Porcelanato polido ou esmaltado?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se tem um revestimento que deixa muita gente impressionada pela sua beleza e elegância, é o porcelanato. Polido ou esmaltado, esse tipo de material deixa qualquer ambiente para lá de estiloso e imponente, e pode ser usado no piso, na parede e em bancadas.

Mas na hora de escolher, é impossível não se deparar com a dúvida sobre qual o melhor tipo de porcelanato para o seu ambiente: polido ou esmaltado?

Na hora de escolher o piso da sua casa, o estilo e a beleza do material não podem andar sozinhos. Você precisa levar em conta também alguns detalhes técnicos, como a resistência, a intensidade do brilho e, principalmente, se o tipo de piso que você quer é recomendado para o espaço onde deseja colocá-lo.

E é importante saber que tais características mudam do porcelanato polido para o esmaltado.

Confira a seguir o que é cada um deles e as nossas dicas para ajudar você a fazer a escolha certa, de acordo com o tipo de acabamento que você deseja e o ambiente onde você vai aplicá-lo.

Saiba mais sobre como escolher porcelanato no vídeo abaixo:

Qual a diferença entre porcelanato polido e esmaltado?

O porcelanato polido recebe uma camada de polimento depois da fabricação. Já o porcelanato esmaltado ganha uma camada neutra de esmalte e em seguida o desenho da estampa.

O que é porcelanato polido

O porcelanato técnico pode receber dois tipos de acabamentos: polido ou acetinado, também conhecido como natural.

Os porcelanatos técnicos são feitos a partir da uma massa única sem adição de esmaltes ou cores na superfície do piso. Os porcelanatos técnicos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, que dão brilho intenso à peça.

Porcelanato polido: brilho intenso que reflete luzes e móveis (Reprodução/Arctrends)

Sabe aquelas salas com piso reluzente e com a sensação de serem mais espaçosas do que realmente são? É provável que elas tenham um porcelanato técnico polido posando de bonito nas fotografias de revistas de decoração.

Para quem gosta de brilho, atenção aqui. A principal vantagem dos polidos é que esteticamente têm um brilho intenso e podem ser usados em ambientes internos e secos, como salas de estar e de jantar.

Mas justamente por ser polido, a superfície possui microporos, que podem eventualmente manchar. Por isso, a gente não aconselha a aplicação do porcelanato polido em áreas que podem sofrer com sujeiras, como óleo, tinta, detritos de animais ou líquidos com alta concentração de corantes.

Ele também não é recomendado o seu uso em áreas molhadas, como banheiros, varandas e área externa, por serem escorregadios.

Os porcelanatos técnicos acetinados, também conhecido como naturais, também são feitos com uma massa única, mas não recebem esmaltação no final.

Já o porcelanato técnico natural é mais resistente aos produtos químicos e ao desgaste causado por grande circulação de pessoas. Esse tipo de porcelanato pode, sim, pode ser aplicado em áreas molhadas, como banheiros, lavabos, varandas e áreas externas. No caso dos banheiros, ainda é possível coordenar os pisos com revestimentos de parede e nichos de banheiro, para dar um acabamento mais uniforme e sofisticado.

Porcelanato acetinado: não tem tanto brilho e é mais resistente ao desgaste causado pela circulação de pessoas

Vantagens e desvantagens do porcelanato polido

Beleza, elegância, luminosidade. O porcelanato polido é uma das escolhas mais acertadas para ambientes internos. Descubra quais são as principais vantagens e desvantagens do revestimento:

Vantagens do porcelanato polido

• Brilho intenso

• Sensação de amplidão para o ambiente

• Valoriza áreas internas

• Fácil limpeza e manutenção

• Alta durabilidade

• Alta resistência

Desvantagens do porcelanato polido

• Mancha com maior facilidade

• Baixa ação antiderrapante

• Escorregadio em contato com a água

• Indicado para áreas internas e baixa circulação de pessoas

O que é porcelanato esmaltado

Porcelanato esmaltado que imita madeira

O porcelanato esmaltado tem um processo de fabricação diferente do polido, o que o torna mais resistente a manchas e sujeiras a que os pisos estão sujeitos no dia a dia.

Ao invés do polimento, o porcelanato esmaltado recebe uma camada neutra de esmalte na superfície e, em seguida, recebe o desenho da estampa.

Isso faz dele um curinga em versatilidade, porque você encontra um montão de opções de cores e desenhos, com pisos imitando mármore, madeira, cimento queimado, ladrilho hidráulico e até pedras naturais.

A proteção do esmalte é um superaliado e possibilita o seu uso em diferentes ambientes, tanto internos quanto externos, e em áreas secas ou molhadas, como cozinhas e banheiros. Isso vale também para o revestimento de paredes.

Mas não se esqueça de verificar o PEI do piso, uma escala específica que mede o grau de resistência da peça. O PEI vai de 0 a 5: quanto menor o número, menor é a resistência, e quanto maior, será maior a capacidade do piso para suportar o tráfego de pessoas.

Outra vantagem do porcelanato esmaltado é que esse tipo de material também pode ser usado em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, além de revestir paredes.

Vantagens e desvantagens do porcelanato esmaltado

A versatilidade em texturas e estampas faz do porcelanato esmaltado um dos queridinhos na hora de decorar ambientes internos e externos. Acompanhe as vantagens e desvantagens desse modelo de porcelanato:

Vantagens do porcelanato esmaltado

• Variedade de estampas e estilos

• Baixa absorção de água

• Pode ser usado em áreas externas

• Maior função antiderrapante

• Resistência à manchas

• Resistência à abrasão

Desvantagens do porcelanato esmaltado

• Modelos com PEI baixo apresentam baixa resistência em áreas de maior circulação

• Custo mais elevado

O que é porcelanato brilhante

Porcelanato brilhante é uma das três versões de acabamento do porcelanato esmaltado. As outras duas versões são o esmaltado acetinado e o esmaltado polido.

Como o próprio nome diz, o porcelanato esmaltado possui uma camada de esmalte de cor neutra na superfície e, após isso, o desenho da estampa é aplicado com uma impressora HD. Por isso ele tem tanta variedade de desenhos, de dar gosto e até um tantinho de dúvida na hora de eleger um para levar para casa.

A versão brilhante, embora possua brilho, não chega a ser comparada à intensidade do polido.

O luxo do mármore, na versatilidade do porcelanato esmaltado polido

Esmaltado acetinado e esmaltado polido

A versão esmaltada acetinada não possui brilho e pode ser comparada ao porcelanato técnico natural.

Por fim, a versão esmaltada polida recebe uma camada extra de brilho de alta qualidade no final da fabricação, que a torna tão brilhante ou mais do que os porcelanatos polidos dos quais falamos lá em cima.

Todos os tipos de porcelanatos esmaltados são mais resistentes a manchas do que os polidos.

Porcelanato esmaltado polido

Qual é o melhor: porcelanato polido ou esmaltado?

Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso. Para quem é apaixonado pelo brilho do porcelanato, essa pode ser a melhor aposta.

Qual o porcelanato mais usado hoje em dia?

Ainda notamos uma preferência dos clientes por produtos polidos, de cor clara. Mas outras estampas também são bastante utilizadas, como madeira e cimento.

Qual o mais indicado para cada ambiente?

O porcelanato esmaltado pode ser utilizado em qualquer ambiente, e ainda possui uma versão antiderrapante para uso em áreas externas.Já o porcelanato polido não é indicado para banheiros, pois pode causar escorregões.

Também não recomendamos a aplicação desse produto em áreas que podem sofrer com sujeiras, como óleo, tinta, detritos de animais ou líquidos com alta concentração de corantes.

Como fazer a limpeza do porcelanato

Para limpar seu piso de porcelanato, no dia a dia, você pode usar detergente neutro diluído em água. Não use produtos abrasivos, que possam danificar ou desgastar o material.

Se necessário, opte pela versão de piso antiderrapante, que possui textura em relevo, para evitar acidentes pela casa, já que o porcelanato polido costuma ser mais escorregadio.

Já na cozinha, o piso antiderrapante não tão indicado. Como esse é um ambiente onde caem resíduos, que sujam muito, o relevo acaba dificultando a limpeza.

• Leia mais: Como limpar porcelanato?

Quanto custa porcelanato polido? E o brilhante?

O preço desses produtos varia de acordo com cada estado. Outros fatores que impactam diretamente no valor é o tamanho da peça, o acabamento, a marca e a resistência. Existem no mercado porcelanatos a partir de R$ 29,90 até mais de R$ 100 o m².

Inspirações de porcelanato esmaltado brilhante

Porcelanato esmaltado brilhante mármore

Porcelanato esmaltado cimento queimado

Porcelanato esmaltado acetinado off white

Porcelanato acetinado madeira

Porcelanato esmaltado acetinado amadeirado

Porcelanato esmaltado ladrilho hidráulico

Porcelanato esmaltado acetinado branco

Inspirações de porcelanato esmaltado polido

Porcelanato esmaltado polido madeira

Porcelanato esmaltado polido preto

Porcelanato esmaltado polido cimento queimado

Porcelanato esmaltado polido bege

Porcelanato esmaltado polido branco

Porcelanato esmaltado polido cimento queimado

Ambientes com porcelanato polido branco

Sala com porcelanato polido branco

Sala toda branca com porcelanato polido

Sala pequena com porcelanato bege

Inspirações de ambientes com porcelanato acetinado

Sala pequena com espelho e porcelanato bege

Cozinha integrada com porcelanato acetinado mármore

Sala pequena com espelho e porcelanato acetinado bege

Sala de jantar pequena com canto alemão e porcelanato acetinado bege

Sala pequena com porcelanato acetinado bege

Leia mais:

Frete Grátis Em Acabamento: Porcelanatos, Vinílicos, Rodapés, Duchas, Chuveiros E Muito Mais!

Modelos de porcelanato: as melhores opções para cada ambiente

Como limpar porcelanato?

O que é PEI do piso?

Qual a diferença entre piso bold e retificado?

Tamanhos de porcelanato: conheça as medidas ideais para cada ambiente

Como fazer piso de cimento queimado?

15 tipos de piso: conheça os melhores para sua casa

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo