Eletrodoméstico e Eletroportáteis

Qual a diferença entre coifa, depurador e exaustor?

Você decidiu eliminar o cheiro de gordura da sua casa, mas está em dúvida sobre a diferença entre coifa, exaustor e depurador de cozinha? Essa indecisão é normal, já que os produtos têm funções bem semelhantes.

Basicamente, a diferença entre eles está em como é feita a sucção do ar quente com odores indesejados, produzidos pela fritura e cocção de alimentos, e de como esse ar é devolvido para o ambiente ou expulso para a área externa.

Para acertar na escolha, além de entender as diferenças entre cada aparelho, é preciso considerar algumas questões do seu dia a dia. Você pretende cozinhar com frequência ou só fritar um bifinho de vez em quando? Qual o espaço disponível na sua cozinha para uma coifa? Qual o número de queimadores do seu fogão ou cooktop?

Continue com a gente para saber as diferenças entre coifa, exaustor e depurador de cozinha e não errar na escolha do produto.

Qual a diferença entre coifa e depurador?

A coifa de cozinha é o aparelho mais completo, já que integra duas funções: depuradora e exaustora. Enquanto que o depurador apresenta melhor custo-benefício, sendo mais barato. Ambos atuam na reciclagem do ar, o purificando.

Fato é que a coifa de cozinha é um dos equipamentos mais eficientes e completos para circulação de ar no ambiente, chegando a eliminar 90% de odores e gorduras. Se você tem espaço na cozinha e gosta de ter uma como parte da decoração, a coifa certamente é a melhor opção.

Agora, o depurador de ar é mais simples, porém muito vantajoso, atuando na filtragem das partículas e devolvendo o ar mais limpo ao ambiente. Esse aparelho é muito indicado para cozinhas pequenas, já que não possui a parte da “chaminé”, e oferece uma potência menor do que a coifa. Perfeito para quem cozinha pouco.

Qual a diferença entre coifa e exaustor?

Enquanto a coifa de cozinha depura e exausta o ar carregado de partículas de gordura e vapores de odor, o exaustor faz a troca do ar quente do ambiente pelo ar frio que vem de fora, funcionando como uma espécie de ventilador.

O exaustor tem maior capacidade de sucção, já que leva para fora da casa todo o ar com gordura, odores e fumaça da cozinha. Porém, as hélices do exaustor são responsáveis apenas pela renovação de ar. Ou seja, esse aparelho tem capacidade de filtragem menor quando comparado à coifa.

Outra diferença entre coifa e exaustor está na abrangência de cômodos. Isto é, os exaustores podem também ser úteis em ambientes onde a circulação de ar é pobre, como banheiros, lavabos, garagens e closets. Já a coifa foi desenvolvida especialmente para atuar em áreas onde ocorre a preparação de alimentos.

O que é coifa?

Eletrodoméstico útil e decorativo, a coifa possui dupla função: depuradora, já que capta o ar enfumaçado de gordura, filtra e devolve o ar limpo para o cômodo; e, exaustora, uma vez que expulsa o ar quente para fora do ambiente.

Assim, podemos afirmar que a coifa de cozinha é um exaustor melhorado, ainda mais pelo plus decorativo que agrega na decor do cômodo.

Todas as coifas apresentam em sua estrutura: um ventilador, um coletor de gordura e um cone de sucção. Contudo, nem todas oferecem o mesmo fluxo de ar, pois sua potência pode variar de acordo com o tamanho da sua cozinha.

Além de que as coifas podem ser de parede, de ilha ou até mesmo embutidas. Fique ligado na descrição abaixo quanto aos tipos de coifas.

Tipos de coifa

Divididas em coifas de parede, coifas de ilha e coifas de embutir, filtram o ar do ambiente, eliminam odores, gorduras e fumaça, deixando toda a casa limpa e cheirosa, independentemente do que foi frito ou assado na cozinha.

A escolha de qual tipo de coifa adquirir depende do local em que está o fogão ou cooktop. Isto é, se encostado em uma parede ou se disposto em uma ilha.

Ainda, de acordo com a opção decorativa do cliente, as coifas podem ser embutidas em armários e paredes. Assim, ficam escondidinhas e não interferem na decoração.

Existem diversos modelos de coifas que podem atender às suas necessidades e às necessidades do seu ambiente.

Coifa de parede

A coifa de parede é o modelo mais comum e fica posicionado sobre o fogão. Como ela deve ser instalada em uma das paredes da cozinha, é necessário um espaço maior e, por isso, é indicada para ambientes maiores.

A coifa de parede em inox e vidro, da marca Fogatti, é inteligente, tem comando easy touch, três velocidades, design elegante e moderno e é um daqueles modelos que compõem a parte estética do ambiente.

Coifa de ilha

Já a coifa de ilha é fixada no teto e fica muito exposta, por isso é interessante optar por modelos estilosos, como a coifa inox ou a coifa de vidro, para deixar o cômodo mais moderno. Ideal para cozinhas planejadas.

Então, se o seu projeto de arquitetura pede uma coifa de ilha, esse modelo da Nardelli é clean, sofosticado e consegue uma sucção de 700m³/h, se utilizado no modo depurador, ou até 900m³/h no modo exaustor.

Coifa de embutir

Você também pode escolher uma coifa de embutir, instalando o aparelho no armário, na parede do forno ou até na lareira. Essa opção é ideal para quem quer deixar esse aparelho invisível na decoração.

Versátil e fabricada em aço inox, a coifa de embutir da Tramontina renova o ar 12 vezes de uma vez só, garantindo a qualidade e o bem-estar do ambiente.

O que é depurador?

O depurador é um eletrodoméstico que tem a função de recircular o ar. Isso significa que a gordura é sugada do ambiente com todo o seu o seu odor e filtrada por este aparelho.

Muitas vezes essa gordura do ar filtrado pelo depurador é retida na grade e, por isso, exige manutenção e limpeza constantes. Caso essa manutenção não seja feita adequadamente, o mau cheiro pode se dissipar no ambiente.

Outra dica é ter atenção caso seu depurador seja de filtro de carvão, já que, como essa substância não pode ser lavada, o filtro precisa ser trocado, no mínimo, de 3 em 3 meses.

O depurador de ar 4 bocas e o depurador de ar 5 bocas filtram até 50% do odor e da gordura, por exemplo. Além disso, há diferentes tipos e modelos de depuradores de ar.

Tipos de depurados

Os tipos de depuradores de ar incluem: o depurador slim, o depurador com duto e o depurador de ar inox. Além da capacidade de depuração de ar através do número de bocas de seu fogão ou cooktop.

Depurador de ar slim

O depurador slim possui um design diferenciado e é mais fino do que os demais, o que contribui para a decoração da cozinha. Você pode, inclusive, esconder o maquinário do depurador dentro do armário, deixando a cozinha mais clean.

O Slim Philco”>depurador slim, da marca Philco, na cor branca, tem uma melhor absorção da gordura e da fumaça, devido aos seus dois filtros, sendo um de alumínio e outro de carvão ativado. O tamanho é ideal para ser instalado junto a um fogão de quatro bocas. Além de ser silencioso e superfininho, deixando o espaço ainda mais estiloso.

Depurador de ar com duto

Já o modelo de depurador com duto exige um pouco mais de espaço e permite que o ar seja levado de dentro para fora do cômodo, garantindo funcionalidade.

De simples instalação, o depurador de ar com duto da marca Suggar apresenta uma outra vantagem em relação aos demais depuradores de ar: suas velocidades. Ele possui três velocidades, grande capacidade de sucção, além de dupla filtragem: telas de alumínio, que elimina gordura e filtro de carvão ativado, para dispersar odores indesejados.

Depurador de ar inox

O depurador de ar inox confere um estilo moderno e despojado à cozinha e combina com decorações do tipo industriais. Já num ambiente mais clean, uma boa alternativa é optar pelo depurador de ar branco, que combina facilmente com os demais elementos do cômodo.

Compacto, o depurador de ar inox, retrátil da marca Philco, possui acabamento em aço inox escovado e acompanha filtro de carvão ativado. Com design moderno, apresenta luz de led para iluminar o fogão, dando aquele toque charmoso e funcional ao ambiente.

O que é exaustor?

Semelhante a um ventilador, o exaustor atua na purificação e renovação do ar, evacuando vapores carregados com partículas de gordura e dispersando os odores da comida.

Assim, para eliminar o cheiro associado aos vapores de alimentos, a troca de ar acontece por meio do funcionamento das hélices. A eliminação desse ar acontece pela parte externa da casa, por meio de um duto. Por isso, é preciso fazer um furo na parede. Com isso, o ar não volta a circular pela casa.

Os exaustores são indicados para quem possui espaços com uma circulação de ar ineficiente. É comum encontrá-los nas cozinhas por conta da presença da fumaça e gordura proveniente do preparo dos alimentos.

Além disso, eles também podem ser instalados em banheiros e lavabos pequenos que, muitas vezes, não têm janela e contam com uma ventilação escassa.

O mecanismo de funcionamento do exaustor é simples e a manutenção também. Para a limpeza, basta usar água com detergente neutro nas hélices quando estiverem com excesso de gordura.

Tipos de exaustor

O tipo de exaustor pode variar de acordo com o ambiente. Eles agem exatamente na eliminação de odores, poluentes e excesso da umidade, fazendo uma higienização completa no local.

Exaustor para cozinha

Como não há a necessidade de troca de filtro, o exaustor Fan Top, da Treviso, vem com uma gaveta coletora de gordura e um conector elétrico, que facilitam a limpeza. Pode ser instalado tanto no teto, como na parede, vitrô e divisórias.

Exaustor para banheiro e lavabo

O custo-benefício desse modelo da Ventisol é bastante atrativo. O modelo 110V não acompanha chave elétrica, tem acabamento frontal e traseiro em plástico e pode ser usado tanto em cozinha como em banheiros.

Para garagem

Além de tornar o ambiente mais agradável e fresco, o exaustor industrial, da marca Goar, foi especificamente desenvolvido para ser instalado em garagens. Esse equipamento renova mecanicamente o ar do espaço, evita mofos e aumenta o conforto térmico dos moradores. Vale a pena investir.

Closets

Excesso de umidade, fumaça, mofo e odores. Se você quer se livrar desses problemas, o exaustor da marca ITC é uma opção. O material é plástico, pode ser usado tanto em cozinha como em closets, sendo necessário um furo de 220 mm para instalação.

Qual a melhor coifa para cozinha pequena?

As coifas de ilha são práticas para cozinhas planejadas e menores, sendo que, neste último caso, a melhor coifa para cozinha pequena, e a mais indicada, são modelos de vidro, já que confere maior leveza e ilumina o ambiente.

Além disso, outra dica é escolher uma coifa de embutir, pois ocupa um espaço reduzido e pode ser instalada nos próprios armários ou na parede do forno. Este é um modelo interessante para quem mora em apartamento, pois não ocupa muito espaço e é super eficiente.

Mas, para quem curte o design das coifas e quer deixar esse eletrodoméstico aparente na decor do cômodo, as coifas de parede menores são ideias. A ideia de combinar a cor dessa coifa com a cor da parede é incrível para dar a sensação de amplitude em cozinhas pequenas.

• Leia mais: Qual a melhor coifa de cozinha?

Conclusão

Seja qual for sua necessidade, tanto exaustores, quanto depuradores de ar e coifas de cozinha desempenham um papel importante para a nossa saúde, pois aspiram e/ou filtram os vapores do cozimento, em particular, as partículas de gordura.

Tais partículas podem conter substâncias tóxicas, como a acroleína, um irritante respiratório que pode agravar a asma em pessoas sensíveis. Ao mesmo tempo que evita o engordurar de todos os móveis da cozinha, os livrando do aspecto ensebado e nojento.

Entretanto, para escolher o produto correto, é importante saber as diferenças entre eles. E este foi nosso objetivo hoje!

E agora, pronto para escolher? Na Leroy Merlin você encontra mais modelos de depuradores, exaustores e coifas para deixar sua casa livre de odores!

Leia mais:

Eletrodomésticos Com Preços Imbatíveis Na Semana Do Consumidor

Geladeira Frost Free, Inverse ou Duplex? Entenda as diferenças entre os diversos modelos!

Como escolher fogão cooktop

Como escolher e como instalar Micro-ondas de embutir

Qual é o melhor forno elétrico? Conheça os top 10!

Melhor cooktop 5 bocas: descubra o ideal para a sua cozinha

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo