Como escolher piso vinílico

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Você conhece o piso vinílico? Se está passando por uma reforma, certamente já ouvir falar nele e, provavelmente, está na sua lista de produtos considerados para a casa nova. Além de ser resistente, você pode escolhê-lo de acordo com o fluxo de pessoas que passam pelo ambiente, é fácil de instalar e limpar.

Alguns modelos de piso vinílico, inclusive, são autoadesivos. Ou seja, podem ser colados direto no contrapiso, sem fazer muita sujeira ou precisar de ajuda profissional tão especializada.

Mas sabemos que não é tão fácil assim escolher o piso em uma reforma, então, para te ajudar a escolher o piso vinílico ideal para o seu ambiente, reunimos aqui as principais dúvidas sobre o produto.

Quais as vantagens do piso vinílico?

A lista de vantagens desse tipo de piso é grande. A primeira delas é o custo benefício: o piso vinílico é bastante resistente e tem valor acessível, se comparado a outros tipos de piso. Inclusive, você pode escolher a resistência do piso de acordo com a quantidade de pessoas que irão passar pelo ambiente. Isso evita que você acabe comprando um produto mais caro, sem precisar.

Antes de passar para a lista de vantagens do piso vinílico, vale dizer que a Karina, nossa especialista em pisos, gravou um vídeo com as principais dúvidas sobre este produto.

É resistente a água (e xixi de pet)

Outra grande vantagem é o fato do piso vinílico ser resistente a água. Ou seja, se o pet fizer xixi ou você derrubar um copo de bebida sobre ele, não precisa sair correndo desesperado atrás do pano de chão. Seu piso continuará vivo!

Conforto térmico e acústico: nada de piso gelado ou que faz toque toque

Um outro ponto, que deve ser bastante considerado na hora de escolher o piso da sua casa ou do seu negócio, é o conforto térmico e acústico. E o piso vinílico tem os dois! Explico…

Imagina andar pela casa em um piso gelado no inverno. Ou, no verão, ver a casa virando uma estufa simplesmente porque o piso retém muito calor. Com o piso vinílico, você não vai ter nenhum desses problemas. Ele terá uma temperatura estável durante todo o ano.

Já com o revestimento acústico, nem você, nem seus vizinhos, escutaram o toque toque incômodo de saltos, botas e sapatos batendo no piso. No dia a dia, com moradores tendo horários diferentes na mesma casa, isso faz uma baita diferença. Pode salvar um sono!

Evitam a proliferação de cupins, fungos e bactérias

Durante uma reforma, a segurança deve ser considerada na escolha dos produtos. O fato do piso vinílico ser hipoalergênico, significa que ele irá impedir a proliferação de fungos e bactérias. O que diminui a possibilidade de causar alergia, principalmente nas crianças.

Ele também possui a classificação técnica antichama, que oferece mais um nível de segurança para os moradores da casa onde o piso foi instalado. Além disso, por ser produzido em PVC, são resistentes aos cupins, não sendo vulneráveis a eles.

Fácil de limpar

Você não precisará fazer muito esforço ou usar produtos caros para limpar seu piso vinílico. Um pano úmido com detergente neutro dá conta da limpeza. Como são compostos de placas lisas e contínuas, não acumulam tanta sujeira e poeira. (Nossas saudações ao inventor do piso vinílico).

Piso sustentável

Está trocando de piso em casa e está preocupado com o descarte do piso? Saiba que seu piso vinílico antigo poderá ser reciclado e transformado em outro produto que leve a mesma matéria prima, produzindo menos danos ao meio ambiente.

Afinal, piso vinílico é resistente?

Essa é a dúvida mais comum com relação ao piso vinílico e se essa for sua preocupação, pode ficar tranquilo. Esse tipo de piso é bastante durável e pode ter até 30 anos de vida útil. Ou seja, é mais fácil você trocá-lo nesse período simplesmente porque enjoou da tonalidade. Porque ele vai aguentar firme!

Escolha o seu piso vinílico de acordo com o tráfego. Ele pode ir, inclusive, para locais com maior fluxo de pessoas como escritórios, clínicas, escolas e academias.

Na hora de escolher o piso vinílico, você pode, inclusive, escolher o modelo de acordo com a resistência do tráfego, ou seja, o fluxo de pessoas que irão circular pelo local. Basta olhar a especificação antes de comprar, que pode ser:

Tráfego Leve: é ideal para todos os ambientes da casa, exceto para áreas molhadas, como banheiros e cozinha (por causa do excesso de água).
Tráfego Moderado: vai em todos os ambientes que o leve vai e pode ser aplicado também em clínicas, consultórios e estúdios de música.
Tráfego Intenso: possui alta resistência e é a melhor escolha para locais com grande circulação de pessoas, como escritórios, escolas, hospitais, academias e quadras esportivas.

Como instalar piso vinílico?

Uma outra vantagem do piso vinílico é a instalação, que é simples e está disponível em três opções: colado, clicado e autocolante. E independentemente do tipo escolhido, o único cuidado que você precisa ter antes é verificar se o contrapiso está lisinho e bem nivelado. Para o piso ficar perfeito!

▪️ Piso vinílico colado: esse é o tipo de piso vinílico com melhor custo benefício. Você precisará de uma cola especial para fazer a instalação.
▪️ Piso vinílico de click (ou clicado): o clicado costuma ser bastante resistente e é um dos que faz menos sujeira durante a instalação. Aqui, cada placa de piso é clicada na outra.
▪️ Piso vinílico autoadesivo: nessa caso, o piso já vem com um adesivo atrás, protegido por uma película, que deve ser retirada na hora da instalação. Esse modelo é ideal para quem gosta de projetos de bricolagem, já que também pode ser usado para fazer cabeceiras e painéis de TV.

Como comprar piso vinílico?

Na hora de comprar, você pode escolher entre os formatos: manta, placa, lâmina e régua. Em todos os casos, no entanto, é importante lembrar de respeitar o tráfego do piso.

Se o objetivo for aplicar o produto em residências, até mesmo em quartos infantis ou brinquedotecas, você pode optar pelo tipo manta. A manta é vendida em metros e é ideal para residências porque tem a superfície mais lisa e polida, o que evita o acúmulo de sujeira.

O tipo placa, comercializado em placas de tamanhos variados, em geral quadradas, tem instalação bem fácil, feita por meio de encaixes.

Se você precisa de muita durabilidade e resistência, o piso vendido no formato régua é o mais indicado. Ele é mais rígido que a manta e a placa e, os com a estampa de madeira, ficam mais parecidos com o real.

Existem diferentes padrões e cores de piso vinílico?

A resposta é SIM! E a diversidade de estampas, cores e padrões é bem grande, ou seja, certamente você encontrará um piso vinílico que combine com o seu estilo de decoração.

Piso vinilico madeira

O mais comum, e que dá aquela sensação de casa aconchegante é o piso vinílico tipo madeira, encontrado em diferentes tonalidades. O bacana dessa opção é que você dificilmente irá enjoar desse piso, já que a madeira é neutra e combina com quase todo tipo de decoração.

O Piso Vinílico Injoy Menta, da primeira foto, tem aplicação colada e é indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego leve como: quartos, salas, lavabos, cozinhas, varandas gourmet cobertas e salas de reunião. O Bello Piso Marrom tem tonalidade de madeira clara.

Piso vinílico que imita revestimento

Existem pisos vinílicos que imitam revestimentos decorativos, com estampas coloridas e diversas: desde o xadrez branco e preto até ladrilho hidráulico. Eles podem, inclusive, ser usados na cozinha. O que dá uma ajuda extra para a sua rotina, já que são super fáceis de limpar.

Piso vinílico cimento queimado

Outra opção muito procurada são os pisos vinílicos cimento queimado, que combinam com decoração industrial e destacam as cores em ambientes mais coloridos. Eles podem ser aplicados, inclusive, na parede. O modelo Natucor Bege foi aplicado como piso e o Concreto na parede.

O piso vinílico cimentício pode ser aplicado como piso (esquerda), ou na parede (direita) para trazer um ar industrial para a decoração.

Piso vinílico mármore ou pedra

Se a ideia é deixar o apê com um décor mais clássico, procure os modelos com acabamento em mármore claro ou escuro. Uma outra versão mais sofisticada são os pisos vinílicos que imitam pedra , que ao contrário dos pisos cerâmicos, não deixam o pé gelado.

Painel de TV ou cabeceira de cama com piso vinílico

E outra coisa que ninguém te fala é que, apesar desse produto se chamar “piso”, ele também pode ser colocado na parede! Fica muito bacana como cabeceira de cama, painel de televisão, ou forro de parede.

Não conseguiu visualizar? Então, veja o painel de TV que a Paloma Cipriano fez, passo a passo, com o piso vinílico Camden Pecan.

Como calcular a quantidade correta de piso?

Se você tiver dúvida sobre a quantidade se piso a ser comprada, utilize a calculadora de piso vinílico disponível no site da Leroy Merlin. Assim, você compra a metragem certinha e evita desperdícios na reforma.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo