Como limpar box de banheiro com praticidade

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Item fundamental deixar o banheiro sempre limpo e evitar que a água escorra pelo piso, o box de banheiro assume também função decorativa nesse espaço da casa.

Porém, se ele estiver sujo, certamente dará a impressão de uma casa pouco cuidada, então, é importante saber como limpar box de banheiro para manter o ambiente limpo e organizado.

A boa notícia é que existem inúmeras opções de receitas caseiras, para quem prefere a limpeza da casa de forma mais sustentável e natural. Porém, se você gosta da praticidade dos produtos de limpeza prontos, também separamos uma lista dos melhores. Confira!

Leia também:

Como limpar espelhos de banheiro? Revelamos os segredos!

Modelos de box para banheiro: entenda qual escolher

Por que o box de banheiro suja?

Primeiramente, é preciso entender porque os diferentes tipos de box do banheiro ficam sujos. Isso acontece porque a superfície acumula gordura de sabonetes, produtos de cabelo e os óleos naturais do corpo. Além da gordura, ele fica com manchas brancas causadas por acúmulo de cálcio da água.

Quem tem box de banheiro em casa sabe: eventualmente, ele pode ficar com um aspecto encardido. Então, é importante saber como limpar o box regularmente para não deixar que resíduos acumulem com o tempo.

Porém, não precisa se preocupar, porque limpar box de banheiro muito sujo é mais fácil do que parece! Veja só:

Como limpar box de banheiro de vidro?

Quer saber como limpar vidro de box de banheiro? Seja com produtos prontos ou receitas caseiras, existem diversas formas de garantir que seu box de vidro esteja sempre limpo e sem marcas.

Para deixar o box de vidro brilhando, você deve planejar limpar bem as portas, pelo menos uma vez por semana. Além disso, uma boa manutenção diária irá prolongar o brilho do seu box.

Para ajudar, separamos as dicas mais práticas, que vão economizar tempo e garantir que o vidro fique sempre brilhando!

1. Como limpar box de banheiro com produtos prontos

Se você prefere a praticidade dos produtos de limpeza prontos, poderá optar pelo desengordurante ou limpa-vidros. Essas opções já vêm prontas e basta, em alguns casos, diluir na água para começar a limpeza.

Além disso, os produtos prontos já vêm com instruções de uso na embalagem. Sendo assim, basta seguir os passos de como limpar box de banheiro de vidro, que não tem erro. Mas, em geral, os passos são os seguintes:

Você precisará de:

• Desengordurante ou limpa-vidros

• Pano ou esponja macia

• Pano de microfibra ou papel-toalha

Passo a passo:

1. Molhe o vidro, antes de aplicar o produto. Não se esqueça de aproveitar a água do banho nessa etapa para economizar;

2. Aplique o desengordurante e esfregue o vidro com cuidado;

3. Enxágue a superfície com água em temperatura ambiente. Como o produto já é próprio para retirar gordura, não é necessário utilizar água quente;

4. Seque bem com papel-toalha, pano de microfibra ou algo que não solte fiapos.

Essa opção de limpeza pode ser feita toda semana. Quanto maior a regularidade, mais fácil será de evitar um aspecto encardido do box ou o surgimento de manchas.

Dica extra: mantenha a porta ou janela do banheiro aberta quando o chuveiro não estiver em uso. Assim, você deixa o ambiente mais arejado e evita mofo ou novas manchinhas brancas no box.

2. Como limpar box de banheiro com bicarbonato

Você sabia que é possível limpar o box de banheiro com bicarbonato? Ele irá agir rapidamente e deixará seu box brilhando. Por isso, essa alternativa é ideal se você precisa saber como limpar vidro de box de banheiro muito sujo.

Você precisará de:

• Bicarbonato de sódio (de 2 a 3 colheres, a depender do tamanho do box)

• Um recipiente médio, um copo e uma jarra

• Esponja simples

• Vinagre branco

• Lustra móveis (opcional)

Passo a passo:

1. No recipiente médio, coloque uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio. Vá misturando com um pouco de água, até que vire uma pastinha;

2. Em seguida, aplique essa pasta na parte amarela da esponja, e esfregue o vidro, em movimentos circulares;

3. Deixe o bicarbonato agir por pelo menos 10 a 15 minutos.

4. Para uma limpeza ainda melhor, em uma jarra grande, adicione ½ copo de vinagre branco com ½ copo de água e misture bem;

5. Jogue esse líquido por toda a superfície do vidro. Assim, o bicarbonato de sódio vai reagir com o vinagre e retirar gorduras e manchas de cálcio;

6. Enxágue bem o vidro com água quente e seque o box com um pano de microfibras.

7. Para evitar que manchas apareçam novamente, você ainda pode aplicar um lustra móveis. O produto criará uma camada protetora e evitará que respingos de água marquem o vidro novamente.

Essa limpeza é mais profunda, portanto, pode ser feita uma vez por mês. Além de ser eficiente para retirada de manchas, o bicarbonato também ajuda a evitar mofo, então vale a pena o uso.

Dica extra: Quer saber como limpar o box de vidro do banheiro em segurança? Para se proteger de produtos fortes e químicos, utilize sempre luvas de limpeza resistentes! Além disso, tenha uma específica para a cozinha e outra para os banheiros.

3. Como limpar box de banheiro com amaciante

Além de deixar as roupas macias e cheirosas, o amaciante pode ser um aliado para quem quer descobrir como limpar box de banheiro engordurado. Além de barato, ele é um produto bastante simples de usar.

Você precisará de:

• ½ xícara de água morna

• ½ xícara de amaciante de roupas

• Borrifador

• Esponja de cozinha

• Pano de microfibras

Passo a passo:

1. Misture a água com o amaciante e coloque no borrifador;

2. Aplique a solução na parte amarela da esponja e faça movimentos circulares em toda a superfície;

3. Por fim, é só enxaguar com água em temperatura ambiente, e secar com o pano de microfibras.

Quais os melhores produtos para limpar box de banheiro?

Mas afinal, como limpar vidro de box de banheiro de maneira prática e barata? Se você prefere usar produtos prontos, o que não faltam são opções. Essa é uma excelente maneira de limpar o box de vidro do banheiro para quem não gosta ou não tem tempo de fazer receitas caseiras. A grande vantagem desses produtos é que eles já estão prontos para uso.

Por isso, separamos alguns produtos para limpeza de box que, sem dúvida, vão deixá-lo brilhando:

Limpa Box de Banheiro Duratto

Conteúdo: 500 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: remove manchas, limpa gorduras e recupera o brilho do vidro. Não agride metais e plásticos.

Limpa Vidros Tripla Ação Urca

Conteúdo: 500 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: possui fórmula com tripla ação, que atua como antiembaçante, antipó e antimanchas. Também dá um brilho final extra no vidro.

Limpador Multiuso Geral Com Álcool Azulim

Conteúdo: 500 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: é especialmente elaborado para superfícies laváveis.

Limpa Vidros Spray Bellinzoni

Conteúdo: 500 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: limpa instantaneamente, sem deixar riscos. Pode ser utilizado em outros locais da casa, como eletrodomésticos e azulejos.

Limpador Multiuso Limpeza Verde

Conteúdo: 120 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: já vem com flanelinha e é ideal para manutenção semanal.

Pano Úmido 3 em 1 Bettanin

Conteúdo: 20 panos

Fragrância: sem perfume

Vantagens: pronto para uso. Limpa, desengordura e tira manchas. Indicado para manutenção rápida da limpeza.

Limpa Vidros Spray Flash Limp

Conteúdo: capacidade para 230 ml

Fragrância: sem perfume

Vantagens: produto 2 em 1. De um lado é um borrifador para limpeza do vidro. Do outro lado, um rodinho emborrachado.

Produtos caseiros para limpar box de banheiro

Mas, como limpar o box do banheiro de vidro com produtos feitos em casa? O mais interessante é que com um pouco de criatividade, é possível deixar o box de banheiro limpinho, com diversos produtos caseiros e misturas que podem ser milagrosas. Confira os principais.

Vinagre

Quando se trata de limpeza da casa, o vinagre é um dos melhores aliados. Afinal, ele desengordura, desinfeta, dá brilho, protege do mofo e até elimina odores. Aliás, o produto pode ser usado, inclusive, para limpar todos os tipos de ralo.

Uma das formas mais simples de limpar o box de vidro é com uma misturinha simples de vinagre e água. Basta juntar ½ copo de vinagre branco e ½ copo de água em um borrifador.

Então, molhe o vidro e, em seguida, basta esguichar sua solução de limpeza por toda superfície. Deixe agir por 10 minutinhos e enxágue com água morna. Por fim, utilize um rodinho para secar bem o vidro e, logo depois, uma toalha de microfibra. Assim, você evita o surgimento de mofo ou manchas brancas.

Essa opção é ideal para fazer a manutenção diária. Portanto, você pode deixar o borrifador e o rodinho dentro do box, para limpar imediatamente após o banho.

Limão com bicabornato de sódio

O suco de limão é um ótimo substituto para o vinagre. Porém, não é tão ácido quanto o vinagre e, por isso, um pouco menos eficaz.

Ainda assim, caso seu box precise de uma limpeza mais leve, basta aplicar o bicarbonato em metade de um limão e espalhar pelo box já molhado. Depois, enxágue bem e seque com um pano de microfibra.

Atenção! Se o seu chuveiro tiver pedras naturais, substitua vinagre ou limão por sabão neutro. Afinal, esses materiais não suportam produtos de limpeza ácidos.

Farinha de trigo, vinagre e sal

Como limpar box de vidro de banheiro com produtos que já temos em casa? Outra mistura bastante simples e fácil: 1 xícara de vinagre + 1 colher de sal + ¼ de xícara de farinha. Misture tudo e vá adicionando farinha, até formar uma pastinha.

Aplique a pasta em todo o vidro, deixe agir por alguns minutinhos e, depois, enxágue e seque bem.

Pasta de dente branca

Uma opção aos produtos tradicionais na hora de descobrir como limpar vidro de box de banheiro, é aplicar pasta de dente branca em um pano úmido e esfregar por toda superfície do vidro. Depois, enxágue bem e retire o excesso com um pano seco, que não solte fiapos.

Como tirar manchas esbranquiçadas do box de vidro?

As manchas esbranquiçadas no vidro do box são causadas por uma mistura de cálcio e gordura. Se o box estiver muito sujo, você pode limpar com o bicarbonato, como explicamos acima. O vinagre também é uma excelente opção.

Além disso, saber como limpar box de banheiro a seco é uma excelente forma de tirar manchas brancas. Se o vidro e o bombril estiverem bem secos, e você fizer movimentos circulares com suavidade, não há risco.

Aliás, uma dica muito útil é usar lustra móveis após terminar a limpeza do vidro do box porque ele criará uma película protetora no vidro para evitar as temidas manchas brancas.

Como limpar a gordura do box de vidro do banheiro?

Saber como limpar box de banheiro engordurado é fundamental para deixar o ambiente mais limpo e organizado. Como já vimos, existem várias receitinhas para tirar a gordura do box de vidro.

Em resumo, as mais simples e eficazes são: com detergente neutro ou de cozinha, com produto multiuso desengordurante, com bicarbonato de sódio e vinagre. Ou seja, quanto mais regular for a limpeza do vidro, maiores serão as chances de você juntar resíduos de sabão e água. Assim, ele ficará sempre limpinho e brilhando!

Conclusão

Saber as melhores maneiras de como limpar o box de vidro do banheiro pode fazer toda a diferença no visual do seu cômodo. E para o visual ficar completo, não se esqueça de limpar o ralo e azulejos de parede, pois a umidade pode causar o acúmulo de mofo.

Agora que você já sabe como limpar o box de vidro do banheiro, aproveite e se inspire em 50 modelos de banheiros para montar na sua casa.

Leia mais:

Como limpar rejunte e dar vida nova ao revestimento

Como instalar chuveiro elétrico e trocar a resistência

31 ideias de armários para banheiros pequenos

15 tipos de torneira para cuba de banheiro

Conheça os diferentes modelos de vaso sanitário

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo