Decoração e Tendência

Cores para cozinha: quais são as melhores e como escolher?

Quando se trata da sua casa e do seu lar, qualquer pequena mudança que seja feita já tem grande valor para o seu dia a dia, podendo torná-lo muito mais gostoso de ser vivido. E as cores para cozinha, que utilizamos nos diferentes ambientes da nossa casa, têm tudo a ver com esses sentimentos em relação ao nosso lar e em relação às nossas vidas.

Em nossas cozinhas, escolher uma cor para a decoração se torna um dos passos mais gostosos de uma reforma ou de uma construção, sobretudo porque as cores têm tudo a ver com os nossos alimentos preferidos.

É por meio das cores que sabemos quando um alimento está bom para ser consumido, é por meio das cores que conseguimos identificar os temperos perfeitos para cada tipo de alimento e é também por meio das cores que tornamos nossos alimentos mais ou menos apetitosos.

Ou seja: nós nos comunicamos o tempo todo por meio de cores e dos seus símbolos. Sabemos que algo mais avermelhado pode ser superapimentado e cheio de energia, enquanto algo em tom de verde pode ser mais refrescante e leve para se alimentar.

Assim, quando escolhemos as cores para cozinha, podemos levar todas essas observações em conta ou escolher aquelas que melhor se relacionam com o que nós mesmos queremos expressar e já sentimos em relação ao nosso lar.

Portanto, quando se tratar das escolhas em relação à paleta de cores da sua casa, sempre leve em consideração o que é a sua casa, do que você gosta, do que você não gosta, observe o que deixa você confortável e o que deixa você animado e até aquilo que faz com que você comece o dia com o pé direito.

Afinal, o primeiro cafezinho sai justamente da sua cozinha!

Leia também:

Conheça as 5 melhores marcas de tinta do mercado

50 inspirações de cozinha pequena planejada e linda

50 inspirações para você montar sua cozinha modulada completa

Cozinha americana com sala: 75 dicas para decorar

Como usar a cor do ano 2022 da Pantone na decoração

Qual a melhor cor para a parede da cozinha?

A melhor cor para cozinha é aquela que você escolher como a melhor para a sua casa e para a sua vida. Não existe regra nenhuma que possa dizer o oposto disso, sobretudo porque a sua casa é só sua!

Assim, que tal se preocupar menos com o que é colocado como o melhor para a sua casa e desobedecer toda e qualquer regra em relação ao que possa colocar seus gostos em uma caixinha?

É mais do que chegada a hora de desafiar as regrinhas e ter uma casa que seja a sua cara, do começo ao fim.

Dessa forma, você poderá ter uma vida repleta de experiências agradáveis, que tenham a ver com a sua família, com o que vocês gostam, e expressem o que todos são.

Assim, no momento de escolher as cores da cozinha, da área de descanso ou dos quartos, a melhor dica é observar quais são as coisas que vocês mais gostam no mundo todo, quais são os sonhos já realizados, aqueles que ainda estão por se realizar e, sobretudo, escolher aquilo que faz sentido para vocês. E só!

É claro que, mesmo em meio a isso tudo, é possível escolhermos cores de tinta para cozinha que tenham uma pitadinha de moda, de influências bacanas retiradas de inspirações criadas por arquitetos e decoradores para ajudar você a escolher.

No entanto, seja para qualquer área da casa, seja para a cor ideal para cozinha, estamos sempre tratando de opções bem pessoais, para as quais o bom gosto sempre será determinado pela personalidade de quem criou o ambiente e fez, certamente, as melhores escolhas para ele. E aí, do branquinho ao vermelho mais intenso, tudo pode!

65 ideias de cores para cozinha

As ideias para decoração de cozinha que trazemos aqui têm por objetivo te inspirar no momento de criar um espaço maravilhoso e único em sua casa, feito especialmente para você e para a sua família!

Vem ver nossas 65 ideias preferidas de cores para cozinha!

1. Cozinha acessível em tom de azul claro

A cozinha em tom de azul claro confere um ar mais sofisticado para o ambiente e o torna mais iluminado, aproveitando de forma mais positiva a luz natural em casa.

• Leia também: Cozinha Acessível: O que é e como planejar uma do zero

2. Use cores contrastantes para ter um resultado fabuloso em sua cozinha

As cores contrastantes lançam luz para a decoração da nossa casa. Aposte nelas para ter como resultado sofisticação e requinte no projeto da sua cozinha, como nesta, em que o preto e o branco assumem a responsabilidade por um projeto incrível.

3. Troque a cor dos clássicos tijolinhos à vista pelo branco

Utilizar revestimentos para a decoração da cozinha é uma das formas mais interessantes quando se trata da tarefa de escolher cores de cozinha. Aqui, o tijolinho metro white à vista assume o tom de branco e torna o ambiente muito elegante.

4. Na dúvida sobre a cor ideal para cozinha? Aposte logo em duas

Quando se trata da decoração da nossa casa, a única regra é não ter regra! Se você está em dúvida sobre a decoração da sua cozinha, não se limite a apenas uma ideia.

Opte pelo contraste e crie uma composição única com aplicação de adesivos decorativos ou mesmo com desenhos à mão livre. Vale tudo quando se trata das cores de parede para cozinha.

5. A cozinha ganha mais vida quando conta com aplicações decorativas

Elegância marca esse projeto com pastilhas adesivas, tornando-o uma inspiração perfeita para quem não quer pensar muito na cor ideal para cozinha.

6. Verde é campeã quando se trata de cores de tinta para cozinha

O verde traz mais tranquilidade para qualquer ambiente em que seja aplicado, inclusive na cozinha.

7. Cozinha em tons claros

Graciosa e bonita: palavras perfeitas para definir essa cozinha com tons que criam um ambiente único!

8. Branco: escolha a cor perfeita para qualquer tipo de cozinha

Na dúvida entre tantas opções de cores para pintar cozinha? Escolha o branco e tenha uma cozinha mais do que perfeita.

9. Madeira também vale como cor, ok?

A cozinha rústica oferece uma explosão de tons em cores únicas, em madeira. Aposte nelas para tornar a sua casa ainda mais aconchegante.

10. Design industrial + bancada com revestimento metalizado = perfeição

Com design industrial, esse tipo de cozinha traz elementos clássicos, como a cadeira Eiffel, que se encontra com uma bancada toda revestida com peças metalizadas. É a prova de que quando se trata de cores de cozinha, o que manda é a sua inspiração.

11. Cozinha com revestimento em porcelanato marmorizado

E que tal se esse projeto minimalista invadir a sua casa? As suas cores únicas contrastam entre piso e parede de cozinha, tornando-o realmente encantador.

12. Cores modernas para cozinha: confira a bancada em vermelho!

A bancada em vermelho traz uma explosão de cores para a cozinha, conferindo a ela um ar divertido, animado, cheio de vibração.

13. Discreta e elegante: introduza as cores para cozinha pelos detalhes

A aplicação de azulejos em tom de azul claro foi bastante discreta, mas absolutamente funcional, tornando áreas estratégicas bem mais fáceis de limpar.

14. Quer saber quais as melhores cores para cozinha? Aposte no nude!

Uma tendência que se assentou como uma das mais fortes inspirações para a decoração do nosso lar é o nude, que é perfeito para combinar diferentes tons, equilibrando-os.

15. Não quer tinta na parede? Aposte nos revestimentos para a sua cozinha!

Quer uma paleta de cores mais moderna para a cozinha? Use e abuse dos tons sobre tons dos revestimentos para parede.

• Leia também: Os melhores revestimentos que podem molhar

16. Inspiração e diversão marcam a cozinha em tom de amarelo

A cozinha com móveis em tom de amarelo ganha um ar muito mais divertido, equilibrando com o tom sóbrio do preto presente nas bancadas e na parede pintada com tinta lousa.

17. Azulejos para tornar a cozinha ainda mais bonita

Os azulejos coloridos trazem mais luz para dentro da cozinha, sendo excelentes aplicações para tornar o ambiente mais descontraído.

18. Uma não, duas cores de tinta para cozinha

Escolher duas cores de tinta para cozinha é um dos exercícios mais gostosos no momento de decorar seu lar, pois são muitas as combinações que podem ser feitas para tornar a sua casa única. Combine tons e equilibre o clima da sua cozinha, delimitando e construindo o ambiente.

19. Branquinho na parede, roxo intenso e cheio de vida nos armários

Se você quer levar mais cor para a sua casa, mas não quer, necessariamente, pintar as paredes dela, no momento de fazer seus móveis planejados você pode escolher as cores de que você mais gosta e colocá-las para conversar no seu ambiente, tornando-o único!

20. Sem erro! Aposte no branco, clássico e perfeito

A cozinha branca é uma inspiração sem tamanho também, por mais que pareça meio basiquinho. Com as paredes brancas conseguimos aproveitar a iluminação natural do ambiente, tornando-o muito mais aconchegante.

21. Combinação de cores que vale ouro

Combinando o vermelho com o branco, a escolha de cores de parede para essa cozinha ganha um charme a mais com a adição de acabamento formando faixas decorativas.

22. Impossível escolher uma cor? Escolha todas!

A decoração que essa cozinha recebeu com as pastilhas coloridas a tornou única. E essa é a nossa dica para quem sempre fica em dúvida sobre qual é a sua cor preferida: responda sempre “todas” e tenha uma casa dos sonhos!

23. Combine o nude com a parede branca para ampliar a sensação de espaço da sua cozinha

Cores neutras são sensacionais quando combinadas, sobretudo porque elas podem, juntas, transformar a decoração da sua casa, tornando-a muito mais agradável visualmente.

24. Quer uma cozinha com cores modernas? Vermelhe-se!

Esse projeto impressionante mostra o quanto é possível aproveitar as cores a favor do espaço, criando um ambiente com maior unicidade e conforto.

25. Texturas tornam sua cozinha ainda mais bonita

O azulejo texturizado torna a decoração da sua cozinha ainda mais bonita e adiciona a ela um toque muito charmoso! Mas se você quiser mais cor, aposte em utensílios de cozinha coloridos e divertidos!

26. Na dúvida entre tons de cores de tinta para cozinha? Invista então em porcelanatos

Revestir paredes com azulejos ou porcelanatos também é uma maneira de transformar a decoração da sua cozinha. Aqui, eles ganham o tom de palha para tornar a sua casa ainda mais aconchegante.

27. O porcelanato líquido chega para dar mais cor para a sua cozinha

As cores podem também chegar ao seu piso! Com o porcelanato líquido é possível colocar suas cores favoritas no piso, criando uma combinação única para a sua casa.

• Leia também: Porcelanato líquido: o que é, como aplicar e preço

28. As cores podem chegar para a sua cozinha por meio das pastilhas metalizado

Com uma textura única, as pastilhas metalizadas tornam a decoração da sua cozinha ainda mais refinada e podem ser combinados com outras texturas aplicadas ao ambiente.

29. Pode ousar sem medo na hora de escolher as cores para parede de cozinha

O vermelho tem o poder de tornar qualquer ambiente mais vibrante, mais gostoso de estar e, ainda, mais acolhedor. Invista nele para ter a sua família sempre ao redor da cozinha.

30. Os armários em amarelo dão um tom super divertido e animado para o ambiente da cozinha

Fuja do basiquinho! Os armários coloridos dão um toque de personalidade para qualquer ambiente, em especial na cozinha.

• Leia também: Qual o melhor tipo de armário de cozinha?

31. E quando é a própria bancada que dá um toque de cor para a cozinha?

Está em dúvida sobre as cores para cozinha e onde cada uma pode entrar no planejamento? Não se esqueça das bancadas e dos rodapés que vão adornar a pia!

32. A cor ideal para cozinha é aquela que você escolhe!

O turquesa e o preto formam uma combinação única e arrojada na criação de uma cozinha de encher os olhos!

33. Aposte em cores de cozinha divertidas e sólidas

Quem disse que na cozinha não cabe uma pitadinha a mais de vermelho para temperar a decoração?

34. Revestimentos coloridos e divertidos dão o tom da decoração de uma cozinha compacta

Pode até parecer que quanto mais colorido um ambiente é, menor parece ser o seu espaço. No entanto, o projeto acima garante o completo oposto: basta escolher a paleta certa!

35. Tudo branco!

Paredes brancas, bancadas e armários brancos: esse projeto é a prova de que a cor que melhor fica na sua cozinha é aquela que você mais gosta!

36. A parede branca encontra a madeira e esse casamento é perfeito

Um projeto como esse é de tirar o fôlego, pela simples combinação entre tons de madeira clara com a parede branca e texturizada, criando uma unicidade visual muito confortável para quem admira com cuidado essa cozinha perfeita.

37. Decore sua cozinha utilizando revestimentos coloridos para os seus armários

A escolha dos revestimentos para os seus armários pode fazer com que a sua cozinha ganhe um toque de personalidade único!

38. Os azulejos decorados tornam a sua cozinha moderna e, ao mesmo tempo, atemporal

Decorar com revestimentos é uma escolha sem volta quando se trata da sua cozinha. Aposte neles para ter como resultado um ambiente único!

39. Revista a sua cozinha com texturas e a torne ainda mais encantadora

Na dúvida entre as cores? Que tal, então, pensar em texturas para aplicar em sua parede?

40. Investir em revestimentos coloridos leva cores modernas para a cozinha

Nem sempre é fácil escolher cores de parede para cozinha. Por conta disso, então, que tal escolher várias e apostar nos azulejos, nos porcelanatos ou até mesmo nos papéis de parede para cozinha, que são resistentes a água?

• Leia também: Papel de parede para que pode molhar

41. A cor ideal para cozinha está entre as suas cores favoritas

Essa cozinha arrasa quando se trata da combinação de cores incríveis! O azul combina perfeitamente com a cor das estampas utilizadas no revestimento escolhido para a parede justamente por criar uma paleta de tons complementares única.

42. A textura aplicada à parede substitui com perfeição a escolha de cores de cozinha

Bastante moderna, a aplicação de texturas nas paredes tem se tornado uma saída incrível para a decoração, já que, por si só, dão um toque artístico incrível ao ambiente.

43. O porcelanato que imita madeira torna a cozinha ainda mais perfeita

Com textura de madeira, o porcelanato aplicado às paredes da cozinha torna o ambiente muito mais aconchegante, contrastando com as cores escolhidas para os armários.

44. O aquamarine se tornou uma das cores mais queridinhas do mundo da decoração, e não é por acaso

Quer um ambiente mais moderno, mas sem deixar de ser aconchegante? As cores da cozinha agora podem ser qualquer uma!

45. Fuja do convencional

Está pensando em cores modernas para cozinha? Aposte então nas bancadas em tons exuberantes, como essa, em vermelho!

46. Moderna e empolgante: encontramos no azul escuro uma grande inspiração!

Em tom de azul escuro, a decoração da cozinha ganha ares impressionantes em contraste com o piso decorado com revestimento estilo ladrilho hidráulico.

47. Design industrial e cimento queimado: a combinação perfeita para a sua cozinha!

A prova cabal de que escolher cores modernas para cozinha ainda pode deixá-la muito confortável!

48. A aplicação de texturas torna a cozinha cheia de personalidade!

Nesse projeto impecável os tijolinhos voltaram para dar um ar todo especial para a decoração da cozinha!

49. Vermelho queimado: amor à primeira vista!

As pastilhas ornamentam o ambiente, dando a ele uma personalidade superarrojada e única!

50. Moderna e ousada, a decoração da cozinha com amarelo vibrante é única

Na hora de escolher cores para cozinhas, leve em conta o projeto como um todo, das paredes aos móveis!

51. Bancada em vermelho: mais personalidade para a sua cozinha

Na dúvida em qual tom de revestimento em pedra natural escolher? Aposte no vermelho para revestir suas bancadas.

52. Na dúvida entre texturas para a parede da cozinha? Aposte nos tijolinhos clássicos

Cinza e tijolinhos à vista: combinação de textura e cor moderna para pintar a cozinha.

53. A textura e as cores de parede para cozinha são as melhores amigas do mármore

Nesse projeto o cinza encontrou o mármore branco e o resultado é esse: impressionante.

54. As cores de cozinha podem estar em algo além de parede, piso ou armários

Esse projeto de decoração para cozinha foi transformado com a inserção das banquetas azuis. Aposte em ideias como essa para ter um resultado ainda mais bonito.

55. Cinza: uma das cores modernas para cozinha, que também é atemporal

O projeto traz o cinza como expressão máxima do seu potencial, unindo-se às paredes revestidas com tijolinhos brancos para um resultado encantador.

56. Leve tons terrosos para dentro da sua cozinha!

Os tons terrosos trazem mais conforto para a sua casa, sensação de aconchego e aquele calorzinho gostoso no coração.

57. Aplique azulejos coloridos em sua cozinha e tenha um ambiente cheio de vida em seu lar!

Os azulejos trazem mais cor e mais personalidade para nossas cozinhas. Aposte neles para ter mais cores modernas para cozinha em sua casa!

58. Paredes azuis se somam ao porcelanato cinza nessa cozinha integrada

Uma das coisas mais legais em termos uma cozinha integrada é a chance de combinarmos diferentes influências decorativas em um único ambiente.

59. Design industrial e cores modernas na cozinha

Simplicidade aliada ao bom gosto: é tudo isso que podemos falar dessa cozinha, que equilibra perfeitamente os tons do preto, branco, cimento queimado e madeira, tornando a decoração única.

60. Amarele-se com essa cozinha perfeita!

Bastou um único toque de cor na cozinha para termos um projeto incrível!

61. Bastou uma pitadinha de cor para o projeto de minicozinha ficar perfeito

A cozinha retrô ficou mais do que elegante com uma pitadinha de rosa. E é justamente assim que as cores para cozinhas atuam em seu projeto de decoração: mudando absolutamente tudo!

62. Texturas dão o tom para a cozinha

A cozinha com textura recebe um ar moderno e bem elegante. Invista nelas para ter ambientes verdadeiramente únicos.

63. Quer uma cor perfeita para a sua cozinha? Aposte no verde

O verde dá mais frescor para a sua cozinha, tornando-a mais acolhedora e criativa.

64. Nude: perfeição para as paredes da sua cozinha

O nude transforma a sua cozinha em um ambiente mais aconchegante e muito mais acolhedor!

65. Preto: inspiração para a sua cozinha em tons modernos

Os móveis em preto têm o poder de transformar a sua cozinha, tornando-a muito mais sóbria e bonita!

• Leia também: Cozinha preta: 23 inspirações para todas as metragens

Como escolher cor para cozinha?

• Busque sempre priorizar se o que vai receber cor é o móvel ou a parede;

• Entenda o contexto de cada casa, como ela se organiza e o quanto a cozinha é, de fato, utilizada;

• Não se prenda ao óbvio, pois nem sempre o branco ou o preto é a melhor saída para uma decoração;

• Verifique quais cores o piso e o teto têm. Dessa forma é mais interessante fazer o planejamento da paleta de cores;

• Além de tintas, busque também por revestimentos como opção para a transformação da sua casa;

• Coordene a decoração entre piso, parede, teto, móveis e acessórios.

Gostou das dicas? Na Leroy Merlin você encontra tudo para transformar sua cozinha! 💚

Leia mais:

10 principais tendências em cozinhas (cores e decor)

70 ideias para sua cozinha americana com balcão

Antes e Depois: a cozinha terracota da Liniker

Melhor Lava Louças: como escolher o modelo ideal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo