Entenda o que é porcelanato líquido, como aplicar e dicas!
Além dos pisos tradicionais, é possível encontrar também produtos que podem ser usados para revestir o piso já existente. Um deles é o piso epóxi, também conhecido como porcelanato líquido, que é um tipo de resina que, quando aplicada no piso, concede a ele resistência, durabilidade e unidade visual.
Esse nome foi dado ao revestimento por conta do seu aspecto espelhado, similar ao brilho de um porcelanato tradicional. Além de liso e reluzente, o piso epóxi é bem mais fácil de limpar, sobretudo porque você nunca mais vai ter de se preocupar com rejuntes.
Siga conosco na leitura para descobrir mais sobre o porcelanato líquido, como aplicar e quais as vantagens e desvantagens deste revestimento! Mas antes de continuar, confira este vídeo do canal Leroy Merlin Brasil dando dicas de como escolher o porcelanato líquido ideal para você:
Leia também:
O que é porcelanato líquido?
O porcelanato líquido é um revestimento para piso feito à base de epóxi, um composto muito utilizado em resinas e adesivos. Ele se parece com uma cerâmica brilhosa, e pode criar uma camada de 1 até 5 mm de espessura em relação ao chão.
Por garantir um efeito bem espelhado e brilhante, o piso epóxi pode deixar um ambiente mais sofisticado e elegante. Além disso, ele cria um visual muito semelhante ao porcelanato tradicional, que é de fato uma cerâmica (e não uma resina, como o “porcelanato líquido”).
Quais elementos integram o porcelanato líquido?
São três os elementos que integram a fórmula do porcelanato líquido: a resina de poliuretano – também encontrada no mercado especializado como resina epóxi, o catalisador e, ainda, um componente adicional chamado de autonivelante.
Esses três insumos fazem a composição da mistura que irá formar o piso de porcelanato líquido, que pode receber diferentes pigmentos para a sua mistura, deixando você muito livre para escolher o estilo do seu piso e as suas cores.
Outro ponto realmente incrível dessa mistura é a possibilidade de criar diferentes efeitos em 3D, utilizando, para isso, diferentes pigmentos que, quando juntos, formam um efeito bastante interessante e que concede versatilidade para o piso.
Vantagens do porcelanato líquido
Por vários motivos, o piso epóxi não só é utilizado em casas, como também em ambientes corporativos, como escritórios e consultórios.Confira algumas das principais vantagens do porcelanato líquido:
• Alta resistência e durabilidade.
• Baixo custo para reparo e manutenção.
• Aplicação fácil e rápida.
• Material antiderrapante. Então, é comum em garagens e quadras esportivas.
• Efeito semelhante ao porcelanato. Por isso, virou o queridinho na decoração de salas.
• Facilidade na limpeza, já que não apresenta emendas. Assim, é comum ser utilizado em áreas hospitalares, já que não tem acúmulo de microorganismos nas juntas.
• Impermeabilidade. Ou seja, pode ser instalado em ambientes molhados, como banheiros e áreas de serviço.
• Ele é autonivelante. Assim que é aplicado na superfície, já se nivela, ainda que ela tenha pequenos desníveis.
• Versatilidade. Pode ser usado em áreas internas, externas e até com piscina.
• Várias opções de cores. Além dos modelos 3D, que possibilitam uso de várias estampas diferentes.
Quanto custa porcelanato líquido?
O valor do kit para aplicar porcelanato líquido pode variar de R$ 200,00 a R$ 500,00, a depender do material. No geral, um kit pode cobrir até 2 metros quadrados. Outra referência é que cada 1 kg do produto cobre de 1 a 2 metros quadrados.
Então, o mais importante é calcular o tamanho da área que você deseja aplicar. Os preços podem variar, não só de acordo com a metragem, como sua região e o clima dela.
Recomendamos sempre fazer a aplicação com pessoal qualificado para manter a estrutura e a qualidade do material adquirido no momento da instalação.
Dessa forma você garante que obterá os melhores resultados possíveis para a sua casa ou local de trabalho.
Onde comprar porcelanato líquido?
Com a popularização desse tipo de revestimento, ficou ainda mais fácil encontrá-lo. Afinal, alguns arquitetos têm optado por essa tendência. Assim sendo, é possível comprar porcelanato líquido em lojas de materiais de construção, como na Leroy Merlin.
Aqui você encontra as melhores marcas e os melhores preços de porcelanato líquido, contribuindo com o sucesso da sua obra ou reforma.
Como aplicar porcelanato líquido?
Embora o custo seja elevado, a parte positiva é que a aplicação é bem simples. Porém, antes de fazer a instalação, é preciso tomar alguns cuidados.
Antes de tudo, confira o piso já existente no local que você quer aplicar o revestimento. Se for vinílico, por exemplo, será preciso retirá-lo. Caso contrário, você não vai conseguir formar um substrato adequado para o epóxi.
Até mesmo madeiras não são indicadas. Então, caso você tenha receio de perder o material, por fazer uma aplicação equivocada, retire antes o revestimento já existente.
Em seguida, verifique se o local está limpo. Caso o revestimento seja aplicado em uma garagem, por exemplo, é preciso remover qualquer mancha de óleo, graxa ou resíduos de borracha de pneu.
É importante lembrar que o chão deve estar bem seco, no momento da aplicação do epóxi. Também não pode ter nenhum desnível no local, mesmo que você precise lixar alguma área, antes de começar.
Ferramentas e as suas funções na aplicação do produto
Para aplicar o porcelanato líquido, você precisará de:
• Espátula;
• Sapato de prego;
• Rodo dentado;
• Leia também: O que é EPI e quais os tipos de Equipamento de Segurança?
Passo a passo de como aplicar porcelanato líquido
1. Com ajuda da espátula, misture bem os dois primeiros componentes que estão escritos no rótulo, para que fique um líquido bem homogêneo. Em seguida, aplique o primer no piso, de forma bastante uniforme.
2. Depois de 24h de cura, lixe e limpe essa área, para que ela possa receber o porcelanato líquido em si.
3. Depois de misturar os componentes do kit que compõem o porcelanato líquido, espalhe o produto com a ajuda do rodo dentado, cobrindo todo piso.
4. Em seguida, use o rolo quebra-bolhas, para uniformizar o resultado final.
5. Feche as portas e janelas, para que o produto não seja danificado por insetos ou até mesmo poeiras.
6. Aguarde, aproximadamente, dois dias, para o piso secar. Para receber os móveis, é recomendado, no mínimo, uma semana de espera. Passado esse tempo, você terá um revestimento lindo e duradouro!
Dicas extras: É preciso trabalhar com uma certa velocidade, para garantir que tenha sempre produto no rolo. Afinal, o epóxi pode começar a endurecer, durante o processo. Dessa forma, a aplicação deve levar, no máximo, uma hora.
Infelizmente não é possível reaproveitar o material utilizado depois. Assim sendo, tanto o rolo utilizado quanto o local onde a mistura de epóxi estava depositada devem ser jogados fora.Confira, em vídeo, o passo a passo de como aplicar o porcelanato líquido:
Melhor marca de porcelanato líquido
A melhor marca de porcelanato líquido é a empresa brasileira Polipox, que está no mercado desde 1989. Além do porcelanato líquido com resina de epóxi, ela também possui compostos à base de poliuretanos.As opções de cores são várias, como cinza, branco e marfim. Isso sem contar na opção em 3D que, com adesivos estampados, gera um efeito de um quadro no chão.
10 Inspirações com porcelanato líquido
Agora que você já conhece melhor esse revestimento, separamos algumas imagens para inspirar o seu projeto. Assim, vai ficar ainda mais fácil visualizar a versatilidade e praticidade desse tipo de piso.
1. Porcelanato liquido branco na cozinha
O porcelanato líquido branco na cozinha cria maior unidade visual no ambiente, pois não há qualquer tipo de interrupção no piso, como há quando se instala cerâmica ou porcelanato, por conta do rejunte.
Esse tipo de piso é bonito, sutil e tem altíssima durabilidade, sendo bastante fácil de limpar, sendo ideal para a cozinha.
2. Porcelanato líquido com efeito marmorizado na cozinha
Uma das vantagens de se utilizar o porcelanato líquido em casa é o fato de que se pode fazer diferentes combinações com o produto, o que proporciona sempre um visual único e exclusivo para a sua casa. É o exemplo deste marmorizado marrom, aplicado no piso da cozinha.
3. Porcelanato liquido branco na cozinha e lavanderia
A aplicação do porcelanato líquido em dois ambientes contíguos acaba por criar uma maior sensação de unidade entre eles, fazendo com que o piso acabe por se tornar o principal mecanismo de criação dessa sensação de que estamos em um ambiente só, mas muito mais amplo.
4. Porcelanato líquido em 3D no banheiro
Com o porcelanato líquido é possível criar diferentes composições visuais, sendo elas texturas, desenhos e tudo aquilo que a sua imaginação permitir ou desejar.
No exemplo, temos um fundo do mar retroiluminado, o que também é uma possibilidade de criação e que torna a sua casa muito mais bonita e, sobretudo, exclusiva.
5. Porcelanato líquido cinza na sala
O porcelanato líquido pode adquirir tons mais sóbrios e, ainda assim, cheios de personalidade.
Nesta aplicação, em cinza, o porcelanato líquido se torna mais formal, mas sem perder todo o seu esplendor de um piso altamente refletivo e que proporciona grande unidade visual.
6. Porcelanato liquido branco na sala
Como podemos observar, o porcelanato líquido faz sucesso até mesmo em ambientes menores, pois permite que essa unidade visual de que falamos, já que o piso não apresenta qualquer tipo de rejunte, acabe criando um ambiente com menor contraste e, por conta disso, com maior sensação de amplitude.
7. Porcelanato líquido bege na sala
O tom de bege é bastante versátil e é muito simples na hora de fazer combinações, sendo, dessa forma, uma cor interessante para aplicar em sua casa.
Seja em áreas comuns, como sala ou cozinha, seja em áreas de uso privativo, como quartos ou suítes, o porcelanato líquido bege é uma opção incrível para o seu lar, permitindo que você ouse na paleta de cores escolhida para móveis ou até mesmo vestíveis, como mantas ou roupas de cama.
8. Porcelanato líquido com efeito mármore na sala
Uma das coisas mais legais do porcelanato líquido é a sua possibilidade de personalizar qualquer aplicação.
Dessa forma, é possível fazer os veios característicos das placas de mármore, mas diferente do porcelanato em si, que tem as mesmas composições replicadas infinitamente.
Como o porcelanato líquido é feito de forma realmente artesanal, é possível dar a ele a composição desejada, fazendo veios de mármore de forma única.
9. Porcelanato líquido preto na sala
Já pensou no seu piso inteiramente preto? Essa é uma tendência de decoração que pode ser reproduzida em sua casa com o porcelanato líquido!
10. Piso porcelanato líquido azul na sala
Se você imaginava que piso azul seria extravagante demais para os cômodos principais da casa, pense novamente. Neste projeto o piso porcelanato líquido azul se harmoniza perfeitamente com os detalhes em madeira e tons de amarelo.
Na ausência de portas, o piso compartilhado entre sala e cozinha americana traz efeito de amplitude e continuidade. As cores diferentes entre a sala e o hall de entrada servem para delimitar ambientes neste projeto com cômodos integrados.
Dicas para aplicação do porcelanato líquido
Amou ver as nossas dicas e inspirações e agora está empolgado para fazer a aplicação do porcelanato líquido em sua casa?
Calma!
Venha conferir nossas dicas e reflexões que devem ser feitas antes da aplicação. Dessa forma você conseguirá obter resultados ainda mais impressionantes!
Contrate profissionais experientes
Antes da execução da aplicação do porcelanato líquido é fundamental que você busque conhecer os serviços de profissionais experientes e que sejam da sua confiança.
Por conta disso, é importante verificar trabalhos anteriores e, preferencialmente, chegar ao profissional que irá fazer a aplicação do produto por meio de indicações.
Dessa forma você maximiza a chance de fazer com que seu piso fique realmente perfeito!
Crie efeitos personalizados
Uma das coisas mais legais do porcelanato líquido é a oportunidade de conseguirmos fazer diferentes padrões aparecerem a partir da utilização deste produto.
Portanto, use e abuse dos efeitos personalizados que esse produto é capaz de fazer por meio da aplicação dele!
Dúvidas frequentes
Ficou com alguma dúvida a respeito do porcelanato líquido? A gente tira agora para você!
Pode aplicar o porcelanato líquido na casa toda?
Pode! A aplicação do porcelanato líquido pode ser feita em todos os ambientes da casa, utilizando, inclusive, o mesmo tom de produto.
Isso faz com que a casa toda fique totalmente unificada por meio do tom do piso, tornando-a ainda mais bonita e ainda mais interessante visualmente.
Vale a pena usar porcelanato líquido?
Se você já tem a intenção de ter um piso em algum tipo de material como cerâmica ou mesmo o porcelanato convencional, o piso em porcelanato líquido pode ser uma excelente alternativa a esses materiais, sobretudo porque seu valor é correspondente ao valor de placas de porcelanato mais caras do mercado.
No entanto, a aplicação do piso em porcelanato líquido dispensa a compra de outros insumos, como massa de rejunte e até mesmo argamassa, podendo ser instalado sobre qualquer tipo de piso.
Dessa forma, vale muito a pena considerar essa opção no momento de fazer orçamentos para o piso da sua casa.
Porcelanato líquido fica bonito na cozinha?
O piso de porcelanato líquido na cozinha é um grande elogio à beleza da nossa casa e, sem dúvida, é um local que fica absolutamente perfeito para receber esse tipo de piso.
Dessa forma, se você está em dúvida sobre qual tipo de piso utilizar em sua cozinha, considere fortemente o piso em porcelanato líquido, que é, de fato, um dos tipos de piso mais interessantes do mercado, sobretudo por ser inovador, dispensar a compra de diferentes insumos necessários para pisos tradicionais e, ainda, ser altamente personalizável.
Conclusão
O porcelanato líquido é um tipo de piso bastante inovador, pois consiste na aplicação de uma camada de um composto cujo insumo predominante é a resina epóxi, que, quando seca, tem bastante resistência, brilho e beleza.
Esse tipo de piso tem se tornado cada vez mais popular graças às suas possibilidades de adaptação e personalização, permitindo fazer diferentes composições com cores e texturas, tornando o piso ainda mais interessante visualmente e, sobretudo, único.
Leia mais:
12 dicas para escolher o melhor piso para apartamento!
Piso vinílico ou laminado? Descubra qual o melhor para sua casa
25 opções de pisos baratos (e lindos!)