais frequentes. Esta espécie tem coloração que varia, podendo ser branca com rosada.
Sedum Multiceps
Conhecida popularmente como Estrelinha Gorda, essa suculenta é fácil de cultivar em vaso ou ao ar livre. Gosta de sol, boa iluminação, ventilação e pouca água e se adapta a ambientes de meia sombra. Cresce mais no Outono e Inverno e se propagam facilmente por estacas, no Verão. Como outras suculentas, necessitam de solo poroso, com boa drenagem.
Se você chegou até aqui, deve estar apaixonado pelas suculentas e sua grande variedade de formas e cores. Essas belezinhas, que viraram febre e conquistaram de vez o gosto e a casa de muitos brasileiros, é uma paixão que veio para ficar.
Agora é a sua vez: componha seu mix, comece (ou amplie) a sua coleção e viva a alegria de descobrir e apreciar diariamente a transformação e o milagre da natureza em forma de suculentas.
Leia mais:
Aprenda a cuidar de lírio-da-paz
Kit de jardinagem: veja como escolher o melhor para cada uso
Como cuidar de Costela de Adão [Guia Completo]
13 Tipos de vasos para plantas
Pulverizadores e regadores ajudam você a cuidar da sua plantação
Qual a diferença entre adubo e fertilizante?
Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?
Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa