15 dicas para deixar a sua sala mais aconchegante!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Um dos ambientes mais sociais de nossa casa, a sala merece um tratamento muito especial, com comodidades que favoreçam recebermos as visitas e reunirmos a família.

Além de confortável, com mobiliário adequado, uma sala aconchegante merece uma decoração que transmita estilo e personalidade.

Leia também:

15 modelos de sofá para sala pequena e dicas para escolher!

50 dicas para decoração de sala pequena

Cozinha americana com sala: 75 dicas para decorar

Mais de 30 inspirações de cores de parede para sala

Feng Shui na sala: 14 dicas para fazer em casa

O que deixa uma sala aconchegante?

Pequenos detalhes podem tornar uma sala aconchegante, gastando pouco: um sofá confortável, uma estante com livros, nichos com plantas, um tapete fofinho, uma iluminação indireta ou mesmo iluminação natural e tantos outros truques que a gente vai listar a seguir.

15 dicas para ter uma sala aconchegante

Listamos as melhores dicas para você deixar a sua sala aconchegante e moderna.

1. Escolha um sofá confortável

O sofá é um dos mais essenciais, com suas várias possibilidades e combinações. Quem gosta de algo mais tradicional, pode investir no jogo de sofá, com modelos de sofá 2 lugares e complementar com uma ou duas poltronas.

Se você costuma ter visitas dormindo em casa, pode trocar o modelo tradicional por um sofá-cama. Ou se a ideia é deixar a sala aconchegante, confortável e cheia de estilo, ainda é possível investir em uma namoradeira.

Entre os móveis para sala de TV, o sofá retrátil faz sucesso, com tamanhos e estilos variados.

• Leia também: Modelos de sofá: conheça os tipos e saiba como escolher

2. Invista em um tapete

Item de decoração que serve para aquecer o ambiente e deixar a sala aconchegante, o tapete é um objeto fundamental de uma casa.

Há inúmeros formatos e modelos para deixar a sua decoração ainda mais interessante e intimista.

As texturas e os padrões do tapete para sala de estar devem conversar entre si. No caso de um tapete listrado, com estampas ou cores marcantes, você pode equilibrar a decoração com móveis e outros itens que sejam mais básicos ou que complementem o estilo, sem pesar no cômodo – como almofadas, por exemplo, que podem seguir as mesmas tonalidades do tapete.

Se sua casa tem estilo industrial ou minimalista, opte pelo tapete com estampa geométrica. Já se a sua tendência for mais descontraída e irregular, escolha entre os diversos tipos de tapetes abstratos.

Para investir em um espaço mais cool e divertido, vale pensar também em um tapete colorido para a sala.

Tapetes em tom preto e tapetes com tema animal ficam super bem em casas mais modernas e sofisticadas. Já as mais clássicas pedem tapetes neutros, com poucas estampas ou então os tapetes belgas, que ficam ótimos nesses ambientes.

Se você não quiser arriscar, escolha um modelo de tapete liso, como o clássico tapete bege, que é mais fácil de combinar com qualquer decoração e deixa sua sala aconchegante e elegante.

O tapete retangular e o tapete quadrado são opções super interessantes para ampliar e dar mais conforto ao ambiente, seja um tapete para sala de estar, tapete para sala de jantar ou mesmo um tapete para a sala de TV.

Quanto aos tapetes redondos, eles são bem-vindos, por exemplo, nas situações em que você deseja destacar alguma peça de design ou uma planta em determinado ambiente.

Outra ideia é colocá-lo na sala de brincar, especialmente para seus filhos se divertirem. Isso porque, além de ser confortável, o tapete redondo ajuda a delimitar os espaços da brincadeira e pode até limitar a bagunça.

Há ainda diversos tipos de tapetes infantis que você pode escolher de acordo com a decoração do cômodo, inclusive os tapetes de atividades, excelentes para distrair e contribuir para o desenvolvimento das crianças.

• Leia também: 37 tipos de tapete para usar em todos os cômodos

3. Tenha plantas no ambiente

Ter plantas e flores na sala traz inúmeros benefícios. Com elas, há uma melhora na qualidade do ar, a decoração dos ambientes fica mais charmosa e a casa ganha mais vida.

Plantas e flores ajudam a relaxar, especialmente os espécimes com pétalas roxas, como as violetas. Isso porque a cor é tranquilizante e auxilia na diminuição das doses de adrenalina no corpo.

Outra vantagem de cultivar vegetais em casa consiste no fato de que eles funcionam como umidificadores naturais, uma vez que, durante o seu processo de transpiração, liberam gotículas de água que hidratam o ambiente.

É possível ter diferentes plantas em casa, como palmeiras, samambaias e os mais variados tipos de flores. Empregar plantas e flores na decoração é ainda uma maneira de tornar os ambientes da casa mais aconchegantes e convidativos, aumentando a sensação de bem-estar das pessoas que transitam por estes espaços e até mesmo reduzindo níveis de estresse, o que resulta em benefícios para a saúde mental.

Além disso, quem acompanha o universo do design de interiores, certamente já se deparou com projetos extraordinários que exploram todo o potencial das plantas como protagonistas na decoração da casa, que fica mais colorida e cheia de vida.

Contudo, não é necessário ter um super jardim de inverno para que plantas e flores deixem sua marca do visual da casa, pequenos vasos dos vegetais espalhados pelos ambientes já são capazes de gerar grande impacto na atmosfera do espaço, compondo conjuntos belos e interessantes.

Caso não tenha estrutura em sua casa para plantar suas próprias plantas e flores, mas mesmo assim queira usufruir da beleza que elas proporcionam, uma boa alternativa são as plantas artificiais.

Elas são produzidas por diversos materiais como cetim, plástico, papel, linho, entre outros, ficam com cores lindas e vibrantes e cumprem muito bem o papel de item decorativo.

Além disso, não exigem quaisquer tipos de cuidados especiais, que podem ser demandados por certos tipos de vegetais.

• Leia também: Horta em apartamento: o que plantar e que vaso escolher

4. Use a abuse das mantas

“Aconchego” é a palavra principal ao se referir a uma manta para sofá. As mantas decorativas despontam ainda como opções fáceis, práticas e baratas de transformar a decoração da sua sala aconchegante.

Com a ajuda de uma manta para sofá, é possível mudar o visual do ambiente da sala sem gastar muito e deixar o espaço ainda mais aconchegante, tanto por conta da função decorativa da peça, quanto pelos materiais confortáveis e pelas cores que tendem a combinar com o estilo do cômodo.

Assim como as almofadas decorativas, opções de manta não faltam. Por ser um item versátil, você encontra até mesmo modelos de manta para sofá gigante ou grande.

Mas um ponto que merece destaque ao selecionar uma manta decorativa é o tipo de tecido.

O ideal é escolher o tecido que combine mais com a decoração da sua sala. A manta em lã é uma opção minimalista e perfeita para ser utilizada também como coberta nos dias mais frios.

A manta de poliéster é fácil de ser higienizada e, na versão em Fleece, é super macia ao toque. Já a manta em linho é conhecida pela versatilidade que oferece à decoração, combinando com diferentes estilos de ambiente.

Se você busca opções clean, a manta com fios acrílicos é uma excelente pedida. Ela se destaca pela flexibilidade na decoração e é uma alternativa interessante se você deseja uma manta para sofá cinza.

Agora, se você quer deixar o ambiente mais sofisticado, vale investir em modelos de manta com pele sintética. Esse tipo pode ser utilizado como manta para sofá retrátil, por exemplo, em composição com caixas e cestos de fibras.

• Leia também: Como fazer manta maxi de tricô (sem agulhas)

5. Cuide da iluminação

Escolher a luminária ideal é muito mais do que um simples detalhe, já que a iluminação faz toda a diferença em um ambiente. Seja para passar a impressão de espaço mais amplo ou para tornar o cômodo mais aconchegante e confortável, é importante investir num projeto de iluminação para sua casa.

Como a luz tem diversas funções, diferentes cômodos da casa pedem uma iluminação específica. Por isso, você deve levar em conta o propósito daquele espaço e as funcionalidades de cada item de iluminação, seja uma tipo de luminária, ou lâmpada.

No caso de ambientes de relaxamento, vale investir em luz amarela ou incandescente, que promove a sensação de conforto. Para quem quer uma casa conectada, existem ainda as lâmpadas inteligentes, que podem ser conectadas ao wi-fi e controladas através de dispositivos de voz e aplicativos, garantindo o máximo de conforto através da tecnologia.

No caso da iluminação para sala, é interessante buscar lâmpadas que não incidam sobre o aparelho de televisão, para evitar o desgaste visual. Mas também é possível utilizar algumas luzes brancas, em abajures, por exemplo, para criar um local de leitura, em mesas, poltronas ou escrivaninhas.

Projeto por Daniela Funari (@danielafunariarquitetura) Foto por Mariana Camargo Fotografia (@marianacamargo_foto)

Nesse apartamento, a arquiteta Daniela Funari (@danielafunariarquitetura) ousou nas escolhas: além de inserir a televisão num painel de pedra, a profissional implantou fitas de LED no mobiliário envolto da TV, o que deixou o espaço mais intimista e acolhedor, sem prejudicar na iluminação.

“É preciso tomar cuidado com o excesso de iluminação para não ocasionar reflexos ou até mesmo uma iluminação indesejada na hora de assistir um filme ou até mesmo uma programação diária” enfatiza Daniela.

Para ambientes com teto rebaixado, os plafons são interessantes. Por ser um item discreto, eles podem ser utilizados na decoração de salas ou banheiros mais clássicos ou minimalistas.

Já os spots de luz ficam incríveis na decoração industrial ou contemporânea.

• Leia também: 30 projetos de iluminação para te inspirar

6. Compre muitas almofadas

As almofadas para sala são uma ótima opção para quem deseja repaginar a decoração do ambiente sem gastar muito. Além disso, um sofá com almofadas deixa o ambiente ainda mais aconchegante e confortável.

Disponíveis em diversos tipos, formatos, estampas e tecidos, as almofadas podem dar o toque final na decoração dos cômodos da casa. As almofadas para sofá, por exemplo, devem ser escolhidas de acordo com o estilo do ambiente, garantindo também personalidade.

Embora pareçam apenas um detalhe, as almofadas são itens capazes de transformar completamente um ambiente. Uma das vantagens das almofadas decorativas é não precisar gastar muito para deixar sua sala ainda mais bonita.

Mas além das peças que têm função decorativa, há os modelos que aliam conforto e ergonomia, garantindo uma sala aconchegante e acolhedora. Nesse caso, vale ficar atento também ao tipo de enchimento para almofadas.

Você encontra também uma boa diversidade de opções, em diferentes cores, tamanhos, materiais, estampas e formatos. Dentre os modelos de almofadas, há a almofada futon, que é aconchegante, e a almofada para cadeira, que traz conforto e estilo para a sala de jantar, por exemplo.

• Leia também: Almofadas decorativas: como escolher e combinar

7. Aposte em porta-retratos

Uma porção de lembranças boas sempre ao alcance dos olhos. Assim são os porta-retratos numa sala aconchegante, um modo prazeroso de registrar momentos inesquecíveis por meio de fotografias.

Para melhorar ainda mais essa experiência e dar destaque àquelas fotos especiais, você pode deixar algumas delas expostas em um porta-retrato, peça que ainda contribui para a decoração da sala.

Além do modelo que fica sobre estantes e aparadores, outra opção elegante é o porta-retrato de parede.

Quer surpreender alguém especial? Dê de presente um porta-retrato personalizado, modelo cujo acabamento é você quem escolhe.

Um exemplo bastante comum é inserir fotos da pessoa nas bordas – ou seja, além da fotografia principal, quem receber o presente poderá admirar outros momentos especiais ao olhar para o mimo.

8. Tenha objetos pessoais e recordações

Se você curte algum hobby, pode decorar sua sala com algum objeto que remeta ao seu gosto pessoal. Vale apostar na exposição daquele instrumento musical que você adora, pendurar na parede quadros ou objetos que você trouxe de viagem.

O quadro é essencial para decorar a sala ou o quarto da sua casa com muito estilo e personalidade

• Leia também: Decoração rose gold: 30 inspirações para usar essa linda cor!

9. Use livros na decoração

Os livros se tornaram cenário de muitas lives, mas não servem só para fazer bonito nas lives não. Os livros trazem a personalidade e o gosto dos donos da casa, e alguns livros, além de terem conteúdos maravilhosos, são verdadeiros objetos de decoração.

É o caso dos table books, aqueles livros bonitões que ficam na mesa de centro, rack ou mesmo nas estantes. Use estantes, prateleiras ou nichos para expor seus livros, de forma setorizada: literatura, não ficção, suspense, arte, culinária e assim por diante.

10. Aromatizadores de ambientes

Por ter a função de espalhar um agradável perfume, o aromatizador de ambiente também torna-se responsável por proporcionar bem-estar.

Há no mercado diferentes versões, como o sachê, aromatizante envolto por algum tecido ou papel e ótima opção para eliminar cheiros de mofo em locais fechados, como armários e gavetas.

Os óleos essenciais, por sua vez, podem ser utilizados em todos os ambientes da casa, desde o quarto e a sala até a cozinha e a lavanderia. As inúmeras fragrâncias disponíveis na Leroy Merlin, entre elas as de lavanda, de canela, de flores e de madeira, possibilitam diferentes sensações.

• Leia também: Melhor umidificador de ar 2022: guia completo com 14 opções!

11. Toques de madeira

A madeira pode estar presente em todos os cantos da casa – desde a estrutura até a decoração – assumindo protagonismo nos ambientes.

A Leroy Merlin disponibiliza modelos de madeira para móveis, que podem ser trabalhados para ganhar o acabamento perfeito. Oferecemos chapas, painéis, forros, tábuas, pisos e pallets em diferentes madeiras e tonalidades.

Esses produtos são ótimos para quem gosta de colocar a mão na massa e aprender, de fato, a confeccionar os próprios objetos e mobílias.

A madeira aconchega e aquece o ambiente, como mostra a arquiteta Daniela Funari (@danielafunariarquitetura).

Projeto por Daniela Funari (@danielafunariarquitetura) Foto por Mariana Camargo Fotografia (@marianacamargo_foto)

Nesse projeto ela utilizou um design moderno e tons amadeirados, porém acrescentou um revestimento de madeira em uma das paredes, ocasionando um grande painel de madeira composto por um mobiliário com gavetões e prateleiras.

Nesse caso, o televisor não foi colocado na parede, mas devido à distância mínima de 1,2 a 1,5 metro entre o sofá e a TV ficou perfeitamente compacta. “Nem sempre o televisor precisa ficar pendurado ou embutido na parede, o cuidado maior deve ser com a distância ideal e com a circulação do espaço, para que não haja desconforto aos moradores” afirma Daniela.

• Leia também: Quais os melhores tipos de madeira para móveis, pisos e portas?

12. Aposte nos tecidos certos

Os tecidos podem estar presentes em cortinas, tapetes, capas de almofadas, revestimento do sofá, manta para sofá e até no papel de parede da sala. Não importa onde eles estejam, você sempre deverá considerar a área que eles ocupam.

Quanto maior a área, mais discretos podem ser. Estampas mais discretas, minimalistas e sutis podem deixar o ambiente mais sofisticado e elegante.

Quanto menores as áreas ocupadas pelos tecidos, como nos detalhes de capas de almofada, por exemplo, eles podem ser mais coloridos e contrastar com os demais elementos da sala.

• Leia também: +25 tipos de cortina para se inspirar e decorar a sua casa!

13. Móveis versáteis e funcionais

São muitos os móveis que você poderá usar na sua sala, dependendo do tamanho do cômodo, da quantidade de moradores e do estilo decorativo que você deseja imprimir no espaço.

Além do sofá, que já mencionamos anteriormente, outro móvel importante é o rack. Ele pode ter estilos variados, com modelos modernos ou os retrôs com pé palito. A vantagem é que, além da TV e dos outros acessórios, você poderá usar objetos decorativos.

Por outro lado, para salas pequenas ou que têm uma decoração mais moderna, há a possibilidade de usar o painel para TV. Ele otimiza o espaço e traz um ar completamente diferente. Existem painéis com prateleiras e até armários para ajudar na organização.

E, claro, você também poderá investir na estante, existem modelos bastante modernos e ousados, ajudando a compor um espaço único.

Se ainda houver espaço, complemente com mesas de centro ou mesas laterais que são charmosas e práticas.

Já os móveis para sala de jantar mais usuais são: conjunto de mesas e cadeiras, aparador para sala e até mesmo banquetas (no caso das salas integradas com a cozinha americana).

A escolha desses móveis dependerá do seu estilo, tamanho e número de moradores. O formato e o material da mesa de jantar podem variar.

Os modelos redondos ajudam a economizar espaço, enquanto os retangulares são usados para famílias mais numerosas. O tampo de vidro é ideal para dar mais amplitude, a madeira combina com todos os estilos e o plástico é moderno e jovem.

A escolha dos móveis depende muito do seu estilo e do tamanho do ambiente a ser decorado.

Em relação aos móveis para sala de estar, a maior dúvida é a escolha do sofá, que geralmente é o que mais chama atenção no ambiente. O importante é que todos os moradores da casa fiquem bem acomodados.

Mas isso não significa que você precisa investir em um sofá grande e único. Os conjuntos de sala fazem sucesso. Crie composições com sofás de 2 ou 3 lugares, poltronas e puffs para as visitas, por exemplo.

Ainda é possível inovar com uma chaise longa ou uma namoradeira e poltronas ou um sofá-cama para as visitas. Pense sempre em quais sofás se adaptam melhor ao tamanho e formato da sua sala.

E não se esqueça das distâncias. O recomendado é ter, no mínimo, 2 metros entre o móvel da televisão e o sofá.

Outra recomendação é que os lugares sentados não devem estar a uma distância de mais de 2 metros, para permitir que todos possam conversar.

Em relação ao espaço da TV, existem várias possibilidades. O rack e a estante são tradicionais e ideais para quem tem muitos objetos decorativos ou deseja que esses móveis sejam os pontos focais da sala.

Outro que tem ganhado força é o painel para TV que otimiza espaço e ajuda a dar um toque extra de sofisticação, graças à variedade de cores e estilos.

Caso vá usar mesas auxiliares, não se esqueça de conferir as medidas. A mesa de centro, dependendo do tamanho e do formato, precisa estar a uma distância de 50 a 90 cm do sofá e não deve ser mais alta que os assentos.

Já as mesas laterais ou de apoio não podem ser mais altas que o braço da cadeira ou do sofá que apoiam.

Sinônimo de versatilidade, o puff é o tipo de peça que fica bem em qualquer cômodo. Ele é perfeito para promover conforto, seja para sentar-se ou apoiar os pés.

Além disso, também pode contar com funções extras, sendo ainda mais funcional.

• Leia também: Ambientes integrados: vantagens, dicas e 10 inspirações

14. Aposte em cores neutras

A sala é um ambiente que recebe e aconchega. Portanto, usar cores neutras ajuda a tornar o ambiente calmo e receptivo, de modo que você pode permanecer por mais tempo sem estresse visual.

Tons claros de cinza, off white, verde, azul e rosa são bem-vindos na composição de cores para a sala. Para o forro, o branco vai bem.

E lembre-se: salas pequenas pedem cores claras, para dar a sensação de amplitude.

15. Velas aromáticas fazem a diferença

Seja para conferir um toque original ao ambiente, seja para ser o protagonista em uma ocasião especial, como um jantar, as velas sempre se destacam. Elas são elementos para compor a decoração de qualquer cômodo e proporcionam uma luz mais difusa e intimista.

Os produtos são encontrados em várias versões e, como não poderia ser diferente, você encontra todo modelo de vela na Leroy Merlin com preços arrasadores.

As velas decorativas, disponíveis em diferentes formatos, podem ser utilizadas tanto como enfeites no dia-a-dia como em datas especiais, como Natal ou Ano Novo.

As velas aromatizadas, por sua vez, além de conferirem um charme aos ambientes, exalam aromas. Aposte nelas!

Qual o estilo mais aconchegante para a casa?

A casa é um reduto de descanso, um refúgio onde nos protegemos, celebramos os bons momentos e nos reunimos com nossa família e amigos. Portanto, o estilo mais aconchegante para a casa é aquele que transmite sua personalidade e que tem a sua essência.

Se você gosta de música, valorize caixas acústicas e instrumentos musicais. Se você gosta de viajar, traga souvenires para eternizar as lembranças para sua sala. Se gosta de natureza e vida no campo, aposte nas plantinhas dentro de casa.

Seja qual for o seu estilo, deixe-o transparecer na sua decoração. Cortinas, tapetes, almofadas e aromas completam o aconchego.

Conclusão

Gostou das nossas dicas? Escolha os itens que têm mais a sua cara e comece a transformar sua sala em um espaço de onde você não vai querer mais sair.

Leia mais:

Decoração de inverno: ideias para deixar sua casa linda e quentinha

Papel de parede para sala: 15 inspirações incríveis

Sala com espelho na parede: vantagens, dicas de como usar e inspirações

Qual o melhor robô aspirador?

Sala pequena decorada em 7 dias com Matheus Ilt!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo