Tipos de piso antiderrapante: aprenda escolher o modelo certo!
O mercado voltado para a construção civil tem inovado e buscado, cada vez mais, por soluções que tornem a nossa vida mais confortável, segura e facilitada. Por conta disso, hoje contamos com diferentes tipos de piso antiderrapante, que têm por finalidade tornar a nossa casa ou o nosso ambiente de trabalho mais seguro para todas e para todos.
Mas, com tantas opções, não é difícil que muitas dúvidas surjam no momento de escolher aquele tipo de piso que mais combina com as nossas necessidades e com aquelas que as pessoas ao nosso redor têm.
Para ajudá-lo, então, preparamos um guia super completo para que você possa conhecer os diferentes tipos de piso antiderrapante e, dessa forma, fazer as escolhas mais acertadas para a sua casa, para a sua família ou para as pessoas que frequentarão seu espaço de trabalho.
Venha ver, em detalhes, tudo sobre os diferentes tipos de piso antiderrapante, o que levar em conta em relação a cada modelo e, ainda, quais são aqueles mais adequados para os diferentes ambientes da sua casa.
Leia também:
• 21 inspirações e dicas para escolher o melhor piso para piscina
• Melhor piso para garagem residencial: 16 opções para escolher
• Melhor piso para banheiro: O que levar em conta na hora de escolher
• Descubra agora qual é o melhor porcelanato para cozinha e banheiro!
O que é piso antiderrapante?
O piso antiderrapante é um tipo de revestimento de chão que apresenta uma superfície mais rugosa, ou áspera. Isso faz com que ele seja um equipamento que, uma vez instalado, acaba por oferecer maior resistência e maior aderência ao contato.
Dessa forma, mesmo quando úmido, esse tipo de piso se torna mais seguro, uma vez que a sua superfície se torna menos lisa e, dessa forma, oferece menor risco de deslizamento ou escorregamento.
Existem diferentes tipos de piso antiderrapante, cada com maior ou menor grau em seu coeficiente de atrito.
O coeficiente de atrito, por sua vez, é uma característica dos pisos antiderrapantes, que é regulamentada por meio da NBR 13818:1997.
Essa norma técnica prevê três classificações para pisos:
• Aqueles com índice menor ou igual a 0,4 podem ser instalados em qualquer tipo de ambiente seco. Ou seja, não possuem características antiderrapantes.
• Já aqueles entre 0,4 e 0,7 são compreendidos como os que podem ser instalados em áreas em que é desejável a resistência ao deslizamento ou escorregamento. Assim, podemos aplicá-lo em áreas levemente úmidas ou em áreas externas cobertas.
• Por fim, aqueles com índice igual ou superior a 0,7 são recomendados para locais em que há um maior risco de escorregamento, como áreas abertas e sem cobertura, áreas de declive ou mesmo aclive.
Esse índice sempre está assinalado na embalagem de um produto e deve ser considerado no momento da escolha do piso que será instalado, seja em sua residência ou em seu local de trabalho.
Quais os tipos de piso antiderrapante?
Existem diferentes tipos de piso antiderrapante e cada tipo serve, necessariamente, a uma finalidade.
Seja para área interna, externa, de grande circulação de pessoas, para áreas molháveis ou secas, sempre teremos uma opção que seja aquela que mais combina com as suas necessidades e com os critérios de segurança que devem ser atendidos.
Assim, para que você possa fazer a sua melhor escolha, listamos quais são os tipos de piso antiderrapante!
Pisos cerâmicos
Os pisos cerâmicos são feitos com 70% de argila e queimados em temperaturas muito elevadas, que podem passar de 850 ºC o que acaba por fazer com que adquiram grande resistência.
O acabamento dado a esse tipo de piso pode variar bastante e é possível encontrar pisos antiderrapantes indicados para área interna e molhável, áreas externas abertas, com declive ou aclive e até mesmo para áreas secas e internas. Ou seja: sempre encontraremos uma solução em cerâmica para qualquer que seja a nossa necessidade.
Pisos em madeira
O piso de madeira laminada de alto tráfego apresenta maior rugosidade e textura, sendo indicado para áreas internas e secas, em que há a necessidade de se garantir maior segurança para os que utilizam o espaço.
Esse tipo de piso proporciona grande conforto térmico, absorve bastante o ruído promovido pelo caminhar e, ainda, é bastante simples de manter limpo e conservado.
Você pode instalá-lo em diferentes locais da sua casa ou local de trabalho.
Atualmente, existem tipos de pisos em madeira laminada de fácil instalação, que dispensam até mesmo o uso de colas.
Pisos fulget
O piso fulget é um material perfeito para a instalação em áreas úmidas ou molháveis, como áreas externas descobertas.
Ele pode ser encontrado no mercado também com o nome de granito lavado e apresenta diferentes cores, que podem ser combinadas perfeitamente com a decoração da sua casa.
Podemos instalar o fulget em escadarias, em bordas de piscina ou até mesmo em nosso jardim.
Ele é composto por cimento e pequenas pedrinhas naturais, que acabam fazendo com que a superfície de cada uma das suas peças seja sempre rugosa e porosa, tornando a sua utilização bastante segura.
Porcelanato
O piso em porcelanato é composto, em 70%, por diferentes tipos de materiais rochosos, o que faz com que ele seja um tanto mais impermeável que a cerâmica, que é feita de argila.
Esse tipo de piso tem vários tipos de acabamento, com diferentes graus de rugosidade. Dessa forma, podemos instalá-lo em diferentes tipos de ambientes, sejam áreas secas, úmidas ou até mesmo molháveis, dada a resistência que esse tipo de piso apresenta a deslizamentos e escorregões.
Podemos encontrar porcelanato antiderrapante em diferentes medidas e até mesmo em diferentes formatos. Seu potencial de personalização é bastante alto, o que faz desse tipo de piso um dos mais versáteis que temos no mercado.
Pastilhas
Podemos encontrar pisos em forma de pastilha cerâmica, que podem ser aplicados em ambientes úmidos ou molhados, até mesmo para revestir piscinas.
Esse tipo de pastilha costuma ter característica antiderrapante justamente por se tratar de um insumo indicado para mantermos a segurança dessas áreas em que a umidade e a água podem respingar ou mesmo acumular.
Além disso, esse tipo de produto também pode ser utilizado para revestimentos, tornando o ambiente em que é instalado realmente único.
Pisos cimentícios
O piso cimentício é um produto feito com cimento e outros agregados, como aditivos e, ainda, pigmentos.
Por conta dos seus insumos, é um tipo de piso de grande durabilidade, que apresenta grande resistência, ainda que a grandes fluxos de pessoas.
Pode ser instalado em áreas internas e externas, molháveis ou não, e até mesmo dentro de piscinas.
Você pode encontrá-lo em diferentes cores e instalá-lo tal como qualquer outro tipo de piso, uma vez que as suas placas apresentam diferentes dimensões, que podem ser adaptadas para as suas necessidades.
Emborrachado
Os pisos emborrachados são muito comuns em academias, escolas e centros de atividade física, sobretudo por combinarem a absorção de impactos com a característica antiderrapante, fazendo com que sejam equipamentos seguros e indispensáveis nesses ambientes.
Podemos encontrar esse tipo de piso em diferentes composições e espessuras, indo desde o clássico emborrachado com bolinhas até outros modelos, como aquele feito com a borracha triturada e compactada.
Pedra
As pedras naturais são excelentes opções de revestimento para áreas molháveis e externas. Versáteis, podemos encontrá-las em diferentes tonalidades, como a miracema e a madeira rosa, por exemplo.Ainda que sejam mais comuns em aplicações externas, podemos também encontrar diferentes maneiras de combinar as pedras naturais no interior da nossa casa, como, por exemplo, em varandas.As pedras naturais também são antiderrapantes por definição, graças ao seu aspecto rugoso.
Granito
O granito é uma pedra natural que pode ser utilizada como piso, revestimento e em muitas outras aplicações, como em tampos de mesa ou mesmo de armários.
No piso, o granito pode receber diferentes tipos de tratamento, inclusive aqueles que podem torná-lo antiderrapante.
É um material extremamente duradouro, de fácil conservação e instalação. Como possui diferentes tonalidades, é possível criar uma combinação única para a decoração da sua casa.
Cimento queimado
O cimento queimado é um tipo de acabamento que podemos dar ao nosso piso de forma bastante simples. O mais comum é por meio do cimento queimado líquido, um tipo de argamassa mineral que apresenta alta resistência e um acabamento bastante refinado.
Por conta da sua própria composição, que conta com elementos em pó de diferentes gramaturas, o cimento queimado, uma vez aplicado, se torna um revestimento naturalmente antiderrapante, podendo ser aplicado em áreas internas e externas, sejam úmidas ou secas.
Pisos em ladrilho hidráulico
Os ladrilhos hidráulicos são um tipo de piso feito em cimento, que pode receber diferentes tipos de decoração a fim de compor um padrão para tornar o ambiente em que são aplicados ainda mais bonito.
Por conta do material que são feitos, esse tipo de produto apresenta a granulosidade típica do cimento, tornando-o, então, antiderrapante.
Pode ser aplicado em áreas úmidas e internas, como varandas cobertas, por exemplo, ou piso de garagem.
Para áreas molháveis totalmente descobertas, você pode optar por pisos em ladrilho hidráulico texturizados, o que torna a utilização do espaço ainda mais segura.
Intertravado
O piso intertravado é feito de concreto e podemos encontrá-lo em diferentes formas. Seu nome, “intertravado”, já indica sua utilização: as suas próprias peças se encaixam e travam-se umas às outras.
Dessa forma, graças à sua modelagem, não requer argamassa ou mesmo qualquer outro tipo de insumo para a sua instalação. Basta assentar o solo e dispô-lo da forma desejada.
É indicado para áreas externas, em que contribui com a drenagem da chuva e o seu escoamento.
Madeira plástica
A madeira plástica é um tipo de piso que pode ser utilizado em áreas externas e molháveis, com um tratamento antiderrapante aplicado ao projeto que texturiza cada régua do produto.Podemos instalá-la em áreas de alto tráfego sem nos preocuparmos com a sua manutenção. É um equipamento de alta durabilidade, feito em PVC 100% reciclado, sendo também um produto altamente sustentável.
Quais os tipos de piso antiderrapante ideais para cada ambiente?
Agora que conhecemos uma grande variedade de tipos de pisos antiderrapantes, vamos conhecer quais são os tipos de pisos que mais são indicados para cada ambiente da nossa casa.Dessa forma, conseguimos tomar as melhores decisões para tornar nosso lar mais seguro, mais bonito e, certamente, muito mais confortável.
Banheiro
Em todo banheiro existem duas áreas: a molhável, que é a parte do box, e a úmida, que é a sua parte externa.
Caso optemos pela utilização de um único tipo de piso, que dê ao banheiro maior unidade visual, temos de considerar um que seja indicado para áreas molháveis.
Podemos optar por pisos em cerâmica, porcelanato e até mesmo em pedras naturais, dando à área do box um aspecto ainda mais especial e confortável.
No mercado existem diferentes opções entre pisos para banheiro e todas podem ser utilizadas para tornar a sua casa ainda mais bonita.
Cozinha
No momento de escolhermos o piso da nossa cozinha, devemos sempre levar em conta que se trata de uma área úmida, onde lidamos com água e vapores.
Dessa forma, o piso para cozinha deve ser compatível com as necessidades de uma área que não é necessariamente seca, embora não seja molhável, tal qual o banheiro.
Assim, podemos optar por pedras naturais ou, ainda, por pisos em cerâmica e porcelanato.
Área de serviço
Tal qual a cozinha, a área de serviço é considerada uma área úmida ou, em alguns casos, molhável.
Por conta dessa característica do espaço, é necessário que você analise qual a sua forma de utilização antes de considerar algum tipo de piso para área de serviço, que deve ser, necessariamente, antiderrapante.
Nessa área da nossa casa podemos utilizar pisos em cerâmica, porcelanato e até mesmo em ladrilho hidráulico.
Áreas externas
As áreas externas podem ser molháveis ou não, mas, por via das dúvidas, o ideal é já termos em mente um piso antiderrapante, que possa receber água sem comprometer a segurança de quem transita por ele.
Para essas áreas externas e molháveis temos diferentes opções de piso, como o intertravado, as pedras naturais, a madeira plástica e até mesmo os porcelanatos e cerâmicas com um tratamento mais rugoso.
Para melhor se adequar à sua necessidade confira toda a variedade de pisos para garagens e quintais, varandas ou calçadas.
Como escolher piso antiderrapante?
No momento de escolher entre um dos tipos de piso antiderrapante devemos levar em conta alguns aspectos, como o local de aplicação, o tráfego que esse ambiente terá, a sua necessidade de impermeabilização e, ainda, qual a sua disponibilidade para a sua manutenção.
Diante desses pontos, podemos escolher um entre tantos tipos de piso antiderrapante conforme aqueles que atendem às nossas necessidades e, sobretudo, à forma de utilização do ambiente.
Sugerimos que você sempre faça essa reflexão antes de escolher o piso antiderrapante que mais irá combinar com o seu ambiente, sobretudo porque, hoje, no mercado, encontramos muitas opções de texturas, cores e até mesmo de padrões aplicados aos diferentes tipos de piso.
Quais as vantagens do piso antiderrapante?
Dentre as principais vantagens de se ter um piso antiderrapante instalado em nossa casa, seja em área interna ou externa, temos a segurança e a comodidade, sobretudo porque não precisamos fazer qualquer outra instalação adicional ao piso, uma vez que ele já conta com as características que o tornam mais seguro.
Dispensamos fitas antiderrapantes ou qualquer outro produto que possa adicionar ao piso esse nível de segurança. Assim, em um único produto, temos a confiabilidade de que poderemos transitar com tranquilidade, sem o risco de quedas ou deslizamentos mesmo quando há umidade ou água no chão.
Além disso, os diferentes tipos de pisos antiderrapantes também contribuem de forma direta com a decoração dos nossos lares, sobretudo por conta das muitas opções existentes atualmente no mercado de construção e decoração.
Piso antiderrapante é cerâmica?
Embora existam no mercado pisos antiderrapantes em cerâmica, não necessariamente todo piso antiderrapante será feito em cerâmica.
Hoje encontramos pedras naturais, porcelanato, madeira, laminados e diferentes tipos de pisos antiderrapantes, todos com a mesma função, e não precisamos investir apenas em cerâmicas.
Usando nossa criatividade, unida ao nosso gosto pessoal, conseguimos transformar a nossa casa ou criar um ambiente super original utilizando diferentes tipos de pisos, sempre proporcionando a segurança que cada tipo de ambiente requer, com seus diferentes níveis de granulosidade que os tornam mais ou menos antiderrapantes.
Qual a relação entre acabamento e piso antiderrapante?
Quando se trata do acabamento de uma peça, seja ela de qualquer material, sempre teremos de fazer a seguinte reflexão: quanto mais brilhante for o seu acabamento, mais lisa ela será.
A razão disso é bastante simples: quanto mais lisa é a estrutura de uma peça, mais luz ela consegue refletir. Por conta disso, pisos antiderrapantes sempre terão um acabamento mais polido e acetinado, e, em alguns casos, totalmente fosco – como nas pedras naturais.
Quando se trata de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos, temos dois tipos de acabamentos da peça antiderrapante, que determinarão a área para a qual o piso é ideal.
O primeiro deles, o acabamento EXT, torna a peça ideal para revestimento externo, em áreas descobertas e molháveis.
Já o acabamento MATE, o segundo deles, torna a peça mais apropriada para ambientes internos e úmidos, como banheiros, cozinhas ou áreas de serviço.
Como assentar pisos antiderrapantes?
O assentamento do piso antiderrapante sempre irá depender do tipo de piso que foi planejado para ser instalado, da área em que será feita a instalação e, ainda, do grau de umidade que esse ambiente terá.
É importante analisar os critérios técnicos de cada tipo de piso, a fim de assegurar que teremos sua melhor performance no momento da sua instalação, bem como teremos preservadas todas as suas características.
Por conta disso, é fundamental analisar de forma bastante criteriosa qual será o piso a ser instalado e o seu processo de instalação, bem como quais os insumos que serão necessários para realizá-lo da forma recomendada pelo fabricante.
Qual o melhor piso antiderrapante para quintal?
Em áreas externas, as pedras naturais, os ladrilhos para calçada, pisogramas e pisos intertravados são as melhores opções para a instalação e manutenção da segurança de quem transita.
Todos esses pisos têm tratamento antiderrapante, são fáceis de limpar e ideais para a instalação em áreas externas, com ou sem cobertura.
Com eles, conseguimos criar um ambiente mais seguro para aproveitarmos nosso dia a dia sem preocupações com deslizamentos ou escorregões, além de, ainda, contribuirmos com o embelezamento do nosso lar.
Como impermeabilizar piso antiderrapante para quintal?
O piso antiderrapante instalado no quintal pode ser impermeabilizado com produtos específicos, que adicionarão uma camada protetora ao piso, impedindo que ele absorva água e umidade.
Os aditivos impermeabilizantes devem ser aplicados de acordo com o manual de instruções de cada produto, mas, normalmente, exigem apenas equipamentos de proteção individual (EPIs) e um bom rodo, que permita espalhar o produto por toda a extensão do piso.
Utilizando esse produto da forma correta, é possível manter a característica antiderrapante do piso e, ainda, impermeabilizá-lo, melhorando ainda mais a sua durabilidade.
• Leia também: Tipos de impermeabilização: 7 soluções para a sua obra
Qual o piso antiderrapante mais barato para quintal
Para a instalação no quintal temos muitas opções no mercado, quando se trata de piso antiderrapante. No entanto, para além do piso em si, sempre temos de levar em conta outros custos, como o de instalação e, ainda, se o tipo de piso exige outros insumos, como argamassa, por exemplo.
Atualmente, é possível encontrar pisos intertravados por menos de dois reais a unidade, sendo essa uma forma bastante econômica de tornar o seu quintal não só mais bonito como, ainda, mais seguro.
Como esse é um produto que não requer a aplicação de argamassa para a sua instalação, basta nivelar adequadamente o solo para instalá-lo, o que se costuma fazer sobre uma fina camada de areia própria para construção.
Sua durabilidade e resistência são bastante elevadas, bem como a sua qualidade.
Quais os atributos que um piso para quintal deve ter?
O piso para quintal deve reunir em si algumas características que irão fazer com que ele atenda de forma totalmente adequada às necessidades do seu lar, como segurança, embelezamento, durabilidade e conforto.
Listamos algumas características comuns a todo tipo de piso para quintal e que podem ajudá-lo a bater o martelo no momento da sua escolha:
Antiderrapante
Ser antiderrapante é a característica fundamental de todo e qualquer tipo de piso que deverá ser instalado na área externa e molhável da sua casa, sobretudo porque, relacionado a isso, está a proteção da sua família como um todo.
Portanto, verifique qual a indicação do coeficiente de atrito que o piso cerâmico ou o porcelanato têm antes de fazer a sua escolha, ou parta para pedras naturais ou pisos intertravados, que são seguramente antiderrapantes.
Segurança
Quando se trata da sua família, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Portanto, escolha um tipo de piso que tenha coeficiente de atrito superior a 0,7, ou algum outro que seja por si só antiderrapante.
Essa escolha tornará a sua casa mais segura, mais confortável e, certamente, deixará a todos despreocupados em dias de chuva, por exemplo, em que o quintal ficará todo molhado, mas bem longe de escorregadio.
Durabilidade
Qualquer investimento que você venha a fazer em sua casa deve ter como princípio a durabilidade. Portanto, no momento de fazer o revestimento ou decoração do seu quintal, aposte em um piso que não trará complicações ao longo do tempo, e nem irá fazer com que você tenha de trocá-lo dentro em breve.
Diante disso, é importante analisar quais são as melhores opções para a área do jardim, da varanda e da garagem, apostando em um material que seja adequado para todas as regiões ou em materiais que comportem o uso específico de cada uma delas.
Limpeza fácil
Ainda que hoje seja possível ter acesso às lavadoras de alta pressão, sabemos que nem sempre elas são uma saída que todos têm à mão em suas casas.
Por conta disso, escolha um tipo de piso antiderrapante que seja adequado para a sua realidade e fácil de limpar.
Nesse caso, certamente, os blocos de concreto intertravado são as melhores opções, dado que, por serem estruturas simples, não teremos de dedicar horas do nosso dia esfregando-os para recuperar uma estampa ou mesmo a coloração.
• Leia também: Qual a melhor lavadora de alta pressão
Conforto
Por fim, um critério que nunca deve ficar de fora de qualquer escolha que você tiver de fazer para a sua casa é o conforto.
O piso, seja interno, externo, molhável ou não, sempre deve oferecer conforto para todos aqueles que transitam por ele.
Portanto, fique de olho na instalação do piso, evitando desníveis e sempre com a manutenção em dia, deixando-o sempre perfeito para qualquer pessoa que precise utilizá-lo.
Quais os cuidados para piso antiderrapante do quintal?
Seja em relação à limpeza, seja em relação à manutenção, o piso antiderrapante para quintal prevê as mesmas ações que o piso da área interna da nossa casa.
Em relação à limpeza, ressalta-se que o piso antiderrapante para quintal tem rugosidades acentuadas, que são, justamente, aquilo que fazem com que ele seja um equipamento mais seguro para o nosso lar.
Dessa forma, é necessário sempre mantê-lo limpo, com as rugosidades preservadas a fim de manter a sua característica antiderrapante. Para limpar esse tipo de piso, uma vassoura com cerdas duras, água e detergente é mais do que suficiente.
Além disso, é preciso ter cuidado redobrado em relação à manutenção deste piso, sobretudo porque um piso externo mal cuidado pode ter infiltrações, por exemplo, que podem comprometer toda a estrutura da obra.
Dessa forma, garanta sempre que a manutenção esteja em dia, fazendo a troca de pisos quebrados, atentando para a necessidade de impermeabilização e, sobretudo, mantendo o piso sempre limpo.
Conclusão
Conhecer os tipos de pisos antiderrapantes contribui com uma casa mais segura, mais confortável e, sobretudo, mais bem planejada.
É necessário conhecer esse tipo de piso, sobretudo para que possamos fazer as melhores escolhas para o nosso lar, mantendo-o sempre adequado para receber as pessoas que amamos com todo o carinho e atenção que elas merecem.
Hoje é possível ter acesso a diferentes tipos de pisos antiderrapantes, com diferentes formas e composições, o que realmente torna muito mais versátil o projeto de decoração do nosso lar.
Leia mais:
Como limpar piso antiderrapante? Descubra, passo a passo, como cuidar do seu piso!
Pisos modernos: 50 tendências para você se inspirar
15 tipos de piso: conheça as melhores opções para sua casa