Climatização

Modos do ar-condicionado: entenda as principais funções!

O ar-condicionado é um dos utensílios mais necessários para garantir conforto em casa, principalmente no verão. Mas, para conseguir fazer com que ele funcione com tudo o que você tem direito, é necessário que você conheça todos os modos do ar-condicionado.

Pensando em te ajudar, nós montamos uma lista com as principais formas de uso do aparelho. Confira cada uma delas logo abaixo!

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os modelos mais usados no mercado e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:

Leia também:

Top 10 melhores marcas de ar-condicionado

Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

Quais as vantagens de conhecer bem os modos do ar-condicionado?

Muita gente pensa que o ar-condicionado é apenas um produto para climatização de ambientes — e, talvez, os aparelhos antigos sirvam realmente apenas para isso.

Com o avanço da tecnologia, as versões mais novas são mais eficientes e, se você souber administrar o seu eletrodoméstico, vai conseguir aproveitar melhor tudo o que ele tem a oferecer além de, simplesmente, refrigerar.

Além de conhecer os modos dos principais tipos de ar-condicionado, confira quais são as funções do controle remoto do ar-condicionado na leitura abaixo!

Quais as funções do controle remoto do ar-condicionado?

Os controles remotos dos diversos modelos de ar-condicionado contam com inúmeras funções que facilitam e tornam o seu dia a dia ainda mais prático e, claro, confortável, já que você pode ativar comandos a qualquer distância.

Sendo assim, para aproveitar ao máximo esses benefícios, confira as principais funções que você pode utilizar ao ativar o aparelho!

Modo Dry

Especial para quem mora em áreas muito úmidas, o desumidificador tem a função de nivelar a umidade relativa do ar num ambiente para que ele fique mais confortável e agradável.

Além disso, o modo “dry”, também conhecido como “função dry” também contribui para a purificação do ar, removendo partículas de poeira e alérgenos, melhorando a qualidade do ambiente interno. Sua eficiência energética e capacidade de manter o ar agradavelmente seco fazem do modo “dry” uma excelente opção para climas úmidos.

Ele também pode ser identificado no seu controle remoto como o modo “dry” no ar condicionado.

Modo Fan

O “fan” também é conhecido como o modo ventilação do seu ar-condicionado. Ele funciona, basicamente, como um ventilador, fazendo o ar circular e refrescando o ambiente — mas sem a mudança de temperatura dos outros modos.

Modo Cool

O modo “cool” (ou resfriamento) do ar condicionado é a função principal do aparelho, responsável por reduzir a temperatura do ambiente para proporcionar conforto térmico em dias quentes. Esse modo utiliza um compressor para remover o calor do ar e dissipá-lo, resfriando-o antes de recircular no ambiente.

Os benefícios incluem a capacidade de criar um ambiente fresco e agradável em climas quentes, oferecendo alívio do calor e ajudando a melhorar a qualidade do sono e a produtividade.

Além disso, muitos modelos de ar condicionado possuem recursos de economia de energia para garantir eficiência durante o uso contínuo.

Modo Heat no Ar Condicionado

Ao contrário do cool, o modo “heat” funciona como um aquecedor de ambiente — no caso dos aparelhos de ar quente e frio, que têm essa dupla funcionalidade.

Se você não sabe como colocar o ar quente, procure a tecla específica para isso no controle.

A função também pode ser ativada na tecla “mode” dependendo do modelo do produto (geralmente, controles que têm “mode” concentram diferentes funções nesta mesma tecla).

Ar-condicionado Quente e Frio 9.000 BTUs Inverter Wi-fi 220v Britânia

O modo “heat” no ar condicionado oferece um sistema de aquecimento integrado, proporcionando conforto em climas frios. Com eficiência energética, economiza espaço e reduz custos de energia. Oferece controle preciso da temperatura para criar um ambiente agradável durante todo o ano.

Modo Feel

Também conhecida como modo automático, a função “feel” é responsável por escolher o melhor modo de funcionamento do aparelho de acordo com o ambiente.

Os sensores do ar-condicionado medem as características do ar e estipulam a forma mais eficiente de funcionar.

Modo Sleep

Para quem usa o ar-condicionado para dormir, o modo “sleep” é responsável por ajustar a temperatura ao longo da noite, deixando o ambiente mais confortável.

Usando essa funcionalidade, o aparelho vai aumentar ou diminuir a temperatura do quarto em um grau de hora em hora.

Modo Timer

Geralmente confundido com a função “sleep”, o “timer” funciona de uma forma diferente: ao invés de adaptar a temperatura do cômodo, com ele você pode programar o aparelho para ligar ou desligar em um horário determinado.

Modo Turbo

A função “turbo” é a melhor opção para os dias muito quentes, em que você precisa que o ambiente seja refrigerado de forma mais rápida.

Modo Energy Saving

A função “energy saving” é responsável por economizar energia com ar-condicionado ligado. Ela aumenta a temperatura que foi estabelecida por você depois que o ambiente é refrigerado, garantindo um conforto maior e menos gasto.

Modo Wind Free

O “wind free” é um modo disponível em apenas alguns aparelhos e é responsável por evitar a concentração de vento num lugar só.

Para deixar o cômodo gelado, o aparelho funciona primeiro de uma forma normal, com os jatos de ar tradicionais.

Depois que a temperatura ideal é atingida, as paletas são fechadas e o ar passa a sair por buracos no aparelho: assim, ele é espalhado de forma uniforme e eficiente, sem vento.

Luz Outdoor

Geralmente, alguns aparelhos de ar-condicionado split têm uma luz indicada como “outdoor”, que liga e desliga durante o funcionamento.

Ela serve para indicar o funcionamento ou não do ventilador da condensadora, que é a parte externa do aparelho.

Quais as funções diferenciadas dos controles?

Para entender como opera o equipamento, é importante conhecer quais são os principais modos do ar-condicionado e as funções básicas que você pode usufruir do aparelho.

Para te ajudar, listamos cada modo existente nos aparelhos, como silencioso, turbo, siga-me, autolimpeza, apagar visor e o botão Eco. Confira os detalhes de cada um!

Modo Silencioso

O modo de ar-condicionado “silencioso” é a opção ideal para aqueles momentos de relaxamento em que não queremos nenhum barulhinho nos incomodando, principalmente durante a noite.

Para ativar essa função, é preciso acionar o botão “silencioso” que fica no controle remoto. Essa ação diminui o fluxo de ar da unidade interna, diminuindo, assim, os ruídos do aparelho.

Turbo

O modo de ar-condicionado “turbo” é usado para resfriar de maneira ágil todo o espaço, com a ventilação máxima acionada por 30 minutos e com uma temperatura automática, que fica na casa dos 18°C.

Siga-me

Já o modo de ar-condicionado “siga-me” possibilita que a temperatura definida possa ser alterada automaticamente para o lugar onde o controle remoto está posicionado.

Essa função é possível porque o controle conta com um termostato, que consegue avaliar a temperatura do ambiente.

Autolimpeza

O modo de ar-condicionado “autolimpeza”, como o próprio nome sugere, possui uma função que impede o acúmulo de sujeiras e umidade no interior do aparelho, evitando a proliferação de bactérias, ácaros e mofos.

Para as pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite, esse modo de ar-condicionado é ainda mais eficiente. Para utilizar essa função, o botão “autolimpeza” precisa ser ativado quando o aparelho estiver nos modos “heat” e “cool”.

A vantagem é que essa função diminui também os odores causados por umidade no interior do aparelho, deixando o ambiente com um cheiro muito mais agradável.

Apagar visor

O modo de ar-condicionado “apagar visor” é uma alternativa usada para diminuir o consumo de energia elétrica, já que ele desliga o visor quando o equipamento estiver ligado, permitindo economia de eletricidade.

Além de não pesar no bolso, essa função também contribui para preservar o meio ambiente.

Botão ECO

O modo “eco” também é uma função que contribui para a diminuição do consumo de energia, otimizando também o seu funcionamento. Uma dica é deixar essa função ligada, mesmo quando estiver dormindo.

Como desligar a luz do ar-condicionado?

Em um ambiente escuro, qualquer pequeno ponto de iluminação pode atrapalhar a noite de quem tem o sono mais leve.

Por isso, todos os controles de ar-condicionado possuem a função de apagar ou diminuir a intensidade do visor. Procure pelos botões “light” e “led” ou confira no manual quais dessas teclas têm essa função ao ser pressionada por alguns segundos.

E, caso você ainda esteja pesquisando um aparelho ar-condicionado para comprar, lembre-se de calcular a potência necessária para o seu ambiente.

Além do tamanho por metro quadrado, existem outros fatores que podem contribuir para que você escolha um ar com mais ou menos BTUs (capacidade do ar-condicionado).

E para saber a potência ideal, nós temos uma calculadora de BTUs pronta para te ajudar no cálculo do ar-condicionado. Confira!

Quais os melhores ares-condicionados do mercado?

Hoje em dia, o que não faltam são ótimas opções de ares-condicionados, mas com tantos modelos é normal que você tenha dúvidas sobre qual opção escolher.

Pensando nisso, listamos aqui os 5 melhores ares-condicionados do mercado para fazer a compra certa.

Confira!

Ar-Condicionado Split Inverter 18000 BTUs 220V Frio Equation

O Ar-Condicionado Split Inverter 18000 BTUs 220V Frio Equation é um modelo com um bom desempenho, ideal para ambientes residenciais e corporativos, porém, ele é indicado para espaços menores.

Sendo um ar-condicionado inverter, esse modelo da Equation é silencioso e também possui funções que diminuem o consumo de energia elétrica, ideal para quem precisa de um ar-condicionado, mas não quer gastar um alto valor com energia.

Ar-Condicionado Split Top 12.000 BTUs Frio Equation

O ar-condicionado Split Top 12000 BTUs Frio Equation é um modelo econômico e ecológico, além de ser um equipamento silencioso, garantindo noites tranquilas de sono. A vantagem é que ele conta com controle remoto e diversas funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.

Esse modelo split conta também com funções, como autolimpante, desumidificação, resfriar, sleep, swing, timer, turbo e ventilação.

Ar-Condicionado Split Inverter 9.000 BTUs Frio Equation

O ar-condicionado Split Inverter Top Frio 220V Equation vem com tecnologia silenciosa, além de ser considerado um modelo econômico, pois não consome muita energia elétrica.

Além disso, o split inverter conta com 9 mil BTUs, que é menor do que o ar-condicionado listado acima. Mesmo com menos BTUs, ele refrigera muito bem os ambientes, porém, o ideal é que ele seja instalado em espaços menores.

Ar-Condicionado Split 18.000 BTUs Frio Equation

Outro modelo da Equation é o ar-condicionado split de 18 mil BTUs, indicado para ambientes médios em razão da sua quantidade de BTUs.

Esse modelo tem ainda garantia de 3 meses, considerado classe A de classificação energética, além de ter função turbo e silencioso. Seu controle de temperatura é excelente também, garantindo sempre um clima agradável.

Ar-Condicionado Split Top 9.000 BTUs Frio Equation

Com 9 mil BTUs, esse modelo de ar-condicionado split é indicado para ambientes menores, pois ele não tem alta potência para refrigerar espaços mais amplos.

Esse modelo opera no modo frio, além de possuir diversas funções, como autolimpante, desumidificação, resfriar, sleep, swing, timer, turbo e ventilação

Perguntas frequentes

Agora que você conhece os principais modos de ar-condicionado e os modelos mais vantajosos do mercado, selecionamos algumas perguntas muito frequentes dos consumidores.

Quem sabe algum desses questionamentos possa ser o seu também. Confira!

Como usar a função Smart Saver?

A função “smart saver” é usada para ajustar o limite do intervalo de temperatura, com o objetivo de economizar energia elétrica.

Para usá-lo, você precisará pressionar o botão “smart saver” no seu controle remoto. Mas lembre-se de que essa ação deve ser feita no modo “cool”.

O que é a função quiet?

O modo de ar-condicionado “quiet” é uma funcionalidade utilizada para diminuir o ruído promovido pela parte interna do equipamento.

Para utilizar essa funcionalidade, é preciso apertar a tecla “quiet” ou silencioso no controle remoto. Essa ação precisa ser feita quando o equipamento estiver no modo “frio” ou “quente”.

Como usar o Good Sleep?

Para usar a função “good sleep”, é preciso que o aparelho esteja ligado no modo “frio” ou “quente”.

Feito isso, você precisará apertar o botão “good sleep” no controle remoto e escolher o tempo que deseja

Para colocar o ar condicionado no modo quente, siga os passos abaixo:

Ligue o aparelho: Certifique-se de que o ar condicionado esteja ligado na tomada.

Acesse o controle remoto: Utilize o controle remoto do ar condicionado e certifique-se de que esteja funcionando corretamente.

Selecione o modo “heat”: No controle, procure pelo botão ou ícone que indica o modo de aquecimento, geralmente identificado como “heat” ou com um ícone de sol dentro de um triângulo.

Ajuste a temperatura desejada: Defina a temperatura desejada para aquecimento usando os botões de ajuste de temperatura no controle remoto.

Aguarde o aquecimento: O ar condicionado entrará no modo quente e começará a aquecer o ambiente de acordo com a temperatura definida.

Lembrando que nem todos os modelos de ar condicionado possuem o modo de aquecimento, portanto, verifique as especificações do seu aparelho antes de tentar habilitar o modo quente.

O controle remoto universal de ar-condicionado é realmente vantajoso?

A resposta é sim. Hoje em dia, há controles universais de ar-condicionado eficazes, podendo operar até em mais de um equipamento simultaneamente.

Sem contar que, normalmente, esses aparelhos são mais baratos e contam com as mesmas funcionalidades dos modelos que vêm com os equipamentos.

Conclusão

Agora que você sabe quais são os modos de ar-condicionado e as funções básicas, na hora de comprar o modelo ideal para as suas necessidades, acesse o site da Leroy Merlin.

Nossa loja online conta com os mais variados modelos, com valores diferenciados e ótimas condições de pagamento.

Leia mais:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo