Tendência

Como limpar vaso sanitário

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O banheiro é um dos ambientes que mais exige atenção com a limpeza no dia a dia. E durante essa tarefa, como limpar vaso sanitário é uma das dúvidas mais comuns, e não é à toa: afinal, esse item acumula germes e bactérias, mas deve estar sempre bem limpo para garantir saúde aos usuários.

Como Limpar Vaso Sanitário: Mãos com luva limpando vaso sanitário com bucha

Como limpar o vaso sanitário, no entanto, nem sempre é tarefa fácil: isso porque além dos detritos gerados diariamente, que causam sujeira e odor, os minerais presentes na água da descarga vão se acumulando no interior do vaso com o tempo, gerando manchas amareladas ou marrons.

É para evitar esse tipo de problema que a limpeza do vaso sanitário deve ser feita com frequência. E para ajudar você, a Leroy Merlin separou dicas de como fazer a limpeza periódica e, além disso, resolver problemas como vaso encardido e amarelado. Confira!

Como limpar vaso sanitário

O vaso sanitário exige uma limpeza frequente, mas a periodicidade varia conforme as necessidades de cada casa. Em geral, uma limpeza semanal mais profunda, intercalada com uma limpeza rápida a cada dois ou três dias, é suficiente. A frequência, no entanto, pode aumentar caso necessário.

No dia a dia, a limpeza da parte interna do vaso sanitário é bem simples, feita em duas etapas. Antes de qualquer coisa, porém, lembre-se de colocar as luvas de limpeza para proteger suas mãos do contato com a sujeira e com os produtos usados para a limpeza.

Com as mãos protegidas, o próximo passo é preparar um balde com uma mistura de um litro de água e oito gotas de detergente. Jogue essa solução dentro do vaso e utilize uma escova sanitária para esfregar toda a parte interna. Feito isso, feche a tampa do assento para evitar que as bactérias se espalhem e dê a descarga.

Como Limpar Vaso Sanitário: Diversos tipos de escova sanitária e apoio

Vale destacar que, caso o vaso sanitário esteja entupido, uma boa dica é usar uma lavadora de alta pressão com mangueira desentupidora. Ela garante bons resultados sem que você precise chamar um profissional ou sujar as mãos.

Na segunda etapa, a mistura para limpar vaso sanitário é feita em um balde com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária, que deve ser despejada no interior do vaso. Depois, é só dar a descarga e, se quiser, usar desinfetante para dar um cheirinho de limpeza ao ambiente.

O assento do vaso sanitário também merece atenção: use uma esponja ou um pano molhado em álcool ou desinfetante e passe pela superfície. É recomendado não usar água sanitária no assento, já que o produto pode desgastar o plástico. Além disso, a escova também não deve ser usada na parte externa, pois pode espalhar bactérias.

Como Limpar Vaso Sanitário: Mão com luva limpando vaso sanitário com bucha

Se o assento for de madeira laqueada, vale outra dica para deixá-lo ainda mais bonito: depois da limpeza, use lustra-móvel ou cera de polimento para dar brilho à peça. Com esse passo a passo, o seu banheiro vai ficar sempre limpo e cheiroso, garantindo mais saúde e bem-estar a toda a família.

Como limpar vaso sanitário encardido

Como limpar vaso sanitário encardido e como limpar vaso sanitário com crosta são outras dúvidas comuns e, apesar de exigirem um pouco mais de tempo e trabalho do que a limpeza do dia a dia, também têm solução!

Como Limpar Vaso Sanitário: Mão com luva segurando borrifador e vaso sanitário ao fundo

Usando luvas, despeje água sanitária e desinfetante dentro do vaso e deixe os produtos agirem por alguns minutos. Enquanto isso, use uma esponja macia molhada em água e detergente para esfregar a parte externa do vaso, incluindo o assento. Depois, enxágue e finalize secando com um pano.

Em seguida, volte para a parte interna do vaso, usando a escova sanitária para esfregar as bordas e o fundo. Com isso feito, feche a tampa, dê a descarga e, para terminar, use um pano umedecido em álcool para esfregar o assento e eliminar microrganismos.

Outro produto para limpar vaso sanitário que você pode usar para a tampa do assento é a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Para finalizar, é só borrifar um desodorizador com o cheiro que você mais gosta para deixar o banheiro perfeito.

Como limpar vaso sanitário amarelado

Entre as dúvidas sobre limpeza de banheiro, como limpar vaso sanitário amarelado também é uma das mais comuns. É que, quando o vaso fica com a água parada por um bom tempo e sem limpeza frequente, pode amarelar ou criar crostas causadas pelo acúmulo de minerais da água, que geram resíduos de calcário. Mas para isso também há solução!

Como Limpar Vaso Sanitário: Imagem de vaso sujo e vaso limpo, mostrando antes e depois

O passo a passo é semelhante ao de como limpar vaso sanitário encardido, no entanto, em vez de desinfetante e água sanitária, você vai despejar alvejante com cloro dentro do vaso e esfregar bem tanto as bordas quanto o fundo. Depois, é só fechar a tampa, dar a descarga e complementar com o desinfetante para dar um cheirinho de limpeza, caso você queira.

Diferentes produtos para limpar vaso sanitário

Outra dúvida sobre como limpar vasos sanitários é sobre os produtos que podem ser usados para a limpeza. A variedade é grande e inclui tanto produtos químicos, já prontos para uso, como misturas caseiras que também oferecem bom resultado.

Limpeza com cloro, água sanitária e alvejante

O cloro, a água sanitária e o alvejante são opções de produto para limpar vaso sanitário com crosta ou mesmo para a limpeza diária. Para escolher o melhor, porém, é importante entender que eles podem ter papéis diferentes nessa tarefa.

Como Limpar Vaso Sanitário: Água sanitária, pacote de cloro e bicarbonato de sódio

O cloro, por exemplo, apresenta alto poder bactericida e, por isso, é muito associado ao tratamento de água. A versão pura pode ser usada para limpar o interior do vaso, enquanto a diluição em água é útil para limpar outras partes do banheiro, como a pia e os azulejos.

Já a água sanitária contém 2,5% de cloro ativo na sua formulação e, mesmo diluída, é poderosa na desinfecção de ambientes e superfícies, eliminando germes, fungos e bactérias. Ela é uma boa opção para a limpeza frequente do vaso sanitário.

Outra opção é o alvejante, que cumpre a função de branquear e, por isso, é muito usado em tarefas como limpar a tampa do vaso sanitário que ficou amarelo. As versões com cloro também ajudam a eliminar germes e bactérias no banheiro.

Limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio

Entre as misturas caseiras para limpar o vaso sanitário, a solução de vinagre e bicarbonato de sódio é uma das mais usadas, inclusive para tirar manchas. Para isso, comece despejando uma xícara de vinagre sobre as manchas e deixe agir por um minuto.

Depois, adicione uma xícara de bicarbonato de sódio e mais duas xícaras de vinagre, deixe efervescer e agir por cinco minutos. É normal que o produto borbulhe e, em seguida, é só esfregar com a escova sanitária, fechar a tampa e dar a descarga para enxaguar.

Como Limpar Vaso Sanitário: Mesa com água, laranja e saleiro aberto derrubando sal

Aliás, para quem tem dúvidas sobre como limpar box de banheiro com praticidade, a dica da mistura entre vinagre e bicarbonato é boa, pois garante bons resultados em uma limpeza mais profunda que deixa o box brilhando.

O vinagre puro também é uma boa solução para remover o calcário do vaso sanitário. Basta despejar uma xícara de vinagre diretamente no vaso e deixar agir por cerca de duas horas. Depois, faça a limpeza normalmente, feche a tampa e dê descarga. Se a mancha persistir, repita o processo.

Limpeza com removedor químico

O removedor químico é outra opção usada para limpar o vaso sanitário, principalmente se você quer tirar manchas e já tentou as opções anteriores sem sucesso. Para usar, passe o produto dentro do vaso e esfregue com a escova, sempre usando luvas.

Deixe o produto agir por cerca de 30 minutos, despeje água sanitária, esfregue a parte interna mais uma vez, feche a tampa e dê a descarga. Com esse passo a passo, o seu vaso sanitário vai dar adeus às manchas amareladas!

Se você tinha dúvidas sobre como limpar vaso sanitário viu que não há segredo: a limpeza frequente garante bem-estar para toda a família e, caso você precise de uma limpeza mais pesada, não faltam produtos para ajudar! Aliás, na Leroy Merlin você encontra tudo para o seu banheiro, da construção à limpeza: confira as ofertas e aproveite!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo