Como tirar mofo da parede e armário?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A formação de fungos e bolores é muito comum em áreas úmidas da casa ou em regiões onde a umidade do ar costuma ser mais alta, como cidades de praia ou com incidência de chuva. Nesses casos, uma boa ventilação no ambiente pode evitar a formação deles.

Mas, quando já estão formados em paredes, pisos, armários ou objetos, existem formas de removê-los. E não precisa se desesperar, já que tirar mofo da parede e armário é tarefa possível de ser executada de forma rápida e simples, sem muito esforço.

A melhor maneira de eliminar o mofo é usar soluções que contenham propriedades antifúngicas e antibacterianas – que podem ser caseiras – ou produtos antimofos, desenvolvidos especialmente para cumprir a função.

Se você sofre com mofo nas paredes e armários, preparamos um passo a passo completo para eliminar esse “visitante” indesejável da sua casa.

• Leia também: Como limpar porcelanato?

Quais os riscos de deixar o mofo nas paredes e móveis?

Os riscos de deixar o mofo nas paredes e móveis são inúmeros, como:

• Apodrecimento de parede e/ou móveis
• Estragos na pintura
• Desencadeamento e/ou agravamento de reações alérgicas, dermatológicas e pulmonares nos moradores (rinite, sinusite, bronquite, asma etc.).

O que pouca gente sabe é que o mofo é um fungo que se projeta no ambiente a partir das manchas pretas nas superfícies úmidas das paredes, tetos, móveis, rejuntes e demais objetos. Por isso, ele é tão prejudicial à saúde.

Como tirar mofo da parede

Se você mora em locais muito úmidos, onde chove muito ou já passou por algum problema hidráulico, com certeza já precisou tirar o mofo da parede alguma vez.

E para ajudar você a exterminar esse fungo, trouxemos o passo a passo completo de como tirar mofo da parede, do armário, do rejunte do banheiro e até mesmo do colchão!

Se preferir, veja o vídeo feito pela especialista Verônica Oliveira para o canal Casa de Verdade, no qual ela ensina a tirar mofo com uma misturinha de água sanitária e água:

Passo 1

Utilize máscaras, luvas e óculos de proteção para fazer toda a limpeza e não comprometer sua saúde.

Passo 2

Misture 4 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água limpa e coloque em um borrifador com spray. Ou ainda, utilize um produto específico antimofo (encontrado facilmente em mercados) e leia o modo de usar do produto.

Como a água sanitária é um produto forte, é importante fazer a diluição em água antes da aplicação.

É muito importante não misturar a água sanitária com outros produtos, uma vez que isso pode causar alguma reação química e liberar gases tóxicos que fazem mal à saúde.

Passo 3

Borrife a mistura no local com mofo, deixe agir por 10 minutos e passe um pano úmido com água para retirar a sujeira. Ou ainda esfregue uma escova de cerdas macias.

Se houver pouco mofo, um pano já serve. Agora, se for muito mofo, utilize uma escovinha de cerdas macias para não descascar a parede.

Passo 4

Depois, basta secar o local com um pano seco.

Passo 5

Para fazer a limpeza do rejunte do banheiro use a mesma mistura de água sanitária com água no borrifador e uma escova para esfregar. Em seguida, seque com pano seco.

Passo 6

Por fim, deixe o local arejado para terminar de secar por completo e evite encostar qualquer coisa no local, como móveis ou objetos, por pelo menos 4 horas.

Com essas dicas ficou fácil se livrar do mofo da parede, não é? Agora, se o mofo persistir é recomendável chamar um especialista para averiguar a situação.

Como tirar mofo de móveis

Apareceu mofo nos móveis? Calma, é simples de resolver. Anote aí o passo a passo de como tirar mofo de móveis.

Passo 1

Antes de tudo, utilize máscaras, luvas e óculos de proteção para fazer toda a limpeza e não comprometer sua saúde.

Passo 2

Utilize a mistura de 4 colheres de sopa de água de água sanitária diluída em 1 litro de água.

Passo 3

Umedeça um pano limpo nessa misturinha.

Passo 4

Passe o pano umedecido em todo o móvel esfregando mais intensamente nos locais com mofo.

Passo 5

Seque toda superfície com um pano seco.

Passo 6

Deixe o móvel secar completamente por pelo menos 1 hora e voilà!

Como evitar mofo?

Com algumas dicas fáceis, rápidas e práticas é possível evitar mofo em qualquer lugar. Mas, a regra de ouro para não ter dor de cabeça com mofo segue sendo manter o ambiente bem ventilado e arejado. Confira outras diquinhas extras:

Em móveis e guarda-roupa

Para evitar mofo em móveis e guarda-roupa uma dica é aplicar uma película protetora autoadesiva própria para móveis na parte de trás deles. Essa película impede o crescimento de fungos e bactérias.

Para aplicá-la, basta limpar o móvel com a misturinha de água sanitária e água limpa, passar um pano umedecido, depois um pano seco e esperar o móvel secar completamente por pelo menos 1 hora. Lembre-se de aplicar a mistura em um pano e não direto na madeira. Em seguida, desenrole a película, corte no tamanho do móvel e cole essa película protetora autoadesiva.

Você também pode utilizar absorventes de umidade em armários, guarda-roupas e sapateiras para evitar o mofo em seus objetos. Para usar o produto, você precisa apenas retirar a tampa e o lacre de alumínio. Feito isso, tampe a embalagem novamente e deixe agir. A troca deve ser feita quando a água atingir o nível indicado.

O kit com 3 cabides desumidificadores é uma verdadeira inovação para evitar mofo em guarda-roupa, já que ajuda a retirar a umidade do seu guarda-roupa. É possível, também, desmontar esse kit e utilizá-lo em lugares menores como, por exemplo, dentro dos sapatos para evitar o mofo. Ele funciona sem uso de energia elétrica e é reutilizável!

O cabide desumidificador funciona da seguinte forma: o indicador no compartimento do aparelho mostra a cor azul que indica quando está pronto para usar. Quando o indicador ficar rosa, significa que retirou a umidade do local. Assim, basta colocar no micro-ondas ou no sol e depois reutilizar. Incrível, não?!

No mais, lembre-se de deixar o ambiente sempre bem ventilado, bem como uma vez por semana deixar as portas dos armários abertas por pelo menos uma hora.

Na parede

Para evitar mofo na parede prefira tintas laváveis ou ainda tintas antimofo quando for pintar sua casa, assim a tinta não vai absorver a umidade quando você for fazer a limpeza das paredes.

Outro processo que pode assegurar um nível de proteção extra à umidade e à consequente formação de mofo é a impermeabilização de paredes. Revestimentos externos, como pastilhas ou ladrilhos, também ajudam a evitar formação de bolor, impedindo a passagem de umidade para a parte interna da casa.

Além disso, não se esqueça de manter os cômodos sempre ventilados e arejados. Manter janelas e portas de cômodos e armários abertas, permitindo ventilação regular e entrada de luz, são atitudes que também contribuem para prevenir a formação de mofo, uma vez que fungos geralmente se proliferam em lugares úmidos e escuros.

Aparelhos desumidificadores também são excelentes soluções para evitar mofo. O desumidificador digital Pure Ion Pro, por exemplo, além de retirar a umidade do local, neutraliza micro-organismos que causam alergias e problemas respiratórios.

Sua exclusiva tecnologia com liberação de íons é mais eficiente na eliminação de fungos, bactérias e odores do que os desumidificadores comuns. Tem capacidade de desumidificação de 1500 ml em até 24 horas e visor de LED com as principais funções. Desse modo, evita estragos que a umidade causa, principalmente mofo, protegendo paredes, roupas, móveis e objetos.

No banheiro

Para evitar mofo no banheiro, deixe o ambiente aberto e ventilado após um banho quente.

Também é preferível secar todo o banheiro após o banho, assim você impede o acúmulo de água no local, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Outra dica é sempre manter a limpeza do seu banheiro em dia, secando todo o ambiente por completo.

Também é possível usar aparelhos eletrônicos antimofo desumidificadores. Basta ligá-los na tomada após o banho, por exemplo.

Além disso, se for pintar seu banheiro, use tintas antimofo para a prevenção de mofo, pois não absorvem a umidade. E impermeabilize as paredes para assegurar um nível de proteção extra à umidade e à consequente formação de mofo.

Como tirar cheiro de mofo da parede

Para tirar o cheiro de mofo da parede, uma solução é borrifar vinagre branco no local. Dessa forma, basta seguir o passo a passo completo acima de como tirar mofo da parede e depois, com o auxílio de um borrifador, aplicar vinagre branco em todo o local, retirar o excesso com um pano seco e deixar o ambiente secar por pelo menos 2 horas.

Seguindo essa dica, o cheiro de mofo da parede irá sumir num piscar de olhos.

Como tirar mancha de mofo da parede

Para tirar a mancha de mofo da parede o truque é repetir o processo de limpeza do mofo até que a mancha saia por completo. Para isso, borrife a mistura de 4 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água, esfregue com uma escova de cerdas macias e vá tirando o excesso com um pano. Repita esse processo até que a mancha de mofo suma.

Não tem segredo, refaça esse processo até que a mancha de mofo desapareça da sua parede. Por fim, lembre-se de deixar o local bem arejado, secando por pelo menos 4 horas.

O que é bom pra tirar mofo?

Existem alguns produtos próprios, bem como receitas caseiras que são muito boas para tirar mofo de paredes, pisos, armários e objetos. Basicamente, eles envolvem limpar a superfície mofada com soluções que contenham propriedades antifúngicas e antibacterianas. Veja quais são:

1. Água + água sanitária

A misturinha clássica de 1 litro de água limpa mais 4 colheres de água sanitária formam uma solução potente para exterminar o mofo.

Essa mistura deve ser aplicada na parede ou em objetos mofados e, depois de cerca de 10 minutos, retire com um pano úmido e seque com outro pano seco.

Nesse caso, é importante ter cuidado com as roupas que estará usando, visto que a água sanitária pode manchar. Além de sempre usar equipamentos de proteção, como óculos, máscara e luvas para não comprometer sua saúde.

2. Água + cloro

Aqui, a solução antimofo de água e cloro deve ser preparada na proporção de 10:1 e é mais indicada para casos em que a mancha é muito grande, já que consegue limpar mais profundamente o local.

Basta repetir o processo de limpeza, deixando a mistura agir por 20 minutos, depois utilizar uma escova de cerdas macias para esfregar a parte mofada, um pano úmido para retirar o excesso e um pano seco para secar a superfície toda.

Também é importante não se esquecer de usar equipamentos de proteção como luvas, óculos e máscaras, uma vez que a inalação de cloro e mofo é prejudicial à nossa saúde.

3. Vinagre branco

O vinagre branco é muito bom pra tirar mofo. Ele deve ser aplicado puro nas paredes, de preferência com um borrifador. Depois de agir por alguns minutos, é aconselhável limpar com um pano seco e deixar a superfície secar naturalmente por pelo menos 4 horas.

Para potencializar sua ação, é possível misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada 240 ml de vinagre branco.

4. Água oxigenada

Outro produto caseiro potente contra mofo é a água oxigenada. Para usá-la, é preciso esfregá-la nas paredes com uma escova de cerdas macias.

Utilizá-la pura (sem misturas) vai eliminar mais fácil o mofo da parede. Depois de deixar agir por 15 minutos, passe com um pano úmido e depois seque com um pano seco.

5. Percarbonato de sódio (água oxigenada sólida)

O percarbonato de sódio é uma substância química bem parecida com a água oxigenada. Para usar esse produto para eliminar o mofo é preciso diluir duas colheres de sopa em água morna e espalhar a mistura sobre a área da parede com mofo.

Em seguida, deixe agir por 15 minutos, enxágue a solução e seque a superfície com um pano seco. Repita esse processo até que a mancha de mofo suma por completo de sua parede.

6. Bicarbonato de sódio

Uma superdica para tirar o mofo de tecidos, como roupas, roupas de cama, cobertores, toalhas, tapetes e colchões, é fazer a limpeza a seco com bicarbonato de sódio.

Nela, você vai aplicar o bicarbonato de sódio sobre a superfície mofada e esperar 30 minutos. Depois disso é só retirar o bicarbonato de sódio com um pano seco e colocar o tecido para lavar normalmente. Se for um colchão, basta retirar o bicarbonato de sódio com um aspirador de pó e pronto. Tecidos livres de mofo!

7. Produtos antimofo

Desenvolvidos especificamente para eliminar o mofo, os produtos antimofo podem ser utilizados em pisos, paredes, armários e objetos.

O modo de preparo varia de produto para produto e normalmente é especificado na embalagem.

O Durasol, por exemplo, é um desumidificador que contém partículas odorizantes que retiram o excesso de umidade e o transformam em líquido, evitando o mofo e o mau cheiro. Ideal para armários, gabinetes, bibliotecas e demais lugares que não possam haver umidade.

Já o produto Fungo e Musgo Attack é um limpador e alvejante para tratamento contra fungos, musgos, algas, líquens e limo. Ele tem ação imediata e efeito prolongado, agindo profundamente nas áreas mofadas, limpando, desencardindo e purificando.

Veja também o vídeo abaixo em que Paloma Cipriano mostra como remover mofo da parede com 5 dicas caseiras:

Leia mais:

Quais os melhores mops para limpeza?
Como tirar tinta de caneta da parede?
Como limpar porcelanato (e manter o brilho do seu piso)
Como limpar rejunte e tirar a sujeira acumulada entre o revestimento
Como limpar box de banheiro engordurado?
Como limpar vaso sanitário
Como limpar espelhos de forma rápida e eficaz

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo