Aprenda como limpar porcelanato e os produtos certos!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

São tantos produtos de limpeza para porcelanato no mercado que fica até difícil saber qual o melhor e como limpar o porcelanato corretamente.

Mesmo com absorção mínima de água, algumas marcas de porcelanato apresentam uma variação de porosidade, e por isso que a limpeza diária só o detergente neutro pode não dar conta.

O que você vai ler nesta matéria:
Como limpar porcelanato passo a passo (limpeza diária)
Como limpar porcelanato pós-obra
Como deixar o porcelanato brilhando
Como limpar porcelanato com vinagre
7 Dúvidas frequentes sobre limpeza de porcelanato
Limpeza de porcelanato por tipo
Melhores produtos para limpar porcelanato
O que NÃO fazer ou usar na hora de limpar seu porcelanato
Dicas para manter uma maior conservação do revestimento
Como limpar porcelanato amadeirado
Como limpar rejunte de porcelanato
Como tirar o embaçado do porcelanato sem danificar

Então, para deixar o seu piso brilhante, sem manchas nem encardidos, vamos mostrar quais são os principais cuidados e produtos de limpeza que irão deixar seu porcelanato limpo, sem nenhum arranhão e perfeitamente conservado por muito mais tempo!

Antes de prosseguir com a leitura, não perca este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher porcelanato. Confira!

Leia também:

Como limpar piso antiderrapante?

Qual o melhor mop? Conheça os 8 mais amados 💚

Como limpar porcelanato passo a passo (limpeza diária)

Passo 1: Tire o pó do porcelanato

Antes de começar a limpeza, é importante que o piso esteja livre de poeira. Caso contrário, ao invés de limpar, você irá sujar ainda mais seu piso.

Para isso, use uma vassoura de pelo macio ou aspirador de pó, para tirar o grosso da sujeira.

Passo 2: Prepare o produto de limpeza

Dilua uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão em um balde com água.

Passo 3: Limpe o porcelanato

Umedeça um pano na misturinha de detergente ou sabão neutro e passe no porcelanato.

Passo 4: Finalize a limpeza

Enxágue e seque bem o piso com um pano limpo para não ficar manchado.

Como limpar porcelanato pós-obra

Passo 1: Respeite o tempo de pausa

Primeiramente, é importante que você só comece a limpeza pós-obra do porcelanato após a completa secagem da argamassa.

Passo 2: Limpe o porcelanato

Pegue uma esponja, umedeça o lado amarelinho ou macio na água e limpe o porcelanato.

Passo 3: Aplique o produto de limpeza

Depois de passar a esponja umedecida, faça uma aplicação de um produto específico para o pós-obra, como por exemplo o Limpador Pós-Obra Porcelanatos, da Duratto.

Ambos os produtos são específicos para remover as manchas que podem ter aparecido e deixar o piso com aparência perfeita.

Eles também podem ser utilizados em casos extremos, como no surgimento de manchas difíceis de remover com os métodos convencionais.

Como deixar o porcelanato brilhando

Dilua 1 parte de sabão comum líquido em 10 partes de água. Aplique a mistura com a ajuda de uma esponja macia, rodos com espuma ou mop Sekito. Depois, retire o excesso e seque.

Como limpar porcelanato com vinagre

Aplique no porcelanato um pouco de vinagre diluído em água. Deixe agir cerca de 5 minutos e em seguida passe um pano para espalhar o produto de forma homogênea.

Depois umedeça um pano limpo com água para retirar o vinagre do porcelanato. Repita o processo para certificar-se de que ele saiu por completo. Para evitar manchas de água, passe um pano seco para finalizar a limpeza.

#Ficaadica: antes de limpar seu porcelanato com vinagre, faça um teste em um cantinho escondido do piso para saber se o produto irá manchar.

Fazer o teste antes é importante porque cada marca possui características diferentes, e o que pode funcionar para uma, pode não fazer o mesmo efeito para outra.

7 Dúvidas frequentes sobre limpeza de porcelanato

Tirar o encardido, manchado, embaçado. São tantas dúvidas a respeito da limpeza correta do porcelanato, que vamos tirar as mais frequentes!

1. Como limpar porcelanato encardido?

Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.

2. Como limpar porcelanato manchado?

• Tudo depende do tipo de substância que manchou o seu porcelanato. Afinal, cada manchinha tem um antídoto certo – você só tem que descobrir.

• Caso você tenha sujado o piso com vinho ou cerveja, por exemplo, uma boa dica é usar um detergente alcalino em um pano úmido para esfregar o local da mancha.

• Mas se o problema for com restos de tinta, existem também removedores próprios para a limpeza do produto (use uma flanela para esfregar).

• Já no caso de manchas causadas por graxas e óleos, o mais recomendado é usar água quente com detergente alcalino. Aliás, fica essa dica final: a água quente costuma ser ótima para remover manchas de forma geral no seu piso.

3. O que fazer se cair tinta no porcelanato?

Durante a realização da obra ou da reforma da casa, pode ser que o porcelanato tenha sido manchado com respingos de tinta. Para retirá-los, o indicado é a utilização de um solvente orgânico ou o thinner.

Apenas tome cuidado para não deixá-lo agindo por muito tempo sobre o piso e faça testes em pequenas áreas do porcelanato antes de aplicar, para conferir a qualidade e eficácia dos produtos.

4. Como limpar porcelanato com bicarbonato?

Dissolva uma colher de sopa bem cheia de pasta mousse de bicarbonato em um balde de água, mergulhe um pano e passe no piso. Depois enxágue e seque.

Assim como o vinagre de álcool, o bicarbonato é um dos produtos versáteis que podem ser usados para limpar porcelanato, em especial o do tipo polido.

5. Porcelanato embaçado, como limpar?

Existem produtos específicos para limpar o porcelanato embaçado e que devolvem a nitidez para a peça, como é o caso do Restaura Névoa Creme, da Bellinzoni.

Ele age eliminado as “névoas ou nuvens” presentes no piso.

6. Como limpar porcelanato antiderrapante?

O ideal é usar saponáceo em pó diretamente no porcelanato, e usar uma escova de cerdas para esfregar. Logo após, é só retirar o produto com água.

Normalmente o porcelanato antiderrapante é localizado em áreas molhadas, como banheiros e áreas externas, por isso exige uma limpeza um pouco mais pesada, já que a superfície do piso tende a ser mais áspera.

7. Como limpar óleo ou gordura no porcelanato?

Basta diluir uma colher de sopa de detergente neutro em 2 litros de água morna a quente. Passe um pano com essa misturinha e depois, um pano limpo úmido e pronto. Essa misturinha é suficiente para limpar o porcelanato sujo de óleo ou gordura.

Limpeza de porcelanato por tipo

Embora a rotina de limpeza diária seja praticamente a mesma, acompanhe o que é preciso para deixar os porcelanatos fosco, acetinado e polido limpos.

Porcelanato fosco

• Limpe o ambiente com uma vassoura de cerdas macias

• Prepare a receitinha de água e detergente líquido e passe no piso com a ajuda de um pano limpo

• Enxágue e depois deixe secar

• Faça outra misturinha: dilua 1 parte de saponáceo cremoso em 10 partes de água

• Essa receita pode ser usada 1 vez por mês, para o porcelanato fosco não amarelar

• Retire o excesso e seque bem

Porcelanato acetinado

• Comece varrendo o piso com uma vassoura de cerdas macias

• Passe um pano úmido com a misturinha de água e detergente neutro

• Enxágue o piso

• Depois é só deixar secar naturalmente

Porcelanato polido

• Retire a sujeira superficial com a ajuda de uma vassoura de cerdas macias • Molhe um pano na solução de detergente neutro e água e passe no piso • Retire o excesso com um pano com água • Finalize a limpeza do porcelanato polido com um pano seco

Porcelanato manchado

• Identifique se a mancha tem origem química ou por derramamento

• Caso seja uma mancha por derramamento (vinho, café, chocolate ou tomate), você poderá limpá-la com água morna e detergente, com um pano seco e macio

• Caso seja uma mancha química (como quando, na lavagem da louça, uma gota de químico cai no piso) é necessário verificar qual o tipo de produto, se é ou não corrosivo. Se for corrosivo, não há solução simples. É necessário convocar um especialista em piso para aplicar recuperador de revestimentos

Porcelanato Interno Acetinado Borda Reta 100x100cm Confete Ceusa

Melhores produtos para limpar porcelanato

Vale investir em um pequeno arsenal de limpeza para ajudar na manutenção e beleza do seu porcelanato.

• Vinagre para limpeza

• Detergente neutro

• Limpador pós-obra

• Limpador multiuso

• Esponja multiuso

• Pano de limpeza

• Mop

• Aspirador de pó

Vinagre para limpeza

O limpador base vinagre é feito com ácido acético (vinagre), com odor atenuado e com 8% de acidez (o vinagre comum tem até 4%). É ideal para limpar, desinfetar e proteger em ambientes, utensílios, roupas, calçados, pisos, paredes, rejuntes etc.

Detergente neutro

Um dos itens mais usados para limpeza diária de porcelanato, o detergente Biodegradável Green, da Bellinzoni, é 100% natural e hipoalergênico.

Limpador pós-obra

O limpador pós-obra, da Policlean Oirad, remove sujeiras e manchas de tinta e rejuntes encardidos.

Limpador multiuso

A quantidade a ser usada é menor que meia tampa diluída em 2 litros de água. O Ajax Fresh Lemon limpeza pesada é muito eficiente para desengordurar o porcelanato.

Esponja multiuso

As manchinhas mais delicadas contam com a ajuda das esponjas (parte amarelinha e macia) para serem removidas, como esta esponja multiuso da Limppano.

Pano de limpeza

Primordiais para a limpeza diária dos porcelanatos e para faxina pesada também, os panos de limpeza macios Bom Pano, são uma mão na roda!

Mop

O Mop Absorvente Bettanin Sekito Zig Zag é uma alternativa moderna aos panos de chão, e o melhor, você não precisa ter contato direto nem com a água e nem com os produtos de limpeza.

Aspirador de pó

Há quem prefira a praticidade do aspirador de pó para fazer a pré-limpeza do porcelanato. O modelo vertical Clean Speed, da WAP, alcança todos aqueles cantinhos da casa!

O que NÃO fazer ou usar na hora de limpar seu porcelanato

Para não danificar o seu porcelanato, risque da sua lista:

• Brilha alumínio

• Tira ferrugem

• Lustra móveis

• Produtos que contenham hidróxidos de potássio e sódio

• Sabão em pó

• Ceras

• Soda cáustica

• Ácidos

Reaproveitar o mesmo pano em mais de um cômodo

A dica mais básica para que você possa limpar porcelanato é nunca, jamais, utilizar o mesmo pano que foi usado para limpar um ambiente em outro ambiente.

Isso porque, ao fazer isso, todo o pó acumulado e a sujeira acumulada de um ambiente irá migrar para outro, sem que você tenha o segundo cômodo limpo.

Da mesma forma, quando você faz isso em diferentes cômodos com o mesmo pano, irá ter todos os cômodos sujos, fazendo com que o seu piso fique com um aspecto não muito legal.

Para solucionar isso de forma simples, você pode proceder trocando de pano a cada novo cômodo a ser limpo ou, ainda, lavando o pano de forma vigorosa sempre que for limpar o porcelanato de outro cômodo.

Isso irá fazer com que o seu porcelanato fique sempre brilhando!

E se você quer saber como limpar porcelanato polido, basta sempre trocar o pano de limpeza também!

Deixar o sabão agir

Procurou por aí como limpar piso de porcelanato e leu que basta espalhar o sabão e deixar agir?

Saiba: ao fazer isso você vai ter de lidar com mais um problema além da sujeira: a mancha que o sabão vai deixar em seu piso.

Aí você terá que buscar como limpar porcelanato manchado, ou, ainda, como limpar porcelanato embaçado.

Isso acontece por duas razões, sendo que a primeira delas é a mais fácil de compreender. O sabão é um composto com corantes, por isso que tem, geralmente, a cor azulada.

Quando deixamos agir, podemos ter o nosso piso manchado de azul. Por conta disso, é importante nunca deixar o sabão agir.

Simplesmente passar o pano com o sabão e logo depois retirá-lo com pano úmido, passar novamente o pano úmido e finalizar com pano seco.

Assim, conseguimos ter a limpeza desejada, mas sem o desgaste indesejado. Além disso, esse tipo de produto, quando usado muitas vezes, pode deixar o piso embaçado porque os seus grãos são ásperos, fazendo com que a peça de porcelanato seja suavemente riscada.

Usar esponja ou utensílios ásperos

O porcelanato, sobretudo o do tipo brilhante, tem a aplicação de uma pequena película líquida que faz com que ele, quando recebe um produto abrasivo, fique fosco.

Por conta disso, é recomendado que se utilize em qualquer tipo de porcelanato apenas produtos que sejam mais maleáveis e mais macios, evitando, dessa forma, que o piso fique manchado em alguns pontos, por ter perdido cor, ou, ainda pior, perca seu brilho e fique totalmente fosco em áreas que deveria ser brilhante e refletivo.

Assim, quando for usar panos de limpeza certifique-se de serem macios e quando for usar a esponja, nunca utilize o lado mais áspero, sob pena de tornar seu piso totalmente embaçado.

No entanto, se isso já tiver acontecido, é importante buscar por um profissional que possa reparar o piso, deixando-o novamente brilhante, o que exigirá a aplicação da mesma camada resinosa que era sua, originalmente.

Dicas para manter uma maior conservação do revestimento

Os cuidados com esse tipo de piso começam logo depois da instalação, quando o porcelanato parece estar sem brilho e, na maior parte das vezes, com um aspecto manchado.

Quando há a instalação do porcelanato, o primeiro passo é fazer uma limpeza adequada do piso, deixando-o perfeitamente higienizado, sobretudo o que pode ser feito quando há a secagem total do rejunte.

Todo porcelanato tem uma bruma, que é um tipo de película bem superficial. Isso pode ser removido com a ajuda de um pano seco e macio. Depois, basta usar a esponja com água limpa, o que irá tornar o piso limpo e brilhante.

Depois, para manter o porcelanato sempre limpo é bastante simples: é preciso varrer a casa ou o seu ambiente de trabalho de forma adequada e periódica e limpar imediatamente, se possível, quando há a queda de algum tipo de produto, seja ele de origem alimentar, seja ele um produto químico.

Dessa forma, além de manter sempre limpo, seu porcelanato sempre ficará como novo.

Como limpar porcelanato amadeirado

O porcelanato amadeirado conta com um tipo de textura que simula a madeira, seus veios e nervuras, o que o torna um produto verdadeiramente único, absolutamente confortável e muito mais durável do que os pisos de madeira convencionais.

No entanto, por conta das suas ranhuras, esse tipo de porcelanato costuma agregar mais sujeira em seus veios, necessitando, dessa forma, de um tratamento mais especial no momento da limpeza.

Como esse tipo de porcelanato não tem brilho, é possível usar uma vassoura com cerdas mais resistentes, eliminando das nervuras todo o pó do piso.

No entanto, além disso, todos os cuidados que devem ser mantidos com os porcelanatos brilhantes devem ser mantidos com os desse tipo, como nunca usar a parte abrasiva da esponja, tomar cuidado especial com o tipo de pano passado e, sobretudo, nunca utilizar produtos que possam manchar o piso, que pode ficar com um aspecto bem diferente do original.

Porcelanato Externo Fosco Borda Reta 26x106cm Thimos Sabbia Biancogres

• Leia também: Pisos que imitam madeira: 5 opções para diferentes ambientes!

Como limpar rejunte de porcelanato

Se você chegou até aqui para saber como limpar o rejunte do porcelanato, saiba que esse cuidado deve ser tomado desde o primeiro dia após a instalação do seu novo piso.

Dentre as nossas dicas para limpar porcelanato talvez seja essa a mais preciosa. Logo no dia seguinte após a instalação, você deve limpar o rejunte seco das bordas do porcelanato usando um pano bastante macio e com muita delicadeza.

Ao fazer isso você já facilita seus próximos passos, que serão dados apenas uma semana após a instalação, quando tivermos a certeza da total secagem do rejunte.

No momento dessa limpeza você poderá usar detergente e água, aplicados com a parte mais suave da sua esponja, a amarela, ou a equivalente à amarela.

Usando essa parte da esponja será possível fazer uma limpeza mais suave do seu piso, sem correr o risco de riscá-lo ou mesmo de deixá-lo embaçado.

Sempre que passar a esponja é fundamental limpar o piso com um pano macio.

Como tirar o embaçado do porcelanato sem danificar

É claro que quando instalamos um porcelanato queremos fazer com que a nossa casa fique mais bonita e mais luxuosa, dado que esse é um dos revestimentos mais bonitos que temos atualmente no mercado.

No entanto, o que fazer quando esse tipo de revestimento perde totalmente o seu brilho e fica embaçado?

Bem, isso é resultado dos nossos próprios hábitos de vida e de limpeza. Por conta disso, preparamos um guia para te ajudar a tirar essa bruma do seu piso, tornando-o brilhante como sempre foi desde a sua instalação.

Mas, antes de começarmos, é importante deixar uma coisa bem clara: siga todos os nossos passos de forma atenciosa para que você não danifique o seu piso!

Não arraste seus móveis

Antes de qualquer coisa, quando se trata de ter um piso em porcelanato, seja ele brilhante, seja ele fosco, seja ele acetinado, é importante levar sempre uma máxima em conta: jamais arraste os móveis sobre o seu piso!

Isso irá fazer com que as irregularidades do móvel e do seu acabamento risquem, ainda que de forma bastante suave, o seu piso, o que resultará em um revestimento embaçado ou até mesmo riscado profundamente, o que só poderá ser resolvido com a ajuda de um profissional em manutenção de pisos.

Dessa forma, a primeira dica é uma dica para a vida. Nas cadeiras da sala de jantar cabe sempre instalar pequenos pedaços de feltro para que elas deslizem sem danificar o piso.

Já os outros móveis devem ser sempre levantados para serem movidos de lugar.

Varra o ambiente

Varrer o ambiente em que está instalado o piso é tão fundamental quanto lavar louça diariamente. Isso porque, quando varremos, retiramos do piso todo o pó e a fuligem acumulados, tornando a casa mais higienizada e afastando da nossa família o risco de desenvolverem alergias respiratórias que podem ser bastante severas.

Além disso, varrer o piso também é necessário para prepará-lo para o momento da limpeza com um pano, água e produto de limpeza para porcelanato, que, lembrando, nunca pode ser despejado sozinho no piso e deve ser devidamente diluído.

Portanto, ainda que você não passe pano diariamente em seu piso, varrer é fundamental para mantê-lo sempre limpo, livre de poeira que irá incrustar nos rejuntes ou em outras áreas mais ásperas do material.

Não aplique o saponáceo sem diluir

O saponáceo é um tipo de insumo muito eficiente para a limpeza, de forma geral, sobretudo porque é tolerado por uma grande lista de superfícies, desde a cerâmica até o porcelanato.

No entanto, esse tipo de produto é bastante abrasivo, o que pode fazer com que o porcelanato, sobretudo o mais brilhante, acabe se tornando opaco com o tempo, fazendo com que toda a sua estética fique, dessa forma, em segundo plano.

Por conta disso, é importante que você sempre dilua qualquer produto que for passar em seu porcelanato, respeitando as proporções que a embalagem determina.

Dessa forma, você poderá se certificar de que o produto está devidamente “configurado” para a sua aplicação em diferentes superfícies, sem o risco de fazer com que elas percam as suas características originais.

Passe um pano molhado

Sempre que você for limpar o seu piso, passe um pano molhado logo na sequência de varrer. Isso vai fazer com que o pó presente no piso acabe por ser capturado pela umidade do pano, tirando o aspecto mais enevoado do revestimento.

Dessa forma, você garante também que terá uma limpeza que vai durar mais tempo, sobretudo porque todo o pó acumulado não irá se juntar às novas camadas de pó que invariavelmente vão se formar.

Assim, você também tem uma limpeza que pode ser realmente vista, de forma a deixar mais bonito, mais iluminado e até mais vibrante a sua casa, tornando-a também mais cheirosa e mais harmônica.

Use uma esponja macia

Para limpar o piso use sempre uma esponja mais macia, sobretudo em lugares em que você observar manchas e outras sujeiras incrustadas.

A esponja macia e umedecida vai ser capaz de amolecer a sujeira, mas sem ser abrasiva, retirando a mancha de forma eficiente.

Além disso, usar uma esponja macia também confere uma espécie de polimento ao piso, que vai se tornar naturalmente mais brilhante e mais bonito, fugindo do risco de ficar com a superfície riscada pela utilização de uma esponja mais resistente e, consequentemente, retirando o brilho do piso.

É importante também que você, logo que vir uma mancha, tente dissolvê-la com água e um pedaço de papel toalha. Dessa forma, você evita que a mancha se incruste e acabe por danificar seu piso.

Seque o piso com pano de microfibra

Sempre que você terminar a limpeza da sua casa é importante passar um pano macio e seco no piso, preferencialmente de microfibra.

Esse pano vai contribuir com o brilho que o piso vai receber, bem como com a manutenção da limpeza do espaço, tornando a sua casa muito mais bonita e a sua limpeza muito mais duradoura.

Então, sempre que pintar a dúvida sobre como concluir a limpeza da sua casa, aposte no bom e velho pano de microfibra para deixar tudo brilhando e, sobretudo, tudo perfeitamente no seu devido lugar.

Conclusão

Revestimentos e pisos de porcelanato fazem o maior sucesso. Bonitos, com acabamentos diversificados e absorção mínima de água, precisam ser bem cuidados na hora da limpeza diária.

Para isso, algumas receitinhas caseiras dão conta e produtos especializados dão o arremate final, tirando manchas, gordura, embaçados e encardidos, garantindo que o porcelanato que você tanto sonhou para os ambientes da sua casa permaneça brilhante, sem riscos, como se fosse novinho em folha!

Leia mais:

Melhor aspirador robô: confira 10 principais modelos para investir!

Como limpar piso laminado: dicas para não danificar o material

Qual o melhor robô que aspira e passa pano? Veja os modelos!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo