Veja como instalar ar-condicionado de janela sem erros!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Também chamado de ar-condicionado de parede, o ar-condicionado de janela é um aparelho de refrigeração tradicional, bastante indicado para espaços menores e para quem deseja ter um ótimo custo benefício a longo prazo. Além disso, esse modelo de ar-condicionado pode ser instalado e removido com mais facilidade.

O ar-condicionado de janela tem esse nome porque a instalação dele é feita com parte do aparelho para dentro enquanto a outra fica do lado de fora do espaço – o que torna possível utilizá-lo apoiado no peitoril de janelas. Atualmente é possível encontrar diversas opções no mercado de climatização para refrescar o seu ambiente.

Quer saber como fazer a melhor escolha de aparelho e como instalar ar-condicionado de janela na sua casa ou empresa? Prossiga na leitura deste artigo e confira as principais dicas que reunimos para você!

O que você vai ler nesta matéria:
Como escolher o melhor modelo de ar-condicionado de janela
Como o ar-condicionado de janela funciona
Quais as vantagens do ar-condicionado de janela
Quais as desvantagens do ar-condicionado de janela
O que é preciso para instalar ar-condicionado de janela
Como instalar ar-condicionado de janela
Onde instalar o ar-condicionado de janela
Quais os cuidados essenciais para instalar ar-condicionado de janela
Quais as normas para instalar ar-condicionado de janela
Comprar um ar-condicionado de janela vale a pena
Qual o melhor ar-condicionado de janela do mercado

Antes de seguir para o próximo parágrafo, veja no minuto 00:32 deste vídeo do canal Leroy Merlin Brasil como ocorre o funcionamento do ar-condicionado de janela:

Leia também:

Top 10 melhores marcas de ar condicionado

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Como escolher o melhor modelo de ar-condicionado de janela

Para fazer a escolha do melhor ar-condicionado de janela, é preciso atentar para alguns fatores essenciais, como a capacidade que ele deve ter para refrigerar o seu cômodo com mais eficácia.

Então é indicado medir o tamanho da área, identificar quantas pessoas utilizam o espaço, se há outros aparelhos elétricos no local e mesmo a incidência solar deste ambiente para poder calcular os BTUs do ar-condicionado que mais se adequam às suas necessidades.

Felizmente, a Leroy Merlin facilitou sua vida, porque criou uma calculadora virtual de BTUs que entrega num piscar de olhos o valor da potência ideal para seu aparelho de refrigeração.

Capacidade

Para espaços com tamanho entre 9 e 12 m², é recomendável um ar-condicionado de janela de 7500 BTUs; já para áreas entre 20 e 25 m², o mais indicado é um modelo de 18000 BTUs, por exemplo.

Ou seja, a potência ou capacidade de cada aparelho também é um fator que pode mudar de acordo com as necessidades e o tamanho de cada ambiente.

Manutenção

Como falamos anteriormente, o ar-condicionado de janela é um dos modelos mais práticos que existem no mercado, pois pode ser instalado, acessado, higienizado e removido com mais facilidade.

Depois de verificar a potência do aparelho desejado, analisando se ela é compatível com o tamanho do cômodo em que será instalado, é necessário ter alguns cuidados para manter o bom funcionamento do produto, como:

• Fazer a limpeza do aparelho uma vez por mês, higienizando os filtros e as estruturas externas;

• Limpar a parte interna do ar-condicionado para evitar possíveis problemas;

• Fazer a verificação técnica especializada pelo menos uma vez por ano.

Como o ar-condicionado de janela funciona

Ao contrário de muitos outros modelos disponíveis no mercado, o ar-condicionado de janela possui apenas um módulo. Ele retira o ar do ambiente interno e libera no ambiente externo, por ter uma parte que fica dentro do espaço e outra fora.

Apesar de ser considerado o modelo mais tradicional, tendo sido o primeiro a ser utilizado em casas e escritórios, o ar-condicionado de janela hoje conta com vários recursos tecnológicos, como controle remoto e filtros para bactérias.

Quais as vantagens do ar-condicionado de janela

Por mais que muitas pessoas considerem o ar-condicionado de janela o modelo mais simples para refrigerar ambientes, esse modelo oferece muitos benefícios, entre eles:

• Custo benefício;

• Valores mais acessíveis;

• Facilidade para instalar e remover;

• Possibilidade de instalá-lo em ambientes pequenos e alugados.

Quais as desvantagens do ar-condicionado de janela

As principais desvantagens do ar-condicionado de janela estão ligadas ao tamanho reduzido do aparelho, o que dificulta a climatização de ambientes mais amplos.

Outro ponto importante é que nos ares-condicionados de janela o compressor de ar fica ao lado da saída de ar, o que torna este modelo menos silencioso do que outras opções de aparelhos, como os ares-condicionados split, por exemplo.

O que é preciso para instalar ar-condicionado de janela

É preciso ter uma base de apoio de 21 cm de profundidade. Alguns dos acessórios necessários para instalar ar-condicionado de janela, são:

• Aparelho de ar-condicionado de janela;

Marreta para quebrar parede (se necessário);

Disjuntores para a parte elétrica;

• Ponto elétrico na voltagem requerida pelo aparelho;

Espuma de vedação para o preenchimento de espaço;

• Caixilho de madeira ou moldura para ar-condicionado (se necessário);

Suporte e protetores para ar-condicionado.

Como instalar ar-condicionado de janela

Se você já comprou ou pensa em comprar um ar-condicionado de janela, listamos alguns cuidados básicos que devem ser tomados no momento da instalação. Confira a seguir!

Assista também a este vídeo da fabricante de ar-condicionado Consul e confira os principais pontos da instalação do ar-condicionado de janela:

Meça o espaço

O primeiro passo é escolher o local com antecedência e medir o tamanho da área. Vale manter um afastamento mínimo de 50 cm em relação a qualquer canto do cômodo.

Faça um buraco

Antes de fazer o buraco na parede, tenha certeza do local a ser escolhido para a instalação e evite locais onde a circulação do ar seja dificultada por tecidos, paredes ou móveis.

Posicione o equipamento

Evite fluxos de ar-condicionados cruzados, ou seja, caso tenha mais outro ar-condicionado a ser instalado, opte por instalá-los todos na mesma parede.

Para melhorar o funcionamento, o ar-condicionado deve ser instalado em uma altura entre 1,5 m e 1,8 m do piso e das laterais. Atente-se também para a inclinação do aparelho. Segundo a Consul, o painel frontal do ar-condicionado de janela precisa estar alinhado à parede, o que proporciona uma inclinação adequada para que a água condensada escorra pelo dreno. A inclinação indicada pela marca é de 6 a 8mm, mas este valor pode alterar para outros fabricantes.

Instalação da parte elétrica

Há uma tomada exclusiva e um disjuntor único para o ar-condicionado? Para garantir um melhor funcionamento e prolongar a vida útil do aparelho, é recomendável usar um disjuntor junto à instalação elétrica do ar-condicionado de janela.

É mais seguro e recomendável contar com a ajuda de um especialista em eletricidade!

Ajustes finais

Finalizada a instalação, é hora de fazer os últimos ajustes: limpar o ambiente, retocar o buraco que foi feito na parte externa e interna, utilizando cimento, massa corrida e tinta e verificar se está tudo ok no ambiente climatizado.

Onde instalar o ar-condicionado de janela

É possível instalar ar-condicionado de janela em lugares com uma boa circulação de ar, tendo paredes mais distanciadas, sem fluxo de ar cruzados e sem móveis, paredes, divisórias ou cortinas atrapalhando a passagem. A instalação pode ser feita na parede, em janelas ou em vitrôs.

É importante também medir o tamanho do local e do aparelho para atender ao afastamento mínimo de 50 cm de qualquer canto do ambiente.

Na parede

Se você deseja instalar o ar-condicionado de janela na parede, é preciso escolher um modo para fixação do aparelho: usando caixilho de madeira, caixa de concreto ou instalando diretamente na parede. Seja qual for a sua escolha, é indicado que a base de apoio do produto tenha 21 cm de profundidade.

Na janela

Se o local escolhido for a própria janela, o aparelho deve ser apoiado no peitoral desta, com o uso de suportes de fixação e uma base de apoio de 21 cm de profundidade.

No vitrô

Já no vitrô, o local precisa ser bem fixado e vedado para evitar ruídos e garantir um resfriamento ideal no espaço.

Quais os cuidados essenciais para instalar ar-condicionado de janela

Os principais cuidados que você deve ter ao instalar ar-condicionado de janela são: medir o espaço, escolher um local com boa circulação de ar, garantir uma tomada e um disjuntor exclusivo para o aparelho, observar a capacidade do aparelho e a tensão de energia.

Quais as normas para instalar ar-condicionado de janela

Alguns dos principais pré-requisitos para atender às normas de instalação de ar-condicionado de janela são:

• Instalar o aparelho em janelas, vitrôs ou em aberturas nas paredes feitas para o aparelho;

• Posicionar o ar-condicionado a pelo menos 0,5 metro de distância de outras paredes;

• Verificar se a altura é de pelo menos 1,5 metro no ambiente em que o ar-condicionado será instalado;

• Utilizar suportes seguros e adequados ao tamanho do aparelho;

• Analisar a tensão de energia.

Caso você não consiga atender a esses requisitos sozinho, é recomendável contar com a ajuda de um especialista, a fim de manter o bom funcionamento do aparelho e refrigerar seu ambiente com mais eficácia.

Comprar um ar-condicionado de janela vale a pena

Sim, a compra de um ar-condicionado de janela vale muito a pena principalmente para quem deseja instalá-lo e removê-lo com mais facilidade, mora em ambientes mais compactos ou vive em um imóvel alugado.

Qual o melhor ar-condicionado de janela do mercado

Confira, a seguir, algumas das melhores opções de ar-condicionado de janela do mercado que separamos para ajudar você nessa escolha!

Ar-condicionado Mecânico 7500 BTUs Frio Midea

Com ótima eficiência energética, fácil instalação e uma série de outros benefícios, a linha Springer Midea de 7500 BTUs resfria, ventila e atende a diferentes necessidades com eficiência.

Ar-condicionado de janela eletrônico Gree com controle 7500 BTUs Frio

Além de acompanhar um controle remoto, esse modelo oferece um painel eletrônico com diversas funções para facilitar o seu dia a dia e melhorar a temperatura no seu ambiente.

Ar-condicionado janela mecânico Gree 10500 BTUs Frio

Com um painel bastante prático, esse modelo oferece maior economia de energia comparado a outros aparelhos da mesma capacidade.

Ar-condicionado janela manual Consul 10000 BTUs Frio

Além de proporcionar um ambiente mais agradável para a sua casa, o ar-condicionado de janela Consul oferece vantagens para deixar o ar limpo e fresco, com aletas espirais que distribuem a refrigeração por todo o espaço.

Ar-Condicionado Janela Mecânico 12000 BTUs Frio Midea

Ideal para resfriar um ambiente principalmente em dias de calor, essa opção é compacta e perfeita para quem precisa otimizar espaços.

Ar-condicionado de janela 7500 BTUs Frio Mecânico Consul

Com um design bastante moderno, o seu ambiente pode ficar ainda mais bonito, refrigerado e prático com o ar-condicionado de janela Consul, que apresenta painel frontal removível e facilita na hora da limpeza e manutenção.

Conclusão

E aí, já sabe qual vai escolher? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender como instalar ar-condicionado de janela com mais facilidade e eficiência, além de inspirar você a fazer a melhor escolha para ter dias mais confortáveis na sua casa.

Leia mais:

Qual melhor ar condicionado portátil: confira 10 opções!

Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

Qual o melhor climatizador de ar: guia com 16 opções diferentes!

Confira a lista completa dos melhores ares-condicionados split!

Não passe calor! Saiba como escolher seu ar-condicionado

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo