13 inspirações de cozinha estilo industrial para criar a sua!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A cozinha estilo industrial ganha cada vez mais atenção por parte de decoradores e arquitetos, sobretudo por conta da combinação entre estilo, beleza e funcionalidade que esse tipo de projeto apresenta.

Seja uma cozinha estilo industrial simples ou uma cozinha estilo industrial moderna, é possível encontrar alguns elementos fundamentais para a composição desse estilo, que é realmente único e muito empolgante.

Suas linhas retas, tons sóbrios e priorização da funcionalidade fazem com que esse tipo de cozinha seja uma excelente alternativa para quem está buscando inspirações para decorar a sua cozinha.

Quer saber mais sobre como compor uma cozinha estilo industrial, passo a passo, e o que levar em conta no momento de fazer a decoração desse espaço tão especial da sua casa, desde o projeto até os detalhes finais?

Acompanhe agora o nosso guia completo sobre como planejar e como decorar cozinha estilo industrial! Antes de prosseguir com a leitura, inspire-se também neste vídeo tour mostrando diversos estilos de cozinhas planejadas feito pelo canal Leroy Merlin Brasil:

Leia também:

Descubra como planejar a reforma de cozinha por etapas!

70 ideias para sua cozinha americana com balcão

Cozinha americana com sala: 75 dicas para decorar

50 inspirações de cozinha pequena planejada e linda

Escolha sua cozinha modulada completa com essas 50 inspirações

O que é decoração industrial?

A decoração para cozinha em estilo industrial é uma forma de manifestação de uma cultura que preza por um desenvolvimento mais sustentável, focando, por conta disso, em peças mais minimalistas, com menor impacto ambiental em sua produção, com menores gastos e, ainda, em aproveitamento de materiais.

Assim, quando se trata desse tipo de projeto de decoração, podemos esperar algo muito menos clássico, menos delicado e algo que foca muito mais na funcionalidade, no uso descomplicado e facilitado.

O objetivo da decoração industrial é a criação de um ambiente que seja mais orgânico e, em alguma medida, até mais rústico, dado que há uma grande exploração de todo o potencial da madeira, por exemplo, que aparece em sua forma mais natural.

As composições em decoração industrial, no entanto, devem sempre buscar pelo equilíbrio, escapando de exageros que podem fazer com que um espaço fique muito rústico, o que não é, de fato, o objetivo central desse tipo de decoração.

Atualmente, são muitos os designers de ambientes e arquitetos que estão buscando formas de tornar a decoração industrial mais harmônica, não focando apenas em função do espaço.

Onde e como surgiu a decoração industrial?

O estilo de decoração industrial nasceu em uma das mais duras crises financeiras, que tomou rapidamente proporções globais e que é conhecida como a crise de 1929.

Com a crise, muitos barracões industriais, galpões e até mesmo indústrias como um todo foram abandonados na cidade de Nova York, muitos localizados em regiões que hoje são consideradas nobres.

Cerca de 40 anos depois, com um país completamente recuperado dessa crise, em particular, esses espaços que eram subocupados passaram a ser buscados por estúdios de arte e até mesmo por pessoas interessadas em ocupá-los residencialmente.

Esses espaços foram transformados, pouco a pouco, em lofts, que contavam com o pé direito alto, com espaços amplos e sem muitas divisões.

A fim de manter um tanto do registro do que eram esses espaços antes da ocupação residencial, o estilo industrial resguardava certos elementos que eram comuns aos prédios industriais, como encanamento aparente, lajes mais rústicas, paredes de tijolos à vista e acabamento em metais envelhecidos.

Assim, o estilo industrial nasce como uma forma de manter o registro histórico desses ambientes que agora ganham funções residenciais e que tinham, no passado, funções bastante ligadas à ideia de praticidade, barateamento e, sobretudo, funcionalidade em sobreposição às linhas fluidas e orgânicas de uma decoração clássica.

Quais são as características do estilo industrial?

As características desses espaços com decoração industrial são:

Aparência rústica

As paredes podem não ter um acabamento refinado e é comum encontrarmos o cimento queimado ou até mesmo o concreto ainda aparente.

• Leia também: Como fazer parede de cimento queimado: aprenda como aplicar na sua casa

Tijolo à vista

Os tijolos de barro eram os materiais mais utilizados nas construções de indústrias, sobretudo por conta do baixo custo e conforto térmico. Hoje são elementos bastante comuns de decorações industriais.

Além dos tijolos tradicionais, atualmente é fácil encontrar opções de mesma aparência, mas com facilidade de aplicação. É o caso, por exemplo, dos papéis de parede tijolinho ou dos revestimentos tijolinho.

Neste vídeo do canal Casa de Verdade acompanhamos Paloma Cipriano na instalação de um destes revestimentos. Confira!

Iluminação natural

A iluminação natural é um elemento fundamental do estilo industrial, sobretudo porque nos prédios clássicos americanos que passaram a ser utilizados como lofts e foram os pioneiros nesse tipo de decoração a iluminação era um recurso de ouro para as indústrias, diminuindo seus custos com eletricidade.

• Leia também: Tipos de iluminação: guia completo

Espaços integrados

Remetendo também às grandes indústrias, os espaços amplos eram fundamentais para que as linhas de produção tivessem o funcionamento ideal.

Ocupando esses prédios agora de forma residencial, os espaços amplos foram aproveitados para oferecer ao morador cômodos integrados e muito mais amplos do que aqueles de estilo clássico.

• Leia também: Ambientes integrados: vantagens, dicas e 10 inspirações

Tubulações expostas

Os imóveis de estilo industrial têm em sua estrutura, muitas vezes, as tubulações expostas por ser essa uma maneira bastante funcional e segura de se fazer a rede elétrica ou hidráulica, tendo um acesso rápido e simplificado para os reparos e, ainda, com menor custo para a instalação, dado que não é necessário fazer qualquer tipo de reparo em paredes que teriam de ser cortadas e depois reacabadas.

Cores

As cores utilizadas em uma decoração industrial são mais sóbrias e neutras, mas nada impede que cores vivas possam integrar os ambientes, desde que utilizadas de forma mais pontual e equilibrada.

Priorize tons vibrantes apenas em detalhes, como vermelho, azul e amarelo, enquanto no restante do espaço utilize tons de branco, cinza e preto, além da madeira em tom natural.

• Leia também: 65 ideias de cores para cozinha

Como projetar uma cozinha estilo industrial?

A cozinha estilo industrial deve ser projetada de forma que seja possível ter em consideração a melhor utilização possível do espaço, seja ele pequeno ou grande e, sobretudo, sua funcionalidade.

Por conta desses pontos, busque sempre valorizar a iluminação natural da sua cozinha e utilize recursos de iluminação mais focada, fazendo com que o espaço seja mais rico visualmente.

Para isso, podem ser utilizados spots de luz e lustres e pendentes, mais baixos.

Para que a iluminação possa ser ainda mais bem aproveitada, use também as cores a seu favor. Caso você opte pela pintura, priorize tons de branco. Caso opte pelo cimento queimado, dose de forma que a luz natural não seja prejudicada pelo tom mais escuro.

Já em relação aos acabamentos, caso deseje utilizá-los de forma exposta, priorize o uso de materiais mais nobres e mais duradouros, visto que estarão suscetíveis à ação da umidade natural da cozinha.

Aposte também em bancadas, que podem receber revestimentos metalizados, para tornar seu trabalho no espaço ainda mais ágil e organizado.

Já em relação aos móveis da cozinha, use e abuse das madeiras em seus tons naturais e das ferragens expostas, em tons de preto, branco e cinza.

Para além desses pontos que são os mais comuns dos projetos de cozinhas estilo industrial, lembre-se sempre de que devemos buscar por espaços que sejam funcionais, ricos visualmente, mas, sempre, práticos.

Portanto, guie-se por essa ideia no momento de fazer o seu projeto de cozinha estilo industrial pequena ou grande.

13 Dicas para criar uma cozinha estilo industrial

A cozinha estilo industrial tem feito a cabeça de quem pesquisa referências no Pinterest e gosta de uma pegada mais moderna e contemporânea na decoração.

Esse estilo, que pode ser encontrado em todos os cômodos da casa, faz tanto sucesso na cozinha por causa de elementos específicos, como as ilhas, bancadas e pendentes.

Deixar a sua cozinha com ares industriais está longe de ser difícil e, para provar isso, nós montamos um guia cheio de dicas para você adaptar o seu cômodo: dê uma olhada aqui embaixo e se prepare para a transformação!

1. Cores e texturas

Logo no início, o estilo industrial na decoração era o sinônimo de tons sóbrios e escuros, algo que desagradava as pessoas que não queriam abrir mão de um ambiente claro.

Se você faz parte desse grupo, não precisa se preocupar: as coisas mudaram e é possível ter uma cozinha estilo industrial sem abrir mão da claridade — o truque é apostar nos tons neutros.

Uma mistura de branco, preto e tons de cinza, por exemplo, faz a paleta perfeita para essa linha de decoração. Quem gosta das cores mais vivas, pode escolher um detalhe colorido para se destacar: o armário, uma bancada, a ilha, as banquetas, o que você preferir.

Quanto às texturas, abuse do metal e do amadeirado: dependendo da forma como forem usados, os dois trazem uma sensação “inacabada” e rústica que é a marca do estilo industrial.

2. Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes numa cozinha estilo industrial, seja ela natural ou artificial.

Os lustres tipo pendente são elementos marcantes em todos os ambientes de referência industrial do Pinterest porque, além de lindos, eles têm a fiação aparente – um elemento que conversa bastante com a proposta despreocupada desse estilo.

O trilho de iluminação também é uma grande aposta para a iluminação geral do ambiente, já que os pendentes, geralmente, têm um foco de luz muito definido.

Quanto à cor, as lâmpadas mais amareladas são perfeitas para dar um toque mais aconchegante e confortável ao cômodo, ressaltando outros elementos da decoração.

E pode colocar algumas lâmpadas de filamento aí na lista de compras: elas unem um baita potencial decorativo com a funcionalidade da iluminação.

3. Estrutura

A estrutura da cozinha estilo industrial também é algo importante e influencia muito no resultado final.

Uma proposta bastante utilizada nos ambientes que seguem essa linha de decoração é o conceito aberto, tipo cozinha americana, com uma bancada separando os dois ambientes.

Isso funciona bem em apartamentos e casas estilo galpão, mas se a sua casa não dá a oportunidade de abrir os cômodos dessa forma, você pode apostar apenas na bancada ou ilha de cozinha.

Com uma dessas, é possível valorizar a presença das cadeiras, bancos e banquetas de metal, além dos pendentes – indispensáveis nesses cômodos.

Falando em iluminação, uma dica é apostar em janelas grandes na estrutura para que o cômodo não fique escuro.

Esse truque é essencial para que o ambiente não fique pesado, principalmente com as cores mais escuras da decoração.

Outro detalhe bem marcante da cozinha estilo industrial são os eletrodutos das instalações elétricas expostos: eles podem ser mantidos em sua cor original ou pintados de tons mais metálicos ou foscos para se encaixarem melhor no ambiente.

4. Revestimentos

Os revestimentos para parede e chão também são muito marcantes na cozinha estilo industrial. As paredes de tijolinhos alaranjados, por exemplo, são bastante utilizadas e passam, sem esforço, o conceito desse tipo de decoração.

O metro white, versão mais clara do clássico, não fica para trás e é uma ótima opção para quem não pretende escurecer o ambiente. Além deles, o cimento queimado no chão é uma escolha: os tons acinzentados combinam bastante com os tons neutros da paleta de cores desse estilo.

Para quem quer fugir do óbvio, os revestimentos com estampas geométricas e marmorizadas costumam conversar bastante com esse ambiente — desde que se mantenham na linha de tons sóbrios.

Além disso, a textura amadeirada de outros elementos da cozinha também pode chegar no estilo dos pisos.

Obs.: Prefira sempre os revestimentos que têm o acabamento esmaltado ou fosco ao invés do brilhoso, ok?

5. Elementos decorativos

Para dar um toque personalizado na sua cozinha estilo industrial, você pode adicionar elementos decorativos nas paredes ou em outros cantinhos específicos.

Aposte nos letreiros neon, que podem aparecer no formato de palavras, frases completas ou de desenhos.

Já as plantas são a opção perfeita para quem gosta de ter um toque de cor e vida, mesmo nos ambientes mais sóbrios e neutros.

Um outro conceito possível é utilizar os próprios utensílios de cozinha como decoração, pendurando talheres grandes em trilhos com ganchinhos na parede ou no teto: além de manter tudo sempre à mão, você ainda deixa a cozinha mais estilosa!

6. Escolha os móveis

A hora de escolher os móveis de uma cozinha estilo industrial é uma das mais gostosas, porque é possível focar sempre em fazer com que o espaço funcione de forma orgânica, favorecendo uma cozinha que seja precisamente projetada para oferecer tudo o que você precisa para o momento de preparar seus pratos favoritos, com conforto e mantendo tudo ao alcance da mão.

• Armário de cozinha estilo industrial

Esse tipo de decoração prioriza armários de cozinha espaçosos e estrategicamente criados na medida para cada item, como panelas, pratos, porta-temperos, talheres, itens culinários e produtos para a limpeza da cozinha.

Lembre-se de que espaços com decoração industrial priorizam sempre a organização. Portanto, seja criativo e realmente leve em consideração as coisas que você mais gosta de preparar em sua casa para saber, exatamente, o que você irá levar para a nova cozinha, planejando seu espaço de forma adequada.

• Prateleira estilo industrial para cozinha

Muitas vezes a decoração de cozinha estilo industrial introduz muitas prateleiras no ambiente, justamente em nome da sua praticidade e funcionalidade, fazendo com que os itens da cozinha se tornem também a sua decoração.

Assim, pratos, panelas, tábuas de cortes e até mesmo uma bela coleção de facas podem receber espaço na prateleira, que sempre irá valorizar o aspecto natural da madeira com as armações em metais nobres.

• Leia também: Qual melhor tipo de armário de cozinha

7. Conceito aberto

Quer uma cozinha ainda mais moderna e quer explorar a decoração da cozinha estilo industrial? Então dê o primeiro passo ao eliminar as paredes, integrando cozinha, sala de jantar ou até mesmo a sua sala.

Essa inspiração vem dos lofts americanos, que adotam essa estrutura mais ampla, sobretudo por serem fruto, conforme falamos, da utilização de espaços industriais como residenciais.

Assim, aposte em bancadas na cozinha, de forma que seja possível cozinhar e, ao mesmo tempo, estar em contato com seus amigos e familiares, estejam eles na sala ou até mesmo na sala de jantar.

Esse estilo, apesar de incrível e super interessante, requer alguns cuidados, sobretudo em relação ao controle do vapor e gorduras. Por conta disso, não deixe a coifa de fora do seu planejamento para o espaço.

• Leia também: Qual a diferença entre coifa, depurador e exaustor

8. Use o espaço vertical

A utilização do espaço vertical é uma das maiores tendências sobre como decorar uma cozinha em estilo industrial e tem a sua chave na utilização dos espaços com maior eficiência.

Por conta disso, use e abuse das paredes da sua cozinha estilo industrial. Utilize prateleiras, aproveite espaços com ganchos para seus utensílios ou até mesmo para a sua louça, use ímãs para prender suas facas à parede ou projete prateleiras mais altas, unindo balcão de cozinha e armários.

Essa tendência de ocupação dos espaços faz com que a sua cozinha se torne mais funcional e ainda garante que você terá tudo sempre ao alcance da sua mão no momento de preparar seus pratos mais gostosos, além de tornar o visual da cozinha realmente único.

9. Não se preocupe em esconder

Atualmente é possível encontrar linhas de eletrodomésticos com aspecto mais retrô, que são incríveis para a decoração do espaço, além de, claro, serem absolutamente funcionais.

Aposte em eletrodomésticos de uma única cor e mantenha-os em suas prateleiras, complementando a decoração do ambiente.

Você também pode resgatar objetos históricos da sua família para decorar a sua cozinha, como panelas antigas ou até mesmo maquinários que foram utilizados por seus antepassados.

Isso tudo é uma forma de contar, também, a história da sua família por meio da decoração, que se tornará realmente única.

10. Aposte em madeira rústica ou natural

Utilize a madeira em seu tom natural para ter um resultado ainda mais interessante com a composição dos metais, seja em branco, preto ou cinza e dê um acabamento sofisticado a ela, com verniz opaco, por exemplo.

Lembre-se de que a madeira deve ser cuidadosamente tratada, devidamente selada e de boa procedência, já que na cozinha temos, naturalmente, um ambiente mais úmido e, por conta disso, que pode favorecer o aparecimento de bolor, danificando a peça de madeira.

Portanto, seja em armários, seja em bancadas ou nas prateleiras, o ideal é mantê-las sempre devidamente tratadas com impermeabilizante e com o acabamento que valorize a tonalidade natural da madeira utilizada na composição do mobiliário da cozinha.

11. Transforme as paredes

As paredes de uma cozinha estilo industrial merecem atenção especial.

Conforme vimos, o estilo industrial favorece o cimento queimado, o tijolo à vista ou o concreto bruto, ainda aparente.

Caso a sua casa ainda esteja em fase de finalização e acabamentos, sabemos que buscar impor esse estilo será muito mais simples do que se você estiver querendo apenas redecorá-la.

Se você quiser, então, redecorar o ambiente e torná-lo mais próximo dessa estética industrial, atualmente é possível encontrar adesivos decorativos que cumprem muito bem esse papel, inserindo na composição visual da sua cozinha estilo industrial elementos que a tornarão muito mais rica esteticamente e dispensando completamente qualquer obra ou modificações estruturais.

12. Não se esqueça dos metais

Seja nos puxadores dos armários, seja nos suportes das prateleiras ou mesmo nos pinos para expor as suas panelas, o metal é peça fundamental de qualquer decoração industrial.

É possível encontrar linhas específicas com referências industriais, mas é possível, também, pesquisar aquelas que melhor atendem às suas ideias para a decoração da sua cozinha.

Prefira peças retas, em um tom mais sóbrio, e lisas para ter um resultado ainda mais interessante para esse estilo de decoração.

13. Invista em plantas

As plantas pendentes, como samambaias, ou até mesmo aquelas mais coloridas, como bromélias, são marcas impactantes da decoração industrial e podem ser exploradas como elementos-chave da sua cozinha.

Aproveite também as suas prateleiras para, além de ter plantas ornamentais, construir em vasinhos sua própria horta com temperos, que poderão sempre deixar a sua comida ainda mais saborosa.

Conclusão

A cozinha estilo industrial é uma das grandes tendências de decoração, sobretudo porque faz com que sua casa se torne mais bonita, mais funcional e, sobretudo, muito mais prática.Uma das marcas desse tipo de decoração é manter espaços mais abertos e mais bem utilizados, com bancadas, prateleiras e armários cuidadosamente planejados.

Leia mais:

Como montar sua cozinha no estilo provençal

Cozinhas brancas: 40 inspirações para decorar a sua casa

Cozinha colorida: 70 ideias para te inspirar

Cozinha preta: 23 inspirações para todas as metragens

10 principais tendências em cozinhas (cores e decor)

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo