Veja um passo a passo simples de como instalar fita de LED
A inovação nos projetos de iluminação de diferentes cômodos da casa com a luz LED é uma tendência que chegou para ficar. O melhor é que é possível aprender como instalar fita de LED de forma simples, fácil e prática, garantindo uma iluminação decorativa única!
As fitas de LED podem ser aplicadas de diferentes formas: na montagem de letreiros para a parede; na iluminação de espelhos de banheiros, móveis, rodapés e outros utensílios; para destacar sancas, detalhes do rebaixamento de gesso e muito mais.
Além da versatilidade, a maior vantagem do material é que ele é bem fácil de manipular e instalar onde você quiser: vai ser supersimples personalizar os seus projetos. Confira abaixo o passo a passo de como instalar fita de LED!
Vantagens de instalar fitas de LED
Diferente de outros utensílios de iluminação, as vantagens de instalar fita de LED são inúmeras:
A fita de LED branca, por exemplo, é uma das mais utilizadas como iluminação LED, mas você também pode escolher os modelos amarelos,, com uma luz mais confortável e aconchegante.
Ainda existem os modelos coloridos, como fita de LED rosa, fita de LED roxa, fita de LED âmbar e fita de LED Neutra, ótimos para criar decorações de diferentes estilos e para estilizar cômodos específicos ou áreas mais relaxantes, como a piscina.
A fita de LED RGB (sigla que vem de Red, Green e Blue) também é muito conhecida por oferecer a oportunidade de mudar a cor da iluminação com um controle remoto, aumentando as possibilidades de deixar o ambiente do jeitinho que você quiser.
Nesse sentido, é válido saber que, além das cores, há diferentes tipos de fita de LED.
A fita de LED para áreas externas e a fita de LED para áreas externas com cobertura são mais duráveis e resistentes, já que podem ficar expostas a intempéries (chuva, vento e sol). Elas podem enfeitar varandas, sacadas, jardins e móveis que ficam em espaços exteriores.
Em áreas internas, a fita de LED para áreas internas pode ser usada em diferentes ambientes, com várias propostas.
No espelho do banheiro, por exemplo, ela pode trazer mais funcionalidade, assim como nas sancas de gesso nas salas, potencializando os projetos de iluminação do cômodo.
A fita é ideal para ter uma luz de LED para quarto, ajuda a trazer mais conforto e permite diferentes opções de uso no ambiente, por exemplo, a fita de LED com controle. Para quem ama jogos, é possível criar uma mesa gamer usando a fita de LED.
Além das fitas de LED, você pode iluminar a sua casa do seu jeito utilizando alguns outros elementos como as charmosas lâmpadas de LED de filamento, a arandela com LED e ainda o spot de LED.
Assim, uma das principais vantagens de investir em projetos de DIY com as fitas de LED é poder escolher exatamente o estilo do resultado final, com as cores do produto.
Como instalar fita de LED passo a passo
Veja agora o passo a passo completo de como instalar fita de LED. Se preferir, acompanhe o vídeo explicativo abaixo!
1. Passo 1: Decida onde a sua fita de LED será instalada
Em paredes, sancas, escadas, rodapés ou para destacar algum móvel ou objeto: a fita de LED pode ser utilizada em qualquer lugar, e o tamanho necessário vai ser determinado pelo local de aplicação. Geralmente, as fitas de LED já vêm com marcas de corte, facilitando a personalização das medidas do produto.
Em alguns casos, será preciso furar a parede para colocar suportes de fixação das fitas de LED. Para isso, utilize o tipo certo de broca para furadeira, ou seja, aquela adequada para perfurar superfícies de gesso, madeira, metal, concreto, vidro ou outra.
2. Passo 2: Tire todas as medidas
É importante tirar todas as medidas da superfície onde a fita de LED será instalada para garantir um efeito uniforme e um acabamento impecável.
3. Passo 3: Corte a fita de LED na medida marcada
Com um alicate, corte a fita no tamanho medido, seguindo as marcações e especificações do fabricante. Isso porque as fitas de LED já vêm marcadas para facilitar o corte.
4 – Passo 4: Faça a aplicação da fita de LED
Após decidir onde ela vai ficar, você vai precisar aplicar a fita de LED no local desejado. Se ela não tiver a fita dupla face por trás dos LEDs, você pode usar uma cola.
Nesse caso, passe cola instantânea ou cola de contato com um pincel na fita de LED. Assim, cole a fita na superfície desejada, criando formas e formatos diferenciados. Apenas tenha atenção ao colar para deixar o conector próximo da tomada.
Lembre-se de deixar a ponta com os conectores numa posição que favoreça a ligação na tomada. No caso de uso em sancas e tetos, o ideal é ligar o utensílio junto da energia do cômodo, fazendo com que ele seja acionado pelo interruptor.
5. Passo 5: Ligue a fita de LED na energia
Existem modelos de fita de LED que já vêm com plug e interruptor, mas, se preferir, você pode comprar esses produtos separadamente.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles. Conecte a fita de LED na tomada. Para isso, conecte a ponta da fita ao plug.
A conexão pode ser só de encaixe ou com parafusos. Caso seja de parafuso, utilize uma chave de fenda. E pronto!
Como escolher a fita de LED
Para escolher a fita de LED ideal para o seu projeto, é importante avaliar os tipos de instalação e a tensão elétrica do espaço, assim como as cores da luz de LED que você vai querer.
Tipo de instalação da fita de LED
O tipo de instalação é outra informação importante na hora de escolher seu tipo de fita de LED.
Investir na fita de LED autoadesiva, por exemplo, é para quem deseja tranquilidade e simplicidade na hora de fazer a instalação.
Além dessa, há a opção de fita de LED click, isto é, por encaixe. Elas também são fáceis de instalar e decoram facilmente qualquer cantinho da casa.
Já a fita de LED de embutir é ideal para criar efeitos nas superfícies internas de móveis, como armários, mesas, espelhos, quadros, molduras e demais acessórios decorativos.
As opções de fita de LED de sobrepor são as mais recomendadas para criar efeitos estilizados. Isso porque elas ficam ressaltadas na decoração, em alto-relevo, sendo possível criar inúmeras molduras e cenários únicos.
Quanto à tensão, existem tipos de fita de LED 127V (110V), fita de LED 220V, opções 12V e também bivolts. Por isso, escolha aquela correspondente à da sua casa ou do seu local de trabalho.
6. Tipo de instalação da fita LED
Os modelos de fita de LED branca emitem luz branca e fria, sendo excelentes para áreas onde a concentração é importante, como cozinhas, banheiros e escritórios.
Você pode colocá-la sobre a pia para ter uma iluminação ampla e difusa tanto dos utensílios quanto dos alimentos. Ainda, é possível colocar atrás de quadros, espelhos e móveis para trazer um charme decorativo único.
Também há opções de fita de LED amarela, que emitem uma luz amarelada, mais aconchegante e intimista, ótima para salas e quartos.
Por ser menos brilhante, ela ilumina com eficiência, mas sem ofuscar a visão nem as telas dos aparelhos. Ela é perfeita para colocar nas cabeceiras de camas ou em degraus de escadas.
É possível investir ainda na fita de LED colorida, que é uma fita de LED RGB, nas cores desse sistema, com fitas de LED vermelha (Red), fitas de LED verde (Green) e fitas de LED azul (Blue). Nesse caso, você pode optar por usar as cores alternadas ou selecionar apenas uma, usando o controle remoto.
Ela é ideal para criar ambientes diferentes e divertidos. Assim, ficam lindas na área da piscina, quartos infantis ou mesmo banheiros. Fato é que qualquer ambiente se transforma com uma iluminação colorida.
Por fim, existe a tendência de fita de LED Neon. Como o próprio nome já diz, elas emitem cor de luz vibrante neon, resultando em uma luminosidade intensa e inteiriça, garantindo um décor diferenciado.
Além disso, há várias opções de cores. Fato é que seu brilho fosforescente permite criar letterings e desenhos e também decorar objetos, piscinas, móveis e qualquer local que você quiser.
Então, agora que você conhece como instalar fita de LED e está por dentro de todas as vantagens dessa tendência incrível, não perca mais tempo e garanta a sua hoje mesmo aproveitando as ofertas imperdíveis da Leroy Merlin!
Leia mais:
Como escolher a Luminária Painel LED ideal