Confira lista dos 5 melhores ares-condicionados inverter!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

As altas temperaturas pedem refresco e, de preferência, um ar-condicionado também. Se você não é um especialista no assunto, é natural que tenha algumas dúvidas sobre os diferentes tipos de aparelhos, e como escolher o melhor ar-condicionado inverter.

Essa categoria surgiu para resolver um problema comum: altos gastos de energia no fim do mês. Com extrema eficiência para atingir a temperatura ideal do ar-condicionado, essa maravilha tecnológica veio para proporcionar dias mais frescos, mas sem muito gasto.

Caso ainda não conheça os benefícios do equipamento, vamos apresentar as principais características e avaliar se o custo benefício é, de fato, o melhor para sua necessidade. Continue a leitura para descobrir também os melhores modelos de ar-condicionado inverter!

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os principais tipos e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:

Leia também:

Top 10 melhores marcas de ar-condicionado

Tipos de ar-condicionado: quais são e como escolher?

Qual o melhor ar-condicionado inverter?

Disponível nas opções 9.000, 12.000, 18.000 e 22.000 BTUs, a escolha certa dependerá de alguns fatores, como o cômodo no qual o equipamento será instalado, o tamanho do ambiente, a exposição solar (se houver), o número de pessoas que frequentam o ambiente e a quantidade de aparelhos elétricos existentes no local, pois eles aquecem os ambientes.

Além disso, vale lembrar que as lâmpadas incandescentes, quando comparadas às fluorescentes, produzem mais calor, exigindo mais do ar-condicionado.

Logo, calcular os BTUs do ar-condicionado corretamente é o primeiro passo. Para te ajudar neste processo, a Leroy Merlin criou uma calculadora online específica para esta conta.

O clima local deve ser levado em consideração também. Regiões de calor intenso precisam de uma potência um pouco maior. Para lugares mais frios, a versão quente/fria de alguns produtos pode ser a aquisição mais adequada.

Não é exagero dizer que essa tecnologia é perfeita para lidar com grandes alterações de temperatura, como acontece em muitas cidades, onde a sensação vai do verão ao inverno no mesmo dia.

Para facilitar ainda mais a sua escolha, separamos uma lista dos cinco melhores modelos de ar-condicionado inverter. Confira a seguir!

1. Ar-Condicionado Split Lg Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h: o mais econômico

Com Google assistente e Alexa, esse modelo de ar-condicionado inverter dual proporciona até 70% de economia no consumo de energia. Extremamente silencioso, ainda possui função auto-cleaning, que impede a formação de bactérias e mofo no interior. Ou seja, além da praticidade, proporciona um ambiente mais confortável e agradável.

• Ideal para ambiente de até: 16 m²

• Capacidade total de ar: 12.000 BTUs

• Ciclo de ar: quente e frio

• Tensão elétrica: 220 V

• Acompanha controle remoto: Sim

2. Ar-Condicionado Split Dual Inverter LG: o melhor com 12.000 BTUs

Com design simples e elegante, esse modelo de ar-condicionado da LG refresca o ambiente com mais comodidade. A função comfort sleep proporciona noites de verão ainda mais aconchegantes, enquanto a auto cleaning impede a formação de bactérias e mofo no interior. Além da economia, ele possui um display perfeito para acompanhar o consumo de energia.

• Ideal para ambiente de até: 20 m²

• Capacidade total de ar: 12.000 BTUs

• Ciclo de ar: frio

• Tensão elétrica: 127V (110V)

• Acompanha controle remoto: sim

3. Ar-Condicionado Split Inverter Frio Advance Daikin – O melhor com 24.000 BTUs

Para ambientes um pouco maiores, de até 40 m², o mesmo ar-condicionado da Daikin, mas com 24.000 BTUs, possui cinco estrelas no nosso site, e irá deixar os seus dias mais frescos e confortáveis. Silencioso e fácil de operar, o aparelho possui alta precisão e performance, para consumir menos energia com mais potência, através de uma temperatura uniforme.

• Ideal para ambiente de até: 40 m²

• Capacidade total de ar: 24.000 BTUs

• Ciclo de ar: frio

• Tensão elétrica: 220V

• Acompanha controle remoto: sim

4. Ar-Condicionado Split Inverter 9000BTUs: o melhor custo-benefício

Para quem não quer investir tanto, mas se beneficiar das vantagens de um ar-condicionado inverter, esse modelo é uma excelente escolha. Além das qualidades que esse tipo oferece (como economizar 40% nos gastos de energia e ser silencioso), possui alta durabilidade e não precisa ser trocado rapidamente.

• Ideal para ambiente de até: 12 m²

• Capacidade total de ar: 9.000 BTUs

• Ciclo de ar: frio

• Tensão elétrica: 220V

• Acompanha controle remoto: sim

5. Ar-Condicionado Split Inverter Quente e Frio TCL: o melhor quente e frio

Para quem vive em regiões cujo inverno é mais rigoroso, é recomendado escolher um ar-condicionado que tenha também a função quente. Esse modelo da TCL possui ótimo custo-benefício e eficiência energética de classe A.

• Ideal para ambiente de até: 20 m²

• Capacidade total de ar: 12.000 BTUs

• Ciclo de ar: quente e frio

• Tensão elétrica: 220V

• Acompanha controle remoto: sim

O que é o ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter é um aparelho de alta tecnologia, desenvolvido especialmente para economizar o consumo de energia. Ele funciona como um inversor de frequência que controla a velocidade de compressão.

Na prática, isso significa que há menor flutuação no aparelho. Ou seja, assim que a temperatura desejada pelo consumidor é atingida, o compressor ajusta a velocidade automaticamente.

Isso não só beneficia o consumidor, como o meio ambiente.

Além dessa economia, os aparelhos dotados dessa tecnologia fazem uso de gás refrigerante ecológico, que não é nocivo à camada de ozônio.

Como funciona ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter não desliga automaticamente ao atingir a temperatura desejada, como é o caso dos aparelhos comuns. Nos modelos tradicionais, para dar a partida, o equipamento leva uma espécie de “choque elétrico” no momento do arranque, a fim de resfriar o ar, até que chegue à temperatura desejada e desligue logo após. Já o inverter, entra em um processo similar ao stand-by.

O funcionamento do ar-condicionado inverter se dá graças a um dispositivo interno que ajusta a frequência do motor e controla o seu giro. Isso faz com que ele fique sempre em funcionamento, mas em potências que variam de acordo com a temperatura do ambiente.

Esse processo garante sustentabilidade, economia, menor nível de ruído e proteção elétrica. Com essa tecnologia, consegue-se atingir mais depressa a temperatura desejada, com o tempo de arranque reduzido para 1/3 em relação aos modelos tradicionais.

Qual a diferença entre ar-condicionado split convencional e inverter?

As principais diferenças entre o ar-condicionado split e o inverter são em relação à operação do aparelho e ao ruído.

Além de ser mais silencioso, o tipo inverter economiza até 60% do consumo de energia.

Em relação à operação, no inverter o compressor varia o giro do motor em função da temperatura desejada. Já no ar-condicionado split convencional, o compressor liga e desliga com o objetivo de manter a temperatura próxima da buscada.

Quando se trata do ruído, o ar-condicionado inverter é mais silencioso, quando entra em funcionamento. No momento em que a temperatura estabiliza e o compressor opera em baixa rotação, o barulho é menor ainda.

Já o convencional, gera mais barulho, quando o aparelho liga ou desliga, o que acontece com frequência.

Veja abaixo o comparativo de variação de temperatura entre o ar-condicionado split convencional e o inverter.

Esses dados são considerando o consumo médio de um ar-condicionado de 9.000 BTUs ligado por 8 horas por dia, 30 dias por mês, com base na tarifa residencial a R$ 0,35 KW/h.

Para mais dicas de como decidir entre os diferentes tipos de ar-condicionado, confira o vídeo de uma das nossas colaboradoras Leroy Merlin:

Vantagens do ar-condicionado inverter

Economia

Pode chegar até 60% em relação a outras soluções de refrigeração e climatização. Isso acontece graças à moderna tecnologia empregada no seu funcionamento.

Uma vez ligado, o compressor mantém a sua operação de maneira contínua, ou seja, ele funciona em baixa potência sem desligar, apenas ajustando a rotação, evitando, dessa forma, picos de consumo de energia.

Menor ruído

Com relação aos modelos tradicionais, o compressor liga e desliga para manter a temperatura do ambiente o mais próxima do desejável. Esses acionamentos consomem mais energia e produzem ruídos.

O inverter é bem mais silencioso, porque o compressor é acionado somente uma vez. Por isso, será sempre uma boa solução para garantir um ambiente fresco e sem ruídos.

Ecológico

O ar-condicionado inverter é uma alternativa sustentável, não só pelo fato de economizar energia, mas também porque utiliza gás refrigerante ecológico.

Fácil manutenção e limpeza

A limpeza do ar-condicionado inverter deve ser feita como nos equipamentos comuns. Além disso, funciona com íons negativos que removem sujeira e odor do ar.

Maior durabilidade e resistência

Quando comparado ao ar-condicionado convencional, pois, como não é desligado em seu ciclo de funcionamento, acaba por não ter o desgaste de componentes, que é naturalmente causado pelo liga-desliga do ar-condicionado convencional.

Maior praticidade

O compressor não precisa ser desligado, o que representa maior praticidade para as pessoas que utilizam o equipamento em seu dia a dia. Além disso, acabamos por ter também maior tranquilidade em relação à utilização do equipamento, sem precisar moderar seu tempo de uso.

Como escolher o melhor aparelho de ar-condicionado inverter?

O processo de escolher um equipamento como o ar-condicionado inverter perfeito para a sua casa pode demandar alguma pesquisa para tirar todas as suas dúvidas.

Por conta disso, para te ajudar, preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber sobre os primeiros passos a serem dados no momento de escolher um novo ar-condicionado inverter para a sua casa!

Vem ver!

Potência em BTUs

De forma geral, quanto maior o ambiente em que o ar-condicionado inverter será instalado, maior terá de ser a quantidade de BTUs do aparelho, pois, caso contrário, o ambiente não terá a refrigeração esperada para se manter sempre com a temperatura adequada.

Acima, disponibilizamos uma tabela com BTUs que pode ser bastante interessante para que você faça os cálculos comparativos para adquirir o produto mais adequado para o seu lar.

Em regiões frias, escolha um aparelho com ciclo reverso

Se você mora em uma região mais fria, é fundamental buscar um ar-condicionado que conte com a função de ciclo reverso. Ou seja: ao invés de resfriar a sua casa, ele vai aquecê-la – e, por conta disso, chamamos esse equipamento de ciclo reverso.

Para isso, o ar-condicionado conta com um sistema de compressão a gás revertido, funcionando, dessa forma, com a função de aquecimento.

Essa função também pode ser encontrada em aparelhos como “quente/frio”. Esses aparelhos costumam ser mais caros, sobretudo por conta do seu sistema muito mais complexo do que aqueles que funcionam apenas na função de refrescar o ambiente em que estamos.

Nível de ruído de até 45 decibéis

O nível de ruído de um equipamento é determinado pela unidade decibéis e, quanto mais alto for esse indicador, maior incômodo auditivo o equipamento poderá causar para quem o utiliza.

Dessa forma, sempre busque por produtos que tenham um nível de ruído baixo. Assim você vai poder utilizar o equipamento em diferentes ambientes sem sentir qualquer desconforto e sem afetar a sua audição.

Selo Procel A

O selo Procel A indica que o equipamento conta com a mais alta eficiência quando se trata dos seus indicadores de economia de energia.

Dessa forma, buscar um equipamento com esse qualificador permite que você possa ter uma utilização segura não só para a sua família toda, mas, inclusive, para o seu bolso.

Portanto, busque sempre por combinar todos esses critérios, incluindo o de eficiência energética, para ter um resultado ainda melhor para a sua casa em relação a essa compra, em particular.

Voltagem

Ficar de olho na voltagem do equipamento também é essencial para que você possa fazer uma escolha correta no momento de adquirir um equipamento de ar-condicionado.

Busque por uma opção que contemple a potência desejada com a sua voltagem da rede elétrica para ter o melhor resultado possível, dispensando conversores de energia.

Controle remoto e funções extras

Escolher um equipamento que conta com controle remoto é uma excelente forma de se poupar sempre o trabalho de ter de levantar para mudar a inclinação das pás ou até mesmo para ligar ou desligar o seu novo ar-condicionado.

Por conta disso, prefira sempre equipamentos que contem com controle remoto, sobretudo para tornar a sua vida mais tranquila nos momentos em que for necessário fazer qualquer ajuste em relação ao seu equipamento e seu funcionamento.

Qual a média de gasto de um ar-condicionado inverter?

Com base nos resultados do ciclo normalizado pelo Inmetro, em média, o gasto de ar-condicionado inverter de 1 hora por dia por mês é de 17,1 kWh/mês. Enquanto isso, a tarifa do kWh em 2021, segundo a ANEEL, foi de aproximadamente R$ 0,90. Portanto, basta multiplicar pelo número de horas utilizadas por dia, durante um mês.

Por exemplo, suponhamos que o seu uso de ar-condicionado inverter seja de 8 horas por dia. Isso significa que sua conta do mês será, em média, R$ 123 por mês (17,1 kWh x R$ 0,90 da bandeira tarifária x 8 horas por dia).

Compare os custos em um ano e meio de uso, e verá que a economia na conta de energia elétrica compensa a diferença do investimento inicial.

Onde posso colocar um ar-condicionado inverter?

Não há um ambiente específico indicado para a utilização desse ar-condicionado. Mas, assim como os demais modelos, existe uma variação de potências. Para saber o aparelho ideal para seu espaço, basta calcular a quantidade de BTU, medida que determina a potência de refrigeração de cada equipamento.

Onde instalar um ar-condicionado inverter?

Escolha um local em que o condensador e o evaporador não fiquem muito distantes. Lembre-se de que as unidades serão interligadas por tubos e fios. Por isso, quanto mais próximas elas estiverem, maior será a economia de materiais necessários para a instalação e também de mão de obra.

Nunca posicione o evaporador (saída de ar) em cima de dispositivos eletrônicos para não correr o risco de danificá-los caso saia água.

Não se esqueça de deixar uma distância confortável entre o aparelho e o teto, para que a manutenção seja feita com facilidade quando necessária, e também para possibilitar a retirada do filtro para a limpeza.

Preste atenção: cada equipamento que você instalar precisa de um disjuntor específico, com fiação exclusiva para ele, para que a rede elétrica não fique sobrecarregada, evitando o risco de acidentes.

Qual é a melhor potência indicada para um ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter 12.000 BTUs é indicado para cômodos residenciais que tenham até 20 m² e salas comerciais com até 15 m².

O BTU (British Thermal Unit) é a medida relacionada à potência. Ela varia conforme a área que será refrigerada e alguns fatores podem exigir mais ou menos potência.

Os principais pontos a se considerar são: a incidência de sol no local, se ele tem lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, quantas pessoas dividem o mesmo espaço e se há muitos aparelhos eletrônicos, como pode ser o caso de escritórios.

Na Leroy Merlin você encontra as melhores opções de ar-condicionado inverter 12.000 BTUs para deixar os seus dias mais confortáveis. Aliás, algumas ainda possuem sistema quente/frio, que pode ser uma ótima alternativa para quem mora nos estados em que o inverno é mais rigoroso.

Como saber se o ar-condicionado é inverter?

O design do ar-condicionado slip convencional e do inverter pode ser bem semelhante. Porém, o segundo economiza, em média, 40% de energia, então, essa informação virá na embalagem ou descrição do site.

Como limpar um ar-condicionado inverter?

O procedimento é semelhante ao de limpar um ar-condicionado split convencional. Para o painel, basta usar uma flanela seca ou um pano umedecido em água morna.

No filtro, utilize aspirador de pó para remover a poeira. Se a sujeira estiver impregnada, use uma esponja e detergente neutro e espere secar completamente antes de recolocá-lo.

Com qual frequência devo limpar o ar-condicionado inverter?

Quanto mais exposto à poeira o ambiente estiver, maior será a frequência da limpeza. Nesses casos, recomenda-se que ela seja feita semanalmente. Caso contrário, faça higienização apenas uma vez por mês.

Qual a melhor marca de ar-condicionado?

As melhores marcas de ar-condicionado são aquelas que conseguem reunir as principais funções, capacidade de refrigeração e, ainda, apresentar maior eficiência energética e melhores condições de uso, como a presença de controle remoto e funções de aquecimento, por exemplo.

Os equipamentos da LG, Daikin e TLC são completos e proporcionam tudo o que você espera em termos de qualidade e eficiência para o seu lar quando se trata de ar-condicionado inverter.

Você pode encontrar todas as melhores marcas e suas informações aqui na Leroy Merlin. É fácil e rápido consultar tudo o que você precisa saber a respeito do seu novo aparelho de ar-condicionado aqui, pois trazemos em cada um dos produtos as suas informações mais importantes e mais relevantes, para tornar a sua escolha ainda mais simples.

Qual a diferença entre ar-condicionado convencional e split inverter?

Esteticamente e em relação à potência do aparelho estamos falando quase a mesma coisa. No entanto, basta olharmos bem para sabermos que o ar-condicionado inverter tem características que fazem dele um equipamento muito mais interessante para a nossa casa.

A primeira dessas características têm relação com o sistema do aparelho. Enquanto o modelo tradicional liga e desliga durante o funcionamento do ar-condicionado, o compressor do modelo inverter nunca desliga. Nunca mesmo!

Isso faz com que picos de energia sejam evitados, diminuindo o consumo energético do aparelho. Com ele, é possível economizar cerca de 40% de energia quando comparado com o ar-condicionado tradicional.

Além disso, as transições de temperatura são muito mais suaves, impedindo que o ar-condicionado fique alternando entre níveis de conforto térmico, o que pode ser bem desgastante.

Como calcular BTUs do ar-condicionado?

Para que seja possível calcular a quantidade de BTUs de um ar-condicionado, é necessário levar em consideração alguns pontos:

• Quantas pessoas ocupam, normalmente, o ambiente em que será instalado;

• Número de equipamentos que geram ondas de calor;

• Incidência da luz solar.

Para fazer esse cálculo na prática, devemos levar em conta os parâmetros a seguir.

Quando há menor incidência de luz solar, devemos usar 600 BTUs como base de cálculo por metro quadrado.

Quando há maior incidência de luz solar, devemos usar 800 BTUs como base de cálculo por metro quadrado.

O cálculo a seguir leva em consideração um quarto de 20 m², que é utilizado por três pessoas e que conta com uma TV, que irradia calor. No entanto, nesse quarto não há incidência elevada de luz solar. Nesse caso, temos o seguinte cálculo:

• 600 x 20 m² = 12000 BTUs

• 600 x 2 pessoas = 1200 BUTs

• 600 x 1 TV = 600 BTUs.

Somando todos os valores temos como resultado 13800 BTUs no mínimo para esse ambiente.

Para um cômodo com as mesmas configurações e alta incidência solar, basta substituir os valores iniciais por 800. Nesse caso teríamos como resultado 18.400 BTUs.

Quente e frio

Além da quantidade de BTUs que você sempre deve verificar antes de comprar o seu novo ar-condicionado, é essencial também buscar por um equipamento que possa combinar funções que aumentam a eficiência do equipamento.

Uma delas, certamente, é a função quente-frio, que permite que você desfrute de dias quentes com o ar refrigerado e de dias mais frios com a função de aquecimento.

Dessa forma, você garante em um único aparelho o melhor dos dois mundos para a sua casa.

Consumo de energia

Adquirir um equipamento com consumo mais baixo de energia também contribui com um maior e melhor conforto no momento de utilizar o aparelho.

Isso porque você poderá utilizá-lo sem precisar fazer cálculos e cálculos a respeito do consumo de energia por hora do equipamento ligado, tornando muito mais simples seu dia a dia e, sobretudo, muito mais confortável.

Gás R-410A

O gás R-410A é o mais utilizado em equipamentos de refrigeração. Sua composição é uma mistura entre gases refrigerantes HFC, que são quase azeotrópicos.

Esses cases foram desenvolvidos como substitutos de grau zero de destruição da camada de ozônio. Ou seja: podem ser utilizados sem qualquer peso na consciência em relação à destruição do meio ambiente.

Filtro de ar

O filtro de ar de um ar-condicionado requer especial atenção, sobretudo quando se trata da sua limpeza e conservação.Por conta disso, leia atentamente todos os pontos relacionados à manutenção dos filtros de ar do seu equipamento e conheça, por meio deles, com qual frequência o ar-condicionado exigirá manutenções em relação aos seus filtros.

High wall

Os modelos high wall – ou hi wall, apenas – são os mais comercializados hoje em dia, sobretudo porque eles são aqueles tipos de equipamentos que são posicionados no topo da parede, com a função de esquentar ou de, ainda, refrigerar o ambiente.

Esse tipo de ar-condicionado serve para diferentes ambientes e acaba se tornando mais discreto por conta da sua posição, se integrando mais ao ambiente.

Conclusão

Ah, o verão… calor, sol, praia e tantas outras coisas boas que a estação oferece. Nessa época, um pouco de refresco sempre é bem-vindo. Por isso, um ar-condicionado inverter pode ser o equipamento que você precisa para garantir o seu bem-estar em qualquer ambiente. Na Leroy Merlin você encontra as melhores ofertas para tornar os seus dias ainda mais agradáveis!

Ah, o verão… calor, sol, praia e tantas outras coisas boas que a estação oferece. Nessa época, um pouco de refresco sempre é bem-vindo. Por isso, um ar-condicionado inverter pode ser o equipamento que você precisa para garantir o seu bem-estar em qualquer ambiente.

Na Leroy Merlin você encontra as melhores ofertas para tornar os seus dias ainda mais agradáveis! 😎

Leia mais:

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Confira qual o melhor climatizador de ar entre 16 opções diferentes!

Conheça os 10 melhores ares-condicionados de janela

Melhor umidificador de ar 2022: guia completo com 14 opções!

Qual melhor ar condicionado portátil: confira 10 opções!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo