Qual o porcelanato ideal para sala, cozinha e quarto?
A escolha certa do porcelanato ideal para cada cômodo da casa depende de alguns fatores. Se você está com dúvida e quer saber qual o porcelanato ideal para cada ambiente é só acompanhar as nossas dicas.
Compartilhamos com você um verdadeiro manual onde você vai entender as particularidades de cada modelo de porcelanato, sua resistência ao fluxo de pessoas e a umidade, além de conhecer quais modelos mais combinam com a decoração da sala, quarto e cozinha.
O que é preciso levar em conta na hora de escolher o meu piso?
Antes de escolher o piso frio da sua casa você precisa saber qual o tipo que atenderá a sua necessidade, sendo ele o porcelanato ou a cerâmica.
Segundo a arquiteta Fabíola Nardino, a cerâmica tem um processo mais simples e algumas vezes rústico de fabricação. Já o porcelanato é feito de uma maneira mais controlada e sofisticada, o que garante maior resistência e menor porosidade.
Nas duas opções, vale ficar de olho em características como absorção de água, resistência a carga e resistência à abrasão do esmalte (PEI). “É fundamental observar se o revestimento escolhido se adequa ao seu ambiente”, indica Fabíola.
O porcelanato torna-se mais durável, resistente e menos poroso que o piso cerâmico. Podendo ser retificado também, ou seja, suas bordas são perfeitamente retas, minimizando a aparência do rejunte entre as placas.
“Outra característica entre eles é que a cerâmica possui mais argila que pedra na sua composição, já o porcelanato é o inverso disso, com maior concentração de pedra nessa mistura”, complementa a arquiteta Géssica Lourenço, da @casafera.
Por que escolher o porcelanato?
O preço do revestimento conta bastante, embora o porcelanato seja mais caro que a cerâmica, ele pode ser a opção ideal para ambientes com mais umidade. Como pontuou a arquiteta Fabíola Nardino, por conta da sua menor porosidade, o porcelanato absorve menos água, o que faz dele ideal para áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e ambientes externos, e locais com grande fluxo de pessoas e cargas, como lojas e shopping centers.
Por que escolher o revestimento cerâmico?
O piso de cerâmica é mais conta, versátil e se adequa bem a todos os ambientes da casa.
Em geral, os preços mais baixos do que o porcelanato e a grande variedade de modelos, que vão dos mais rústicos e artesanais até as versões esmaltadas, atende tranquilamente as necessidades, além de ser um piso de fácil instalação e manutenção.
Agora, por ser um piso escorregadio e menos resistente que o porcelanato, evite usá-lo em ambientes de alta umidade e intenso fluxo de pessoas.
Qual o melhor porcelanato para cada ambiente?
Para saber qual o melhor porcelanato para cada ambiente, deve-se considerar o tipo de acabamento e se ele é um ambiente é interno ou externo. Assim você consegue garantir a sua durabilidade, a segurança e resistência, que cada ambiente a casa pede.
Outros fatores são os estéticos e sensoriais. *“Os que reproduzem a madeira trazem a sensação de aconchego em salas e quartos, e o mármore, a amplidão e elegância. *
O porcelanato também é um material mais resistente e durável, e ainda permite o uso de rejuntes menos espessos, o que agrada muito e o resultado final fica mais bonito e sutil”, exemplificou Géssica Lourenço, da CASAFERA – Arquitetura & Interiores.
Qual o melhor porcelanato para quartos e sala?
O porcelanato acetinado com seu brilho discreto e textura confortável se torna uma boa escolha para o quarto e a sala do seu apê.
O porcelanato tipo madeira é um um dos mais procurados, pois traz a sensação de aconchego e aquecimento do ambiente. Por ser um revestimento versátil, é possível encontrar cores, texturas diversas que com certeza irão combinar e realçar a sua decoração.
Que tipo de piso devo usar na sala?
Além dos amadeirados, o porcelanato no tom de cinza, polido (com brilho) ou acetinado (sem brilho), em grandes formatos, é um curinga para usar na sua sala.
A cor neutra e a pegada no estilo industrial, em alta, principalmente se for com o efeito cimento queimado, contribuem para a escolha.
Qual o melhor porcelanato para cozinha?
Para áreas molhadas, o porcelanato mais indicado é acetinado. Esse tipo de porcelanato minimiza o risco de quedas, visto que não possuem superfície lisa e brilhante.
Qual o melhor porcelanato para área externa?
As áreas externas da casa pedem porcelanatos esmaltados. “Por serem mais ‘rústicos’ e consequentemente menos escorregadios, são perfeitos para esse tipo de ambiente. A cor escura pode favorecer nessa escolha, aparentando menos sujeira na superfície”, esclareceu Géssica da @casafera.
Conheça os tipos de porcelanato existentes no mercado e saiba qual é o ideal para cada cômodo
É preciso atentar-se para alguns detalhes ao eleger um tipo de porcelanato para a casa toda. “Isso implicaria em você ter um ótimo desempenho em um ambiente e não tão bom em outro.
O porcelanato polido, por exemplo, pode ser bem escorregadio e, por isso, não é ideal para áreas molhadas, como o banheiro. No entanto, ele é ótimo para salas e quartos”, alertou a arquiteta Fabíola Nardino.
Porcelanato polido
Os porcelanatos polidos possuem uma superfície mais lisa, extremamente brilhosa e, normalmente, escorregadia. Por isso, são indicados para ambientes secos, como salas, corredores e quartos.
Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado possui um acabamento com menos brilho, e por isso, tem aparência acetinada. Esse modelo é menos cansativo aos olhos, por possuir menos brilho e deixa o ambiente mais aconchegante.É o piso ideal para salas e quartos.
Porcelanato esmaltado
O porcelanato esmaltado é pouco poroso, e essa característica o torna bastante resistente. Além disso, a camada extra de esmalte que o piso recebe contribui ainda mais para sua resistência. Ele pode ter acabamento liso, áspero, matte ou brilhante.
Porcelanato Struturato
O modelo tem uma superfície levemente abrasiva, o que faz dela menos escorregadia. Por isso, é a opção perfeita para áreas úmidas, como sauna, área de piscina ou box de banheiros.
Porcelanato Natural
O porcelanato natural tem uma superfície com acabamento matte, o que o torna mais resistente e pouco escorregadio, perfeito para áreas comerciais ou externas da casa.
Como combinar porcelanatos diferentes
Os porcelanatos são versáteis nas texturas, cores e formatos, flexibilizando a criação dos projetos. Segundo a arquiteta Géssica Lourenço, a combinação perfeita é aquela que fica harmônica aos olhos e ainda aconselha a escolha de no máximo três cores para compor todos os ambientes da casa.
Qual o piso mais usado atualmente?
O porcelanato é um dos pisos mais usados atualmente. Ele vem ganhando força e se tornando o queridinho com rapidez. Uma pela tecnologia empregada no piso, possibilidades de estampas e tendências, texturas e durabilidade. “Hoje em dia o preço está cada vez mais competitivo, o que facilita nessa escolha”, argumentou Géssica.