O que é uma casa conectada e por onde começar?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A casa conectada já existe de verdade. E para entender o que isso significa exatamente, imagine se todos os aparelhos da sua casa fossem ligados à internet e pudessem ser controlados de qualquer lugar (do mundo) pela tela de um smartphone ou mesmo por voz. Lâmpadas, tomadas, geladeira, máquina de fazer pão, ar condicionado e mesmo a câmera de segurança. Esse é o conceito básico de uma casa conectada.

E as vantagens de se morar em uma casa conectada são enormes, e vão além do conforto e praticidade. Isso porque a possibilidade de controlar os equipamentos à distância torna seu lar mais seguro também. Se você usou o ferro de passar roupas antes de sair e ele está conectado a uma tomada inteligente, por exemplo, você poderá desligá-lo mesmo quando estiver bem longe de casa. Tem alguém na porta da sua casa e não tem ninguém em casa para atender? Com o vídeo porteiro Wi-Fi você consegue ver quem é sem estar em casa.

Já a possibilidade de ligar a cafeteira antes mesmo de sair da cama, abrir a porta sem precisar ir até ela ou chegar em casa no verão com a sala geladinha são apenas alguns dos exemplos de como é o dia a dia em uma casa conectada.

O que é uma casa conectada?

A casa conectada é uma forma de transformar o modo como interagimos com os mais diferentes dispositivos eletrônicos de nossa casa, do ar-condicionado à televisão, passando pela fritadeira e chegando à máquina de lavar.

Chamamos de casa conectada porque a operacionalização desses equipamentos, eletrodomésticos e eletroportáteis acontece de forma totalmente à distância, muitas vezes por meio de assistentes de voz, como a Alexa, a Siri ou a Google Assistente.

Por meio desses dispositivos – que funcionam como hubs, em que é possível centralizar todos os outros equipamentos e acessórios que desejarmos -, conseguimos controlar por meio do nosso smartphone os diversos equipamentos da nossa casa, seja por comandos na tela, seja por comandos de voz.

Assim, a casa conectada funciona por meio de diversos dispositivos que podem ser ou não nativos dos equipamentos, que permitem serem configurados e adicionados a uma rede que é controlada à distância, de forma indireta.

Com isso, podemos fazer muitas coisas, de forma muito mais prática, como, por exemplo, ligar o aquecedor, no quarto, antes de sairmos do banho em um dia frio, apenas por um comando no celular, que irá ativar um interruptor wi-fi.

Da mesma forma, podemos pedir ao assistente que acenda a luz do nosso quarto, em uma determinada intensidade, todos os dias em um mesmo horário através da lâmpada wi-fi. Ou, ainda, podemos criar rotinas, que façam com que a luz acenda ao mesmo tempo que a chaleira elétrica é ligada, para aquecer a água que adicionamos a ela no dia anterior.

Por meio de um ecossistema inteligente é possível fazer com que o tempo trabalhe a nosso favor, transformando a nossa rotina em algo muito mais prático, rápido e, até mesmo, divertido.

Diferença entre casa conectada e automação residencial

Desde que os dois conceitos surgiram no mundo dos eletrônicos, estreitando a relação do homem com a tecnologia, muitas dúvidas também vieram à baila.

A primeira delas, certamente, tange diretamente ao conceito do que é uma casa conectada e do que é de fato a automação residencial, que é o que vamos explicar agora.

Quando se trata da casa conectada, temos uma gama de equipamentos e dispositivos que funcionam da forma que desejamos, por meio de um comando. Esse comando é realizado à distância, seja através de uma assistente – Alexa, Siri ou Google Assistente -, seja através de um “hub”, como o Google Home.

Seja da forma que for, esse tipo de procedimento depende, necessariamente, de um input, que é, efetivamente, o ato de lançar um comando para que uma ação seja realizada.

Diferente disso, existe a automação residencial, que é bem diferente da casa conectada.

A automação residencial parte do pressuposto de que os dispositivos funcionarão por conta própria, independente da ação ou do input do usuário.

Quando se trata de automação residencial, ainda que ela requeira uma programação inicial, os equipamentos, de forma totalmente automática, irão obedecer aos inputs pré-programados e sem que você precise, necessariamente, acioná-los, ainda que à distância.

Essas tarefas podem ser as mais diferentes possíveis, como ligar as luzes de casa às 18h, ligar o aquecedor às 22h ou, até mesmo, desligar a smart TV do quarto das crianças às 20h. Tudo isso será feito por meio dos hubs ou assistentes pessoais, como a Alexa, Siri ou Google Assistente, mas depende, necessariamente, das especificações de cada dispositivo.

Sua casa conectada: por onde começar?

Partindo do conceito que para ter uma casa conectada você precisa ter, ao menos, alguns equipamentos ligados à internet e conectados entre si é importante conhecer que aparelhos são estes, quanto custam e quais já estão disponíveis no Brasil.

Por isso, fizemos uma lista com 10 dispositivos para começar uma casa conectada e trazer mais mobilidade e conforto para a rotina da sua família. Todos já disponível na Leroy Merlin e muitos por um preço bem acessível.

Confira nossa lista com 10 dispositivos para começar uma casa conectada

1. Echo Show

O aparelho número 1 da casa conectada tem nome simpático e funcionalidades inspiradas na casa dos Jetsons. A Alexa é a assistente virtual da Amazon, e funciona de maneira parecida às assistentes disponíveis em alguns modelos de celular – como a Siri ou Google Assistant. A diferença é que ao invés do celular, a ela funciona com as caixas de som inteligentes Echo, Echo Dot e Echo Show e pode executar uma grande variedade de tarefas, bem mais complexas. Inclusive acender as luzes da casa, se você tiver uma lâmpada wi-fi, lançada no Brasil pela Leroy Merlin.

Ela é compatível com diversos eletrônicos inteligentes, como geladeiras, fechadura digital, tomadas e funciona como uma central de automação da casa. Com isso, você consegue controlar pela Alexa todos os aparelhos conectados a ela.

Echo, Echo Dot e Echo Show: o dispositivo número 1 da casa conectada.

• Leia também: Alexa, da Amazon: respondemos todas as suas dúvidas

2. Controle remoto Wi-Fi

Outra solução super simples e bastante acessível para deixar sua casa conectada é o controle remoto Wi-Fi, que consegue reunir em um equipamento a função de todos os controles do lar. O controle remoto Smart Wi-Fi é ideal para conectar aparelhos comuns que a pessoa já tem em casa e que possuem infravermelho, como TV, home theater ou mesmo ar condicionado e comandar tudo pelo celular. Ao conectar o aparelho à Alexa ou ao Google Assistente, é possível controlar esses aparelhos também por voz.

Ficou animado? Então, que tal acordar às 7h da manhã com as notícias do dia, mudar a legenda do filme e aumentar o volume apenas com um comando de voz? Ou, ainda, no meio da festa, pedir uma música sem precisar abrir seu celular? Estas são apenas algumas das facilidades do controle remoto Smart Wi-Fi quando você conecta-o à Alexa ou ao Google Assistente.

O Controle Remoto Smart WiFi Magic Cube Orvibo integra todos os controles remotos da casa do seu celular


3. Conjunto de Tomada Inteligente Wi-Fi

Na primeira olhada até parece uma tomada qualquer. Mas por dentro, a Tomada Inteligente Líder tem muita tecnologia, que permite que ela seja conectada ao sinal Wi-Fi local. Dessa forma, você consegue ligar e desligar qualquer aparelho elétrico que estiver conectado a ela, de qualquer lugar do mundo, mesmo os que não forem inteligentes. Ferro de passar roupa, torradeira, máquina de lavar louça, panela elétrica e muitos outros. Tudo pelo aplicativo de celular da própria tomada, o Smart Líder. Ou seja, ela basicamente transforma qualquer eletrodoméstico comum em um eletrodoméstico inteligente.

Conectar sua casa com essa tomada pode te ajudar em muitas tarefas: desligar o ferro de passar roupa depois que tiver saído de casa, ligar a panela elétrica antes de chegar e ligar a torradeira quando ainda estiver na cama. A Tomada Inteligente Líder é de embutir e tem o tamanho certinho do modelo padrão de tomadas da maioria das casas brasileiras (4 x 2’’).

Outro produto para conectar sua casa é o Smart Plug da Pixel. Com ele, também é possível ligar e desligar aparelhos eletrônicos de até 10A e medir o consumo de energia de cada um em tempo real. Otimo para quem quer economizar no mês.

Com o Smart Plug da Pixel você liga e desliga qualquer aparelho elétrico conectado a ele – de qualquer lugar – e ainda consegue medir o consumo de energia em tempo real

4. Lâmpada Wi-Fi

Já pensou em ter em casa uma lâmpada com 16 milhões de cores que pode ser controlada do seu celular? A Lâmpada Wi-Fi Cz Unica U já existe, está a venda na Leroy Merlin e pode ser facilmente instalada na sua casa, como uma lâmpada comum. Com um aplicativo de celular, você controla as cores e mesmo a intensidade da luz: mais escurinha para uma festa em casa, jantar romântico ou assistir Netflix e mais forte para o jantar em família ou para trabalhar. Tudo isso em apenas uma lâmpada! Por ser feita com a tecnologia LED, gasta pouquíssima energia.

Para economizar ainda mais, você pode agendar um horário para apagar todas as lâmpadas da casa. Também é compatível com o Google Assistente e Alexa. Uma outra opção é o equipamento Control Lamp, um acessório que permite acender e apagar qualquer lâmpada conectada a ele por um controle remoto normal, sem necessidade de configuração.

Lâmpada Wi-Fi Cz Unica U: 16 milhões de cores e intensidade da luz controlada por um aplicativo de celular

5. Conjunto com interruptor inteligente

Imagine poder controlar a iluminação da casa inteira de um único interruptor. A casa equipada com um interruptor inteligente possibilita isso. Ótimo para acender a luz do jardim à noite antes de atender a porta ou para apagar todas as luzes da casa antes de dormir sem precisar andar até cada um dos cômodos.

O interruptor inteligente como este modelo da Líder permite controlar toda a iluminação da casa de um único lugar

6. Fechadura digital Wi-Fi

A fechadura digital em si já é um produto super interessante: elimina o uso de chave e pode ser aberta com a digital, senha e mesmo bilhete de metrô. Já a fechadura digital com Wi-Fi incrementa suas funcionalidades, deixando a casa ainda mais conectada e segura.

A Fechadura Yale YMF40 vem com Wi-Fi e pode ser aberta e fechada de qualquer lugar. Ótimo para quem saiu de casa e quer garantir que a porta está mesmo fechada ou para abrir a porta para os convidados sem precisar deixar a cozinha. Da fabricante Intelbras, a fechadura digital IFR 7000 é feita especialmente para porta pivotante.

Com a fechadura digital IFR 7000 sua casa fica segura e prática para receber convidados.

• Leia também: 9 melhores fechaduras digitais em 2021 (+ dicas de compra)

7. Ar-Condicionado Inteligente

O Ar-Condicionado Dual Inverter Voice LG ajuda a resolver um grande drama que acomete as casas onde o produto é instalado: ter que encontrar o controle remoto quando precisa ligá-lo ou ajustar a temperatura, já que ele nunca está no lugar certo. Já no modelo da LG, com um simples aplicativo de celular é possível ligar, desligar e regular a temperatura, sem depender do controle remoto. O melhor é que todas as pessoas da casa podem usar o mesmo aplicativo. A sala ficou muito abafada? Basta pegar o celular para deixá-la mais geladinha sem precisar levantar da cadeira.

O produto é compatível com a Alexa, da Amazon, e o Google Assistente. Conectado a eles, o Ar-Condicionado Dual Inverter Voice LG pode ser ligado, desligado e ter sua temperatura ajustada por voz, ainda mais fácil.

Na casa conectada não tem briga pelo controle remoto do Ar-Condicionado Dual Inverter Voice LG, que pode ser ligado com a própria voz ou aplicativo de celular

8. Câmera IP Wi-Fi HD

A princípio, a Câmera Wi-Fi Intelbras também parece uma câmera de segurança comum. Mas por dentro, é uma solução completa de segurança para o seu lar. Conectada ao Wi-Fi, ela fornece imagens com voz e em HD do ambiente, mesmo durante à noite, com a função “Visão Noturna”. Algum movimento estranho na casa? A câmera envia automaticamente um alerta a todos os moradores da casa.

A Câmera Wi-Fi Intelbras manda mensagem automática aos moradores da casa assim que detecta algum movimento na casa

• Leia também: 19 dicas de segurança para casa que fazem a diferença

9. Vídeo Porteiro Door Bell Smart Wi-Fi

O que acontece quando o interfone toca e não tem ninguém em casa? Na casa conectada com o Vídeo Porteiro Door Bell Smart Wi-Fi, você consegue ver quem é mesmo não estando em casa. Passou alguém pela porta de casa e não tocou o interfone? O Vídeo Porteiro Door Bell Smart Wi-Fi possui sensores capazes de detectar o movimento e mandar notificações direto para o seu celular, inclusive com as imagens da pessoa.

O Vídeo Porteiro Door Bell Smart Wi-Fi possui sensores capazes de detectar o movimento e mandar notificações direto para o seu celular, inclusive com as imagens da pessoa

10. Sensor detector de fumaça autônomo

Quando se fala em segurança da casa, é preciso levar em conta os fatores internos também, como um incêndio, que pode acontecer a partir das razões mais improváveis. Por isso, ter um sensor com Wi-Fi no lar pode te ajudar a detectá-lo mais cedo. O Sensor DFA 620 da Intelbras não tem nada de instalação complicada, já que o produto é Plug & Play, ou seja, basta fixá-lo no teto para ter a casa protegida.

Com o Sensor DFA 620 da Intelbras sua casa fica protegida de acidentes com fogo

11. Robô Aspirador de Pó Inteligente Bivolt Roomba®

O aspirador de pó robô é um equipamento que veio mesmo para revolucionar a forma como lidamos com a limpeza e a conservação do nosso lar. Seja por um comando de voz, seja por meio de um input via smartphone ou assistente de voz, você pode ter a sua casa limpa de forma totalmente autônoma. Com o robô aspirador Roomba® 675 faça programações de como deseja que o seu lar seja cuidado e tenha sempre uma casa limpinha e perfeita, sem fazer nenhum esforço!

O robô aspirador Roomba® 675 pode ser acionado remotamente, onde quer que você esteja

Diferença entre casa inteligente e casa conectada

Agora que você conheceu esses equipamentos eletrônicos, sabe o quanto uma casa conectada pode realmente facilitar a sua vida, sobretudo porque, por meio desse conceito, você pode ativar diversos equipamentos para que eles façam, sozinhos, aquilo que você deseja e precisa.

No entanto, há um passo a mais que pode ser dado quando esses dispositivos, equipamentos, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos passam a funcionar de forma totalmente automatizada. E isso é o que chamamos de casa inteligente.

A casa inteligente funciona da seguinte forma: utilizando os recursos de um assistente pessoal – no caso da Alexa, Rotinas; no caso da Siri, Cenas; no caso da Google Assistente, Rotinas -, é possível criar uma série de ações que são realizadas de forma automática pelos dispositivos.

Assim, você pode programar, por exemplo, que as luzes da sua casa se acendam em um determinado horário, bem como o aquecedor, ar-condicionado ou ventilador liguem 5 minutos antes da hora em que você chega em casa, em seu dia a dia.

Da mesma forma, é possível programar ações para acontecerem em dias específicos, como, por exemplo, encher a máquina de lavar com água 10 minutos antes do horário que você costuma chegar em casa, todas as terças-feiras, que é o dia que você tem por hábito lavar suas roupas.

Ou, ainda, programar seu aspirador de pó robô para deixar a sala impecável às quartas-feiras, que é o dia em que você recebe seus pais para jantar.

Dessa forma, a casa inteligente funciona sem que você precise lançar um comando específico ou mesmo precise se lembrar de realizar alguma ação.

Isso facilita muito seu dia a dia e torna a sua rotina muito mais descomplicada, certo?

• Leia também: Casa inteligente: guia completo para montar a sua

O que é o Kit Casa Conectada Positivo?

O Kit Casa Conectada Positivo é composto por três itens que podem dar o pontapé que iniciará a sua casa em um mundo mais smart. Ele acompanha:

• Smart Controle Universal;
• Smart Lâmpada Wi-Fi;
• Smart Plug Wi-Fi.

Vamos conhecer cada item melhor por partes?

Smart Controle Universal

O hub de controle universal, ou controle remoto Smart Wi-Fi permite que todos os aparelhos que funcionam por meio de controle remoto – necessariamente, por meio de infra-vermelho – sejam unificados em um único smart controle.

A sua função é unificar a forma de operar a TV, o videogame, o ar-condicionado e tudo aquilo que estiver em um único cômodo, tornando-o um controle remoto único para o ambiente.

Como pode ser integrado ao ecossistema da Alexa ou da Google Assistente, é possível também fazer solicitações às assistentes, melhorando a sua experiência de forma realmente única.

Assim, você pode fazer com que aquela TV que não tem integração ao ecossistema se torne totalmente integrada, fazendo com que ela ligue, desligue, mude de canal, aumente ou diminua o volume.

Da mesma forma, pode operar seu ar-condicionado de forma automatizada, à distância.

Smart Lâmpada Wi-Fi

A lâmpada wi-fi é um dos primeiros itens que todo mundo adiciona à sua casa inteligente, por uma razão muito simples: é sensacional ter 16 milhões de cores à nossa disposição, por meio de um único equipamento!

Esse tipo de dispositivo pode ser utilizado de forma única por meio do seu controle – que pode estar ou no celular ou, ainda, ser manipulado por meio da sua assistente pessoal -, mudando a iluminação do ambiente tanto em cor, intensidade, padrão ou variação.

Da mesma forma que essa manipulação é possível, também podemos adicionar rotinas para o momento de ligar as lâmpadas, para o momento de diminuir a intensidade da iluminação e, até mesmo, como aquela forcinha extra para a hora de despertarmos pela manhã.

Como é possível adicioná-la ao ecossistema das assistentes pessoais, também podemos controlar a iluminação simplesmente solicitando à inteligência artificial. Simples, não?

Smart Plug Wi-Fi

Se você já estava empolgado com o tanto de coisas que podem ser feitas com a lâmpada e o controle, agora é hora de dar um passo ainda mais sensacional rumo a uma casa superconectada: transforme qualquer dispositivo em um dispositivo inteligente!

Sabe esse exemplo que demos ao longo dessa matéria, sobre como é possível deixar nosso quarto quentinho em um dia de frio intenso, antes mesmo de chegarmos em nossa casa?

Pois isso é possível por meio dos smart plugs, como o da Positivo!

Com ele, basta que o seu equipamento esteja com as suas funções já programadas para o que você deseja e plugado à tomada inteligente para que uma ação possa ser, então, disparada.

Isso acontece porque o plug se comunica, via Wi-Fi, com a sua assistente, ou, ainda, com o seu smartphone. Aí, uma vez que você o ligue, a energia passa a ser corrente novamente, ligando, assim, seu equipamento. E isso tudo totalmente à distância!

Agora que você conhece um pouco mais sobre como transformar seu ambiente numa casa conectada, adquira na Leroy Merlin os melhores itens para encher seu lar com tecnologia e facilitar sua rotina!

Leia mais:

Casa Conectada em Promoção na Semana do Consumidor

Casa inteligente: guia completo para montar a sua

Alexa, da Amazon: respondemos todas as suas dúvidas

9 melhores fechaduras digitais em 2021 (+ dicas de compra)

19 dicas de segurança para casa que fazem a diferença

Casa inteligente: guia completo para montar a sua

7 sites para fazer projeto de decoração online

O que comprar para a casa nova? 45 itens indispensáveis

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo