Tecnologia e Segurança

22 dicas para garantir a segurança residencial!

Garantir a segurança residencial é extremamente importante, principalmente por conta da violência que assola grandes metrópoles e também cidades do interior.

Sabemos que a nossa casa é o sinônimo do lugar onde as pessoas passam mais tempo. E para que esse tempo seja de qualidade, é necessário que além de confortável, a casa seja um ambiente seguro.

No entanto, nem sempre é fácil garantir a segurança das nossas casas, pois a proteção da nossa família depende de uma série de fatores.

Ter uma casa segura abrange prevenir acidentes, bloquear e adaptar acessos para crianças, proteger itens valiosos e diminuir os riscos de invasão. Além disso, falta praticidade em determinados itens do mercado que deveriam auxiliar esses processos.

Mas o objetivo da Leroy Merlin é desmistificar a segurança para casa, apresentando produtos simples e fáceis de lidar, desde câmeras de segurança até mini alarmes e cofres digitais.

Por isso, preparamos uma lista de dicas com produtos e ações para ajudar na proteção que você merece. Vamos nessa? Antes de prosseguir com a leitura, confira o vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil que vai te ensinar a escolher a melhor câmera para sua casa!

Leia também:

Melhor câmera de segurança de 2022: veja as top 10!

Casa inteligente: guia completo para montar a sua

Qual a importância de investir em segurança residencial?

Investir em segurança residencial é a melhor atitude para quem quer proteger a família e também seu patrimônio.

A invasão de propriedades é, infelizmente, um crime muito comum no Brasil, principalmente em grandes cidades.

Para você ter ideia, a cada 1 hora uma casa é invadida no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Dessa forma, uma das alternativas para evitar invasões é contar com um sistema de segurança residencial que inibe as ações de criminosos.

Somado a isso, ao contar com esses equipamentos, você garante maior agilidade no atendimento de possíveis invasões e também tem mais liberdade para ficar em casa ou mesmo para sair ou viajar.

Quais as vantagens de instalar sistema de segurança residencial?

Ao investir em um sistema de segurança residencial, você garante uma série de vantagens para a sua família.

Isso porque esses equipamentos contam com recursos modernos e seguros, como portaria remota, monitoramento 24 horas, automação de portas e portões, controle de acesso, gravações em tempo real e muito mais.

22 dicas de segurança para casa

Para garantir a segurança residencial da sua família, alguns itens fazem a diferença e salvam você de situações complicadas, trazendo maior tranquilidade para momentos de emergência.

Listamos os principais recursos que são essenciais para uma proteção mais efetiva da sua casa. Confira!

1. Luz de emergência

A luz de emergência é superprática e não vai deixar você passar sufoco no escuro. Esse item que traz segurança para casa é muito usado em hospitais, elevadores, shoppings e locais que precisam de luz o tempo inteiro.

Por isso, é super válido instalar esse recurso na sua casa. A vantagem é que ele pode ser usado na sala (ou no local de maior utilização da casa), nos corredores e até mesmo na área externa. Assim, sua casa estará sempre iluminada e mais segura.

Luminária de Emergência LED 100 Lumens LDE 30L Intelbras

2. A importância de uma casa movimentada

Você já deve ter ouvido que é mais seguro deixar uma lâmpada interna acesa ou deixar algum rádio tocando música em um volume baixo quando for passar um longo período fora de casa.

Apesar de simples, essa é uma boa estratégia porque casas sem movimento estão mais suscetíveis a invasões, comprometendo a segurança residencial. Felizmente, a tecnologia continua evoluindo para nos ajudar.

Uma opção moderna é a instalação de lâmpadas com wi-fi. Quando conectados à internet, estes modelos podem ser ligados ou desligados à distância, através de um aplicativo para celular.

Outra opção mais simples são as lâmpadas com sensor de luminosidade. Estes modelos acendem automaticamente na ausência de luz, e se apagam ao clarear o dia.

Uma dica muito importante, nesses casos, é pedir a um vizinho de confiança (caso haja) que recolha as correspondências e limpe a área externa, para que o ambiente não aparente estar abandonado e fique mais vulnerável.

O Kit Casa Conectada Positivo vem com uma Smart Lâmpada Wi-Fi, um Smart Plug Wi-Fi e um Smart Controle Universal

3. Cofre digital

Esse é aquele equipamento de segurança para casa excelente para proteger objetos de valor – como documentos, jóias, dinheiro em espécie, etc.

O cofre digital só pode ser aberto com a senha certa (ou com uma chave de segurança específica), o que vai garantir que ninguém tenha acesso aos seus pertences, além de você mesmo!

E os benefícios não param: o cofre digital é muito fácil de instalar. Pode ficar escondido no interior de armários ou embutido atrás de quadros (tipo em filme americano). Que tal comprar um para você?

Cofre Digital Sobrepor com Senha 47,6L 40x35x34cm Preto Office Yale

4. É necessário cuidado ao contratar profissionais

A casa é o lugar que abriga toda intimidade e o que há de mais importante para as pessoas que habitam. Por isso, para garantir mais segurança para casa, é importante saber a procedência de cada profissional que você precisa receber para um reparo ou reforma.

Dê preferência a indicações ou empresas que você tenha certeza da legalização, uma vez que o funcionário terá acesso ao seu imóvel e ao que há dentro dele.

5. Câmera falsa

Muita gente não sabe, mas existe um tipo de câmera fake que serve apenas para enganar gente mal intencionada.

Pois é, esse aparelho não tem a função de gravar, mas pode ajudar a manter a casa protegida: é só instalá-la na fachada que ela faz o resto do trabalho.

Pode apostar que vai ter muita gente pensando que está sendo filmado de verdade. Dessa forma, esse equipamento inibe possíveis tentativas de invadirem a sua casa.

Câmera Falsa com Suporte Moros

6. Um checklist pode ajudar

Essa é uma dica que pode ajudar a reunir tudo que precisa ser feito em prol da segurança do seu lar: uma lista de pontos de melhoria.

Levando em consideração o estado de conservação de todos os acessórios (como fechaduras e câmeras) e as áreas de passagem da sua casa, fica mais fácil analisar onde a segurança precisa ser reforçada e onde você pode instalar as câmeras de segurança.

7. Câmeras de segurança verdadeira

E por falar nelas, se você não quer se limitar a uma câmera que não transmite total segurança para casa, também tem como recorrer a um modelo verdadeiro que realmente tenha a função de registrar imagens durante 24 horas por dia.

Essa câmera inteligente da Intelbras, por exemplo, é uma boa pedida: bem pequena, moderna e discreta. Ela funciona por wi-fi e garante mais segurança para casa.

Câmera Inteligente Interna Wi-Fi Full HD 360 iM4

8. Amplie a visibilidade

Plantas e árvores são sempre bem-vindas na decoração interna e externa da casa, mas em algumas situações elas podem dificultar a segurança residencial.

Por isso, ao posicionar esses itens em sua casa, vale garantir que elas não estão obstruindo a visão de janelas ou portas, para facilitar o esconderijo de um possível invasor.

9. Sensores de presença

Os sensores de presença são ferramentas simples que podem ser usadas como substitutas do interruptor tradicional.

Assim que é identificada a presença de alguém no cômodo, a lâmpada é rapidamente acionada.

Sendo assim, esse equipamento pode trazer segurança para casa de duas formas: para que você nunca fique no escuro (na frente de casa procurando as chaves, por exemplo) ou para que a presença de um possível invasor seja identificada de maneira imediata.

Sensor de Presença Exatron

10. A área externa deve funcionar a seu favor

Objetos como escadas e lixeiras grandes podem facilitar invasões ou o escape da casa. Por conta disso, o ideal é que eles sejam evitados na área externa.

Outro ponto de atenção deve ser para possíveis aberturas no telhado, no sistema de exaustão e ar-condicionado. Essas pequenas certificações trazem mais segurança para casa e deixam você sem preocupações.

11. Fechadura digital

Sendo uma ferramenta tecnológica desenvolvida para garantir mais segurança para casa, a fechadura eletrônica é ótima para trancar portas de escritórios ou cômodos que precisam de uma segurança maior.

Com modelos e formatos que variam de acordo com o preço e as necessidades, aqui na Leroy Merlin você encontra a fechadura certa para você.

Fechadura Digital Embutir para Porta de Madeira Intelbras FR320 Cartão Senha

A melhor parte é que ela não é nada difícil de instalar, já que deve ser fixada no mesmo local que as maçanetas comuns.

Neste vídeo te ensinamos a instalação passo a passo:

• Leia também: Fechadura eletrônica é segura? Descubra as vantagens deste modelo

12. Sistema de alarme “vigia criança”

O sistema de alarme Makeda é muito eficiente ao trazer segurança para casa, avisando você sempre que as portas e janelas de casa forem abertas. Um mecanismo perfeito para quem convive com crianças arteiras.

O aparelho é um tipo de “vigia” superútil e funciona da seguinte maneira: dispara um barulho toda vez que a porta é aberta. Mas você também pode desligá-lo sempre que quiser – assim o barulho não vai incomodá-lo quando realmente for preciso abrir as esquadrias.

13. Câmera babá eletrônica

Ainda na categoria das câmeras, esta câmera inteligente babá eletrônica da marca Vivitar pode garantir a segurança do bebê em casa e dar autonomia para que os cuidadores possam circular despreocupados por outros ambientes.

Babá Eletrônica Vivitar Inteligente Wi-fi Full Hd E Compatível C/ Alexa E Google Assistant

14. Portão eletrônico

Além de prático, um portão eletrônico pode trazer mais tranquilidade para o momento de sair de casa.

Estes modelos contam com automatizadores simples, feitos de metal, que ficam geralmente acoplados na parte de baixo do portão. Eles são ativados por controle, que envia o comando de abrir e fechar para que você não precise sair do carro abri-lo manualmente.

O sistema também faz toda a diferença em momentos como o de chegada em casa durante a madrugada, pois diminui a exposição e acelera o processo da entrada em casa.

Uma ótima opção de portão automatizado é o portão basculante, pois quando aberto, quase não ocupa espaços laterais, o que otimiza o espaço. Também é muito fácil de abrir, o que traz praticidade para o dia a dia.

15. Muros com concertina

Os muros são um local muito suscetível à invasão, então essa dica é superimportante para a segurança residencial. O ideal é que o muro seja alto, de forma que diminua a facilidade para pular e não tenha obstruções (vãos e cantos) que dificultem a visão da presença de estranhos.

Depois desses cuidados, instalar uma cerca elétrica ou concertina faz toda a diferença. Elas possuem algumas diferenças entre si. A concertina protege por meio das farpas e lâminas forjadas no aço, por conta disso, não requer manutenção e nem consome energia.

Já a cerca elétrica é uma estrutura menos robusta, mas que protege por meio do choque e por um sistema de alarme sonoro, caso algum dos fios seja cortado. Sendo assim, precisa de mais manutenções e consome energia elétrica.

Entenda melhor como escolher concertinas assistindo ao vídeo com dicas da nossa colaboradora Thatiany Miranda:

16. Tomadas inteligentes

Garantir a segurança residencial não diz respeito somente a invasões.

Com esse objetivo, as tomadas inteligentes são um item de segurança para casa que traz a tecnologia a serviço da tranquilidade e mais qualidade de vida.

Os adaptadores smart, como também são chamados, são semelhantes aos adaptadores que costumam ser usados para conectar um cabo de energia em uma tomada de três pinos.

E assim como os adaptadores tradicionais, basta conectar os adaptadores inteligentes na ponta do cabo de qualquer aparelho eletrônico para que a magia aconteça.

Uma vez que as tomadas inteligentes estejam conectadas ao seu celular por wi-fi, você pode controlar os aparelhos eletrodomésticos com um toque de celular.

A melhor parte é que os eletrodomésticos não precisam ser smart ou ter alguma tecnologia específica para que você tenha os controles de acesso.

Como se já não bastasse toda a vantagem, essa ferramenta possui o modo ausente: indicado para ser acionado quando a residência permanecer vazia por muito tempo. Nesse caso, luzes e dispositivos são ligados e desligados em horários específicos para simular a presença de pessoas em casa.

A cereja do bolo no quesito segurança é que alguns modelos contam com um mecanismo de análise do calor gerado pelas tomadas e, caso seja ultrapassado o nível de segurança, o fornecimento de energia é interrompido para evitar possíveis acidentes.

E aí, vale a pena ou não vale?

Conjunto de Tomada Inteligente WiFi Branco Líder

17. Grades e vidros temperados para janelas

As janelas são um possível acesso de invasão à casa e podem tornar os habitantes vulneráveis. Para resolver isso, as grades para janela são uma opção de bom custo-benefício que traz segurança para casa.

Outra possibilidade é investir em janelas de vidro temperado, que são mais resistentes ao impacto e mantêm uma estética mais arrojada.

Grade Para Janela de Alumínio Branco 100x120cm 3A Alumínio

18. Cuidados com a porta de entrada e saída

É comum que as portas de saída ou portas dos fundos sejam menos robustas que as portas de entrada.

Para garantir mais segurança residencial é interessante que ambas as portas sejam reforçadas, devido aos riscos mais altos de invasão relacionados às portas mais frágeis.

Mas ao se tratar da porta de entrada, caso a sua casa tenha uma porta que dá acesso diretamente para a rua, vale conferir se as dobradiças são voltadas para dentro.

Caso estejam voltadas para o lado da rua, fica ainda mais fácil desmontar a porta em uma invasão.

Considere também investir em um modelo robusto de porta maciça, para dificultar possíveis arrombamentos. Essas dicas, aliadas ao uso da fechadura digital, trazem mais tranquilidade e conforto para os moradores.

Porta com Batente de Giro Decorada Madeira Maciça Angelim Lado Direito 2,10×0,80m Galon

19. Um kit de emergência é sempre bem-vindo

A prevenção é sempre o melhor caminho. Ter em casa um extintor, conjunto de primeiros socorros e fácil acesso a números de emergência (como polícia, ambulância e bombeiros) pode ser mais conveniente do que parece.

Esses itens são usados em situações sempre possíveis, mas também sempre inesperadas.

Por isso, não dá para considerar que você vá ter racionalidade e frieza para pensar no que fazer. Com um kit de segurança residencial que reúne tudo o que você possa precisar, a proteção para a casa fica garantida e a sua preocupação fica menor.

20. Sensor de porta e janela

Para ter um sistema de segurança residencial completo, o sensor de porta e janela não pode ficar de fora.

Isso porque esses recursos têm funções importantíssimas para proteger a sua família, já que ele consegue detectar se portas e janelas foram abertas e, assim, alertar o morador.

Somado a isso, o sensor de porta e janela também tem um alarme que intimida o invasor.

Sensor Magnético Porta e Janela Wi-fi Multilaser Liv

21. Porteiro eletrônico

O porteiro eletrônico faz parte do sistema de segurança residencial, usado em casas, comércios e também em condomínios.

Para você entender, esse equipamento conta com uma fechadura eletrônica, que é conectada ao interfone, instalado dentro das casas ou condomínios.

Esse equipamento tem ainda um dispositivo, com microfone embutido e teclas para digitação. Sempre que uma pessoa chega ao local e aperta os botões, é possível identificar o visitante e abrir a fechadura para permitir a entrada.

Kit Vídeo Porteiro Color IVR 1010 Branco Intelbras

22. Cercas elétricas

Por fim, as cercas elétricas também contribuem para garantir a segurança residencial. O objetivo desse recurso é evitar que pessoas não autorizadas invadam a propriedade.

O equipamento tem uma corrente elétrica capaz de provocar efeitos danosos em uma pessoa que tenta invadir um local, como uma dor mais aguda, impedindo a entrada e expulsando o invasor.

Hoje em dia, o mercado oferece cerca elétrica com diferentes tensões, permitindo uma melhor adequação a variados tipos de projetos.

Central De Choque E Elétrica De 12.000 V Ate 5 Mil Mts Linear High Power Elc 5112 Com Bateria E Sirene Inclusa Intelbras

Onde encontrar dispositivos de segurança residencial?

Atualmente, há muitas lojas físicas e online que oferecem dispositivos de segurança residencial, mas se você quer encontrar os melhores equipamentos, uma variedade de produtos, os menores preços e as condições mais facilitadas, seu lugar é na Leroy Merlin.

O site comercializa câmeras de segurança, porteiro eletrônico, fechadura digital, tomadas inteligentes e muito mais. Aproveite essas dicas para reforçar a segurança da sua casa com os melhores produtos que a Leroy Merlin oferece!

Leia mais:

O que é uma casa conectada e por onde começar?

Como deixar a casa mais segura para as crianças

Qual a melhor fechadura digital?

Dicas de segurança para proteger o seu pet

Alexa, da Amazon: respondemos todas as suas dúvidas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo