Conheça os tipos de piso frio e piso quente e como usar!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se você mora em uma região mais quente, onde faz calor na maior parte do ano, sabe o quanto é importante contar com um piso frio, que possa fazer com que a temperatura em sua casa seja naturalmente regulada.

Seja de qual material for – madeira, porcelanato, cerâmica ou até mesmo o incrível cimento queimado–, encontrar o piso frio ideal para a sua casa não é mais um grande problema porque trazemos, hoje, as melhores opções do mercado para decorar a sua casa com bom gosto e elegância.

Porque, pode fazer o calor que for, contar com um piso frio vai trazer mais conforto térmico ao longo dos dias mais quentes do ano!

Como escolher o melhor piso para banheiro?

No banheiro, além de podermos contar com um piso frio, capaz de proporcionar mais conforto térmico e bem-estar naqueles momentos em que apenas uma ducha pode fazer com que a nossa energia seja restaurada, também podemos encontrar no mercado produtos que aumentam nossa segurança.

Um piso antiderrapante, por exemplo, é fundamental para que possamos tomar banho com conforto, sem nos preocuparmos com escorregões que podem colocar a nossa saúde em risco.

Além disso, o piso tem de ser fácil de limpar, duradouro e eficiente para removermos qualquer tipo de mancha, fazendo com que nosso banheiro se torne um dos lugares preferidos do nosso lar.

Quer saber mais o que não pode faltar em um bom piso para banheiro? Venha ver!

Fácil de limpar

Na hora de escolher um bom piso para o seu banheiro, leve em conta aqueles que são fáceis de limpar, sobretudo porque esse ambiente, por conta da umidade, pode criar algumas manchas causadas pelo acúmulo de produtos utilizados para a sua higiene pessoal.

Portanto, busque por um piso sem muitas ranhuras, mas que ofereça um tratamento antiderrapante capaz de fazer com que você se sinta seguro nos melhores momentos que passar embaixo da água refrescante nos dias mais quentes do ano.

Atualmente podemos encontrar produtos que também contribuem com uma limpeza mais fácil do banheiro, permitindo que, além de pouparmos tempo, também possamos deixar tudo sempre adequadamente limpo e com a manutenção em dia, tal como se fosse novo.

Antiderrapante

O piso para o banheiro pode se apresentar em diferentes composições e em diferentes tipos de materiais.

No entanto, não importa qual seja o tipo de material utilizado: ele deve contar com tratamento anti deslizante de qualidade para que a sua vida e a vida da sua família sejam sempre preservadas, evitando qualquer tipo de acidente que possa ocorrer devido ao tipo de piso instalado.

Portanto, na hora de adquirir um piso, busque aqueles que são específicos para banheiro, que contarão com um tratamento antiderrapante adequado e ainda oferecerão todo o conforto térmico e o bem-estar que todos em sua família precisam para se manterem sempre seguros e saudáveis.

Durável

Além de oferecer conforto térmico, segurança e ser fácil de limpar, é fundamental buscar por peças que sejam mais duráveis, sobretudo em áreas molháveis, como a do box.

Por conta disso, quando você for adquirir o seu piso frio para banheiro, fique de olho nas especificações do produto, em seu tempo de garantia e dê preferência àqueles pisos que realmente são tratados para durarem mais tempo da mesma forma que eram quando novos.

Afinal, você está fazendo um investimento que vai além do piso em si, pois ele envolve todas as etapas do processo de colocação e, muitas vezes, pode deixar seu banheiro inutilizável por alguns dias.

Estilo do ambiente

O mercado oferece, atualmente, diferentes tipos de piso frio para serem colocados em áreas molhadas como o banheiro. Por conta disso, é ideal que você escolha um tipo de piso que converse com a decoração da sua casa como um todo, fazendo com que o ambiente se integre com facilidade ao seu lar.

Além de você ter de escolher um piso que realmente possa conversar com o restante do seu lar, é fundamental que você também busque por um tipo de piso que mantenha a decoração do espaço do banheiro como algo que inspira conforto, limpeza, bem-estar e relaxamento.

Necessidades do cômodo

É importante que sempre analisemos quais são as necessidades de cada cômodo da nossa casa, em especial o nosso banheiro, sobretudo quando nossa família conta com idosos, com pessoas com deficiência ou, ainda, com crianças.

Esse grupo, em especial, necessita que o piso do banheiro, em especial o do box, seja realmente seguro. Por conta disso, recomenda-se que você escolha um piso com acabamento MATE, que é o tipo de piso frio mais indicado para áreas que têm contato direto com a água.

Dessa forma, permaneça atento a esses detalhes no momento de fazer a composição de pisos da sua casa, atentando-se para esses tipos de coberturas do piso, que podem torná-lo mais eficiente ao garantir a segurança da sua família.

Temperatura da região

Outro ponto que não deve deixar de ser analisado é a temperatura média da região em que você mora e onde o piso será instalado.

Isso porque, quanto mais fria a região, mais atenção se deve ter com os materiais que são instalados em nosso lar, buscando e priorizando sempre aqueles que oferecem maior conforto térmico e sensação plena de bem-estar.

Dessa maneira, ao escolher um piso frio para o banheiro, escolha aquele que você e sua família poderão sempre desfrutar de conforto, sem sentir frio nos dias mais gelados e sem sentir muito calor nos dias mais quentes.

Qual o melhor piso para banheiro?

Quando se trata do melhor tipo de piso de banheiro é sempre necessário que levemos em consideração aqueles que reúnem em maior número as características de um piso que é bonito, que é seguro e que, sobretudo, oferece conforto no momento em que é utilizado.

Assim, é importante que estejamos sempre de olhos atentos nesses tipos de pisos que encontramos no mercado, que sejam eles sempre adequados para oferecer conforto conforme precisamos e, ainda, que possam oferecer bem-estar nos momentos em que vamos relaxar embaixo de uma ducha bem quentinha.

Portanto, seja porcelanato ou cerâmica, sempre fique de olho nos tipos de piso frio que melhor possam combinar todas as especificidades que não podemos deixar escapar a esse tipo de revestimento de piso.

Quais os tipos de piso para banheiro?

O mercado de construção civil traz diferentes produtos em composições bastante variadas para atender às necessidades de quem busca por pisos para banheiro adequados para proporcionar segurança, conforto e bem-estar a quem os usa.Como o momento do banho é, sobretudo, um momento de descanso e de relaxamento, vale sempre pensar em quais são os pisos que melhor atendem às suas necessidades e desejos em relação ao seu banho e aos seus momentos de autocuidado.

Diante disso, trazemos agora algumas opções de piso para banheiro que podem te ajudar a decidir qual é o melhor para usar como revestimento!

Cerâmica

A cerâmica é um dos tipos de piso mais tradicionais para o banheiro que podemos encontrar no mercado, sobretudo por ser um tipo de material bastante durável e, sobretudo, seguro.

Essa segurança da cerâmica se dá, sobretudo, porque as peças podem receber diferentes tipos de tratamento, que fazem com que ela se torne muito mais resistente e, sobretudo, mais segura.

Para a instalação em banheiros, é importante buscar cerâmicas que sejam antiderrapantes, o que torna possível aumentar a resistência do contato do seu corpo com o piso, aumentando, em consequência disso, a sua segurança em um dos momentos mais gostosos do seu dia.

Porcelanato

O porcelanato é um tipo de piso que oferece absoluta resistência, sendo um dos materiais mais duráveis que podemos encontrar no mercado atualmente.

Como é composto por cimento, diferente da cerâmica, que é composta por argila, esse tipo de material acaba por ser muito interessante para compor a decoração do nosso banheiro e da nossa casa, como um todo.

Podemos encontrar o porcelanato com diferentes tipos de acabamento, o que faz com que ele seja muito versátil e capaz de oferecer bastante segurança para as pessoas que utilizarão o banheiro, evitando escorregões ou quedas causadas por falta de tratamento antiderrapante.

Madeira

A madeira é um dos tipos de pisos que não são recomendados para a instalação no banheiro, sobretudo no piso. Isso se dá porque, ainda que seja devidamente tratada contra a ação da umidade, o piso de madeira convencional não apresenta grande resistência à exposição constante à água, sobretudo em temperaturas mais quentes.

No entanto, é possível que encontremos no mercado diferentes opções em porcelanato, incluindo algumas que parecem bastante com madeira, tanto em textura quanto em tonalidade.

Optar por esse tipo de porcelanato é uma excelente ideia para quem busca maior conforto no banheiro e não quer abrir mão da estética agradável da madeira.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um dos tipos de piso que, embora sejam mais comuns em revestimentos de piscinas, estão ganhando cada vez mais espaço na decoração interna dos nossos lares, sobretudo por conta da estética única que esse tipo de piso ou de revestimento pode ter.

Você pode instalar ladrilhos hidráulicos tanto no piso do seu banheiro quanto em suas paredes, criando uma maior unidade visual, que faz com que o banheiro se torne único, elegante e um projeto super moderno e interessante estéticamente.

Cimento queimado

O cimento queimado pode até ser mais comum em áreas internas do que em áreas externas, mas é capaz de, no banheiro, criar uma ambientação única, mantendo um estilo bastante despojado e industrial.

Agora, que esse tipo de produto chegou mesmo para ficar, você pode aproveitá-lo para fazer diferentes aplicações em sua casa, transformando todos os tipos de ambientes, da sua cozinha ao seu banheiro.

No banheiro em questão, o cimento queimado possui granularidade ideal para manter o piso como antiderrapante, fazendo com que ele se torne uma excelente opção para quem está buscando mais comodidade em seu dia a dia e segurança.

Quais as vantagens e desvantagens do piso frio?

Tal como qualquer outro tipo de piso, o piso frio apresenta vantagens e desvantagens que devem ser criteriosamente analisadas no momento de fazer o planejamento da sua aquisição, sobretudo por ser a obra de instalação do piso bastante trabalhosa e que impede, muitas vezes, a utilização do cômodo por algum tempo.

Dessa forma, é muito importante que você escolha de forma criteriosa o piso que será instalado em seu banheiro, sala, cozinha, quarto ou mesmo sala de jantar, seja sua escolha por um piso quente ou por um piso frio.

Vantagens

Dentre as vantagens de escolher um piso frio para a instalação em diferentes cômodos da sua casa, a que mais se destaca é a de que você e a sua família poderão desfrutar de maior conforto térmico nos dias mais quentes do ano – e até mesmo durante o ano todo, a depender da região do país em que você vive.

O piso frio contribui com maior dissipação do calor, fazendo com que a casa permaneça fresquinha mesmo quando o dia está bem quente.Isso torna possível que você tenha uma vida muito mais agradável, podendo mesmo aproveitar seu lar com qualidade de vida, conforto e bem-estar.

Desvantagens

Já entre as desvantagens do uso do piso frio em seu lar a principal delas é a de que, se a região em que você vive sofre com grandes variações na temperatura, é possível que, ainda que nos dias mais quentes o piso contribua com dissipação do calor e conforto, nos dias frios o piso acabe por se tornar um problema para a sua casa.

Isso porque os pisos mais frios acabam por reter a temperatura, tornando mais difícil que, mesmo com aquecedores, você possa se manter aquecido.

Assim, se você sofre com grandes variações de temperatura ao longo do dia ou grande variação térmica ao longo do ano, o piso frio pode não ser uma boa ideia para o seu lar.

Quando utilizar piso frio?

A utilização do piso frio pode ser uma excelente ideia para lugares mais úmidos ou mesmo molháveis da casa, como cozinha e banheiros, bem como lavabo.

Nesses ambientes o piso frio acaba por contribuir com maior regulação da temperatura, bem como torna os ambientes mais seguros caso você opte por um tipo de piso que tenha tratamento antiderrapante de qualidade.

Além disso, o piso frio pode ser excelente companhia em quartos se você mora em uma cidade muito quente e com pouca variação térmica ao longo do ano, melhorando consideravelmente a sua qualidade de vida e bem-estar.

Como é feita a manutenção no piso frio?

A manutenção do piso frio deve ser feita de acordo com o material que foi escolhido, seja porcelanato, cerâmica ou até mesmo ladrilho hidráulico.

É necessário estar atento às restrições que o piso pode ter em relação ao uso de alguns produtos para a sua limpeza, sobretudo se forem produtos abrasivos.

Com os devidos cuidados e com as adaptações necessárias aos materiais que serão utilizados, certamente você conseguirá manter seu piso como novo por muitos anos!

Qual a cor de piso ideal para banheiro?

Esqueça o branquinho básico! O piso para banheiro pode ter a cor – ou as cores – que você mais gosta e que mais combinam com a sua casa.

Escolher um revestimento e um piso deve ter muito mais a ver com o seu projeto de decoração para o banheiro do que, necessariamente, com uma regra de cores que podem ser usadas e de cores que não podem ser ali colocadas.

Aproveite sempre para fazer uma gostosa salada de cores e tenha um resultado mais do que perfeito para o seu lar!

Qual o melhor tipo de cerâmica para banheiro?

O melhor tipo de cerâmica para o banheiro é aquela que se adapta às suas necessidades, seja em relação às suas características mais essenciais, como proteção de cor, tratamento antiderrapante e, ainda, durabilidade e resistência.

Dessa forma, você pode escolher as cerâmicas que melhor se encaixam nesses pré-requisitos, fazendo com que a sua casa se torne ainda mais bonita e, sobretudo, funcional e segura para todos que utilizarem o cômodo.

Qual piso não escorrega?

Os pisos que não escorregam são aqueles que são fabricados com um sistema de proteção antiderrapante, ou seja: que são mais rugosos que os pisos que não contam com esse tipo de proteção e, consequentemente, acabam por oferecer maior resistência ao deslizamento, algo que os outros tipos de piso não têm.

Além disso, o piso antiderrapante é aquele que pode manter-se seguro mesmo em áreas totalmente molhadas, como banheiro, área de serviço, varandas ou lugares úmidos, como a nossa cozinha, por exemplo.

Qual piso usar no box do banheiro?

No box do banheiro você pode usar todo tipo de piso, desde que tenha resistência à água e que seja, sobretudo, antiderrapante.

Tomando esses critérios como “mínimos” para a escolha do piso do banheiro você pode acabar por fazer uma escolha muito mais acertada para a decoração da sua casa, melhorando e aumentando a sua eficiência, enquanto proporciona mais segurança para todos que moram contigo.

Melhor piso para banheiro antiderrapante

Dentre os melhores pisos para banheiro que tenham a função de antiderrapante, podemos encontrar porcelanatos e cerâmicas de alta qualidade e alta capacidade de retenção de movimentos, o que acaba por proporcionar maior segurança no momento de tomarmos um bom e gostoso banho.

Você pode optar por um ou por outro tipo de piso e ainda manter a sua segurança em dia, sem maiores preocupações em relação à durabilidade desse tipo de piso ou mesmo em relação à sua conservação, que é bastante simples, bastando deixá-lo sempre adequadamente limpo.

O que é piso quente?

O piso quente é o mais indicado para regiões mais frias do país, que tenham baixa variação de temperatura ao longo do ano e que tendem sempre para mais amenas.

Esses ambientes acabam por favorecer bastante em relação aos pisos mais quentes, como aqueles de madeira, por exemplo, que mantêm a temperatura ao longo do dia todo.

Quais os tipos de ambientes mais adequados para pisos quentes e pisos frios?

Para pisos frios, os ambientes mais adequados são cozinhas, áreas de serviço e banheiros.

Já para os pisos quentes, os quartos, as salas, salas de jantar e outras áreas comuns são mais indicados.

Mantenha essa distribuição para ter ambientes domésticos mais agradáveis, sobretudo em momentos em que há maior intensidade nas temperaturas, como verão ou inverno.

Conclusão

Só quem mora em regiões muito quentes ou muito frias sabe a grande diferença entre piso quente e piso frio, embora ambos sirvam, quando bem aplicados, para manter a decoração da casa mais harmônica e, ainda, para manter o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Dessa forma, é importante que você conheça os diferentes tipos de piso para que você tenha mais bem-estar, comodidade e conforto em seus dias!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo