Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Referência: Pinterest

Já ouviu falar em Feng Shui com plantas?

Muita gente pensa nas plantas apenas como objeto decorativo, mas suas funções em uma casa podem ir muito além disso.

Muitas plantas são benéficas para a saúde, já que podem absorver poluentes, umedecer e purificar o ar, sem contar que trazem boas energias ao ambiente.

A técnica Feng Shui com o uso de plantas combina todas essas qualidades da melhor forma, proporcionando equilíbrio, elevando o bem-estar da sua casa.

Mesmo aqueles que não estão familiarizados com o Feng Shui, possivelmente já ouviram falar de Feng Shui com plantas, a técnica milenar chinesa para melhorar as energias e transformar o lar em um ambiente mais saudável.

Mas, afinal, você sabe o que é Feng Shui e que tipo de planta usar? Convidamos o mestre em Feng Shui, Luiz Netto, no canal Casa de Verdade, para tirar todas as suas dúvidas.

Prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!

O que é Feng Shui?

Para quem não sabe, Feng Shui é uma arte ancestral chinesa que harmoniza as energias dos ambientes, trazendo bem-estar, vitalidade e prosperidade aos moradores.

Ao reorganizar os itens da casa seguindo a técnica, promove-se a circulação do Chi, energia vital que “nutre” a casa e contribui para uma vida harmoniosa.

O Chi é a energia vital que circula ao nosso redor e que é influenciada e condicionada, entre outras coisas, pelo ambiente externo. O Feng Shui visa, portanto, aumentar as energias vitais (ou Chi) de sua casa.

No Feng Shui as plantas são uma ferramenta fácil de usar e que, além de higienizar o ambiente de sua residência ou trabalho, aumentam a energia, harmonizam, equilibram e elevam o astral.

Bem usadas e posicionadas da forma correta, aumentam a saúde e o bem-estar dos ambientes, e ajudam a eliminar todas as energias negativas.

Espalhe alguns vasos naturais pela casa, segundo as lições do Feng Shui, e usufrua do bem estar e da qualidade de vida que elas vão proporcionar aos ambientes!

Por que usar plantas no Feng Shui

Em primeiro lugar, é muito saudável ter vasos de plantas em casa, já que muitas delas atuam como agentes despoluentes, purificando o ar.

Os poluentes são provenientes das tintas que usamos nas paredes, dos produtos de limpeza doméstica, dos vernizes, dos campos eletromagnéticos emitidos por computadores, telefones, etc.

Assim, a energia Yang das plantas limpa e neutraliza todas as energias negativas de poluentes químicos e eletrônicos.

Em segundo lugar, as plantas naturais liberam permanentemente energias vitais positivas capazes de renovar o ambiente. Elas trazem vida à casa!

É por isso que quando entramos em uma casa sem plantas, o lugar parece frio e sem vida. Ao contrário, uma casa cheia de com flores e plantas transmite a sensação de ser acolhedora e agradável.

Tipos de plantas para Feng Shui

Apesar das plantas serem elementos muito importantes no Feng Shui, é necessário saber o seu significado e onde colocá-las para otimizar o seu ambiente.

Como falamos, as plantas conhecidas como “despoluentes” são muito indicadas para purificar e reduzir as formas de poluição interna (química e eletrônica). Inclusive, algumas têm propriedades ainda mais especiais: se alimentam das toxinas liberadas nos ambientes.

A própria NASA realizou estudos e trouxe uma lista com as melhores plantas naturais que cumprem essa função.Para aderir à técnica Feng Shui com plantas, antes de mais nada, é importante considerar as necessidades físicas da planta.

Isso porque existem plantas que vão a meia sombra, as que vão diretamente ao sol, as que bebe mais água, ou menos água… Se uma planta não estiver em condições corretas dentro de casa, ela vai sugar mais energia vital para se manter viva, então, não é um bom Feng Shui.

Conheça abaixo plantas mais indicada pelo Feng Shui para cada cômodo.

Plantas Feng Shui para banheiro

Os banheiros, de acordo com o Feng Shui, são considerados os grandes ladrões de energia da casa. Isso porque através dos ralos, do vaso sanitário e da pia ele acaba sugando as energias de vitalidade que estiverem a volta.

Para esse cômodo, a sugestão é um vaso de Comigo Ninguém Pode, uma planta super conhecida por afastar a inveja e o olho gordo. No banheiro, ela entra para neutralizar as toxinas e atrair boa energia para esse espaço.

Se atente também ao fato do banheiro dispor ou não de uma janela que forneça luz suficiente para as plantas crescerem adequadamente.

Uma dica para banheiros com baixa iluminação natural é colocar espelhos atrás das plantas, que funcionarão como refletores, aumentando a luz que as plantas recebem. Quanto mais espelhos atrás de suas plantas, melhor.

Plantas feng shui para a entrada da casa

A entrada é um dos lugares mais importantes da casa. De acordo com as regras do Feng Shui, o espaço é responsável por ativar as boas vibrações do lar.

A energia vital que alimenta toda a sua casa passa essencialmente pela porta da frente. Os chineses chamavam a porta de entrada principal de “boca” da casa ou boca de “Chi”.

Tudo o que você sente quando chega em casa é refletido na energia de todo o ambiente. Por isso é fundamental manter uma entrada limpa, agradável e acolhedora.

Portanto, é aconselhável o uso de plantas para trazer mais vida ao espaço e promover a força do Chi. Uma dica é colocar nas laterais da sua porta duas plantas que irão absorver as energias externas.

As plantas mais indicadas no Feng Shui para a entrada da casa são: Fícus, Azaleia, Arruda, sem esquecer a famosa Planta-Jade perfeita para estimular a riqueza, de acordo com os preceitos da China antiga!

Plantas Feng Shui para a cozinha

Cozinhas representem a fartura e a prosperidade no lar. Isso porque dentro delas o trabalho com alimentos, tão essenciais à vida, é primordial para a vida dos moradores.

Para equilibrar o elemento fogo que esse ambiente transmite, sugere-se trabalhar com a Espada de São Jorge. Isso porque são super resistentes, fáceis de cuidar e vão atrair as melhores energias de abundância e prosperidade para a cozinha.

Plantas Feng Shui para o quarto

Já no quarto, deve prevalecer a energia de paz, equilíbrio e descanso, uma vez que é exatamente dormindo que repomos todas as energias despendidas no dia a dia. O ideal para esse ambiente é trabalhar com dois tipos de plantas: o Fícus e o Bambu da Sorte.

Fícus porque é uma das primeiras plantas citadas pela NASA capaz de metabolizar todas as toxinas que forem liberadas dentro do cômodo, propiciando um ambiente purificado, perfeito para uma noite de sono tranquila.

Já o Bambu da Sorte, tem toda uma história por trás: dizem que ele atrai o amor e as boas energias. Nada melhor que expressar isso dentro dos quartos, concordam?

Plantas Feng Shui para escritório

O Feng Shui também recomenda colocar plantas verdes no seu escritório, pois elas tem o poder de absorver energias negativas.

Por isso, não hesite em decorar seu local de trabalho com algumas plantas verdes para oxigenar a casa e eliminar a poluição eletromagnética gerada por computadores, telefones e outros dispositivos eletrônicos.

As plantas naturais no escritório também têm outras virtudes interessantes no Feng Shui: incentivam a produtividade e a criatividade.

Se você ficou convencido, as plantas para compor seu escritório podem ser a Palmeira Bambu ou a Yucca.

Plantas Feng Shui para salas

Segundo o Feng Shui, as salas representam as relações sociais e espelham a forma como queremos ser vistos pelas outras pessoas. Para esse ambiente, o ideal é trazer mais vitalidade e alegria.

E investir em elementos que possam criar a proteção e a defesa contra energias negativas.

Para esse ambiente, a sugestão do Feng Shui é trabalhar com mix de plantas naturais, que vão decorar e ainda trazer proteção e alegria.

Aposte em: Fícus e Marantas, que são super ornamentais. Trabalhe também com samambaias, como a Renda Francesa, bem como suculentas e Dracenas. Todas elas trarão mais vitalidade e boas energia a sua sala.

Plantas para trazer prosperidade

Amplamente usada no Feng Shui, o bambu é considerado uma planta da sorte por excelência: simboliza prosperidade, sorte e repele energias negativas.

De acordo com a tradição, os números de hastes do bambu tem propriedades particulares: duas hastes indicam amor, três hastes representam felicidade, cinco hastes saúde, oito hastes riqueza e abundância e nove hastes são perfeitas para dar sorte.

Outra planta crucial para trazer prosperidade é a Planta-Jade (ou Crassula Ovata), símbolo de energia positiva e a representação viva de riqueza. Como tal, é frequentemente visto nas entradas de restaurantes ou lojas chinesas, sem contar que é muito conhecida por atrair prosperidade, mas também por suas propriedades de limpeza energética.

Plantas para limpar energia negativa

A Sálvia é mestre em eliminar energia negativa. Medo, raiva e ansiedade são aniquilados por suas propriedades purificadoras.

Além de energizar o ambiente, a Sálvia também é usada como remédio antibacteriano, antifúngico, anti-séptico, antiespasmódico, e um delicioso tempero para alimentos.

Do ponto de vista do Feng Shui, ela purifica o ar circundante de energias negativas e atrai ondas positivas.

A Árvore da Felicidade é outra super dica para quem quer limpar energia negativa do ambiente. De textura brilhante e verde escura, faz jus ao nome, trazendo alegria ao ambiente, vibrando energias positivas.

E, por último, uma dica especial que não vai só trazer boas energia para sua casa, como também vai ajudar a equilibrar a sua própria energia: regar plantas! Isso porque ao molhar as plantas a terra libera uma substância química, conhecida como Geosmina ou o famoso “cheiro de terra molhada”.

Esse cheiro maravilhoso ativa nossa memória olfativa, remetendo a infância, trazendo, assim, muita paz e harmonia.

Com todas essas dicas, fica fácil trazer mais vitalidade e boas energias para a casa por meio das plantas naturais, criando um ambiente saudável e agradabilíssimo.

Curtiu saber um pouco das plantas Feng Shui? Comente aqui qual cômodo você já energizou com plantas.

Acompanhe todas os ensinamentos do Mestre em Feng Shui, Luiz Netto, no Canal Casa de Verdade.

Leia mais:

Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos

Tipos de grama: conheça os principais e suas peculiaridades

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo