Jardim e VarandaMóveis

Saiba como escolher o tipo certo de móveis para jardim

Chegou a hora de decorar a parte externa ou varanda da sua casa, mas bateu uma dúvida na hora de escolher seus móveis para jardim? Então, você chegou ao lugar certo!

Um cantinho da casa que vem recebendo cada vez mais atenção e carinho dos moradores são os jardins e varandas. Estar em contato com a natureza ganhou ainda mais força nos momentos atuais e o ambiente externo da casa tornou-se um dos locais preferidos dos moradores.

Mas, na hora de decorar este espaço, é preciso tomar alguns cuidados, já que as condições climáticas aí são diferentes das do interior da casa e os móveis para jardim acabam se expondo a chuvas, vento, umidade (em algumas regiões) e sol.

Por isso, na hora de escolher os móveis, não basta pensar apenas no lado estético, é essencial tomar escolher objetos, tapetes e móveis para jardim específicos para jardim, varandas e áreas externas em geral. Já que são produzidos com materiais que resistem a praticamente qualquer tipo de clima e, principalmente, são fáceis de limpar.

Então, vamos a regra principal: móveis para jardim precisam ser produzidos com materiais duráveis e resistentes às intempéries do clima, como sol, chuva e ventos e de fácil manutenção e limpeza. São esses fatores que guiarão você para a escolha do material adequado a esse tipo de ambiente. Veja outras dicas e inspirações de móveis para jardim aqui!

Aproveite para conferir este vídeo com dicas especiais para te ajudar na escolha de seus móveis para jardim:

Principais materiais indicados para móveis para jardim

Conforto e durabilidade são os principais fatores a serem considerados na escolha do móvel para jardim, que pode ser mesa, cadeira, bancos, banquetas, espreguiçadeira, namoradeiras, pufes, entre outros.

Alumínio, madeira, fibras naturais ou sintéticas, ferro e plástico estão entre os materiais mais indicados para móveis para jardim. Eles aliam beleza e durabilidade e podem ser usados em qualquer tipo de área externa: varanda, quintal e mesmo área da piscina.

Móveis para jardim em alumínio são ideais para a área externa: além de leves, são resistentes e fáceis de serem limpos

Outro aspecto a ser considerado é em relação aos tecidos dos móveis para jardim, que devem ser resistentes ao sol, ter rápida secagem e serem fáceis de lavar.

Tecidos sintéticos, como o vinil e o couro náutico, são os mais utilizados em sofás e almofadas para área externa. Além de repelir a água, o que promove uma secagem rápida de forros de sofás e almofadas, tais tipos de tecidos possuem estabilizadores UV (radiação ultravioleta), que resistem ao desbotamento proporcionado pelo sol.

Já estofados de sofás e almofadas para jardim devem ser produzidas com tecidos sintéticos. Alguns modelos são repelentes a água e têm proteção UV para não desbotar com o sol

Outro item importante a ser considerado na hora de escolher seus móveis para jardim é o espaço disponível para eles.

É fácil cair na tentação dos conjuntos para jardim, que têm preço mais acessível, mas não adianta ter 3 poltronas na varanda e não deixar espaço para circulação das pessoas no ambiente.

Móveis muito grandes, por exemplo,além de tirar espaço de circulação dão a impressão que o espaço tem a metragem menor.

As melhores cores para móveis para jardim

Além do material e tecido, as cores também são fatores importantes na hora de escolher o seu móvel para jardim.

Tons neutros, como tons crus e o fendi, não absorvem calor e se harmonizam em qualquer estilo.

Tons crus não absorvem o calor e deixam os móveis mais “fresquinhos”. Assim, você até consegue deitar tranquilo na espreguiçadeira, que o calor não irá queimar as suas costas e bumbum

Em tons crus, o conjunto de jardim Odeon é resistente ao sol, chuva e ferrugem e traz almofadas produzidas com tecido impermeável

Evite cores muito escuras como marrom, preto ou azul marinho em móveis que ficam totalmente expostos ao ar livre. Isso porque, além de absorverem mais calor, essas tonalidades desbotam ao longo do tempo. E você não quer uma poltrona “russa” para o seu jardim, certo?

Se for optar por um estilo que possua essas cores, como o estilo náutico, que possui forte presença de azul marinho, opte por aplicar a cor em móveis que ficarão na parte coberta da sua área externa ou tenha um lugar para abrigá-los quando não estiverem em uso.

Tons mais escuros devem ser usados por móveis que não ficaram expostos a área externa, já que podem desbotar ao longo do tempo

Tipos de móveis para jardim: tendências e inspirações

Veja aqui a seleção de móveis para jardim que são tendência 20/21 para ajudar na sua escolha.

Móveis para jardim de ferro e aço

O ferro é um material muito indicado em móveis para jardim. O ferro galvanizado, que é mais resistente, é o tipo mais usado. Para proteger o móvel da ferrugem, que pode acontecer com a exposição à chuva, aplique tinta esmalte no móvel para que ele sempre fique com aspecto de novo.

Se a ideia é montar um espaço na varanda para tomar café da manhã ou chá da tarde, a linha Flora Origami cumpre bem a tarefa. Ela tem metragem compacta, está disponível em várias cores e pode ser dobrada quando não estiver em uso. Produzida em aço, um dos materiais mais recomendados para móveis de jardim, ela com certeza irá brilhar na sua varanda por muitos anos.

Quer mudar a decoração? Incremente esse jogo com tapete de sisal redondo e almofadas coloridas.

Esse jogo de mesa e 4 cadeiras em ferro é perfeito para varandas, edículas e jardins. Você pode complementar a decoração com almofadas coloridas.

Feito a partir do ferro, o aço também é um excelente material para móveis de jardim. Esse conjunto de mesa, cadeira e ombrelone para área externa é bonito, resistente e tem um ótimo preço: 8 peças saem por menos de R$2.000,00.

Já imaginou ter um balanço de jardim para ler um livro ao ar livre, ouvir música ou, simplesmente, fazer a sesta depois do almoço? Produzido em aço, o modelo é super resistente e aguenta as altas temperaturas do seu quintal. A cobertura evita a incidência direta do sol, o que traz conforto para os que têm a sorte de ter um desses em casa.

Móveis para jardim em alumínio

O alumínio, que é um material leve e maleável, é uma das opções mais procuradas nos móveis para jardim. Sua manutenção é simples e o alumínio é fácil de combinar com diferentes estilos.

Dê preferência ao alumínio em sua cor natural, já que colorações podem desbotar com as ações do tempo. Para ter móveis para jardim em alumínio sempre bonitos, basta passar cera automotiva com uma flanela de vez em quando. Se o alumínio tiver uma pintura fosca, que não brilha e reflete, o ideal é passar uma flanela com silicone líquido.

Se a opção for pela praticidade dos móveis de alumínio, saiba que ele pode fazer uma dupla sofisticada com a madeira. E conjunto de sofá e mesa para área externa Oris, da Naterial, não deixa dúvidas que a combinação desses materiais irá valorizar e trazer personalidade para a sua área externa.

Quem precisar de mais mobilidade, pode

Da mesma linha Oris, o conjunto com sofá de dois lugares, poltronas e mesa de centro é uma alternativa para quem precisa de mobilidade. Isso porque móveis menores podem ser trocados de lugar de forma mais fácil. Uma ideia simples para quem quer investir em apenas um conjunto de móveis que servirá para mais de uma área, como varanda e piscina. As almofadas são impermeáveis e, por isso, aguentam mesmo as pancadas de chuvas mais fortes do verão.

Com design mais tradicional, a mesa de alumínio Alma, da marca Naterial, ajuda a compor sua varanda ou quintal dos sonhos. A cor neutra faz com que o móvel continue em alta por um bom tempo.

Se na sua lista de móveis para jardim também consta uma espreguiçadeira, opte por comprar um modelo também de alumínio. Elas são leves para transportar (mais leves que as de plástico), e não ficam encardidas com o tempo. A espreguiçadeira Naterial cumpre todos esses quesitos e ainda vai te ajudar na missão de reforçar o bronzeado neste verão.

Já na linha de móveis para área externa Turin, o alumínio chega na companhia do vidro e de almofadas ultra confortáveis. Daquelas que dá vontade de deitar e não levantar mais, principalmente, depois do almoço farto de domingo. Aqui, o jogo não é vendido inteiro junto e, assim, você só escolhe as peças que realmente precisar, como o conjunto de duas poltronas. O estofado possui uma alta resistência aos raios UV, para que você possa mantê-lo na área externa durante todo o ano sem medo de desbotar.

Móveis para jardim fibra sintética

As fibras, sejam elas naturais ou sintéticas, são uma forte tendência para móveis de jardim ou qualquer outro ambiente externo. Elas dão um toque rústico e elegante ao espaço e são reconhecidas devido à sua alta resistência ao clima.

As fibras naturais mais encontradas são o rattan, vime e junco, mas acabam precisando de alguns cuidados para não danificarem com a exposição à chuva e ao sol.

Já os móveis de fibra sintéticas são geralmente produzidos em plástico, mas possuem beleza semelhante à fibra natural, com o benefício de serem mais resistentes e oferecem maior durabilidade às alterações climáticas.

O conjunto de fibra sintética com sofás e poltronas é uma opção para quem tem bastante espaço no jardim e gosta de reunir os amigos para um churrasco no final de semana. Com 3 peças, não vai faltar espaço!

Se tiver um cantinho vazio na sua área externa ou varanda, você pode complementar a decoração com uma poltrona de fibra sintética. Por causa do material, pode ser deixada o ano todo do lado de fora.

Para uma varanda pequena, bastam uma mesinha com duas cadeiras. Seu ambiente já fica com outra cara!

Os conjuntos em plástico de mesa e cadeira são uma ótima opção para um espaço pequeno. São leves e podem ser transportados para outro lugar sempre que preciso.

Esse conjunto de plástico para jardim vem com duas poltronas ergonomicamente projetadas e uma mesa de centro que também funciona como um baú para guardar petisqueiras, copos de plástico e mesmo bóias de piscina.

Gosta de deixar seu jardim sempre organizado? Uma opção é investir em um baú, que pode ser do estilo do seu móvel. Nele você pode guardar almofadas, toalhas, brinquedos, materiais de jardinagem, entre muitas outras opções.

Esse baú em rattan é lindo e tem uma cor neutra, combinando em qualquer ambiente.

Essa dupla de poltronas de rattan combina a leveza do material natural com a resistência do aço. Com design bastante atual, pode ser o elemento principal da decoração de varandas e jardins com metragens menores.

Já faz algum tempo que o plástico começou a aparecer também em móveis mais sofisticados de jardim. E o conjunto Rio Preto para área externa é prova disso. Aqui, ele traz o efeito de fibra sintética combinado com o preto com um design relaxado para varandas e jardins.

Móveis para jardim em madeira

A madeira é outro tipo de material indicado para móveis para jardim: ela é rústica, atemporal e combina com quase tudo, além de formar uma base perfeita para almofadas coloridas.

Porém, ela precisa ser tratada para ser usada em um ambiente externo.

Por isso, antes de optar por móveis de jardim em madeira, verifique se ele já vem tratado de fábrica. Caso não esteja, você poderá aplicar uma camada de tinta acrílica sobre o móvel, deixando-o mais preparado e resistente às intempéries do clima.

As madeiras de lei mais recomendadas para móveis que ficam ao ar livre são o carvalho, o cedro, a teca e a cerejeira, já que costumam durar cerca de 25 a 50 anos. Outros tipos de madeira também recomendadas para móveis para jardim são ipê, eucalipto, jatobá e cumaru, por serem consideradas de alta resistência.

Móveis de jardim feitos em madeira formam a base perfeita para uma decoração colorida e alegre, como pede a área externa.

O clássico conjunto de móveis para jardim em madeira surge em versão contemporânea, com design mais elaborado e encosto ripado. Produzido pela Naterial, traz sofá, duas poltronas e mesa de centro.

Esse sofá de madeira é sofisticado e ajudou a completar o clima boho dessa varanda.

As varandas gourmets podem ser ainda mais valorizadas com móveis de madeira. Banquetas altas e mesa retangular são a dupla perfeita para acomodar amigos e familiares quando aparecerem para filar um churrasco.

Os carrinhos multiuso de madeira são ótimos para compor a decoração e tornar menos árdua a função de trazer coisas da cozinha para a área externa. Basta colocar tudo o que você precisa nele e empurrar, sem muito esforço, para a varanda ou jardim. Pode ser, inclusive, usado como mesa de centro.

As mesas para jardim de madeira são bonitas e funcionais. Combinam com praticamente qualquer decoração e sobrevivem às variações de temperatura e clima. Nesse quintal projetado pelo Histórias de Casa em parceria com a Leroy Merlin, os móveis de madeira são a estrela da decoração.

Referência Histórias de Casa

Já o balanço de madeira de dois lugares é um clássico das casas com jardim. Para deixar a decoração mais alegre, aposte em almofadas impermeáveis coloridas.

Esse móvel de madeira é muito interessante por conta da sua função dupla: é uma mesa para quatro pessoas que se transforma em um banco para jardim. E para fazer a transformação, não é preciso desmontá-lo, já que ele tem um mecanismo que torna a tarefa mais simples, podendo ser executada por apenas uma pessoa.

Você pode melhorar o aproveitamento de espaço da sua área externa de uma forma simples e charmosa: usando uma mesa estilo bistrô de madeira com banquetas altas.

E a melhor maneira de proteger a madeira é fazer a manutenção mensal com óleo de peroba e linhaça. O Stain, produto selador, também é muito indicado para realizar a impermeabilização da madeira.

Móveis para jardim de paletes

Outra maneira de decorar seu jardim é fazer móveis com paletes ou comprar opções já prontas. Eles criam um ambiente rústico e sua utilização é muito versátil. Você pode construir bancos, bancadas, sofás, mini-bar, floreiras e muito mais.

O futon amarelo combinadas com as almofadas listradas trouxeram mais vida para o sofá de palete desta varandinha.

Móveis para jardim pequeno e varandas

Seu jardim é pequeno? Não importa, já que existem móveis específicos para esse tipo de jardim. Uma mesa com cadeira para 2 pessoas, banquetas ou puffs trazem charme e aconchego para seu espaço.

A mesinha redonda com baquetas para quatro pessoas no estilo industrial é o sinal perfeito de que dá sim para encontrar móveis para jardim pequeno que são lindos e funcionais. Quando acabar a reunião, os bancos podem ser “guardados” embaixo da mesa, o que deixa mais espaço livre no dia a dia.

Bastam duas cadeiras de plástico e uma mini mesa de centro para transformar uma varanda ou jardim pequeno.

Móveis para jardim pergolado

O pergolado, que é uma forma de montagem de uma cobertura, é muito comum em áreas externas como jardins e varandas.

Geralmente, é feito com madeira, alumínio, bambu e até mesmo de concreto.

No entanto, a maioria dos pergolados são feitos em madeira, mas variam de acordo com o estilo do ambiente em que ele será inserido.

Eles podem ser cobertos com vidro ou com policarbonato e esse tipo de estrutura deve passar por uma manutenção constante para não se degradar com o tempo. Cada tipo de material exige uma manutenção diferente, leve isso em consideração na hora de escolher seu pergolado.

O pergolado também pode ser uma opção sustentável. Esse produto foi produzido com plástico reciclados, é 100% ecológico e super lindo! Além disso, é durável, resistente à corrosão, chuva e poeira.

Móveis para piscina

A resistência é fator fundamental na escolha de móveis para a área da piscina. Materiais pouco abrasivos como metais inox, pedras, madeiras tratadas e plásticos são os mais indicados!

Porém, lembre-se de optar por itens revestidos com tecidos impermeáveis, principalmente nas cadeiras e espreguiçadeiras, afinal esses móveis são usados com roupas molhadas.

Ombrelones

O ombrelone, espécie de guarda-sol chique, é usado para proporcionar sombras e proteção dos raios solares, vem ganhando espaço em projetos de paisagismo.

Esse tipo de produto é muito usado em ambientes externos, como jardins ou varandas, para dar um charme especial, devido ao seus formatos e angulações.

O ombrelone lateral, também conhecido como ombrelone suspenso, possui sua haste apenas de um lado, o que confere mais sofisticação ao ambiente. Há também os ombrelones quadrado e redondo.

Algumas opções com alavanca permitem ajustar a altura da armação com mais facilidade.

Para te ajudar na escolha, elaboramos um guia competo citando tudo o que você deve levar em conta na escolha do ombrelone ideal:

Gazebos e tendas

Além dos ombrelones, as tendas (conhecidas como gazebos) bem comuns nas praias e nas áreas externas de hotéis podem dar um toque especial para sua área externa. Além de proteger você, sua família – e mesmo os móveis – do sol, chuva e vento.

A montagem das tendas e gazebos é bastante simples e não exige ferramentas específicas.

Uma dica: na hora da compra, fique atento ao tamanho da tenda ou gazebo. Se você não tem muito espaço, opte por versões menores para não atrapalhar a circulação do ambiente.

Outra dica é a escolha do material. Existem opções mais resistentes aos raios solares; já outras são melhores para suportar o vento. Existem ainda os modelos impermeáveis, ideais para a área da piscina.

Piscina e SPA inflável

Com os termômetros batendo recordes de temperatura, ter em casa uma piscina ou um spa inflável para relaxar parece um sonho. No entanto, com a variedade de modelos e tamanhos, com certeza é possível encontrar um produto que caiba no seu espaço e orçamento.

SPA inflável: pode ser usado com água fria ou aquecida e traz hidromassagem para relaxar

Se você tem muitos amigos (ou família grande) pode optar por esse modelo de spa inflável octagonal

Agora, se o seu quintal tem um espacinho maior e tem crianças na família, vale optar por uma piscina inflável. Os modelos mais modernos são resistentes, fáceis de montar e chegam a custar menos de R$500,00.

A piscina inflável de 1000 litros é ideal para quem tem crianças pequenas em casa. Ela tem espaço suficiente para 5 crianças e 1 adulto para supervisionar a brincadeira

Com pouco mais que o dobro do tamanho do modelo anterior, essa piscina inflável tem espaço para um grupo de amigos, possui apenas 240 cm de diâmetro e sai por menos de R$350,00

Leia mais:

Jardim E Varanda: Melhores Produtos Com Frete Grátis Para Sua Casa

Ideias para jardim: + de 50 inspirações para a sua casa

Cantinho do churrasco: ideias para você montar e decorar o seu

Ideias baratas para fechar área externa

Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!

Modelos de ombrelone: conheça os melhores

Iluminação para jardim: dicas para escolher a sua

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo