Listamos os principais tipos de ar-condicionado

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Nos períodos mais intensos de verão do Brasil, é comum que mais pessoas passem a utilizar o ar-condicionado de forma mais frequente para aliviar o calor. Mas, como fazer a melhor escolha entre os tipos de ar-condicionado?

Apesar de todo ar-condicionado ter o objetivo de melhorar a climatização do ambiente, há diversas diferenças entre os modelos oferecidos pelo mercado e, por isso, é importante conhecer os tipos disponíveis antes de efetuar a compra para o seu espaço.

Ar condicionado de janela, inverter, quente frio ou climatizador?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir os melhores tipos de ar-condicionado para cada ambiente, a fim de entender os benefícios de cada um e fazer a escolha ideal. Acompanhe conosco!

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os principais tipos e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:

Leia também:

Conheça as top 10 melhores marcas de ar-condicionado

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Tipos de ar-condicionado

Como você provavelmente já sabe, contar com um ar-condicionado no dia a dia é uma ótima forma de ter mais conforto tanto em casa quanto no trabalho. Entretanto, como falamos há pouco, é fundamental entender as especificidades de cada modelo para evitar frustrações e prejuízos financeiros.

Para ajudar você a escolher o modelo ideal, garantindo os melhores benefícios para o ambiente escolhido, reunimos os principais tipos de ar-condicionado e as características de cada um deles. Confira a seguir!

Ar-condicionado portátil

Se você deseja ter mais praticidade na hora de transportar o equipamento para outros cômodos da casa, a melhor opção é o ar-condicionado portátil, que é bastante eficaz e precisa apenas de uma janela em que possa expelir o ar quente por meio do tubo.

Apesar de, normalmente, causar mais barulho do que outros modelos, visto que possui evaporador e compressor no mesmo aparelho, esse modelo é muito vantajoso e econômico.

Esse tipo de ar-condicionado é compacto, não interfere na estética do espaço nem demanda a necessidade de reforma, sendo extremamente fácil de instalar, utilizar e transportar a qualquer momento.

Vantagens

A principal vantagem, sem dúvida, é o valor do equipamento e também a praticidade de uso, já que é possível transportá-lo para qualquer lugar. Por conta da sua potência, ele é recomendado para ambientes menores.

Desvantagens

A desvantagem desse tipo de ar-condicionado é que ele pode ser um pouco barulhento, principalmente quando ele é acionado, já que, ao longo do funcionamento, o ruído é menor.

Além disso, ele tem uma menor capacidade de refrigeração quando comparado com os modelos tradicionais.

• Leia também: Top 10 melhores ares-condicionados portáteis do mercado!

Ar-condicionado split

Reconhecido por ter um sistema de climatização de alta eficácia, o ar-condicionado split é discreto, eficiente, mais silencioso e um dos mais econômicos do mercado, sendo uma ótima escolha para residências ou espaços comerciais.

Antes de fazer a sua compra, é indicado verificar o tamanho em m² do ambiente onde o aparelho será instalado: a instalação deve ser feita em uma parede com baixa incidência solar e sem eletrônicos embaixo do ar-condicionado.

Vantagens

Esse tipo de ar-condicionado é vantajoso, especialmente, por conta da sua versatilidade e facilidade de instalação, já que ele pode ser usado tanto em escritórios quanto em residências.

Sem contar que esse modelo também é mais silencioso e garante uma climatização rápida em todo ambiente.

Desvantagens

Uma das desvantagens mais significativas é o valor, que é mais alto em relação ao modelo de janela, por exemplo. Além disso, saiba que ele não pode ser instalado em lugares com grande fluxo de pessoas e muito amplos.

Quer aprender como escolher o melhor ar-condicionado split? Então confira o vídeo abaixo!

Ar-condicionado split inverter

Além do modelo split convencional, há também o ar-condicionado split inverter, que é ainda mais econômico do que os modelos tradicionais. Isso porque nos aparelhos com tecnologia inverter, o motor para de funcionar apenas quando o aparelho é desligado, podendo economizar até 40% de energia elétrica.

Para instalar esse aparelho, é necessário utilizar um suporte que possa sustentar o peso da parte que deve ficar do lado de fora (que capta o ar do exterior e o refrigera sem prejudicar o meio ambiente).

Vantagens

Esse é um tipo de ar-condicionado com uma temperatura mais constante, resultando em maior conforto e um nível de ruído menor. Sem contar que o consumo de energia também é mais baixo, podendo chegar até 40% de quando comparado com outros modelos.

Desvantagens

Por ter uma tecnologia avançada, uma desvantagem é seu custo, que é um pouco salgado.

Além disso, ele precisa também de manutenção mais constante por conta de ter uma maior quantidade de componentes eletrônicos.

• Leia também: Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

Ar-condicionado de janela

Outro modelo que é fixo para parede, mas com evaporador e condensador na mesma peça, é o ar-condicionado de janela: aparelho de refrigeração tradicional, é indicado para espaços pequenos por ter uma instalação simples e um ótimo custo-benefício.

A instalação do ar-condicionado de janela é mais fácil e acessível do que o modelo split. O processo torna-se ainda mais prático quando o espaço na parede já está pronto para encaixar o aparelho, e pode ser removido com facilidade também quando necessário.

Vantagens

A grande vantagem desse tipo de ar-condicionado é o seu custo-benefício. Isso porque mesmo os melhores ares-condicionados de janela são mais baratos do que outros modelos, em razão da sua menor potência. Por conta disso, esse modelo também tem um menor consumo de energia.

Desvantagens

A desvantagem é que o ar-condicionado de janela tem uma tecnologia mais antiga, o que proporciona mais ruídos quando acionado. Sem contar que ele também não é recomendado para ambientes grandes ou em edifícios que não permitem a alteração de fachada.

Ar-condicionado cassete

Se você precisa refrigerar áreas de tamanho médio ou grande, a indicação ideal é o ar-condicionado cassete: potente, discreto, silencioso e perfeito para locais extensos, esse aparelho apresenta diversas funções e muitas vantagens.

Por ter a sua instalação no teto, ele não interfere na decoração do ambiente nem ocupa muito espaço, precisando apenas de um espaço na laje para a parte externa (condensador) e fiação já preparada.

Vantagens

Uma das grandes vantagens desse tipo de ar-condicionado é que ele não compromete o projeto decorativo, independente de qual seja, como mencionamos.

Além disso, ele é o queridinho de muitos consumidores por ser silencioso e garantir um alto desempenho, sendo ideal para ambientes de tamanho médio, como lojas de roupas ou escritórios.

Desvantagens

Porém, esse modelo é um dos tipos de ar-condicionado com um preço elevado e também só pode ser usado em ambientes maiores e com alto fluxo de pessoas. Não é indicado para quartos ou apartamentos, por exemplo.

Ar-condicionado de piso teto

Já se o seu objetivo for manter a temperatura uniforme em ambientes empresariais, como comércios e escritórios, a dica é escolher um ar-condicionado piso teto: além de contar com uma potência maior do que a de ar-condicionado residencial, ele é muito versátil e potente para locais com maior circulação de pessoas.

Podendo ser colocado de forma vertical ou horizontal, próximo ao teto ou ao piso, este tipo não gera barulho nem incômodos, e dispensa a necessidade de instalar um aquecedor, visto que conta com a opção de ciclos de ar quente e frio.

Vantagens

Esse é um tipo de ar-condicionado muito vantajoso, principalmente, para espaços maiores e com alto fluxo de pessoas. Outro benefício é que ele pode ser instalado no teto ou mesmo no piso do ambiente. Sem contar que a vazão de ar é maior, garantindo uma climatização perfeita dos espaços.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, a desvantagem é que ele consome mais energia, principalmente em ambientes menores. Por isso, opte por ele quando o espaço para instalação for maior.

Cortina de ar-condicionado

A cortina de ar-condicionado é um aparelho que tem o objetivo de isolar temperaturas de ambiente internos da parte externa. Por impedir a troca de calor entre diferentes espaços, esse equipamento tem uma grande capacidade de climatização, criando uma parede de ar.

É importante que a sua instalação seja realizada dentro do espaço e não do lado de fora e, de preferência, próximo ao equipamento principal para manter o bom funcionamento. O tamanho do aparelho deve levar em consideração a extensão do espaço e a voltagem apropriada.

Vantagens

A grande vantagem é seu alto poder de climatização, garantindo uma refrigeração adequada para os ambientes.

Desvantagens

A principal desvantagem é que ele não permite regular a temperatura dos ambientes de maneira individual, já que ele funciona com um termostato geral.

Ar condicionado multisplit

O multisplit é um tipo de ar-condicionado bem parecido com o split. Porém, a diferença é que ele possui até oito evaporadoras e uma condensadora, conseguindo, assim, climatizar até oito locais com uma condensadora. Mesmo sendo potente, seu consumo de energia não é grande.

Vantagens

Como mencionamos, o baixo consumo de energia em comparação com a sua potência é a principal vantagem desse tipo de ar-condicionado, além de poder ser usado tanto em residências quanto em edifícios comerciais.

Desvantagens

A principal desvantagem, sem dúvida, é o seu valor, que é bem salgado em comparação com outros modelos. Além disso, outra desvantagem está relacionada com a perda de eficiência quando todas as evaporadas estão acionadas simultaneamente.

Split quatro lados

Como a própria nomenclatura sugere, esse tipo de ar-condicionado possui quatro saídas. A grande diferença em relação aos demais modelos é que você não precisa rebaixar o forro para fazer a instalação.

A boa notícia é que você pode instalá-lo em qualquer parte do teto, garantindo maior distribuição de ar para todo o ambiente.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do split quatro lados é que ele tem uma alta capacidade de refrigeração e climatização em lugares de médio porte e com um fluxo considerável de pessoas.

Outra vantagem é que esse modelo, quando instalado, não compromete a decoração da parede do ambiente.

Desvantagens

A desvantagem desses tipos de ar-condicionado é que não é muito fácil de ser encontrado, principalmente por conta do seu custo, que é elevado em relação aos demais modelos split.

Ar duto

Chamado também Ar Central Duto, esse modelo deve ser usado em espaços amplos, que necessitam de refrigeração em diversos ambientes simultaneamente, como shopping center e escolas.

Vantagens

A vantagem é que esse tipo de ar-condicionado consegue refrigerar vários ambientes ao mesmo tempo, de maneira altamente eficaz. Outra vantagem é a economia de energia, já que não é necessário instalar vários equipamentos.

Desvantagens

Esse modelo é um dos mais caros entre os diversos tipos de ar-condicionado, o que pode não ser vantajoso para quem tem um orçamento apertado. Somado a isso, a manutenção também é mais complexa do que outros modelos, além de ser um pouco mais barulhento.

Qual é a importância de investir no modelo adequado?

Investir nos melhores tipos de ar-condicionado é fundamental para atender às exigências em termos de porte do ambiente, climatização, tamanho do ambiente e gasto de energia elétrica.

A compra de um modelo errado pode gerar sérios prejuízos em termos de refrigeração, que pode ser excessiva ou deficiente. Então, saber quais são os principais tipos de ar-condicionado e suas características é determinante para uma compra correta.

Qual o melhor tipo de ar-condicionado para cada ambiente?

Nossa, são muitos os tipos de ar-condicionado, não é mesmo? Agora que você já sabe quais são os principais deles, e conferiu as vantagens de cada um, pode estar em dúvida sobre como ter mais acertos com a sua escolha. Afinal, qual é o melhor tipo de ar-condicionado?

Antes de comprar um modelo, um dos pontos mais importantes a serem considerados é calcular a quantidade de BTUs (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica) necessária, ou seja, a potência do ar-condicionado.

Se você quer saber qual é a capacidade ideal para o seu ambiente, é só usar a nossa calculadora de BTUs do ar-condicionado.Além da potência, outro ponto que deve ser analisado é o ambiente onde vai ser instalado o ar-condicionado.

Alguns pontos devem ser levados em conta, como a região do Brasil em que você vive, o tipo de imóvel residencial ou empresarial, o espaço em si (quarto, sala ou varanda, por exemplo), o tamanho em m², entre outros. Pensando nisso, reunimos alguns dos principais modelos para cada ambiente. Vamos lá?

Melhor tipo de ar-condicionado para quarto

Para garantir a refrigeração e o conforto do quarto, é preciso considerar a relação do espaço com a exposição ao sol e a quantidade de pessoas que usufrui do ambiente no dia a dia.

Se você quer saber como identificar a potência ideal, vale a pena utilizar a calculadora de BTUs do ar-condicionado.

Uma das melhores recomendações de tipo de ar-condicionado para quarto é o split inverter, que tem a vantagem de ser mais moderno, discreto e silencioso, sendo um dos modelos mais econômicos também.

A nova linha de ar-condicionado split Consul tem máxima refrigeração e máxima economia, contando com a proteção zmaxi e proporcionando mais conforto em menos tempo.

Um dos principais benefícios do ar-condicionado Split Consul 12000 BTUs é o fato de ele contar com o Selo Procel A, que assegura a eficiência energética do aparelho, funcionando bem para quartos grandes, com aproximadamente 20 m². Algumas das outras vantagens desse aparelho, são:

• Motor inverter (garantindo a ausência de picos de energia);

• Filtro contra impurezas;

• Tecnologia mais avançada e eficaz.

Ar Condicionado Split 12000 Btus Consul Frio Maxi Refrigeração E Maxi Economia – Cbn12cbbcj 220v

Melhor tipo de ar-condicionado para residência

Apesar de o melhor modelo ser algo muito relativo, por depender do gosto e das necessidades de cada pessoa, é indicado analisar alguns pontos essenciais antes de comprar um ar-condicionado para a sua residência, como:

• Capacidade térmica ou potência para garantir uma temperatura mais agradável;

• Eficiência energética para evitar custos maiores na conta de energia;

• Praticidade de instalação e manutenção;

• Conhecimento sobre o espaço escolhido e os tipos de ar-condicionado.

Ao ter uma noção mais aprofundada sobre as características de cada modelo e, principalmente, sobre o ambiente onde o aparelho vai ser instalado, escolher o aparelho adequado se torna mais fácil.

Depois de levar em consideração os pontos que falamos, você deve atentar para os produtos que são mais coerentes com o que você precisa no momento. Confira, a seguir, as principais dicas que separamos para encontrar o melhor tipo de ar-condicionado para residência. Aproveite!

Ar-condicionado Portátil Shiny Gree 12000 BTUs

Para quem busca mais praticidade tanto para o momento de instalar quanto para o de manter, limpar e utilizar, a melhor escolha é o ar-condicionado Portátil Shiny Gree 12000 Btus.

Além de poder ser transportado para qualquer cômodo da sua casa, você só precisa ter uma janela disponível para colocar a mangueira do equipamento, ele conta com display digital, diversas funções (sleep, timer e desumidificação) e o Selo Procel A.

Ar-condicionado Split Hi Wall Ecoturbo Electrolux 12000 BTUs

Já imaginou deixar a sua casa com um clima muito mais agradável e refrescante por meio de pequenos cliques? Com a função inteligente Siga-me, o ar-condicionado Split 12000 BTUs Ecoturbo Electrolux permite que você mantenha a temperatura de onde o controle remoto estiver.

Além disso, o aparelho conta com a classificação A no consumo de energia; libera gás R410a que não agride o meio ambiente; apresenta funções de autolimpeza e turbo, timer digital e tripla filtragem; reduz odores no ambiente; e tem um design arredondado e compacto, o que facilita a instalação.

Qual tipo de ar-condicionado consome menos energia?

Se você deseja melhorar a climatização do ambiente em que vive, mas deseja economizar tanto na compra quanto na conta de energia, garantindo o melhor custo-benefício a longo prazo, alguns tipos podem ser as escolhas ideais, como o split e o split inverter.

Ar-condicionado Split Lg Dual Inverter Voice 12000 Btu/h Quente e Frio

Com a possibilidade de conexão por meio de Google Assistente e Alexa, o ar-condicionado Split LG Dual funciona a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de comandos de voz e, ainda, garante uma refrigeração 40% mais rápida com até 70% de economia de energia elétrica.

Bastante silencioso e com um sistema de ventilação de alta precisão, esse aparelho consegue melhorar a qualidade do ar no ambiente, filtrando partículas de poeira, e impede a formação de bactérias ou mofo também no interior do ar-condicionado, facilitando a limpeza e gerando mais conforto no espaço.

Os ar-condicionados com a tecnologia inverter, atualmente, são a opção mais econômica para quem não quer aumentar os gastos com energia. Algumas outras dicas para economizar com o ar-condicionado são:

• Descubra a potência ideal para o local em que será instalado o aparelho;

• Confira a temperatura mínima e máxima de cada produto;

• Evite ligar e desligar o aparelho em curtos períodos de tempo;

• Opte por modelos modernos e inteligentes;

• Garanta a instalação correta;

• Prefira deixar a temperatura em 23ºC para gastar menos energia;

• Verifique a necessidade de limpeza e manutenção frequentemente.

Conhecer os tipos de ar-condicionado é a melhor forma de entender as características e os benefícios de cada um, a fim de ter mais facilidade na hora de escolher o seu e melhorar a climatização do seu espaço. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a tirar as suas dúvidas e fazer a escolha ideal.

Como escolher o melhor tipo de ar condicionado?

Para escolher o melhor tipo de ar-condicionado, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, como consumo de energia, climatização, marca, investimento etc.

Entenda melhor cada um desses pontos:

Consumo de energia

Na hora de escolher entre os diversos tipos de ar-condicionado, é preciso ficar atento ao consumo de energia que, dependendo do modelo, pode ser significativo. Sem contar que as manutenções também geram custos adicionais periodicamente.

É normal que o consumo aumente, mas há modelos mais econômicos e aqueles com consumo significativo de energia. Dessa forma, atenção ao comprar um modelo de ar-condicionado.

Espaço suficiente para instalar o aparelho

Outro ponto de atenção é o espaço para instalação do ar-condicionado. Antes de escolher o modelo ideal, entenda o tamanho do ambiente e as suas necessidades em termos de refrigeração.

Não adianta comprar um modelo de média potência, por exemplo, para um espaço amplo e com grande fluxo de pessoas, pois a refrigeração não será suficiente. Pense nisso!

Necessidade de climatização

Verifique a necessidade de climatização ao escolher entre os diversos tipos de ar-condicionado. Pretende instalar o equipamento no quarto do seu apartamento? Então, um modelo menos potente pode atender às suas necessidades.

Tem um galpão de salas comerciais? Então, os equipamentos mais potentes, como o ar duto, por exemplo, podem ser os mais indicados. Ao entender a necessidade de refrigeração, fica mais fácil escolher o modelo certo.

Opte por uma marca de ar-condicionado de confiança

Não tem como negar: a marca interfere diretamente na qualidade do equipamento. Por isso, sempre que for comprar qualquer tipo de ar-condicionado, verifique a idoneidade e a qualidade dos produtos vendidos pelo fabricante para garantir a escolha da melhor marca de ar-condicionado.

Entre as empresas mais confiáveis estão a Samsung, LG, Consul, Electrolux e Elgin.

Investimento

Para escolher entre os diversos tipos de ar-condicionado, outro ponto de atenção é o custo, afinal, é preciso levar em consideração o seu orçamento disponível para escolher o modelo certo.

Hoje em dia, há modelos com diferentes preços, permitindo que encontre aquele que cabe no seu bolso.

Conhecer os tipos de ar-condicionado é a melhor forma de entender as características e os benefícios de cada um, a fim de ter mais facilidade na hora de escolher o seu e melhorar a climatização do seu espaço.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a tirar as suas dúvidas e fazer a escolha ideal!

Leia mais:

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Não passe calor! Saiba como escolher seu ar-condicionado

Confira qual o melhor climatizador de ar entre 16 opções diferentes!

Como limpar ar-condicionado? Confira dicas!

11 tipos de ventilador e como escolher: tiramos todas as suas dúvidas!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo