Aprenda a cuidar de lírio-da-paz

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O lírio-da-paz é daquelas plantas que têm no nome o seu real propósito: decorar o ambiente com leveza e dar um ar de serenidade e encantamento.

Dentre as características que mais fascinam as pessoas, o lírio-da-paz tem folhas compridas, na cor verde escura e brilhante, de beleza singela e inocente, flor branca e capacidade de se manter sempre vivo em ambientes internos.

De quebra, é uma espécie resistente e fácil de cultivar.

Suas flores são abundantes e se exibem em épocas mais quentes. E sua cor branca é a razão do nome dessa espécie, que remete a pureza e tranquilidade.

As flores possuem formato alongado de espiga e são “protegidas” por uma bráctea, folha também de coloração branca.

A flor possui formato de espiga e são protegida por uma bráctea

O lírio-da-paz tem o nome científico de Spathiphyllum wallisii. Também é conhecido como bandeira-branca ou espatifilo.

No mercado, os vasos de lírio-da-paz são vendidos de acordo com o tamanho. Aqui na Leroy Merlin, temos pote 11, 15, 24 e 40. Esses números se referem à medida da boca do vaso (diâmetro, em centímetros).

Confira a seguir as características dessa planta superdecorativa, que deixa qualquer ambiente charmoso e exuberante.

Quem forneceu todas as dicas foi Ricardo Vieira, supervisor de departamento de produto na Cooperativa Veiling, em Holambra. Ricardo é técnico de Horticultura e graduado em Agronegócio com ênfase em Multicultura.

• Leia também: Tipos de orquídeas: conheça os 15 principais

De onde o lírio-da-paz é originário?

O lírio-da-paz é originário das regiões tropicais da América do Sul, como Brasil, Venezuela e Colômbia e dá flores brancas bastante charmosas. Ele prefere ambientes mais quentes. O lírio-da-paz é tipicamente comercializado como plantas de vaso, para ser deixado em ambientes internos, graças à sua tolerância aos ambientes com menor intensidade de luz.

Quais os tipos de lírio-da-paz e o que caracteriza cada um deles?

Hoje existem mais de 100 variedades de lírio-da-paz. O que diferencia um do outro é o tamanho da flor, já que existem variedades com flores grandes e outras com flores menores.

As variedades com flores menores dão maior quantidade de flor por vaso, chegando a 25 flores por vaso.

Em relação à cor, todas têm uma coloração em tom de branco.

Hoje você não encontra naturalmente outras flores além do branco. Algumas empresas fazem pintura ou pigmentação da flor do lírio-da-paz para deixá-la colorida, mas naturalmente, só existe a flor branca mesmo.

Como cuidar do lírio-da-paz?

Rega

A planta precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado, pois pode causar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da planta. O ideal é regar quatro vezes por semana no verão e de duas a três vezes por semana no inverno.

Para um lírio-da-paz pote 15, regue com mais ou menos 300 ml de água. Nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente.

Se o solo ainda estiver úmido, não há necessidade de rega.

Uma vez por mês, borrife água nas flores e folhas ou passe um pano úmido para retirar poeiras e resíduos, ajudando na fotossíntese.

Luz

O lírio-da-paz é uma planta de sombra. Deixa a planta longe da luz direta do sol, mas em ambiente com pouca, média ou bastante luminosidade.

O lírio-da-paz é uma planta de sombra e gosta de luminosidade

Sol

Escolha um local bem iluminado para deixar a planta, mas longe dos raios solares diretos. O excesso de sol pode queimar e até matar a planta, se em intensidade alta.

Se você deixá-la numa área em campo aberto para receber a luz direta do sol, vai causar queimaduras nela.

Solo/Adubo

O lírio-da-paz pode ser cultivado em canteiros ou vasos preparados com uma mistura com substrato poroso de boa drenagem.

Essa cultura aprecia valores de pH em torno de 5.8 a 6.5. Então, a melhor mistura de cultivo é o composto orgânico, que pode ser com húmus de minhoca, em com partes iguais de areia.

O excesso de adubos pode inibir a formação de flores e gerar pontos marrons nas folhas. Se for utilizar adubos foliares, faça-e em torno de três vezes ao ano.

Poda em vaso

O lírio-da-paz em vaso necessita de uma poda de manutenção a cada três ou quatro meses. Para fazer essa poda de limpeza, remova as folhas velhas, que ficam amareladas, marrons ou secas.

Pegue uma tesoura, deslize-a até perto do solo e corte bem rente ao solo. Caso o ramo inteiro esteja com folhas amareladas, o ideal é arrancar o ramo inteiro, não só cortar uma folha outra.

Deslize a tesoura de poda até perto do solo e corte bem rente ao solo

Retire as folhas amareladas e ressecadas na poda de manutenção

Como cuidar do lírio-da-paz em vaso?

O lírio-da-paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. Regar de três a quatro vezes por semana será o bastante para manter a planta irrigada.

Nos dias mais úmidos, coloque a mão sob o substrato para verificar se há necessidade de nova regra.

Borrife água nas folhas e na flor para ajudar limpar a poeira, limpando os poros, ajudando na fotossíntese da planta, e deixe o vaso em um local com média ou boa luminosidade.

Lírio-da-paz em floreiras de ferro

Como plantar lírio-da-paz, passo a passo?

Passo 1: Abra uma cova maior que o torrão da muda ou use um vaso maior que o vaso atual. No fundo da cova ou vaso, coloque um pouco de areia para facilitar a drenagem.

Passo 2: Coloque sobre a areia um composto orgânico de húmus de minhoca.

Passo 3: Centralize o lírio-da-paz e deixe-o praticamente nivelado ao solo ou à borda do vaso. Preencha as laterais com o composto orgânico de húmus de minhoca e aperte para fixar a muda.

Passo 4: Se preferir, coloque em volta da planta, e antes de completar com o substrato, casca de pinus, pedras ou seixos.

Passo 5: Regue logo após o transplante e, após 20 dias, você já pode fazer a primeira adubação.

Qual o melhor ambiente: interno ou externo?

O melhor ambiente para a bandeira-branca ou lírio da paz é o ambiente interno.

Ele se desenvolve melhor quando cultivado à meia-sombra, pois é uma planta que cresce debaixo de árvores maiores, protegida dos raios diretos do sol.

Ele também pode ser deixado em locais com pouca iluminação, inclusive em locais que só recebem iluminação de lâmpadas.

Leia também: Como fazer decoração urban jungle

Como reproduzir ou fazer mudas de lírio-da-paz?

A melhor maneira para a multiplicação de lírio-da-paz em vaso é retirando as mudas que se formam em volta da planta principal, que é a planta-mãe.

Então se você pegar um lírio-da-paz com pote 15 ou 17, verá que há várias mudas em volta da planta. Você pode retirar essas mudas com a mão ou usando uma faca ou espátula para separar as raízes da planta-mãe, e transplantá-la.

Retire mudas da planta-mãe e transplante-as para um novo vaso

Gostou das nossas dicas? Inspire-se nelas, comece a cultivar lírio-da-paz e conte pra gente a sua experiência.

Leia também:

Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?

Como escolher vaso de planta

Vasos autoirrigáveis: o aliado perfeito para esquecidos e sem-tempos

Como cuidar de manacá da serra

Como cuidar de tuia holandesa

Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar

Tipos de suculenta

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo