Como limpar rejunte: segredos caseiros para eliminar a sujeira acumulada entre o revestimento
Já parou para pensar em quantas vezes você limpou o rejunte do seu revestimento? Quando o rejunte começa a ficar impregnado de sujeira, amarelado ou mofado, é sinal de que ele anda há algum tempo sem passar por uma boa limpeza.
Ou que a limpeza não foi realizada de forma correta.
Se você já tentou de tudo para limpar o espaço entre os revestimentos – e o encardido continua lá, estragando a sua decoração – ,vamos te mostrar como limpar rejunte com produtos caseiros e profissionais. Você vai ver que é possível até mesmo dar um jeito no rejunte de revestimentos nobres, aprendendo a limpar porcelanato sem estragar o piso.
E sabendo que cada ambiente da casa fica exposto a um tipo de sujeira diferente, separamos as situações mais comuns que podem estragar a aparência do rejunte e ensinamos a deixá-lo com aparência de novo.
Para otimizar sua limpeza, use uma lavadora de alta pressão com escova rotativa. Assim, em instantes, seu rejunte voltará a ficar clarinho novamente!
Saiba mais sobre como limpar rejunte encardido no vídeo abaixo:
• Leia também: Como desentupir pia: confira as 10 melhores dicas
Como limpar rejunte da forma certa
Muita gente pensa que limpar rejunte requer um esforço mais pesado, que significa ficar horas esfregando o revestimento com escovinhas e produtos abrasivos.
Mas não precisa ser assim, já que alguns produtos para limpar rejunte, ou mesmo receitas caseiras, podem te ajudar a tirar a sujeira com facilidade. O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são dois aliados caseiros multifuncionais – tente mantê-los na sua despensa, pois essa não é a única dica que envolve esses dois.
Como limpar rejunte com vinagre
No caso do vinagre, aplique uma quantidade generosa do produto direto no rejunte, deixe agir por 20 minutos e esfregue um pouco. Enxágue bem com água e pronto! É importante não deixar o vinagre secar, pois isso pode deixar o seu piso manchado.
Como limpar rejunte com bicarbonato
O bicarbonato de sódio é outro produto que todo mundo tem em casa e é perfeito para limpar rejunte. A vantagem é que ele não exige um tempo de pausa. Se essa for a sua opção, misture o produto com água e passe no rejunte com uma escovinha, da mesma forma como você faria com um produto de limpeza comum. Enxágue imediatamente. Em casos mais extremos, misture ao bicarbonato de sódio um pouco de água oxigenada, a mesma utilizada para machucados.
Esses truques de como limpar rejunte são extremamente eficientes e podem ser aplicados com facilidade no dia-a-dia. Mas, cuidado! Alguns pisos exigem processos especiais e podem ser danificados com um produto muito abrasivo. É o caso do porcelanato, que tem uma grande propensão a manchas e arranhões.
Utilize uma escovinha própria para limpeza de rejunte, pequena e com cerdas mais duras. Vale lembrar que produtos químicos, como água sanitária, acetona ou soda cáustica, além de serem perigosos de manusear, também podem manchar o piso.
Como limpar rejunte pós-obra
Limpar o rejunte no pós-obra é bem mais simples, pois ele está novinho e ainda não sofreu interferência com as sujeiras do dia a dia.
A limpeza deve ser feita em três etapas: após a secagem inicial da argamassa, passe um pano ou esponjinha umedecida com água. Depois, na etapa de uniformização do rejunte, é só passar um pano seco, para remover as sujeiras que sobraram da obra.
Após 15 dias de aplicação do rejunte, com a ajuda de uma escova, esfregue uma misturinha de água e detergente neutro, enxaguando normalmente depois.
Como limpar rejunte de porcelanato pós-obra
Os porcelanatos são revestimentos mais delicados e é preciso um cuidado especial para não comprometer o piso na hora da limpeza do rejunte.
Assim que a aplicação do rejunte for finalizada, limpe o excesso de sujeira de obra com a ajuda de uma vassoura com cerda macia ou pano bem macio e seco.
Em seguida, com a ajuda de uma esponja (use a parte macia) umedecida com água, esfregue delicadamente para remover os restos de rejunte. Finalize a limpeza com água. No caso de manchas no piso, use um solvente indicado pelo fabricante.
Como limpar rejunte encardido
Você deixou a limpeza periódica para depois e agora não sabe como limpar rejunte encardido? O vinagre de álcool aplicado diretamente no rejunte vai ajudar a remover o encardido.
O alvejante de limão, potente para o clareamento de superfícies com sujeira antiga, também pode ser usado para limpar o rejunte encardido. Assim como o vinagre, é só depositar o produto e deixar secar ao natural.
Uma forma bastante potente de limpar rejunte muito sujo é fazer uma mistura de bicarbonato com vinagre. Passe com uma escovinha e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com um pano úmido.
Como limpar rejunte branco encardido de banheiro
Por ser um ambiente exposto a muita umidade, o banheiro é o cômodo que mais requer uma manutenção constante no rejunte. Uma receita que mistura bicarbonato de sódio e água oxigenada 10 volumes (aquela usada nos machucados), vai ajudar você a limpar o rejunte branco encardido de banheiro e deixá-lo como novo.
Para facilitar a aplicação, use um borrifador. Para fazer a misturinha, utilize duas partes de água oxigenada para uma de bicarbonato. Aplique-a no rejunte com tempo de pausa de 5 minutos. Esfregue com uma escovinha e retire a mistura com a ajuda de um pano seco.
Os alvejantes oxigenados (aqueles que tiram manchas de roupas brancas) vêm sendo utilizados também para deixar o rejunte branquinho. A proporção da mistura é igual à da receita de bicarbonato com água oxigenada, só que nesse caso é feita com água quente e tempo de pausa de 20 minutos.
Qual o melhor produto para limpar rejunte encardido?
As receitinhas caseiras são bastante eficazes, mas para alguns casos específicos, ou extremos de sujeira, vale a pena apostar em produtos industrializados para limpar rejunte encardido, como o limpa rejuntes encardidos, da Duratto, que pode ser usado em qualquer tipo de rejunte.
A vantagem é que ele também pode ser encontrado na forma de kit. O combo “Seu Rejunte Sujou” vem com uma vassourinha ideal para limpar rejunte e um copo dosador para diluir o produto. Já o limpa rejunte renew, da Pisoclean, é específico para rejunte cimentício.
Como clarear o rejunte branco da cozinha?
Assim como o banheiro, a cozinha também é exposta a umidade e tem um “toque” extra que fará seu rejunte deixar de ser branco em pouco tempo: a gordura.
Dois aliados podem agir para clarear o rejunte branco da cozinha. Uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool com um pouco de água quente irá desimpregnar a sujeira do rejunte na cozinha.
É só aplicar no local, esfregar com uma escovinha, aguardar cerca de 5 minutos e retirar a mistura com a ajuda de um pano umedecido.
Como limpar rejunte de banheiro com mofo?
Dá para limpar rejunte de banheiro com mofo, sim. O vinagre de álcool é um dos mais eficientes nessa missão. É só aplicá-lo diretamente no rejunte e deixá-lo agir por 20 minutinhos, para que as propriedades do vinagre acabem com o mofo. Passe um pano limpo para retirar o excesso.
Mas, atenção: essa dica só vale para mofo leve, tudo bem? Se o seu problema com mofo vai além do rejunte, confira as dicas da Verônica Oliveira, do Faxina Boa, no vídeo a seguir.
Como trocar o rejunte: faça você mesmo
Se você acha que não adiantou limpar e até tentou usar a tinta de rejunte, mas como ela é temporária, acabou não resolvendo o problema, e decidiu trocá-lo, não se preocupe. É fácil aplicar o rejunte novamente, sem auxílio profissional.
Para começar, retire o rejunte antigo com um raspador de rejunte, tomando cuidado para não arranhar o piso. Limpe o pó residual com um pano úmido e deixe secar.
Dependendo do tipo de rejunte que você irá usar, o modo de preparo é diferente: o rejunte acrílico já vem pronto, o rejunte cimentício tem de ser misturado com água ou aditivo e o rejunte epóxi vem em um kit. Leia atentamente as indicações do fabricante.
Quando seu rejunte estiver pronto, aplique-o entre o piso e o revestimento, com movimentos diagonais e utilizando uma espátula. Faça um pedaço pequeno (cerca de 1 m²) de cada vez, para conseguir maior precisão. No caso do rejunte epóxi, a cada metro quadrado aplicado, você precisará limpar; com os outros tipos, você pode fazer isso no fim.
A retirada do excesso pode ser feita com uma esponja molhada, sempre em movimentos circulares. O tempo de secagem dependerá do tipo de rejunte, já que o cimentício e o acrílico demoram cerca de 72h para secar e o epóxi, apenas 24h. Depois de seco, finalize com um selante e seu rejunte estará novo!
Neste passo a passo, a Paloma Cipriano mostra como aplicar o revestimento e conta todos os cuidados que você precisa ter durante a aplicação do rejunte.
Cuidados para manter o rejunte novo por mais tempo
Depois de aprender como limpar rejunte, chegou a hora das dicas para manter o rejunte limpo e com cara de que acabou de ser feito!
• Após o banho, deixe a porta do box aberta. Isso evita a formação de mofo no seu rejunte.
• Caso você troque completamente o seu revestimento, dê preferência a um material com ação antifúngica e antimofo, de maior durabilidade. O fabricante indicará onde aquele rejunte pode ser aplicado, então também preste atenção nisso.
• Não espere encardir para fazer a limpeza. Fazendo a manutenção certinha vai ter menos trabalho!
Leia mais: