Como fazerDecoração e TendênciaInstalação

Como instalar fita de LED em sanca

As fitas de LED na sanca, além de dar vida para o ambiente, trazem conforto, aconchego e até ajudam no humor dos moradores.

Isso porque elas são uma alternativa à luz branca direta, que costumam deixar o cômodo muito claro e as pessoas com mais energia.

Superversáteis, as fitas de LED são fáceis de instalar e têm baixo consumo de energia. Muitas pessoas, inclusive, a usam como a única fonte de iluminação da sanca, no lugar de montar uma complexa instalação elétrica com lâmpadas.

Para te mostrar como instalar fita de LED na sanca e falar das 1001 utilidades do produto, conversamos com a arquiteta Cristiane Shiavoni, da Cristiane Schiavoni Arquitetura.

O lavabo ficou ainda mais bonito com a iluminação da fita de LED. Projeto assinado da arquiteta Cristiane Schiavoni Crédito da foto: Carlos Piratininga

Leia também

Como instalar fita de LED passo a passo (em vídeo)

Como funcionam as fitas de LED?

Primeiro, é importante entender como funciona o sistema da fita de LED. Isso porque existem dois tipos de fita de LED: uma que é só a fita e pode ser instalada sem a necessidade de uma ligação elétrica.

Porém, existe também a fita de LED que necessita de uma fonte, mais ou menos uma caixinha, que será ligada na energia elétrica e fará a interligação com a fita de LED.

Nesse caso, é preciso pensar onde será colocada a fonte.

Qual modelo de fita de LED é recomendável para sancas?

Cristiane recomenda a fita de LED que não tenha fonte. Isso porque no caso da sanca de gesso, é um pouco difícil de esconder essa fonte.

Nesse caso, opte por fitas de LED ou mangueiras de LED que não tenham uma fonte. A instalação será mais fácil e você não precisa encontrar um lugar para “esconder” a fonte.

“Minha sugestão é que nessas sancas a gente traga aquele efeito de uma luz mais gostosa. Por isso, não devemos usar a sanca de gesso para iluminar propriamente, mas para dar um efeito aconchegante no ambiente”, explica a arquiteta.

Na hora de escolher, a melhor opção são as fitas de LED ou mangueiras que têm uma luz mais suave, mais amarelinha.

Para instalar, é preciso levar o fiozinho de energia elétrica exatamente na posição que vai ser instalada essa fita.

Existem diversas cores de fitas de LED?

Existem cores diferentes de fitas de LED.

Ou ainda as variações da luz tradicional: branca, média ou amarela. Nesse caso, antes de escolher a cor da fita de LED para a sua sanca, é importante entender que efeito gostaria de trazer para o ambiente.

Onde é possível instalar fitas de LED?

A fita de LED abriu um campo de possibilidades, tanto para ajudar na questão da luminosidade em áreas de trabalho, como também para dar um efeito diferente ao cômodo.

Cozinha

Por exemplo, na cozinha é possível instalar facilmente uma fita de LED embaixo do armário ou em cima da pia. Nesse caso, ajudará bastante na hora de cozinhar.

Iluminação de LED na cozinha embaixo do armário: fácil de instalar

Isso porque deixará o ambiente bem iluminado. No caso da cozinha, vale a pena usar uma fita de LED um pouco mais intensa para ajudar na hora de cozinhar.

Fita de LED na cozinha também faz a diferença e ajuda na hora de cozinhar. Projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni Crédito da foto: Carlos Piratininga

Banheiros, lavabos e quartos

No caso de banheiro, lavabos, quartos, estantes, a fita de LED pode ser instalada dentro dos armários para ajudar a enxergar o que tem lá dentro.

Dentro de nichos fica muito bonito, já que você pode usar a luz focada para destacar um objeto decorativo ou porta-retratos.

A fita de LED deu mais vida e realismo na decoração deste quarto de menino. Projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni Crédito da foto: Carlos Piratininga

As fitas de LED também podem ser usadas para destacar quadros e obras de arte.

Ou seja, ela tem várias funções!

Home office

Quem trabalha até tarde em casa, em geral, não gosta de deixar acesa a luz principal do ambiente para não incomodar outros moradores da casa.

Muitas vezes, a iluminação do ambiente também não é suficiente para conseguir enxergar as letras miúdas de documentos.

Nesse caso, a fita de LED entra como reforço da iluminação. Por isso, deve ser branca.

Neste projeto de home office, a arquiteta Cristiane Schiavoni contou com as fitas de LED para ajudar a iluminar o ambiente Crédito da foto: Carlos Piratininga

Closet

Instaladas em um closet de madeira simples, as fitas de LED ajudam a localizar peças de roupas sem precisar acender a luz principal, além de deixarem o ambiente mais charmoso.

Quarto de criança ou neném

Já no quarto de neném, a luz de LED tem uma função ainda mais importante: ajudar na visibilidade nas trocas de fraldas e mamadas noturnas, evitando assim que a luz principal seja acesa.

Como instalar uma fita de LED na fonte chaveada?

Já falamos antes sobre essa fonte, que é um quadradinho parecido com uma fonte de notebook, que vai na energia elétrica.

No caso da fita de LED é a mesma coisa. No entanto, é necessário pensar onde essa fonte ficará guardada. E isso não é tão simples de fazer.

Por exemplo, se a fita de LED será colocada debaixo de um armário de cozinha, possivelmente essa fonte ficará dentro do próprio armário.

Por isso, é preciso encontrar um jeitinho de a marcenaria esconder para ficar com um acabamento bonito. Afinal, ninguém quer uma fonte pendurada no armário da cozinha, certo?

Confira o passo a passo completo abaixo e veja este vídeo explicativo que preparamos:

Passo a passo da instalação de fita de LED

A instalação da fita de LED não varia muito de acordo com o uso e é bastante simples de fazer, mas é preciso tomar alguns cuidados.

• Passo 1: junto com a fita de LED, compre uma fonte alimentadora para a sua fita. É necessário checar se as amperagens coincidem.
• Passo 2: encaixe então os fios da fita na fonte – a fiação virá em duas diferentes cores, que devem se conectar.
• Passo 3: intermediar o processo com um conector P4 que, através de um plug próprio, torna tudo mais simples.
• Passo 4: coloque na tomada e pronto – sua fita de LED está pronta para usar!

Como a Cristiane disse anteriormente, vale lembrar que algumas fitas de LED já vêm prontas para colocar na tomada. Ou seja, dispensam o uso da fonte.

Também existem modelos mais modernos que trazem controles remotos, que podem até mesmo mudar as cores da fita!

Qual a fonte ideal para a fita de LED?

Imagine que a fita de LED é um monte de pequenas lâmpadas, então, aquela fita grande tem microemissores de luz. E cada bolinha puxa um tanto de energia.

Quando você tem meio metro de fita de LED, tem um tanto de energia sendo puxada. E se a fita tem 5 metros, a quantidade de energia necessária é ainda maior.

Então, cada fita de LED tem uma fonte e uma amperagem específica. Apesar de ser um nome técnico, basta chegar em qualquer loja da Leroy Merlin que os vendedores poderão informar a amperagem correta da fonte para a sua metragem de fita.

Além da metragem, cada tipo de fita de LED tem amperagem e potência diferentes. Por isso, é importante consultar um especialista.

É possível cortar a fita de LED?

A fita de LED pode ser cortada sim. Dependendo do tipo de fita de LED, já vem indicado no produto o local correto para fazer o corte.

E há fitas de LED que você já pode comprar na medida desejada para o seu projeto.

Como conectar uma fita de LED em outra?

Para conectar uma fita de LED em outra é preciso chamar um eletricista. Isso porque é preciso fazer uma pequena solda entre uma e outra.

Leia mais:

Tipos de iluminação: guia completo

30 projetos de iluminação para te inspirar

Decoração com fita de LED: dicas para todos os ambientes da casa

Como fazer luminária com fita de LED

Luz branca ou amarela: qual é a melhor para cada ambiente

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo