Tendência

Como desentupir ralo de banheiro: produtos e procedimentos

Publicidade Cupom Leroy Merlin
Ralos de banheiro entupidos são um probleminha cotidiano, mas extremamente desagradável: além da sujeira gerada no box, você ainda fica com problemas para utilizar o banheiro, que é uma das partes mais fundamentais da casa.

Felizmente, a maior parte desses problemas pode ser resolvida sem ajuda profissional, apenas com o uso de acessórios para limpeza. Quer saber como desentupir o ralo? Confira!

Leia também:

Como desentupir pia: confira as 10 melhores dicas

Como limpar box de banheiro com praticidade

Como desentupir ralo de banheiro

Fios de cabelo são os maiores vilões

Enquanto os restos de alimento são os vilões na cozinha, os maiores culpados na hora do entupimento dos ralos de banheiro são os fios. É possível prevenir isso utilizando ralos de boa qualidade. Mas como agir quando o estrago já está feito? Bom, a solução de como desentupir ralo de banheiro é bem parecida com a utilizada para cozinha: desentupimento manual.

Desentupidores comuns são ótimos, mas também dá para utilizar um à base de arame – que são os mais indicados nesse caso. Esses modelos são longos pedaços de arame com ganchos na ponta, que permitem a retirada da sujeira em excesso.

Você pode comprar ou fazer esse gancho com um arame grosso que já tenha em casa. Com ele em mãos, faça movimentos circulares e vá retirando a sujeira, até sentir que não há mais. Teste se a água está escorrendo corretamente e pronto!

Misturinha caseira para desentupir

Muitas vezes, o entupimento do ralo é causado por minerais, gorduras e pequenas sujeiras. Mas a solução de como desentupir ralo é simples! Jogue no ralo bicarbonato de sódio (mais ou menos meio copo) e vinagre (um copo), esses mesmos que você já tem em casa. Vai borbulhar um pouco, então espere alguns minutos e teste para ver se a água escorre.

Cuidado com os produtos químicos

O uso de produtos químicos para desentupir ralos de banheiro é muito comum. Vários deles são anunciados como formas rápidas e fáceis de se livrar daquele entupimento chato, mas tome cuidado!

Essas substâncias são, em geral, muito fortes e podem causar queimaduras químicas, envenenamento e outros acidentes. Evite o uso desses produtos. Caso não consiga resolver sozinho, peça ajuda de um profissional: sua segurança em primeiro lugar!

7 dicas para desentupir ralo de banheiro

Quer saber como desentupir ralo de banheiro com o que você tem em casa, sem maiores complicações?

A gente separou dicas de ouro para que você possa aplicar em sua casa, aprendendo fazer o desentupimento de ralo de forma segura, prática e sem precisar comprar nada ou quase nada.

Então, mãos à obra: quando o desentupidor não funcionar mais, é hora de apostar em uma das receitinhas que trazemos agora para você!

1. Como desentupir ralo de banheiro com Diabo Verde

O Diabo Verde é composto por vários químicos que, juntos, conseguem dissolver materiais orgânicos que ficam depositados no ralo, o que pode causar, além de mau odor, entupimentos que são bastante desagradáveis e que comprometem, certamente, o seu bem-estar no momento do banho.

De forma bastante simples, o Diabo Verde pode ser utilizado, bastando que seu conteúdo em líquido seja vertido no ralo entupido para que se possa ter seu efeito, que é bastante rápido.

Caso você opte por utilizar o Diabo Verde em pó, a sua utilização deve seguir estritamente essa recomendação: deposite de duas a três colheres de sopa no ralo e, em seguida, verta um copo de água morna.

É importante que ao manusear esse tipo de produto você coloque uma máscara de proteção respiratória e proteja sua pele com luvas, bem como seus olhos, e mantenha-se o menor tempo possível no ambiente, que deve ser totalmente arejado.

Ao fim da ação do produto, você terá seu ralo totalmente desentupido, podendo voltar a utilizar seu banheiro com todo o conforto que você merece.

ATENÇÃO: Esse tipo de produto pode trazer várias complicações à sua saúde, portanto, siga todas as instruções presentes em sua embalagem.

2. Como desentupir ralo de banheiro com sal

Desentupir o banheiro com sal é uma outra possibilidade bastante acessível e aposto que você não vai precisar gastar nada para fazer essa receitinha, que é útil demais para quem quer aprender como desentupir o ralos de banheiro.

Se você costuma ter esse tipo de problema em sua casa, seja o ralo entupido, seja o mau cheiro retornando, desentupir o ralo com sal é, certamente, uma das melhores soluções para esse seu problema doméstico, sobretudo por ser totalmente acessível.

Para desentupir o ralo com sal, você vai precisar de:

• Três colheres de sopa de sal;

• Três colheres de qualquer tipo de vinagre;

• Um litro de água fervendo;

Luvas de limpeza;

• Um pano úmido.

Antes de começar, é importante que você calce as luvas, tanto para se proteger da reação química entre vinagre e sal quanto do calor da água quente.

Passo 1. Coloque as três colheres de sopa de sal no ralo que estiver entupido;

Passo 2. Coloque cuidadosamente o vinagre, diretamente no ralo;

Passo 3. Cuidadosamente, verta a água fervente diretamente no ralo;

Passo 4. Dobre o pano umedecido e coloque-o sobre o ralo;

Passo 5. Aguarde 15 minutos e verta água fervente novamente no ralo;

Passo 6. Verifique se a água retorna ao seu fluxo normal. Caso não volte, repita todos os passos.

Por que o sal ajuda a desentupir o ralo?

O sal contribui com o desentupimento do ralo porque desidrata as gorduras que fazem com que o cabelo, que é geralmente o que entope o ralo, fique ali preso.

Desidratando a gordura, com o auxílio do vinagre e da água fervente, é possível soltar também os cabelos, fazendo com que o encanamento fique novamente liberado para a água.

3. Como desentupir ralo de banheiro com bicarbonato de sódio

Assim como o sal de cozinha, o bicarbonato de sódio também é um tipo de sal muito utilizado em receitas domésticas por conta das suas propriedades bactericidas e antifúngicas, sendo um dos produtos que mais utilizamos para a limpeza de mofo, de banheiro e até mesmo carpetes e estofados.

Por ser tão utilizado junto com o álcool ou com o vinagre nessas receitinhas que nós sabemos que vocês adoram – até porque nós também adoramos ter a casa sempre limpinha! – trazemos agora mais essa solução para o desentupimento do ralo: o bicarbonato com o vinagre!

Para desentupir o ralo utilizando esses dois parceiros de quem ama ter sempre a casa em ordem e limpa, você vai precisar de:

• Bicarbonato de sódio;

• Vinagre;

• Água quente;

Luvas.

Vale sempre lembrar que o primeiro passo de qualquer coisa é sempre colocar as luvas, que garantem a sua segurança ao manusear tanto o bicarbonato com o vinagre, quanto a água quente.

Passo 1. Despeje um pacotinho de 50 g de bicarbonato de sódio no ralo entupido;

Passo 2. Acrescente meio copo de vinagre;

Passo 3. Despeje cuidadosamente a água quente, diretamente no ralo.

Agora é só liberar o fluxo de água e verificar se o ralo desentupiu. Caso não tenha desentupido, repita todo o processo.

4. Como desentupir ralo de banheiro com soda cáustica

Antes de começarmos, é muito importante que você saiba que a soda cáustica é um produto excepcional para o desentupimento de ralos e de qualquer tipo de encanamento, mas seu uso requer muitos cuidados, proteção e atenção.

Portanto, caso você não se sinta seguro para manusear a soda cáustica, aconselhamos que você passe para a próxima solução de desentupimento de ralo, ok?

Para desentupir o ralo do banheiro com soda cáustica, o primeiro passo é ter em mãos luvas e máscara de proteção respiratória, sobretudo porque, em contato com a sua pele, o produto pode causar queimaduras sérias.

Da mesma forma, os seus vapores também podem queimar as suas vias aéreas, além de causar um tremendo desconforto.

Para utilizar a soda cáustica, caso você deseje aprender como desentupir ralos de banheiro utilizando esse produto, despeje de forma muito cuidadosa, em um ambiente totalmente arejado, cerca de 250 g no ralo e logo depois despeje, de forma cuidadosa, água quente.

Depois de fazer esse procedimento, deixe esse ralo sem utilização pelo menos 12 horas, que é o tempo de ação total do produto para dissolver qualquer tipo de matéria orgânica que possa haver ali.

Ao fim desse período, despeje novamente água quente no ralo, se certificando de usar luvas novamente.

5. Como desentupir ralo de banheiro com cabide

Para quem não dispõe de químicos em casa, como soda cáustica, bicarbonato de sódio ou para quem nem utiliza vinagre em seu dia a dia e que, portanto, teria de recorrer ao mercado para poder desentupir o ralo do banheiro, existe uma outra solução bastante prática: a utilização de um cabide de metal ou de um arame mais firminho que você possa ter em casa.

Como o maior vilão do ralos do banheiro é o cabelo que acaba escorrendo e ficando preso ao encanamento, recomendamos que você, utilizando um arame ou um cabide desmontado, crie um pequeno gancho, que será utilizado como um anzol, pescando os tufos que possam estar impedindo o fluxo de água correto no banheiro.

Uma vez criado esse anzol, introduza o mais fundo que conseguir o arame ou o cabide desmontado, fisgando das paredes do ralo e se possível do encanamento as sujeiras que você conseguir.

Recomendamos também que você use luvas de limpeza porque, certamente, você terá belas surpresas enquanto faz esse tipo de tratamento em seu ralo!

6. Como desentupir ralo de banheiro com garrafa pet

Para desentupir o ralo do banheiro utilizando uma garrafa pet e nenhum outro tipo de equipamento ou mesmo produto químico, é muito simples: basta que você encha uma garrafa, com pelo menos um litro de água.

Uma vez cheia, basta retirar a grelha do ralo, encaixar a garrafa no ralo e apertar com toda a força que você conseguir.

A pressão que a água exerce sobre o encanamento fará com que qualquer coisa que esteja bloqueando a descida da água se desprenda, liberando novamente o fluxo de água.

Caso isso não funcione na primeira vez, persista mais um pouco e faça novamente esse tipo de procedimento até que você possa notar que a vazão de água voltou ao normal.

Depois disso, recomenda-se utilizar algum tipo de produto para fazer a limpeza do ralo e do encanamento em si, de forma que se impeça que outras coisas possam aderir à estrutura, fazendo com que ela volte a ficar entupida.

7. Como desentupir ralo de banheiro com sabão em pó

O sabão em pó é um excelente desengordurante, que funciona no ralo eliminando e fazendo com que se liberem aquelas placas formadas por condicionador, óleos e até mesmo cremes hidratantes, que acabam indo também pelo ralo.

Ele funciona de forma bastante similar aos outros produtos que utilizamos até então, promovendo a limpeza e a liberação do ralo, restabelecendo a sua função de drenar água de forma simples e rápida.

Para fazer a limpeza e desentupir o ralo utilizando sabão em pó, você vai precisar de:

• Meia xícara de sabão em pó;

• Água quente;

Luvas;

• Vinagre.

Com as luvas já vestidas, proceda da seguinte maneira:

Passo 1. Despeje o sabão em pó no ralo entupido, de forma que o produto possa se concentrar totalmente dentro do ralo em si;

Passo 2. Coloque, então, meia xícara de vinagre junto do sabão;

Passo 3. Despeje com cuidado um litro de água quente sobre a mistura.

Agora é só aguardar pelo menos 15 minutos e testar se o fluxo voltou ao normal.

Caso não tenha voltado, basta repetir todos os passos anteriores.

Melhores produtos para desentupir ralo de banheiro

Desentupidor Manual Bomba Dexter

Com uma vedação única, o Desentupidor Manual Bomba Dexter funciona tal como uma “injeção” de pressão em seu encanamento, fazendo com que seja rapidamente liberado o fluxo de água.

De forma bastante similar às desentupidoras convencionais, a Dexter traz para a sua casa um sistema de vedação muito especial, que se adapta bem a qualquer tipo de ralo.

Desentupidor Sanitário Bettanin

Por ser um dos maiores que você vai encontrar no mercado, o Desentupidor Sanitário Bettanin também é uma ferramenta útil para desentupir ralos e outros aparelhos hidráulicos, graças ao seu grande poder de sucção.

Para utilizá-lo, basta fazer força mecânica sobre o ralo, que a sucção fortíssima do desentupidor fará a sua parte desobstruindo o encanamento.

Desentupidor Zap Clean 300G Soin

Podendo ser utilizado em qualquer tipo de ralo – de pia ou chuveiro – e até no vaso sanitário, o Desentupidor Zap Clean 300g Soin é um desentupidor de alta eficiência, capaz de remover qualquer tipo de resíduo orgânico de forma totalmente descomplicada.

Para utilizá-lo, basta despejar seu conteúdo no ralo entupido e aguardar a mágica acontecer. Simples assim.

Desentupidor Tufão 5m Overtime

Para desentupir o ralo, o Desentupidor Tufão 5m Overtime é um excelente produto, que pode ser inserido e conduzido pela tubulação, eliminando dela qualquer coisa que esteja impedindo a passagem de água.A sua utilização é bastante simples, bastando torcer o seu cabeamento até que a ponta gire, captando os detritos.

Imagem 5 foto 1 –

Desentupidor de Metal 10mx25mm Dexter

Com apenas 25 mm de espessura, o Desentupidor de Metal 10mx25mm Dexter vai ainda mais longe em sua tubulação, pois conta com 10 metros de cabo!

Para utilizá-lo, é bastante simples: basta girar seu cabeamento, o que faz com que a ponta se torça e “fisgue” os mais diferentes tipos de dejetos que possam entupir seu ralo.

Quais as principais causas de ralo entupido?

Agora que você sabe tudo sobre como desentupir ralos de banheiro, quer saber o que faz com que seu ralo se entupa com tanta facilidade? Vem ver!

Cabelos ainda são os principais vilões do seu ralo de banheiro!

Os cabelos, por si só, são capazes de entupir o ralo desde a grelha, que deve estar sempre muito bem colocada para que eles não escorram para dentro do ralo.

Caso isso ocorra, a possibilidade dos cabelos formarem tufos e impedirem a passagem de água é bastante grande. Portanto, toda atenção é pouca: limpe sempre a grelha ao fim do seu banho e deixe-a completamente livre de fios de cabelo.

Resíduos de hidratantes, cremes e sabonete

A oleosidade desses produtos, quando seca, pode fazer um grande estrago no ralo do seu banheiro, fazendo com que seja estreitada a passagem de água – o que pode entupir com qualquer quantidade de cabelo que ali pare.

Para isso, a solução é, de quando em quando, jogar um pouco de água fervendo no ralo, fazendo com que esses produtos dissolvam, ou, até mesmo, usar um pouco de desentupidor preventivamente.

5 Dicas para evitar que o ralo fique entupido

1. Ao fim do banho, sempre limpe a grelha do seu ralo;

2. Periodicamente, utilize uma das nossas receitas para limpar o ralo do banheiro;

3. Não deixe que se acumule cabelo ao redor do ralo;

4. Se seu ralo for invisível, lembre-se sempre de retirar seu topo e limpar a sua parte de baixo;

5. Caso use ralo horizontal, limpe cuidadosamente toda a sua grelha ao fim de cada banho.

Sabe onde você encontra tudo sobre como desentupir ralos de banheiro, cuidar das plantas do jardim e até mesmo como fazer a instalação de porcelanato? Tudo para a sua casa você encontra no Blog da Leroy Merlin!

Leia mais

Quais são os principais tipos de ralo para banheiro?

Como instalar banheira de hidromassagem?

Os 7 melhores chuveiros com pressurizador

Como limpar box de banheiro? (5 métodos infalíveis)

7 maneiras (fáceis) de desentupir o vaso sanitário

Como escolher pisos e revestimentos para banheiro?

Fita antiderrapante: conheça esse item básico de segurança em casa

Como limpar rejunte: segredos caseiros para eliminar a sujeira acumulada entre o revestimento

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo