As 10 melhores marcas de ar-condicionado do mercado

Publicidade Cupom Leroy Merlin

São tantas marcas de ar-condicionado no mercado que fica até difícil saber qual a melhor e mais recomendada pelos consumidores. Por isso, separamos as 10 melhores marcas de ar-condicionado para você não perder tempo e fazer a escolha certa.

Fato é que os fabricantes de ares-condicionados oferecem muitos modelos, com diferentes funcionalidades, tecnologias e níveis de acabamento. E que atendem a orçamentos variados.

Por isso, é possível encontrar desde tipos de ar-condicionado com design refinado e vários recursos inteligentes até os mais simples e igualmente funcionais. Porém, alguns pontos são essenciais na hora de priorizar as melhores marcas de ar-condicionado.

E para facilitar sua vida e ajudá-lo a acertar na escolha do melhor ar-condicionado, fizemos um guia comparativo das 10 melhores marcas de ar-condicionado do mercado.

Para isso, nos baseamos nos seguintes critérios: reputação da marca, funcionalidades oferecidas, eficiência energética e custo-benefício. Confira!

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os principais tipos e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:

Leia também:

Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

As 10 melhores marcas de eletrodoméstico do mercado

10 Melhores marcas de ar condicionado

Pesquisar sobre as melhores marcas de ar-condicionado é o primeiro passo para fazer a melhor escolha para climatizar o seu ambiente. Mas, além disso, é preciso seguir alguns outros critérios.

Quer saber quais são eles? Assista ao vídeo!

Veja agora o ranking das 10 melhores marcas de ar condicionado do mercado:

1 Samsung Pioneirismo tecnológico, Wind Free, Wifi, alta eficiência e qualidade
2 LG Aparelhos estéticos, modernos, econômicos e com preços adequados
3 Philco Dispositivos sofisticados, design avançado, preços atrativos e alta qualidade
4 Midea Tecnologia wifi, desempenho elevado e filtro ionizador
5 Gree Inovação, economia, ecológicos e com design clean
6 Consul Tecnologia de proteção Zmaxi e modelos robustos
7 Elgin Aparelhos ecológicos, eficientes e com ótimo custo benefício
8 Equation Função autolimpante, práticos e excelente custo benefício
9 TCL Função louver position, alta eficiência e bastante silenciosos
10 Agratto Aparelhos simples, mas funcionais e com preços atraentes

1. Samsung

Celulares, smart TVs, câmeras, notebooks, geladeiras, ar-condicionado. A Samsung, multinacional coreana, é reconhecida no mundo todo por fabricar diversos produtos e ser uma marca dominante no mercado de eletros.

É uma marca que sempre entrega produtos de extrema qualidade e, sobretudo, com alto nível tecnológico.

O mesmo vale para a área de refrigeração, uma vez que os aparelhos de ar-condicionado da Samsung são referências em termos de tecnologia, mesmo em modelos básicos. Não é à toa que foi uma das primeiras marcas a lançar ar-condicionado digital com wifi integrado e a primeira a disponibilizar tecnologia Wind Free (resfria sem vento).

A Samsung é também uma marca que assumiu desde cedo o compromisso de melhorar o desempenho ambiental dos seus aparelhos de ar-condicionado e está agora na vanguarda.

Por isso, com essa marca você encontrará os modelos mais tecnológicos, eficientes, de qualidade e preços justos com tecnologias como Split, Inverter, Wind Free e com ar quente e frio.

Com relação à tecnologia Inverter, presente na maioria dos aparelhos da marca, chega a economizar até 40% de energia elétrica, já que atinge rapidamente a temperatura desejada e a mantém estável graças à sua moderna tecnologia.

Vantagens

A grande vantagem de ter um ar-condicionado da Samsung é a tecnologia. Como falamos, até mesmo os modelos mais básicos são tecnológicos e trazem inovações. Além disso, os produtos da marca costumam ter boa durabilidade e eficiência energética.

Desvantagens

Como desvantagem, podemos citar os preços dos aparelhos, que nem sempre são os mais atrativos. Além disso, a marca pode pecar no atendimento ao cliente — no site Reclame Aqui, há mais de 10 mil reclamações não atendidas nos últimos 6 meses.

Imagem de um ar-condicionado da marca Samsung.Samsung: pioneira na tecnologia Wind Free, que resfria o ambiente, sem fazer vento

• Leia também: Confira a lista completa dos melhores ares-condicionados split!

2. LG

Concorrente direta da Samsung na Coreia do Sul e também no mundo, e também uma das melhores marcas de ar-condicionado, a LG assumiu uma postura ligeiramente diferente em comparação com sua “irmã mais velha”.

Isso porque os aparelhos de ar-condicionado da marca LG priorizam o acabamento refinado com design e a estética aliados à tecnologia. Desde a tela LED com acabamento cromado até o controle remoto de alta tecnologia, você pode desfrutar de um ar-condicionado perfeito para um design moderno e uma casa conectada.

A marca ainda oferece ampla seleção de ares-condicionados, com uma gama extensa de aparelhos reversíveis (Inverse), ultradesenvolvidos, que atendem a todos os gostos e necessidades, além de serem bastante econômicos e eficientes.

Por isso, se você está procurando por ar-condicionado que combine potência e design, bem como tecnologia, recomendamos que você dê uma olhada nos modelos oferecidos pela LG. Inclusive essa marca já lançou modelos de ar-condicionado que recebem comandos de voz.

Destaque para o ar-condicionado Split inverter Hi Wall Dual da LG, que conta com seis opções de posicionamento para ajustar a direção ideal do jato de ar, acabamento gold fin, que proporciona maior resistência a corrosão e estende a vida útil do produto, e tecnologia Jet Dry, que desumidifica áreas com altos níveis de umidade, mantendo o ambiente seco e fresco.

Vantagens

A tecnologia e a inovação são os grandes diferenciais da LG. A marca está sempre trazendo novidades e lançando novas funções e, atualmente, o seu modelo Dual Inverter Voice é considerado o melhor aparelho do mercado.

O atendimento também é um diferencial. No site Reclame Aqui, a marca tem nota 9.1 e respondeu mais de 99% das reclamações dos últimos 6 meses.

Desvantagens

Por causa da tecnologia, os preços dos aparelhos da LG podem ser mais altos do que os das outras marcas.

Imagem de um ar-condicionado da marca LG.LG: acabamento refinado e alta tecnologia. O modelo Inverter Hi Wall Dual traz 6 opções de direcionamento do jato

3. Philco

A Philco tem mais de um século de história, fundada nos EUA nos anos 1982 e está no Brasil desde 1934. Por isso, é reconhecida como uma das maiores e melhores empresas de tecnologia e eletrodomésticos do mundo. E também uma das melhores marcas de ar-condicionado.

Sem dúvidas, os aparelhos de ar-condicionado da Philco entram para o ranking de melhores do mercado. O diferencial dessa marca está na preocupação com o design e a estética de seus produtos. Isso porque a marca tem o intuito de tornar seus aparelhos de ar-condicionado parte da decoração, e não um mero eletrodoméstico.

Além disso, é uma marca bem aclamada pelos consumidores por também entregar produtos de qualidade e com funcionalidades diversas, sem contar nas inúmeras opções de aparelhos oferecidos. No quesito preço é uma marca que satisfaz os clientes.

Vantagens

Uma das vantagens de optar pelos ares-condicionados da Philco é o design diferenciado de seus aparelhos, já que a marca se preocupa com a aparência e toma cuidado para que eles façam parte da decoração do espaço.

Além disso, no Reclame Aqui, a empresa tem o índice de 100% de reclamações respondidas, o que indica que a equipe se preocupa em oferecer um bom atendimento para seus clientes.

Desvantagens

No Brasil, a Philco foi adquirida pela Britânia, uma marca conhecida por fabricar diversos tipos de eletroportáteis, mas sem muita expertise com ares-condicionados.

Imagem de um ar-condicionado da marca Philco.Philco: ar condicionado como parte da decoração da casa

4. Midea

A Midea, marca chinesa, está no negócio de condicionadores de ar há mais de 50 anos. O ar-condicionado da marca Midea é conhecido por promover uma temperatura agradável em ambientes fechados com rapidez e potência.

Assim como outros produtos da marca, os aparelhos de ar-condicionado da Midea apresentam alto desempenho e economia, já que conta com Selo Procel Classe A na maioria de seus modelos de ar-condicionado. Além disso, a Midea possui um ótimo custo-benefício.

Para além disso, os aparelhos de ar-condicionado da Midea ficaram conhecidos por conta do sistema de filtragem de ar + Puro HD, o qual elimina até 99.9% dos vírus e bactérias do ambiente, incluindo o vírus H1N1.

A marca também apresenta tecnologia minicondensadora cyclone 38k e função siga-me, em que a temperatura desejada chega onde você está no ambiente, através de um sensor do controle remoto. E ainda conta com a tecnologia wifi Midea, para que você possa controlar seu ar-condicionado de qualquer lugar através do aplicativo Midea air.

Vantagens

O que torna a Midea uma das melhores marcas de ar-condicionado é a boa margem de potência disponível em seus aparelhos. Assim, você tem a garantia de encontrar o ar-condicionado ideal para a sua necessidade.

Desvantagens

Por outro lado, os modelos da marca não são os mais potentes do mercado. Outros fabricantes conseguem entregar mais potência em um único aparelho. Portanto, se o seu espaço tem mais de 50 m², esta pode não ser a melhor marca de ar-condicionado para você.

Imagem de um ar-condicionado da marca Midea.Midea: ótimo custo benefício, alta tecnologia e aparelhos econômicos, já que a maioria conta com Selo Procel Classe A

5. Gree

A Gree é uma das maiores fabricantes de ar-condicionado do mundo e ganhou, por 10 anos consecutivos no Brasil, o maior prêmio de eficiência energética, o Selo Procel de Economia de Energia. Por isso, tem aparelhos para atender a todo tipo de ambientes e clientes.

Além de refrescar e deixar o ambiente mais agradável, os modelos de ares-condicionados Gree aliam tecnologia e inovação. Tudo isso porque a marca valoriza principalmente o investimento em pesquisa e o desenvolvimento de produtos de qualidade.

Com uma diversidade de modelos de ares-condicionados Gree disponíveis, um dos mais procurados é o aparelho Eco Garden e os demais modelos Split e Inverter. O modelo Eco Garden, assim como o modelo Cozy Inverter, proporciona economia de até 60% na energia.

Com foco no meio ambiente, eles utilizam gás ecológico R410-a, possuem design clean, com display na evaporadora, e são perfeitos para refrigerar espaços pequenos.

Ainda, os ares-condicionados modelos Bee Convencional e New Garden são conhecidos por combinarem design e economia. Um dos destaques do ar-condicionado Bee é o sistema de autolimpeza, que mantém o ambiente livre de impurezas do ar.

Já o autodiagnóstico e a autolimpeza são responsáveis por manter o aparelho funcionando com eficiência e alta potência, enquanto o baixo nível de ruído dos produtos Gree garante que possam ser utilizados durante a noite e em espaços comerciais, sem transtornos.

Vantagens

A principal vantagem de ter um ar-condicionado da Gree é a expertise da marca, afinal ela fabrica exclusivamente ares-condicionados. Por não trabalhar com outros eletrodomésticos, todos os esforços da fábrica são focados na criação e evolução desse tipo de aparelho.

No Reclame Aqui, a Gree é bem avaliada e tem um índice de 100% de reclamações respondidas, com mais de 80% das pessoas que reclamaram afirmando que voltariam a fazer negócio com a marca.

Desvantagens

Por outro lado, os preços do ar-condicionado da Gree nem sempre são os mais atrativos do mercado.

Imagem de um ar-condicionado da marca Gree.Gree: ótima eficiência energética e utilizam gás ecológico R410-a que não agride a camada de ozônio

6. Consul

A Consul conta com mais de 60 anos de trajetória e é conhecida por fabricar eletrodomésticos de qualidade, desenvolver soluções inteligentes e integrar tecnologia e design atrativo em um único produto. Por tais características, entrou para a lista das melhores marcas de ar-condicionado.

No catálogo da Consul, os tipos de ar-condicionado mais comuns são o ar-condicionado de janela e o Split. Os de janela são as versões mais tradicionais e baratas, já os split são opções mais modernas, tecnológicas e apresentam uma resistência maior.

Ou seja, pode-se afirmar que a Consul é especialista na oferta de ares-condicionados modelos, robustos, simples e acessíveis. Destaque para a tecnologia de proteção Zmaxi desenvolvida pela marca que oferece maior resistência aos aparelhos.

Fato é que o ar-condicionado da Consul é bastante confiável e seus preços são muito favoráveis. Não deixe de conferir o modelo de ar-condicionado Split, maxi refrigeração e maxi economia da marca com proteção Zmaxi.

Vantagens

A Consul é uma das melhores marcas de ar-condicionado para quem busca por custo-benefício. A faixa de preço dos aparelhos costuma ser mais acessível e, por isso, ela é muito buscada por quem quer economizar na hora de climatizar o ambiente.

Além disso, ela também oferece algumas opções de ar-condicionado de janela, modelo que já não é tão facilmente encontrado hoje em dia.

Desvantagens

Entretanto, os aparelhos da Consul não são os mais potentes do mercado. Se você tem um espaço maior, certamente precisará buscar soluções de outras marcas para conseguir a climatização desejada.

Imagem de um ar-condicionado da marca Consul.Consul: aparelhos simples, robustos e acessíveis e todos os bolsos

• Leia também: Melhor ar-condicionado de janela: seleção completa!

7. Elgin

O ar-condicionado Elgin é uma excelente maneira de garantir o seu conforto térmico! A Elgin é uma marca nacional que está presente no mercado brasileiro desde 1952.

Em termos de ar-condicionado a Elgin é uma marca que alia eficiência em refrigeração e atende as mais diversas exigências do consumidor moderno, como economia, sustentabilidade, funcionalidade e design.

Fato é que a Elgin é uma excelente marca que disponibiliza aparelhos de ar-condicionado de alta performance, economia e excelente custo-benefício. Além de ter como prioridade a sustentabilidade de seus produtos, já que sempre busca adaptar seus aparelhos de ar-condicionado ao consumo cada vez mais sustentável.

Além disso, é uma marca que se preocupa com a saúde. Isso porque a maioria dos novos ares-condicionados da Elgin possuem filtros em três camadas e sistema ionizador que elimina 99% de vírus, bactérias, fungos e ácaros do ambiente.

O ar-condicionado modelo Ecopower, da Elgin, é a prova disso tudo. Ele utiliza um gás refrigerante ecológico (R-410A) e não agride a camada de ozônio. Sem contar que conta com design elegante, display invisível, filtro ionizador e sensor de temperatura no controle remoto.

Vantagens

A Elgin é uma marca confiável, que oferece ares-condicionados adequados tanto para ambientes residenciais, como comerciais e industriais, graças à variedade de potência em seus aparelhos.

A marca também tem uma boa reputação no Reclame Aqui, o que indica que se preocupa em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Desvantagens

No entanto, os aparelhos nem sempre têm o melhor custo-benefício, já que os preços dos aparelhos não são tão baixos.

Imagem de um ar-condicionado da marca Elgin.Elgin: filtros em três camadas e sistema ionizador que elimina 99% de vírus, bactérias, fungos e ácaros do ambiente

8. Equation

A Equation é uma marca própria da Leroy Merlin que vem conquistando os consumidores, já que produz produtos com design para compor com o estilo da sua casa, além de serem versáteis, e que estarão ao seu lado em todas as estações.

As vantagens de optar por aparelhos de ar-condicionado da Equation são inúmeras, tais como aparelhos classe A em classificação energética, com função turbo, autolimpantes, ecológicos, silenciosos e preços acessíveis.

O ar-condicionado Split Inverter Top 9000BTUs Frio da marca Equation é, por exemplo, o que falta na sua casa para fazer dela o melhor lugar do mundo. Ele dispõe da moderna tecnologia inverter que traz mais silêncio, menos gastos na conta de luz que os modelos tradicionais e mais tranquilidade para você.

Vantagens

A Equation é uma das melhores marcas de ar-condicionado do mercado porque traz aparelhos tecnológicos, com excelente classificação energética, além de preços atrativos, ideais para quem está em busca de um ótimo custo-benefício.

Desvantagens

Por outro lado, por ser uma marca nova no mercado, algumas pessoas ainda se sentem inseguras em adquirir os produtos da Equation.

Imagem de um ar-condicionado da marca Equation.Equation: função turbo, autolimpante, silencioso e preços acessíveis

9. TCL

A TCL, empresa parceira da Semp Toshiba, embora seja mais conhecida entre os usuários por seus televisores e computadores, produz excelentes aparelhos de ar-condicionado. A cada ano, a TCL oferece mais funções e modelos de destaque. E, por isso, figura entre a lista de 10 melhores marcas de ar-condicionado.

As criações de ar-condicionado da TCL não fogem à regra das funcionalidades já presentes em outras marcas, mas ainda assim são excelentes escolhas. Hoje, a TCL fabrica aparelhos dos modelos Split Hi-Wall (on/off e Inverter) e portátil.

Dentre as principais funcionalidades oferecidas pela marca estão: fácil montagem, instalação e manutenção; alta eficiência; economia de energia; aparelhos silenciosos; gás ecológico (R410A); alta resistência à corrosão; autodiagnóstico, com display informando qualquer erro.

O modelo de ar-condicionado Tac-12csainv é split e inverter, possui um design clean que foi desenvolvido para garantir a melhor distribuição de ar por conta do seu modo de operação frio easy, garantindo alta eficiência, bem como uma função que memoriza a posição do ar e a temperatura. O aparelho também conta com serpentina de cobre e unidade externa em aço galvanizado.

Vantagens

As principais vantagens dos aparelhos da TCL são a utilização de gás ecológico, economia de energia e bom custo-benefício.

A fabricante também se destaca pelo bom atendimento. No Reclame Aqui, a empresa tem 100% das reclamações respondidas e um índice de solução acima de 91%.

Desvantagens

Por outro lado, a marca não oferece uma grande variedade de modelos, o que restringe as opções de escolha dos clientes.

Imagem de um ar-condicionado da marca TCL.TCL: função louver position que memoriza a posição do ar e a temperatura

• Leia também: Qual melhor ar condicionado portátil: confira 10 opções!

10. Agratto

A Agratto, fundada em 2015, apesar de ser uma marca jovem, tem se destacado no mercado nacional, oferecendo para os seus clientes produtos de qualidade por um preço justo.

Em relação aos ares-condicionados Agratto, a proposta desta marca é trazer aparelhos práticos, confortáveis e econômicos a preços adequados. Por isso, a marca investe na tecnologia inverter, a qual possibilita a economia de até 60% de energia elétrica no fim do mês.

Além disso, seus aparelhos são bem silenciosos e contam com filtros antibactericida. Oferecendo 90% de eficiência na limpeza do ar do ambiente, elimina grande parte das bactérias, vírus e outros micro-organismos.

Sem contar que também são nota A de classificação energética no Selo Procel, do INMETRO e utilizam gás R410a, ecológico.

Confira o modelo Neo, Split e inverter da Agratto, que além das funcionalidades descritas acima vem com painel backlight, que permite desligar a iluminação do aparelho para não atrapalhar sua noite de sono.

Vantagens

O principal diferencial da Agratto é o custo-benefício. Os preços dos aparelhos são acessíveis e, ao mesmo tempo, a marca oferece boa eficiência energética e utiliza gás ecológico.

Desvantagens

Mas, assim como a TCL, a variedade de modelos da Agratto ainda é limitada, especialmente por se tratar de uma marca nova no mercado.

Imagem de um ar-condicionado da marca Agratto.Agratto: painel backlight que permite desligar a iluminação do aparelho para não atrapalhar sua noite de sono

Quais as marcas com melhor custo-benefício?

Não há dúvidas de que a qualidade do produto é um dos principais critérios que devem ser considerados na hora de fazer a sua escolha. Mas, para uma compra ainda melhor, o ideal é que a qualidade venha acompanhada de outras coisas, como economia de energia e um preço atrativo.

A soma de todas essas qualidades é o que faz com que um ar-condicionado tenha um bom custo-benefício.

Essas são as marcas de ar-condicionado com melhor custo-benefício:

  • Gree;
  • Equation;
  • Agratto;
  • Midea.

Imagem de uma pessoa ligando um ar-condicionado.

Como escolher a melhor marca de ar-condicionado e o modelo certo?

Agora vamos falar sobre tudo o que você precisa considerar para escolher a melhor marca e o melhor modelo de ar-condicionado para o seu ambiente? A seguir, indicamos quais são os pontos que precisam de atenção durante a sua pesquisa!

Quantidade de BTU

BTU é a sigla para “British Thermal Unit”, que é uma unidade de medida que indica a potência de um aparelho de ar-condicionado. Para que o aparelho tenha a capacidade de climatizar todo o espaço, a sua potência precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo.

Para saber qual a potência necessária para cada ambiente, você precisa saber as medidas do cômodo. Com essa informação em mãos, considere que são necessários 600 BTUs por metro quadrado para deixar fresco um ambiente com duas pessoas.

Se mais de duas pessoas estiverem no espaço quando o ar-condicionado for usado, acrescente mais 600 BTUs por pessoa extra. Quer simplificar seus cálculos? Então use a calculadora virtual de BTUs que a Leroy Merlin preparou para você.

Ciclo (frio/quente e frio)

Se você mora em uma cidade quente, não precisa se preocupar muito com esse ponto. Mas, se onde você vive também faz frio, escolher um ar-condicionado com os ciclos quente e frio pode ser uma boa opção.

Assim, além de refrigerar o seu ambiente nos dias quentes, você pode aquecê-lo nos dias frios, levando muito mais conforto térmico para a sua casa ou espaço de trabalho.

Consumo

O valor da conta de luz no final do mês é uma das grandes preocupações de quem pretende comprar um ar-condicionado. Mas, consultando o consumo de cada aparelho, você consegue fazer os cálculos e estimar o gasto de energia, para evitar surpresas quando a conta chegar.

A nossa dica é que você faça as contas e coloque tudo na ponta do lápis. Para isso, vai precisar checar uma informação importante na descrição do produto, que é o valor de kWh (quilowatt por hora). Ele indica quanta energia o aparelho consome em uma hora.

Depois, basta multiplicar esse valor pelo número de horas que você pretende usar o ar-condicionado no mês e, depois, multiplicar pelo valor cobrado por kW no seu município.

Imagem de um ar-condicionado Smart Inverter da LG.

• Leia também: Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Aparelho silencioso

Todo ar-condicionado faz pelo menos um pouco de barulho e, se você faz questão de ter um ambiente silencioso, deve se atentar a esse ponto antes de escolher o modelo ideal.

Um ar-condicionado é considerado silencioso quando trabalha com ruídos de até 45 decibéis. Até esse nível, o barulho não é alto o suficiente para atrapalhar o desenvolvimento das atividades que você realiza no cômodo.

Hoje em dia, é possível encontrar aparelhos tecnológicos que operam a partir de 19 decibéis.

Para saber quanto ruído um aparelho faz, basta consultar essa informação na descrição do produto.

Selo Procel

O Selo Procel de Economia de Energia foi criado para indicar quais equipamentos e eletrodomésticos do mercado são mais eficientes energeticamente, ou seja, entregam mais resultado gastando menos energia.

O selo é aquela etiqueta que vem colada na maioria dos aparelhos, sempre com uma letra de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Quando você escolhe um aparelho com selo Procel A, compra um ar-condicionado com melhor custo-benefício. Muitas vezes, a economia gerada por essa escolha pode ser equivalente ao valor de um ar-condicionado novo!

Função auto-evaporação

Se você vai comprar um ar-condicionado portátil, prefira um modelo com a função auto-evaporação. Ela é necessária porque esse tipo de aparelho acumula água condensada em seu interior.

Sem a função, você vai precisar esvaziar o recipiente com frequência para que o seu aparelho funcione. Já a auto-evaporação é um recurso que faz com que a água seja evaporada automaticamente, oferecendo muito mais praticidade aos usuários.

Imagem de uma sala de uma casa. No cômodo existem prateleiras, um quadro, sofás, uma televisão, um rack e um ar-condicionado portátil.

Quais os tipos de ar-condicionado?

Como você sabe, existem alguns tipos de ar-condicionado no mercado. Atualmente, os mais usados são os modelos de janela, split e portátil. Quer saber mais sobre cada um deles e conhecer as suas vantagens e desvantagens? Confira abaixo!

Ar-condicionado de janela ou de parede

Esse é aquele modelo tradicional, que, apesar de estar perdendo lugar para o split, ainda é bastante utilizado no Brasil – principalmente em imóveis mais antigos, que ainda não têm estrutura para os aparelhos mais modernos.

Ainda assim, é possível encontrar aparelhos de janela com funções tecnológicas, como ajuste de temperatura, timer e controle remoto, apesar de ser menos comum.

O ar-condicionado de janela, também chamado de ar-condicionado de parede, é indicado para quem busca um modelo mais barato ou para quem já tem um local próprio para a sua instalação e não quer fazer obra em casa.

As suas vantagens são a praticidade de instalação e os preços, que costumam ser mais baixos do que os modelos split. Por outro lado, costumam ter menor capacidade de refrigeração e fazem mais barulho.

Imagem de uma sala cujo equipamento em destaque é um ar-condicionado de parede.

• Leia também: Veja como instalar ar-condicionado de janela sem erros!

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é a opção mais moderna do mercado. Ele é dividido em duas partes: a evaporadora, que é a parte que fica dentro do cômodo, e a condensadora, que precisa ficar em uma área externa. Por isso, a sua instalação não é tão simples e o imóvel precisa ser preparado para receber esse tipo de aparelho.

As suas principais vantagens são a grande quantidade de funções disponíveis, que trazem muito mais comodidade para o usuário. Além disso, o split tem alta capacidade de refrigeração e faz menos barulho, já que a unidade condensadora fica em outro lugar.

Por outro lado, como falamos, a sua instalação é mais complicada e, em alguns casos, é preciso fazer uma obra para adaptar o imóvel.

Imagem de um quarto, contendo uma cama, vasos de flores, duas luminárias de teto e um ar-condicionado de parede.

• Leia também: Confira a lista completa dos melhores ares-condicionados split!

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é aquele que pode ser transportado de um lugar para o outro e, por isso, pode ser usado em diferentes cômodos da mesma casa – e até levado em viagens, se você quiser!

A mobilidade é a sua principal vantagem, assim como a facilidade de instalação. No entanto, ele tem menor capacidade de refrigeração, faz mais barulho do que um split e alguns modelos acumulam água no reservatório, o que exige constante manutenção.

Imagem de um ar-condicionado portátil.

Conclusão

Agora que você já conhece as melhores marcas de ar-condicionado e sabe como escolher o modelo ideal para o seu ambiente, que tal dar uma olhadinha na loja online da Leroy Merlin e fazer a sua compra com os melhores preços do mercado?

Leia mais:

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo