Como deixar a casa mais segura para as crianças

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Com criança em casa não dá para piscar os olhos, e o cuidado e a segurança precisam ser redobrados, já que a casa é um parque de diversões para eles. Pela curiosidade natural da idade, muitos pequenos acabam abrindo gavetas e armários com produtos inadequados para eles. Ou mesmo correndo próximo a quinas de mesas e acessando cômodos que fogem da área de visão dos pais ou de quem estiver responsável no momento.

E muitas vezes é difícil conseguir ficar o tempo todo de olho. Afinal, crianças são rápidas e gostam de fazer coisa errada em silêncio. Por isso, alguns itens especiais para segurança infantil podem tornar a rotina de cuidados com os pequenos bem mais tranquila. Fizemos uma lista com os mais úteis para você.

Armadilhas de cada cômodo

Embora a nossa casa seja um ambiente seguro e controlado, cada cantinho pode guardar suas próprias armadilhas. Para evitar que acidentes domésticos comuns aconteçam, existe uma variedade grande de objetos de proteção, que vão de protetores de tomada infantil, até adesivos antiderrapantes, protetores de quina, trava para porta, trava para armário e grade de proteção.

Muitos dizem que existem ambientes mais perigosos que outros dentro de casa. “A cozinha é o lugar que oferece mais risco às crianças, já que é lá que estão a maioria dos objetos cortantes. Além do perigo do fogo e das panelas quentes”, alerta a design de interiores Patrícia Hagobian.

Mas, na verdade, todos os espaços merecem atenção. Banheiros e áreas de serviço, com seus pisos escorregadios e materiais de limpeza disponíveis, também são alvo fácil para os pequenos. “Os móveis pontiagudos, dispostos de uma maneira pouco estratégica em salas e quartos, também são causadores de acidentes”, complementa a designer de interiores.

Como deixar a sala mais segura para as crianças

Um dos maiores riscos são os móveis pontiagudos espalhados pelo ambiente. As crianças podem sofrer desde leves arranhões até machucados profundos. “Se você já tiver um móvel pontiagudo, como, por exemplo, uma mesa de centro que não seja de ponta arredondada ou que seja de vidro, é possível protegê-las com cantoneiras de silicone”, indica Patrícia. Um modelo versátil desse tipo de objeto é o Protetor para Quina PVC Transparente 4 Peças, Standers, que pode ser usado em cantos de mesas, estantes e cadeiras.

E como as superfícies de vidro, principalmente os tampos de mesa, são perigosas, o Protetor de quina linear em C, da Kababy pode ajudar. Ele é feito em um formato e com material totalmente adaptável a essa estrutura.

Vale lembrar que na hora de posicionar seu mobiliário é sempre importante respeitar a boa circulação, pois isso ajuda a evitar possíveis esbarrões e acidentes. “Evite deixar sofás e cadeiras próximas a janelas não teladas, outra medida de segurança importante para os ambientes da casa”, indica a profissional. É possível encontrar esse tipo de tela em rolo, como a Rede de Proteção, da Victoria Reggia, sendo recomendado que ela seja instalada por um profissional.

É importante também que os tapetes sejam retirados da sala. Embora sirvam de proteção para os bebês rolarem e ficarem à vontade, são escorregadios. Apostar em modelos de EVA são uma opção mais segura. Cortinas compridas podem ser perigosas. As crianças podem se enrolar ou até se enforcar nelas.

Como deixar a cozinha mais segura

São atitudes simples, que passam despercebidas, que podem causar acidentes domésticos com os pequenos. O que pode acontecer com a toalha de mesa, por exemplo. As crianças podem puxá-la e com ela vir panela quente, pratos, objetos cortantes e copos. Uma ideia é substituir a toalha de mesa pelo jogo americano, ao menos enquanto tiver crianças em casa.

Outra questão importante que os pais devem estar atentos ao campo de visão e alcance das crianças. Por isso, tomadas baixas, gavetas e armários, principalmente os que guardam produtos de limpeza e utensílios cortantes, precisam ser cautelosamente vigiados e protegidos.

Prático, o Kit Protetores Multiuso, com 11 peças, da Viva Baby, vem com um combo para ajudar na blindagem dos locais que apresentam mais perigo de acidente. Ele vem com protetores de tomadas, protetor de quina, protetor de porta e protetor de móveis.

Como as crianças são rápidas e espertas, na hora de cozinhar é sempre bom lembrar de deixar o cabo da panela virado para dentro, privilegiando as bocas de fogão traseiras.

Investir em travas também é uma ótima solução. A Trava para Portas Deslizantes, da Viva Baby, evita que as crianças se machuquem acidentalmente prendendo os dedos nas portas. Outro modelo é a Trava para Porta Corrediça, da Multikids Baby. À prova de pequenos curiosos que querem pegar tudo o que estiver ao alcance deles.

As grades de segurança são um curinga para o lar. Podem evitar que a criança vá para a cozinha enquanto a mãe está cozinhando, impedir que os pequenos subam e desçam escadas e bloquear a saída para a área externa da casa ou área de serviço. Modelos como a Grade de Proteção, de aço, 84x70cm, da Tubline Baby ajudam a manter o ambiente seguro, principalmente para os pequenininhos.

Como deixar o banheiro mais seguro

O banheiro está repleto de perigos. Primeiro, por ser uma área molhada, com piso muitas vezes escorregadio. “É importante deixar a tampa do vaso sanitário fechada e o chão sempre seco e com tapete antiderrapante.

Por mais que você esteja atento aos movimentos das crianças, vale a pena ter uma Trava para Sanitário, da Ordene, pois evitam que abram e tenham contato com o interior do vaso sanitário.

Para quem tem um piso mais escorregadio, vale a dica de aplicar no chão, dentro do box, no banheiro e outros ambientes de casa a Fita Antiderrapante Safety-WalkMr, da 3M. Ela pode ser aplicada em diversos tipos de piso, como madeira, cerâmica, pedra polida, cimento e granilite.

Como deixar o quarto mais seguro para crianças

O quarto não é diferente dos outros ambientes. É necessário cuidar da disposição das tomadas e tomar cuidados para protegê-las e posicionar as camas de uma maneira que estejam afastadas das janelas. Aqui também vale a dica de colocar as telas.

As normas da ABNT recomendam medidas antissufocamento para uso correto dos berços. As grades devem ter no máximo 5 centímetros de espaçamento entre elas.

Adaptável para cama de casal, a Grade para Cama, da Standers pode ser acoplada ao móvel e impede que o bebê ou a criança pequena role e caia da cama. De aço, vem com tecido protetor na medida 40 X 93 cm. Já os protetores de tomada, evitam que o dedinho dos pequenos entre em contato com a rede elétrica.

Para complementar, o Protetor para escada de borracha, da Viva Baby, vem com três peças. Com ele é possível evitar que as crianças rolem ou tropecem com mais facilidade.

Se você tem dúvida sobre como instalar produtos de segurança para bebês e crianças, confira o vídeo de Paloma Cipriano com todas as dicas.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo