O que é porcelanato retificado e como usar na sua casa?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

O porcelanato é um dos pisos e revestimentos preferidos das obras e reformas e um dos queridinhos dos arquitetos e designers de interiores.

Isso porque não são poucas as suas vantagens. Dentre elas, o porcelanato reúne características como beleza, facilidade de limpeza e manutenção, versatilidade e durabilidade.

Além da estética, a funcionalidade do acabamento também deve pesar na hora da escolha. Retificado e bold são denominações para especificar o tipo de acabamento de um revestimento em relação à borda.

O porcelanato retificado, também chamado de “porcelanato borda reta”, é uma opção diferenciada, que traz um toque especial à sua casa. Esse piso porcelanato possui acabamento sem bordas, devido a um processo extra, que deixa o acabamento lateral da peça reto.

Com as extremidades levemente arredondadas, o rejunte entre as placas fica menos aparente.

Nesse artigo, vamos falar sobre porcelanato retificado e decifrar tudo sobre esse universo. Assim, você acerta na escolha do melhor modelo para a sua casa.

Leia também:

Descubra quais são as melhores marcas de porcelanato

Piso vinílico ou laminado? Descubra qual o melhor para sua casa

Descubra agora qual é o melhor porcelanato para cozinha e banheiro!

Piso laminado ou porcelanato: qual o melhor para a sua casa?

Pisos modernos: 50 tendências para se inspirar

O que significa piso porcelanato retificado?

O porcelanato com borda retificada possui acabamento reto e preciso, pois suas bordas são cortadas por discos de diamante, o que acaba deixando a superfície mais lisa também.

Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.

Por isso, quem busca uma decoração clean, moderna, com aparência certinha, revestimento retificado também é a solução certa!

Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Polido Borda Reta P82008 82x82cm Artens

Quais os tipos de porcelanatos?

Retificado e bold são denominações para especificar o tipo de acabamento de um revestimento em relação à borda.

O revestimento com borda retificada possui acabamento reto e preciso, pois suas bordas são cortadas por discos de diamante. O que acaba deixando a superfície mais lisa também.

Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.

Por isso, quem busca uma decoração clean, moderna, com aparência certinha, revestimento retificado também é a solução certa!

Já os porcelanatos com borda bold são conhecidos por ter acabamento arredondado, que é o mais tradicional e mais barato que o revestimento retificado.

Por esse motivo, quando este produto é aplicado, as peças precisam de uma distância entre uma e outra maior de 3mm podendo chegar a 10mm.

Sendo assim necessário uma quantidade maior de rejunte, o que acaba acumulando mais sujeira devido ao espaçamento maior entre as peças.

Assista a este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil no qual nosso colaborador ajuda a explicar a diferença entre os pisos de borda bold e retificada:

Além dos tipos de bordas, também existem diferentes tipos de acabamentos. O porcelanato é um material versátil, que apresenta diferentes superfícies e pode trazer estampas de outros tipos de materiais, como madeira e mármore.

Ele também traz acabamentos diferentes, como o acetinado, polido, esmaltado, técnico e EXT.

Abaixo, listamos os cinco tipos de porcelanatos mais procurados no mercado, com as características e indicações de uso de cada um deles.

1. Acetinado

Os porcelanatos acetinados são os que não tem acabamento brilhante, isso porque eles recebem uma esmaltação fosca ao final de sua produção, sendo ideais para quem busca um material resistente, bonito e discreto.

Vantagens: Sua superfície fosca faz o material ser um dos porcelanatos mais resistentes, inclusive a riscos, produtos químicos e ao desgaste causado por grande circulação de pessoas, além de ser pouco escorregadio.

Desvantagens: A única desvantagem do porcelanato acetinado é que ele não apresenta aquela robustez brilhante que muita gente gosta.

Ambientes recomendados: Pode ser usado em áreas internas e externas e funciona como revestimento de chão e parede. Perfeito para qualquer área, seja em espaços comerciais ou residenciais, incluindo áreas molhadas, como banheiro, lavabo e cozinhas.

Porcelanato Interno Esmaltado Borda Reta Confete 100×100 cm Ceusa

2. Polido

Os porcelanatos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, conferem brilho intenso à peça, sendo indicado para quem deseja um ambiente diferenciado.

Vantagens: Para quem gosta de brilho, atenção aqui! A principal vantagem dos polidos é que esteticamente têm um brilho intenso, oferecendo sofisticação aos ambientes, além de possuir uma superfície mais lisa, super fácil de limpar.

Desvantagens: Justamente por ser polido, a superfície possui microporos, que podem eventualmente manchar, a depender das áreas em que são instalados.

Por isso, não é aconselhado sua aplicação em locais que podem sofrer com sujeiras como: óleo, tinta, detritos de animais ou líquidos com alta concentração de corantes.

Também não é recomendado o seu uso em áreas molhadas, como banheiros, varandas e área externa, por serem escorregadios.

Ambientes recomendados: Indicados para ambientes internos e secos, como salas de estar, de jantar e até mesmo quartos.

Porcelanato Interno Cimento Esmaltado Polido Borda Reta Munari Marfim 90x90cm Eliane

3. Esmaltado

O porcelanato esmaltado tem um processo de fabricação diferente do polido. Ao invés do polimento, o porcelanato esmaltado recebe uma camada neutra de esmalte na superfície, que permite que ele tenha acabamento fosco, liso, brilhante ou áspero.

Por isso, essa é uma das opções que apresenta mais variedades de texturas e estampas.

Vantagens: Ele é um curinga em versatilidade, porque você encontra um montão de opções de cores e desenhos, com pisos imitando mármore, madeira, cimento queimado, ladrilho hidráulico e até pedras naturais. Além de ser mais resistente que os polidos e igualmente fácil de limpar.

Desvantagens: Por apresentar variedades de acabamentos, a escolha do porcelanato esmaltado deve levar em conta o PEI, que é a medida de resistência à abrasão para produtos esmaltados.

Ambientes recomendados: A proteção do esmalte é um super aliado e possibilita o seu uso em diferentes ambientes, tanto internos, quanto externos, e em áreas secas ou molhadas, como cozinhas e banheiros. Também, para o revestimento de paredes.

Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Reta Deck Legno Maso 60x60cm Biancogres

4. Porcelanato natural (ou técnico)

O porcelanato natural, também conhecido como técnico, por sua vez, não recebe nenhum tipo de finalização. Ou seja, não recebe nenhuma camada de esmalte em sua superfície.

Ele é basicamente constituído por uma massa porcelânica que, por si só, já tem as características de cor.

Vantagens: Esse é um revestimento com alta resistência mecânica, sendo indicado para áreas com grande tráfego de pessoas. Além disso, outra vantagem do porcelanato técnico é a baixa absorção de água — menor ou igual a 0,1% —, o que também o torna um produto extremamente resistente.

Desvantagens: Por ser um porcelanato mais crú, as opções de cores e texturas são mais restritas, ou seja, não possuem design tão sofisticado quanto os outros.

Ambientes recomendados: Ambientes externos, como áreas de lazer, varandas, garagens e quintais, bem como espaços comerciais, como shoppings e lojas de departamento.

Porcelanato Natural Interno 90x90cm Agata Carbono m² Decortiles

5. Porcelanato EXT

O porcelanato EXT é aquele que possui acabamento forte e abrasivo, isto é, com textura mais bruta e com alto coeficiente de atrito, o que os torna muito resistentes e antiderrapantes.

Vantagens: Por ter uma superfície levemente abrasiva, o torna menos escorregadio, mais robusto e resistente. Além de ser muito versátil e poder ser usado onde e quando você quiser e dificilmente cria manchas.

Desvantagens: Porém, não é indicado para fachadas e paredes externas. Como ele tem um alto coeficiente de atrito, é um material difícil de limpar.

Ambientes recomendados: Como não escorrega e é impermeável, é mais indicado para áreas externas, como rampas, e que também tenham contato com a água, como a região próxima à piscina, decks, saunas, varandas e box de banheiros.

Porcelanato Externo Cimento Natural Borda Reta Broadway Lime 60x60cm Portobello

• Leia também: Tipos de piso antiderrapante: como escolher sem errar?

Quais são as principais vantagens do porcelanato com borda retificada?

Apesar de ser mais caro, o porcelanato com borda retificada apresenta várias vantagens com relação ao porcelanato de borda bold. Confira!

Além disso, sua manutenção é simples e por conta do pequeno espaçamento e menores áreas de rejunte, acumula menos sujeira.

Uniformidade na instalação do porcelanato retificado

Com uma instalação uniforme, o encaixe entre as peças é quase imperceptível e, por isso, estes pisos proporcionam economia de rejunte para o seu projeto.

Os porcelanatos retificados são instalados a uma distância de 1,5 mm, fazendo com que a linha entre as peças fique praticamente imperceptível. Já os revestimentos com acabamento bold costumam ter rejuntamento de até 5 mm.

Economia de rejunte

A instalação do porcelanato retificado leva menos rejunte e, por isso, o preço final da obra pode acabar saindo mais em conta.

Porcelanato Interno Madeira Esmaltado Borda Reta Mondavio 120020 20x120cm Artens

Fácil manutenção

O processo de limpeza do porcelanato é muito simples e se torna ainda mais fácil devido à espessura do rejunte, que é mínima, quase imperceptível, já que não sobra muito espaço para acumular poeira ou resíduos.

Continuidade visual

Como as juntas do porcelanato retificado ficam quase imperceptíveis, a impressão que se tem é que o piso, parede ou superfície tem um revestimento único.

Uma das vantagens dessa sensação de continuidade visual é que ela dá a sensação de ampliar os espaços.

Aspecto clean

O visual clean e sofisticado é uma das grandes vantagens em usar o porcelanato retificado, dando a sensação de amplitude e modernidade aos ambientes.

Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Polido Borda Reta Sonata Lux P62082 61,8×61,8cm Artens

Por que o porcelanato retificado é uma boa opção de revestimento?

Porque embora seja mais caro do que o porcelanato bold, o porcelanato retificado requer menos rejunte, o que acaba barateando o custo final da obra.

Porcelanato polido é retificado ou não retificado?

O porcelanato polido é um tipo de acabamento da superfície do porcelanato, tanto retificado quanto não retificado (bold).

O porcelanato polido é liso e brilhante, fica escorregadio em contato com a água e por isso é indicado para ambientes secos, como quartos, corredores, salas e escritórios.

Porcelanato Polido Interno 60x120cm Silex Branco m² Eliane

Onde usar porcelanatos retificados?

O revestimento retificado é indicado para qualquer ambiente, seja ele interno ou externo, amplo ou compacto: sala, quartos, cozinha, banheiro, escritório, varanda, área de lazer.

Como escolher o piso porcelanato retificado?

Ao escolher o porcelanato retificado, o fabricante Portobello recomenda que você leve em consideração as questões estéticas e técnicas, como a resistência mecânica, absorção de água, escorregamento, resistência a manchas e inúmeras outras.

Além disso, considere o tipo de ambiente em que será aplicado. Em áreas internas, o porcelanato retificado pode ser utilizado como piso ou revestimento para cozinhas, salas e banheiros – mas é importante alinhar o estilo de decoração com o porcelanato escolhido, analisando cores e tamanhos.

Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Polido Borda Reta Chloe 120x120cm Biancogres

Em áreas externas com cobertura, como varandas, garagens e espaços gourmet, é possível utilizar um porcelanato marmorizado ou porcelanato amadeirado.

A dica é levar em conta se o piso ou revestimento é indicado para este tipo de uso e analisar a resistência a variações climáticas.

Porcelanato Externo Pedra Esmaltado Borda Reta 61519 61,1×61,1cm Cristofoletti

Até mesmo para áreas externas sem cobertura, é possível encontrar um porcelanato resistente e com boa durabilidade. Em garagens e quintais, por exemplo, o porcelanato em cimento queimado é uma boa pedida.

Lembre-se de considerar também o acabamento da superfície, que faz toda diferença no resultado final.

Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Reta Thimos Sabbia 26x106cm Biancogres

O porcelanato esmaltado oferece uma grande variedade, desde o aspecto de madeira até o acabamento fosco ou marmorizado, e ainda conta com uma proteção que evita a absorção de água.

É possível encontrar também porcelanato esmaltado polido, que oferece brilho extra e é muito indicado para ambientes como salas de estar e jantar. Como o porcelanato polido tem microporos em sua superfície, é recomendado que seja utilizado em lugares que não sejam expostos a água e óleo, por exemplo.

Outra opção é o acabamento natural, bastante resistente à circulação de pessoas e a produtos químicos. Logo, o porcelanato natural pode ser aplicado em banheiros, lavanderias e lavabos.

Porcelanato Interno Madeira Natural Borda Reta Magnolia 20x120cm Portobello

Escolha também de acordo com a intensidade de brilho. Muito popular, o porcelanato acetinado é menos brilhante. Já os modelos de porcelanato brilhante contam com uma camada extra de esmalte, que garantem acabamento com brilho mais intenso e ficam ótimos em ambientes sofisticados, como salas de jantar.

O formato e o tamanho da peça também são importantes, já que há modelos quadrados e retangulares. Para fazer a escolha, é preciso considerar o tamanho do ambiente: em cômodos compactos, a dica é optar por peças menores, que trazem harmonia, como os porcelanatos 60 x 60 cm, 80 x 80 cm e 90 x 90 cm.

Porcelanato Interno Esmaltado Polido Borda Reta Onix Miele 120X120cm Biancogres

Além dos fatores estéticos, a escolha do porcelanato deve ser feita levando em consideração as características do ambiente e o tráfego de pessoas onde será instalado.

Observe o índice PEI do piso, que é a medida de resistência à abrasão para produtos esmaltados. Esse índice também pode ser substituído pelo conceito de local de uso, em que se verificam as propriedades físicas e químicas da superfície da peça.

Veja como exemplo abaixo a tabela de classificação dos porcelanatos Portobello:

Pisos

Tipo de Piso Descrição de uso Sigla da Portobello
Residencial Tráfego leve de pessoas
Exemplo: Áreas privativas em residências e condomínios
RE
Comercial Leve Tráfego mediano de pessoas sem o trânsito de equipamentos
Exemplo: Áreas comuns de condomínios, lojas sem estoques, corredores de hotéis
CL
Comercial Pesado Tráfego intenso de pessoas com trânsito eventual de equipamentos leves
Exemplo: Hall de entrada de hotel ou edifício comercial, corredores secundários de shoppings centers, cozinhas industriais, escolas, hospitais, museus, mercados de bairro
CP
Industrial e Urbano Tráfego intenso de pessoas e trânsito leve de equipamentos e veículos
Exemplo: Calçadas, shoppings centers, supermercados, home centers, praças, metrôs
IU

Revestimentos de parede

Tipo de Parede Descrição de uso Sigla da Portobello
Revestimento Interno Paredes internas (não é indicada a sua utilização em pisos) RI
Fachada Paredes externas e fachadas. Alguns produtos FA também podem ser utilizados em pisos. Por isso, podem apresentar duas siglas (Exemplo: FA-CL) FA

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados com esse tipo de revestimento?

Para não danificar o seu porcelanato, risque da sua lista:

• Brilha alumínio;

• Tira ferrugem;

• Lustra móveis;

• Produtos que contenham hidróxidos de potássio e sódio;

• Sabão em pó;

• Ceras;

• Soda cáustica;

• Ácidos.

Quais são as argamassas e os rejuntes mais apropriados?

A escolha da argamassa para porcelanato precisa ser muito bem observada na hora da compra, afinal, existem diferentes tipos para os diferentes ambientes e revestimentos.

Esses produtos atuam nas etapas desde a vedação até o assentamento de revestimento e acabamentos.

É essencial saber escolher entre as melhores argamassas para porcelanato e um dos critérios é o local de aplicação.

A argamassa AC-1, por exemplo, deve ser usada em cerâmicas, na área interna de ambientes domésticos e em cômodos secos ou molhados. Não deve ser utilizada em superfícies de estufas e saunas.

Quando o tamanho for igual ou menor que 30 × 30 cm, é necessária a aplicação de uma camada extra do produto.

Já a argamassa AC-2 é bem aderente, ótima para ambientes internos e externos. Suporta variações climáticas e é usada em pisos, paredes e, em alguns casos, fachadas.

No caso do porcelanato, certifique-se que é a melhor opção para o revestimento utilizado.

A argamassa AC-3 é resistente, ideal para piscinas, saunas e churrasqueiras, além das fachadas. E a AC-3E é recomendada para ambientes de indústrias e obras urbanas.

Basicamente, a diferença entre ACI para ACII e ACIII é a quantidade de polímeros. O tipo AC-1 não é indicado para porcelanatos, enquanto o AC-2 é excelente para esses revestimentos, mas é preciso analisar se a argamassa tem aderência química.

Lembre-se de utilizar a calculadora de argamassa da Leroy Merlin para saber exatamente a necessidade da obra. Encontre aqui as melhores opções de argamassa de porcelanato e aproveite as ofertas!

Argamassa Porcelanato Interno e Externo Cinza 20kg Axton

Já o rejunte tem como principal função a proteção. Ele evita que a água penetre na base das peças de pisos ou revestimentos. Além disso, também pode ter papel decorativo.

Você pode combinar a cor do rejunte com o tom das peças ou até mesmo colocar o rejunte para fazer um contraste e criar um ambiente exclusivo.

Existem três tipos de rejuntes: o cimentício, o acrílico e o epóxi. O rejunte cimentício é o mais básico dos três tipos. Tem uma versão comum e uma aditivada, que tem desempenho melhor contra o mofo.

Além disso, é indicado para áreas internas sem contato com água, como por exemplo, salas e quartos.

A versão aditivada pode ser usada em áreas molhadas, como piscinas. O rejunte acrílico, além da ótima qualidade no acabamento, é indicado para áreas de contato moderado com a água e a umidade, como banheiros, cozinhas e até garagens.

O rejunte epóxi é indicado para todas as áreas e especialmente para aquelas com contato intenso com a água, como piscinas ou a fachada da sua casa. Ele é de extrema qualidade e tem acabamento bem lisinho, facilitando a limpeza.

O rejunte epóxi é um produto de secagem rápida, então a sua aplicação deve ser feita a cada 1 m² e a limpeza com pano úmido deve acontecer logo depois da aplicação.

Os pisos em porcelanato, que são tendência na maioria das casas e espaços comerciais, podem receber os três tipos: epóxi, cimentício ou acrílico.

A quantidade de rejunte vai depender do tipo de rejunte que você irá aplicar, pois possuem diferentes rendimentos. Além disso, o cálculo depende do espaçamento e tamanho das peças.

Você também pode usar a calculadora de rejunte no nosso site para fazer este cálculo.

Rejunte Acrílico Branco 1Kg Axton

• Leia também: Tipos de rejunte: entenda as principais diferenças!

Como fazer o assentamento do porcelanato retificado?

Segundo o fabricante de porcelanatos Portobello, o assentamento do porcelanato retificado deve ser feito da mesma maneira que é realizado com outros produtos do tipo, seguindo os seguintes passos:

• Verifique se o ambiente está no esquadro e se a base de assentamento tem irregularidades;

• Coloque a argamassa no contrapiso ou no reboco curado;

• Coloque a argamassa no piso, caso ele tenha dimensões acima de 30×30 cm;

• Coloque delicadamente a peça de porcelanato retificado no local com os cordões no mesmo sentido;

• Coloque a peça no local exato onde ela vai ficar;

• Faça o arraste da peça em 5 cm na posição diagonal nos dois sentidos;

• Puxe a peça novamente para o local exato onde ela deve ficar;

• Limpe o excesso de argamassa colante;

• Insira os niveladores de piso;

• Aplique outra peça e aperte a cunha do nivelador com um alicate;

• Faça o acabamento do assentamento com uma espátula.

Quais são as melhores técnicas para limpar esse tipo de porcelanato?

Acompanhe o passo a passo a seguir para limpar o seu piso de porcelanato retificado.

Passo 1: Tire o pó do porcelanato

Antes de começar a limpeza, é importante que o piso esteja livre de poeira. Caso contrário, ao invés de limpar, você irá sujar ainda mais seu piso.

Para isso, use uma vassoura de pelo macio ou aspirador de pó, para tirar o grosso da sujeira.

Passo 2: Prepare o produto de limpeza

Dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em um balde com água.

Passo 3: Limpe o porcelanato

Umedeça um pano na misturinha de detergente ou sabão neutro e passe no porcelanato.

Passo 4: Finalize a limpeza

Enxágue e seque bem o piso com um pano limpo para não ficar manchado.

Se preferir, confira este vídeo do canal Casa de Verdade com Chris Ribeiro ensinando as principais dicas para limpar piso porcelanato

Leia também:

Tipos de mop: 7 modelos para usos diferentes

Qual o melhor robô aspirador?

Como escolher piso porcelanato retificado?

O porcelanato retificado fará parte do seu dia a dia durante muitos e muitos anos. Portanto, escolher bem o tipo de porcelanato, em função da estética e do aspecto visual que ele irá proporcionar é um dos fatores mais relevantes na escolha do seu porcelanato retificado.

Procure modelos que combinem com o restante da decoração e com o estilo da sua casa, já que há inúmeras estampas de porcelanato que imitam madeira, mármore e outros estilos.

Porcelanato Interno Polido Borda Reta Classic Graphite PTR71063 71x71cm Artens

Tamanho ideal

Existem variados tamanhos de porcelanato, desde peças de grandes medidas, com 120 x 120 cm, a outras pequenas, de 30 x 60 cm.

Mas, afinal, como saber que tamanho escolher para o seu projeto?

O critério que você deverá levar em conta é o ambiente onde irá utilizar o porcelanato. Para ambientes menores, prefira dimensões menores de porcelanato.

Isso porque ao escolher um porcelanato de tamanho grande para um ambiente pequeno, você terá perdas de peças, que terão que ser recortadas para se encaixar no chão.

Em ambientes espaçosos, pode apostar na elegância das pedras de 120 x 120 cm. Você verá como fica exuberante.

Qualidade do material

Pisos precisam ser feitos para durar, apesar do arrastar de móveis, do tráfego de pessoas e de pets.

Um piso danificado certamente irá causar prejuízo para ser substituído, e pode até ser que você não consiga substituir por um igual, causando enorme desconforto estético e visual, até que você consiga trocar de piso em definitivo.

Portanto, não economize na hora de escolher um bom piso e prefira aqueles de qualidade.

Porcelanato Interno Madeira Esmaltado Borda Reta Peroba Envelhecida Castanho 20x120cm Portobello

Conclusão

Gostou de conhecer mais sobre porcelanato retificado? Esse é um tipo de revestimento feito para durar muito e cheio de estilo, para deixar sua casa linda e elegante.

Continue aqui no site da Leroy Merlin para encontrar as melhores opções de porcelanato esmaltado para o seu projeto novo ou para a sua reforma.

Leia mais:

25 opções de pisos baratos (e lindos!)

15 tipos de piso: conheça as melhores opções para sua casa

As 7 melhores marcas de piso vinílico no mercado brasileiro

Porcelanato polido ou esmaltado: saiba aqui qual é o melhor!

Lastras: conheça os porcelanatos em grandes formatos

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo